10 Dúvidas Sobre Pedalar à Noite Com Segurança

Foto com legenda pedal noturno dúvidas e respostas

Você pode ser uma dessas pessoas que preferem sair à noite, por não ter tempo ou devido ao frescor e tranquilidade que o horário proporciona, mas, você conhece os perigos de pedalar após escurecer? Respondemos as principais perguntas sobre isso aqui para o Bicicleta para Todos. Continue lendo para conferir.

Se você gosta de pedais noturnos, precisa se atentar a algumas questões e perigos que poderá estar exposto. Dessa forma, será mais fácil conseguir se preparar e se proteger.

Andar de bike durante o dia é sempre mais seguro e talvez, mais confortável, mas, algumas pessoas estudam e/ou trabalham o dia inteiro, sobrando tempo para aproveitar os benefícios do pedal apenas quando já está escuro.

Se você é uma dessas pessoas, esse artigo pode te interessar.

É seguro pedalar a noite?

foto com legenda é seguro pedal noturno

A resposta para essa pergunta pode variar conforme o local escolhido para pedalar, se você vai sair para um lugar bem iluminado, movimentado e sem a interferência de meios de transportes motorizados, a resposta é sim, entretanto, se for fazer trilhas, pedalar em pistas asfaltadas ou em ambientes desertos, pode não ser uma boa ideia.

Pedalar a noite tem seus benefícios e perigos e isso poderá variar com o lugar para onde você está indo.

Ir pedalar em parques ou ciclovias, por exemplo, é seguro, pois, geralmente esses ambientes são movimentados mesmo após escurecer.

E, próximo a outras pessoas, você correrá menos risco de ser assaltado.

Já pedalar em trilhas pode ser perigoso. Sua visão a noite é comprometida por não sermos animais noturnos e, mesmo com o farol, uma lombada ou buraco podem passar despercebidos.

O mesmo sobre as pistas, além de também correr perigo devido aos buracos, animais e outros meios de transporte podem ser um problema.

Quais os cuidados que devo tomar ao pedalar a noite?

Ao pedalar durante a noite você deverá tomar alguns cuidados como ficar mais atento ao seu redor se o local for deserto, mas, principalmente redobrar os cuidados com o uso de acessórios como o capacete, pois, quando está mais escuro, alguns obstáculos passam despercebidos e facilmente causam acidentes.

Se você mora em grandes centros urbanos, recomendo olhar para os lados antes mesmo de sair de casa, pois, se você tem costume de pedalar durante a noite, pode ser vítima de assaltos.

Sua rotina pode ser observada.

Além disso, os buracos e lombadas ficam quase ou totalmente invisíveis ao escurecer, por isso, estar protegido com o capacete é essencial.

Outro cuidado que você deve tomar é escolher bem o percurso, prefira pedalar na cidade e em pontos movimentados.

Qual o melhor tipo de iluminação para usar ao pedalar a noite?

foto com legenda iluminação lanterna para bike

Para pedalar durante a noite sua bicicleta deverá estar bem sinalizada para promover sua segurança e evitar que outros veículos não te vejam e ocorra algum acidente, por isso, você deverá investir em lanternas dianteiras e sinalizadores traseiros, assim, é certo de sua bike será vista de longas distâncias.

A luz dianteira deverá ser branca, essa é uma garantia de que o caminho será iluminado da melhor forma possível, enquanto as lanternas traseiras deverão funcionar como sinalizadores.

Na parte de trás da sua bike, recomendo que coloque piscas vermelhos, principalmente se você estiver pensando em pedalar no asfalto e precisa ser observado pelos motoristas para promover sua segurança.

Caso você pedale apenas pelos parques da sua cidade, ou vai sair de bike para visitar um amigo, o pisca traseiro não é tão necessário, pois, as ruas terão iluminação.

Usar uma lanterna nas pedaladas noturnas é muito importante para ver buracos e animais a uma certa distância.

Como devo vestir-me para pedalar a noite?

As melhores roupas para pedalar a noite com certeza são as que mais chamam a atenção de outros veículos quando colorarem o farol em você, pois, será necessário fazer o máximo possível para ser visto e ficar seguro durante todo o percurso de ida e volta, para isso, prefira cores chamativas.

As melhores opções são as cores neon ou que grande parte seja branca. Você poderá selecionar seus shorts, camisas ou macacões a partir desse pré requisito para a noite: ser visto (a).

Outra dica bastante útil é apostar em faixas reflexivas, assim como o uniforme das pessoas que trabalham em reforma de pistas.

Por causa das diversas ocasiões em que você poderá sair para pedalar, o ideal é que você tenha mais de uma roupa própria para ciclismo.

Existem diversas opções no mercado e você poderá escolher a melhor pelo custo benefício.

Durante a noite é comum fazer frio, para que isso não te incomode, você poderá buscar por uma jaqueta corta-vento.

Qual o melhor tipo de bicicleta para pedalar a noite?

foto com legenda bicicleta melhor para a noite

A melhor bike para sair a noite depende do que você pretende fazer, caso você esteja indo pedalar na sua cidade, uma bicicleta urbana será o suficiente, mas, caso você esteja indo pedalar no asfalto, uma bike speed é a melhor opção, entretanto, existem diversas outras atividades para realizar com a sua magrela.

Pedaladas noturnas podem ser mais divertidas por proporcionarem maior adrenalina e é quando o clima está mais fresco.

Mas, podem ser preferidas caso você trabalhe ou estude o dia todo e esse seja o único horário disponível para se exercitar e/ou se divertir.

É importante saber que cada atividade ou modalidade, pede uma bike própria e bem equipada. Uma Mountain Bike, por exemplo, é ideal para trilhas

Já o pump track, exige bicicletas ágeis, pneus de alta pressão e pedais flat que facilitem ao realizar manobras.

Ao contrário, se você pretende começar a praticar a modalidade de estrada, poderá investir em um pedal clip encaixados nas sapatilhas ou tênis que possuam espaço para usar esse acessório.

Qual o melhor tipo de pneu para usar ao pedalar a noite?

O melhor pneu para pedalar durante a noite, com certeza, é o tubeless, pois, devido ao seu sistema que usa um líquido para preencher pequenos furos e evitar que o ar saia, se torna perfeito para usar após escurecer, já que nesse momento sua visão estará comprometida pela falta de luminosidade.

Você deve buscar por um pneu resistente, já que ficará mais difícil identificar possíveis obstáculos.

Alguns buracos não são vistos a longa distância e podem te pegar de surpresa causando um acidente ou furando o pneu da sua bike.

Por isso, o tubeless é o mais interessante para usar nessa ocasião, já que é mais difícil de ser danificado a ponto de você precisar voltar para casa.

Redobre o cuidado durante a noite e preste bastante atenção nas ruas, pistas ou trilhas por onde você passar e tenha certeza de que está enxergando bem a sua frente.

Quais os perigos ao pedalar a noite?

foto com legenda o cuidado ao pedalar à noite deve ser redobrado

Os principais perigos de pedalar durante a noite é o aumento da possibilidade de você ser assaltado e o maior risco de sofrer acidentes por não observar o caminho tão bem se comparado ao pedal diurno, por isso, é necessário ter mais cautela, paciência e atenção ao pedalar após escurecer.

Além disso, se você estiver em um local distante da sua casa e o pneu da bike estourar, por exemplo, é mais difícil encontrar oficinas abertas com profissionais que possam te ajudar.

Outro problema é que se precisar voltar para casa de uber, por exemplo, as corridas à noite são mais caras e os motoristas podem demorar mais de aceitar seu chamado.

Evite também pedalar em pistas compartilhadas com outros veículos para evitar acidentes.

Existem locais seguros para pedalar a noite?

Sim, existem locais seguros para pedalar durante a noite e, por experiência própria os melhores ambientes são os mais movimentados e iluminados como parques, ciclovias e centros urbanos já que locais desertos e mal iluminados é mais fácil ser roubado ou se acidentar.

Não é uma boa ideia realizar trilhas em estradas de terra batida quando não está muito claro devido aos riscos que isso pode proporcionar à sua bike e à sua saúde física.

Organize seu tempo para realizar pedais mais complexos como o Mountain bike e o speed durante os finais de semana.

Como devo agir se for atacado ao pedalar a noite?

foto com legenda se você for assaltado, não reaja

Se você for atacado ao pedalar à noite, em caso de assaltos lembre-se de não reagir e entregar o que o assaltante pedir para evitar um descontrole da situação principalmente se a outra pessoa estiver armada já em outros casos, se defenda da forma que for possível.

Pedalar durante a noite envolve perigos, os assaltos, por exemplo, costumam ocorrer entre as 18 h e 00 h por ser mais fácil de fugir e se camuflar no escuro.

Nesse caso, mantenha a calma, evite confronto e caso roubem itens como cartão de crédito, bloqueei-os imediatamente.

Existem outras dicas importantes para pedalar a noite?

Pedalar durante a noite é mais seguro quando você está em grupo, pois, assim, você estará menos vulnerável a assaltos e, em caso de acidentes, poderá ser socorrido imediatamente, além disso, prefira sempre locais bem iluminados e instale uma lanterna na sua bike.

Esteja sempre atento e prefira pedais diurnos pela segurança que proporciona.