10 Principais Dúvidas sobre Ciclismo

foto de um casal pedalando no fim de tarde com legenda ciclismo principais dúvidas
Tire suas dúvidas sobre o ciclismo

Pedalar faz muito bem para a saúde física e mental, por isso, recomendo que você comece agora. Mas, antes de pegar sua bike, confira nesse artigo aqui do Bicicleta para Todos as principais dúvidas de ciclistas iniciates.

Se você quer começar a pedalar, seja para perder medidas ou começar uma atividade como hobby, a bicicleta pode te ajudar muito nesse processo e busca por um estilo de vida mais saudável.

Para começar a pedalar agora, existem algumas informações das quais você não pode ficar sem saber. Confira tudo na leitura abaixo se mantenha informado (a) sobres questões importantes.

Quais são os benefícios do ciclismo?

foto de uma bicicleta parada na estrada com legenda ciclismo benefícios
Pedalar faz bem para o corpo e para a mente!

O ciclismo, como uma atividade física muito eficiente, oferece benefícios tanto para o corpo quanto para a mente, pois, quando pedalamos, exercitamos os músculos das pernas, glúteos e costas, além disso, é uma atividade dinâmica e leve que pode ajudar com a ansiedade e excesso de pensamentos, sendo fácil organizar as ideias.

Os benefícios do pedal podem ser notados na primeira semana em que você começar a sair com a bike.

Além de ser essencial no processo criativo por ajudar a organizar as ideias que podem estar bagunçadas na sua mente, é um hobby que relaxa e serve como exercício físico. Não é a toa que existem as bicicletas ergométricas.

Pedalar também pode ser bom para promover sua socialização, além de fazer bem para o funcionamento do corpo.

Quanto tempo devo pedalar?

O tempo que você deve pedalar depende do que você está buscando para si, se é perder calorias ou aumentar a resistência em alguma modalidade do ciclismo, por exemplo, já que cada finalidade requer um tempo de pedal, se você quer emagrecer através da bike, pedale a partir de 40 minutos diários.

Pedalar depende muito de costume, se você acha tedioso e precisa de motivação, pode colocar os fones de ouvido e escutar suas músicas preferidas.

Ou, estabelecer um roteiro passando por onde tenha coisa para observar, como a interação entre as pessoas.

Outra forma divertida de sair de bike, é pedalando em grupo.

Quais são as melhores bicicletas para comprar?

foto de um homem pedalando na pista com legenda a melhor bike poderá variar conforme a finalidade
Escolha a melhor bike para o que você quer praticar

As melhores bicicletas para comprar poderão variar de acordo com qual atividade você deseja realizar com a sua bike, pois, cada modalidade requer um tipo diferente de bicicleta, o Mountain Bike, por exemplo, exige uma magrela resistente e com boa suspensão, já o speed precisa de uma bicicleta leve e ágil.

Se você gosta de pedalar com velocidade, recomendamos que compre uma bike speed, seja de entrada, intermediária ou avançada.

Mas, se você tem interesse por pedalar em trilhas de terra batida em contato com a natureza, em terrenos íngremes com pedras, buracos e cascalhos, uma Mountain bike de entrada pode ser uma boa ideia.

Quais são os melhores acessórios para ciclistas?

Os melhores acessórios para os ciclistas são, com certeza, são os que promovem a segurança e bem-estar como um bom capacete para proteger a cabeça em caso de acidentes, um farol que ilumine bem, uma garrafa de água e quem sabe, uma jaqueta corta-vento para melhorar o desempenho no frio.

Além desses acessórios que estarão em ou com você, é necessário conferir se a bike que você tem ou pretende comprar é bem equipada para atividade que você faz ou se precisará substituir algumas peças como o selim, por exemplo.

Existem alguns pedais que podem melhorar o seu desempenho e, se você pratica esportes radicais, talvez precise saber mais sobre suspensão e guidão.

Quais são as melhores rotas para ciclismo?

foto de uma mulher pedalando uma bike azul com legenda ciclismo melhores rotas
Sempre prefira rotas exclusivas para ciclistas

As melhores rotas para ciclismos são os espaços específicos para andar de bike, pois, dessa forma, você estará mais seguro enquanto pedala evitando acidentes envolvendo outros meios de transporte e pedestres, por isso, prefira andar na ciclovia, ciclofaixa, ciclorrotas ou trilhas pensadas para quem estará acompanhado da sua magrela.

Se você for pedalar em parques, sempre verifique qual a velocidade máxima permitida para evitar problemas e desentendimentos, principalmente por esses locais serem compartilhados com pedestres.

Se for pedalar a noite, se certifique que possui um bom farol na sua bike e use roupas chamativas caso vá pedalar em pistas compartilhadas para que os motoristas vejam você.

Qual é o melhor tipo de bicicleta para mim?

Para saber qual o melhor tipo de bicicleta, antes de tudo, pense bem sobre como você usará sua magrela, pois, a estrutura e peças necessárias poderão variar conforme seu objetivo como no caso da pump track usada para quem ama esportes radicais que envolvem lombadas.

Sempre pesquise sobre a modalidade que você quer praticar para entender qual a bicicleta que melhor se adequará às atividades.

Se você quer uma bike para pedalar pela cidade, ir para a escola ou trabalho, visitar parques locais ou fazer exercício físico, um modelo urbano será o suficiente.

Já outras modalidades, requerem modelos específicos.

Como organizar uma viagem de bicicleta?

foto de um homem pedalando no asfalto com legenda prepare seu roteiro, reserve sua estadia e revise sua bike
Viajar de bicicleta é uma experiência única

Para organizar uma viagem de bicicleta, antes de tudo você deverá decidir para onde ir e escolher os possíveis roteiros, o próximo passo é reservar a estadia caso necessário e levar roupas pensando na quantidade de dias que durará a viagem, lembre-se de revisar sua bike antes de sair para evitar que quebre no caminho.

Uma viagem de bike pode ser feita pedalando desde o início ou, você poderá ir de carro ao seu destino e organizar um pedal por lá.

Existem diversos parques nas cidades, principalmente em capitais como o Rio de Janeiro, sempre haverá um local para pedalar.

Como posso melhorar meu desempenho no ciclismo?

O melhor jeito de melhorar seu desempenho no ciclismo é treinando todos os dias ou, sempre que possível, pois, quanto mais você pedalar, mais o seu corpo se acostumará com a atividade e ritmo que você treina, dessa forma, ficará cada vez mais fácil e simples bater as metas estipuladas antes de sair de casa.

A melhor forma de atingir seu objetivo e melhorar em alguma coisa que você faz é a constância, quanto mais você fizer, melhor será naquilo que pratica.

Não esqueça também de balancear sua alimentação e ingerir alimentos que te deem energia para pedalar.

Qual é a melhor maneira de se manter seguro enquanto ciclista?

Foto de um homem pedalando em uma speed com legenda ciclismo segurança
Não esqueça dos acessórios!

A principal maneira de se manter seguro enquanto pedala é indo de bike a lugares bem iluminados e movimentados ou, pedalando em grupo, preferencialmente durante o dia, mas, se você for pedalar à noite, vá acompanhado e se certifique de usar uma roupa chamativa e de ter farol da sua bike.

Outra ótima dica é contratar um seguro para a sua bicicleta, diversas empresas prestam esse serviço para ciclistas e te deixarão protegido (a) em caso de acidentes ou furto, por exemplo.

O seguro é um ótimo investimento, vale a pena fazer o orçamento e vê se é possível para você.

Quais são as dicas para iniciantes em ciclismo?

Os iniciantes no ciclismo devem estar atentos a algumas dicas importantes antes de prosseguir no pedal, como, por exemplo, observar bem o custo benefício da sua bike e saber a sua altura para comprar o tamanho certo de bicicleta, além disso, não abra mão dos acessórios de segurança e lembre-se que pedalar faz bem para a saúde.

Outra dica importante é conferir o tamanho do selim, para mulheres que querem estar confortáveis e sem dores durante o trajeto, busque por assentos mais largos.

Para homens, o ideal são os selins vazados que diminuem a pressão no períneo e ajudam com a transpiração.

Espero não ter restado dúvida alguma para você. Comece agora e perceba o quanto o pedal pode mudar sua vida.