10 motivos porque pedalar pode mudar sua vida

10 motivos porque pedalar pode mudar sua vida

Pedalar é um esporte dinâmico que melhora muito a qualidade da saúde de quem é adepto a essa modalidade esportiva. Fizemos uma lista com os maiores benefícios garantidos para ciclista aqui para o Bicicleta para Todos. Confira a seguir.

Se você quer começar a pedalar, mas, está em dúvida, te explicaremos melhor por qual sair com a bike pode se tornar um ótimo estilo de vida. Um que proporciona diversas vantagens a quem se dispõe a experimentar.

Além disso, ao pedalar você economiza dinheiro, dessa forma, poderá investir em outras ambições. Bicicletas não demandam de combustível e as peças, geralmente têm custo baixo e duram muito.

Veja logo abaixo os melhores benefícios para quem pedala e comece agora a sua vida no ciclismo.

Porque melhora a saúde física

foto de ciclista com legenda melhora a saúde física

Um fato que podemos considerar ser de conhecimento geral é que a bike melhora o condicionamento físico, principalmente falando de resistência.

Se você sabe pedalar, quer melhorar sua saúde física e não gosta de musculação, a bike pode ser sua melhor aliada na prática de exercícios físicos que te ajudarão a perder peso e melhorar sua resistência.

Se você pedala por um quilômetro essa semana, por exemplo, na próxima conseguirá ir mais longe e assim por diante.

A ação de pedalar ativa alguns músculos como o das costas com a posição reta ou inclinada, você terá uma melhor postura e dirá adeus às dores nas costas.

Além disso, prepara os músculos das coxas, braços e glúteos, você terá melhor condicionamento físico e poderá melhorar suas habilidades conforme pratica o esporte.

Porque auxilia na socialização

foto de ciclista com legenda pedalar auxilia na socialização

Ao entrar em grupos de pedal, você aumenta seu círculo social e poderá conhecer novas pessoas incríveis!

Se você quer pedalar com outras pessoas e no seu grupo de amigos ou familiares não há ninguém para sair de bike com você, busque em grupos de Facebook, ou no Instagram, equipes de pedal urbano ou outra modalidade.

Se você é mulher e se sente mais confortável em pedalar com outras mulheres, busque um grupo de pedal feminino ou monte um.

Conversar com pessoas com interesses em comum aos seus é muito prazeroso e torna o papo ainda mais interessante. Outro ponto positivo é a troca de experiências com ciclistas mais antigos.

A troca de experiências fará com que você aprenda mais sobre a bicicleta e saiba resolver todos os empecilhos ligados à sua magrela.

Além disso, em grupos de pedal, você aprenderá a ser paciente e a melhorar sua convivência em sociedade.

Porque melhora a saúde mental

foto de ciclista com legenda melhora a saúde mental

É comprovado que ter um hobby, ou seja, uma ocupação fixa de lazer, principalmente ligada à prática de esportes, melhora a sua saúde mental.

Além de ser indicado para pessoas que convivam com ansiedade e depressão, é válido para quem se sente entediado e não tem nada para fazer nos fins de semana.

Ao pedalar, sua mente ficará “limpa” e assim, será possível organizar o turbilhão de pensamentos decorridos da ansiedade.

Para quem convive com a depressão, sair de casa e interagir com outras pessoas pode proporcionar momentos prazerosos que contribuirão para a sua melhora.

Pedalar melhora a organização de ideias e é uma ótima atividade para quem se sente constantemente estressado com as obrigações durante a semana.

Uma dica é inserir toda a sua família no pedal e ter ótimos momentos com quem você ama.

Porque é um esporte dinâmico

foto de ciclista com legenda pedalar é um esporte dinâmico

Se você é daquelas pessoas que não gosta de atividades repetitivas e quer inovar a cada saída, o pedal é uma das melhores opções para mergulhar.

Ainda que pedalar exija quase sempre o mesmo esforço e mesmas habilidades e, ainda que você faça a mesma rota todos os dias, a pedalada nunca será igual à do dia anterior.

Isso ocorre porque as pessoas interagem de forma diferente e você conseguirá ver novas interações todos os dias enquanto movimenta seu corpo economizando dinheiro.

O frescor do ar livre tirará você do tédio e permitirá a sensação prazerosa que é explorar novos ambientes.

Além disso, por ser uma atividade que deve ser feita ao ar livre, será interessante se você modificar suas rotas para diversificar o rolê. Essa simples atitude também ajudará você a se prevenir contra roubos, principalmente se pedala durante a noite.

Se você ainda tem dúvidas sobre o ciclismo, confira nosso artigo onde respondemos as principais perguntas sobre o tema.

Pedalar também pode melhorar sua concentração

foto de ciclista com legenda melhora a sua concentração

Sim, é isso mesmo que você leu no título, pedalar melhora a capacidade de se concentrar. E não só no pedal, mas, esse benefício poderá ser aproveitado em outras atividades, já que você estará treinando seu cérebro para focar no que precisa.

Enquanto você pedala, precisará focar no trajeto para evitar acidentes em buracos, lombadas ou choques com outros meios de transporte. Dessa forma, você também aprenderá a observar diversas acontecimentos ao mesmo tempo para se proteger.

Pedalar, assim como dirigir, diz muito sobre a sua prática na atividade. Se está começando, realize trajetos mais próximos da sua casa e pedale para longe conforme o tempo passar.

Se você quiser, poderá instalar retrovisores na sua bike para ter melhor visualização do ambiente, essa é uma das inúmeras formas de se proteger no pedal.

Outra, é colocar um rastreador na sua magrela.

Quem pedala consegue organizar melhor as ideias

foto de ciclista com legenda ciclistas organizam melhor as ideias

Após saber que pedalar melhora a capacidade de concentração, fica fácil entender o motivo pelo qual facilita a organização de ideias.

Essa é uma boa característica para quem trabalha com criatividade como redatores, videomakers, professores e tantos outros profissionais.

Além disso, é uma forma de espairecer, clarear os pensamentos após um momento de estresse, por exemplo. Seja com seu filho, familiar, amigo ou parceiro matrimonial.

Se você precisa se preparar para um discurso e precisa ter novas ideias, o frescor do pedal pode ajudar você a ter insights brilhantes!

É uma ótima forma de organizar sua rotina e planejar o dia seguinte.

Outro benefício é que pedalar também melhora sua coordenação motora, já que estará se movimentando de forma dinâmica e em simultâneo, interagindo com o meio ambiente.

Treine bastante dentro da cidade antes de ingressar em alguma modalidade de trilhas. Você poderá pedalar por parques e experimentar o ciclismo em maior contato com a natureza antes de partir para estradas de terra batida.

Peça dicas aos integrantes do seu grupo de pedal.

A bike pode fazer parte do seu esporte favorito

foto de ciclista com legenda pode ser seu esporte

Pedalar pode sim se tornar seu esporte favorito, pois, existem diversas modalidades esportivas que abrangem o ciclismo, como Mountain Bike, por exemplo.

O Mountain bike é indicado para quem gosta de aventuras em maior contato com a natureza, já que a ida para trilhas são organizadas fora da cidade, em terrenos de terra batida.

O Speed é outro exemplo de esporte para quem gosta de adrenalina, mas, dessa vez, ligada à velocidade. Se você quer pedalar sem a interferência de muitos obstáculos, essa é a melhor opção.

O Downhill é outra possibilidade. Como uma vertente do MTB, consiste em descer grandes colinas, unindo natureza com pedal de velocidade.

Existem outras modalidades em que valem a pena investir o seu tempo, pesquise bastante sobre cada uma, assim, será mais fácil decidir qual a melhor para você.

No nosso site, você encontrará a descrição de algumas modalidades como enduro. Vá para a página inicial e confira outras dicas importantes para ciclistas.

É ideal para quem gosta de adrenalina

foto de ciclista com legenda pedalar é para quem gosta de adrenalina

Como dito anteriormente, existem diversas modalidades esportivas para ingressar pedalando.

Grande parte envolve adrenalina, com exceção ao pedal urbano que é mais leve e tranquilo sendo praticado nos centros urbanos onde é preciso respeitar os sinais de trânsito.

Se você quer praticar um esporte dinâmico, com muita adrenalina e que pode ser praticado em grupo para a melhora do condicionamento físico e potencialização da tranquilidade mental, a bicicleta será sua maior aliada.

Os obstáculos do MTB, por exemplo, envolvem pedras, riachos, lombadas, saltos e muito mais.

Para quem ingressar no speed, as bicicletas mais leves serão as melhores por garantirem maior agilidade e velocidade para o ciclista.

Experimente algumas modalidades para saber melhor qual a que você se identifica mais e aproveite todos os benefícios que o pedal poderá proporcionar ao seu corpo e mente.

Se você gosta de aventura, as trilhas serão os melhores espaços de lazer.

Quem pedala é mais responsável

foto de ciclista com legenda pedalar constrói responsabilidade

Ter um esporte favorito melhora a organização da sua rotina e te tornará mais responsável com as atividades que precisarão ser feitas durante o dia.

Além disso, a responsabilidade também é uma demanda do trajeto, pois, em pedal urbano, você deverá observar bem o espaço para evitar acidentes.

Por esse motivo, pedalar melhora muito a coordenação motora.

Nas trilhas, a responsabilidade será com a manutenção da sua bike, dessa forma, você não colocará sua vida em risco ou, a dos seus colegas.

Ao pedalar em grupos, respeite o ritmo dos demais ciclistas, não fique muito distante dos demais. Caso você não se adapte ao ritmo, busque por outro grupo.

Sabendo isso, é importante frisar que ao ser responsável com uma prática, consequentemente você perceberá que organizando seu dia e respeitando sua organização, as coisas fluirão com maior facilidade e você terá maior porcentagem de êxito nas tarefas.

Com uma bike, você economiza

foto de ciclista com legenda pedalar é econômico

Quem pedala gasta pouco e se locomove muito.

A bicicleta não demanda de combustível como gasolina ou álcool, por exemplo. Por isso, esse é um gasto a menos que você terá.

Ainda que pedalar demande de responsabilidade com a manutenção da sua magrela, as peças são muito mais baratas se comparadas a um carro ou moto, por exemplo.

Você conseguirá se locomover pela cidade, por trilhas ou trajetos de estrada delimitados previamente sem a necessidade de um grande investimento financeiro, principalmente se for iniciante.

Conforme melhorar suas habilidades, invista cada vez mais em bicicletas bem equipadas e peças de boa durabilidade.

Se você está começando no pedal, há a possibilidade de comprar bicicletas simples e melhorar ela com novas peças, como a Caloi Velox, por exemplo.

O que achou nosso artigo? Pegue sua bike e inicie agora no pedal.