5 Melhores Montain Bikes de Entrada para iniciantes

5 Melhores Montain Bikes de Entrada para iniciantes

Com tantos modelos disponíveis, para quem é iniciante, escolher uma bike para iniciar no MTB pode ser uma tarefa difícil. Pensando nisso, nós do Bicicleta para Todos produzimos uma lista com as mais interessantes para você. Confira logo abaixo.

Se você que iniciar no Mountain Bike ou já experimentou pequenas manobras e quer comprar uma bike melhor equipada para continuar evoluindo no esporte, o primeiro passo é fazer pesquisas para encontrar listas como essa.

Assim, será mais fácil saber por onde começar e conseguir realizar manobras com maior precisão sem medo de danificar a bike.

O MTB é um esporte que demanda de bicicletas resistentes que suportem o impacto sofrido nos terrenos íngremes escolhidos para praticar o esporte.

Se você pretende evoluir nessa modalidade, recomendamos que compre uma bike própria para realizar o pedal em trilhas, pois, bicicletas urbanas podem ser facilmente danificadas no processo.

Mas, fique atento (a), as bicicletas de entrada no MTB são mais baratas, entretanto, são menos resistentes se comparadas com as usadas por quem já está no estágio intermediário ou avançado.

Isso quer dizer que você deverá realizar manobras mais leves para não danificar nenhuma peça.

Melhores modelos

A prática do MTB, assim como a modalidade estrada, é bastante popular no Brasil, o esporte dinâmico chama a atenção de diversos ciclistas.

Por isso, são diversas as opções de bicicletas próprias para a prática desse esporte, com varias opções de trilhas em todo o Brasil, que podem ser com obstáculos naturais ou artificiais.

As melhores bicicletas para o Montain Bike devem ter uma suspensão eficiente para que você sinta pouco o efeito dos impactos que ocorrem nas subidas, decidas, cascalhos, etc.

Além disso, o quadro deve ser resistente, pois, em nesta modalidade, é fácil ocorrer trincar em modelos mais simples e possivelmente você irá perder toda a bicicleta.

O erro de grande parte dos iniciantes é se atentar apenas ao preço de um produto, no entanto, esse é apenas mais um item a se observar.

Não adiantará pagar pouco pela compra e se deparar com um item de péssima qualidade que não suportará as estradas com obstáculos e terreno íngreme que você enfrentará.

Por isso, analisamos as características de alguns modelos e selecionamos os melhores conforme o preço e vantagens que oferece.

Continue lendo para conferir.

Bicicleta MTB Sport Gold

foto da bike sport gold
Para quem gosta de cores vibrantes
VER PREÇO

A MTB KLS é nossa primeira indicação para você que deseja se aventurar na dinâmica do MTB, é um modelo simples, portanto, o mais barato da lista.

Destinada para adultos, sua estética é bonita e ideal para quem gosta de cores vibrantes e chamativas na bike e acessórios.

Além disso, é fabricada pela KLS, uma empresa nacionalmente conhecida e confiável que atua na área há mais de 40 anos prezando pela boa qualidade do produto, conforto e segurança do ciclista comercializando bicicletas completas e acessórios.

Por ser um modelo básico, poderá ser usada para pedais urbanos e para iniciantes no Montain Bike que passarão por obstáculos mais leves.

Caso você já pratique o MTB e tenha preferência por subidas e descidas maiores e mais frequentes no percurso, sugerimos que confira outras opções da nossa lista.

São 21 marchas para você usar, isso quer dizer que não precisará ficar preso em apenas uma ou duas velocidades.

Ambos os câmbios, tanto o dianteiro quanto o traseiro são importados e na descrição não apresente nenhuma informação quanto a marca.

O Canote do Selim é longo e cromado, ou seja, mais resistente para o pedal e o selim, é próprio para MTB feito pela marca Sierra que proporcionará conforto para você.

A mesa e o guidão são feitos com aço carbono, isso significa que são mais resistente que a de alumínio e também mais leve. Para quem quer velocidade, esse é o material perfeito.

O quadro e o garfo são feitos como o mesmo material.

O pedal de Naylon é leve e resistente até certo ponto, evite manobras muito radicais com essa bike.

O pneu é sortido, pode ser enviado no modelo de marca importada, Levorin ou Pirelli.

A garantia é de 3 meses para as peças e de 6 meses para quadro e garfo.

GOSTAMOS

  • Design bonito
  • Peças em carbono como o quadro
  • Bicicleta relativamente leve
  • Pneus de boa qualidade
  • Cor vibrante

NÃO GOSTAMOS

  • A garantia não é por muito tempo
  • Pedal simples
  • Não especifica a marca dos câmbios

Bicicleta MTB Sport Feminina

foto da sport feminina
Elegância e força
VER PREÇO

Essa bike é direcionada para mulheres que gostam de praticar pedais dinâmicos e precisam de adrenalina para ajudar a enfrentar a semana.

Seu design é simples e a cor rosa vibrante exala delicadeza e em simultâneo, força. Sua presença não passará despercebida.

As bicicletas femininas, ao contrário do que muitos pensam, não são delimitadas pela cor e sim pelas dimensões, pois, muitas vezes as mulheres possuem o quadril maior que os homens e são mais baixas.

Assim como o modelo anterior, é produzida pela KLS, por isso, as peças usadas na confecção são certamente de boa qualidade e proporcionam segurança para quem pedalar.

Por ser um modelo com menos especificidades, além de ser usada no MTB iniciante, também pode ser usada como bike para uso cotidiano.

Ambos os câmbios são feitos pela Shimano empresa muito conhecida no ramo e que a presença de suas peças proporciona mais confiança no comprador.

O canote do Selim é longo e cromado, mais resistência no percurso, o selim é confortável e produzido pela Sierra.

O quadro, garfo, guidão e mesa, são produzidos em aço carbono que garante leveza e resistência, facilitará os pedais mais ágeis e correm menos risco de serem danificados.

São 21 velocidades para a prática de esportes radicais, assim, você terá rapidez garantida, segurança e diversão para adultos.

A pedivela é feita com triplo aço e revestida em Naylon. Durará por muitos anos.

A bike é enviada pré-montada e será sua responsabilidade fazer os ajustes finais para deixa-la pronta para o pedal.

A garantia é de3 meses para peças e de 6 meses para quadro e garfo.

O diferencial desse modelo é a cesta, mas poderá ser retirada.

GOSTAMOS

  • Câmbios Shimano
  • Estética bonita
  • Ótimo custo benefício
  • Peças resistentes
  • Quadro feito em aço carbono

NÃO GOSTAMOS

  • Garantia dura pouco tempo
  • A marca do pneu não é esclarecida
  • Corrente importada

Bicicleta Niner MTB

foto da bicicleta niner
neutralidade e eficiência
VER PREÇO

A Niner é para quem gosta de charme e elegância com combinações de cores neutras e vibrantes, nesse caso, branco e alguns pontos coloridos com vermelho.

Mesmo com o aro 29, pode ser usada por adolescentes ou crianças com idade a partir de 9 anos que fiquem confortáveis com a altura.

As 21 marchas garantirá maiores possibilidades quanto às velocidades aumentando o dinamismo no trajeto.

O passador de marchas é o trocador Grip Shift, esse é o modelo mais simples encontrado no mercado que pode ser acionado com o movimento do pulso para frente ou para trás.

Feita com aço comum, é equipada com quadro aheadset, esse modelo é mais resistente e aplica menos pressão nas demais peças, sendo muito durável.

As rodas são no modelo aéreo feitas em alumínio com folha dupla para garantir maior segurança.

O freio dianteiro é a disco mecânico, modelo também simples. E o traseiro com manetes de alumínio, fáceis de usar.

A suspensão dianteira garantirá melhor absorção dos impactos comuns de ocorrerem na prática do MTB.

A vantagem principal desse modelo é que devido ás dimensões, pode ser adquirida tanto por homens quanto por mulheres que queiram iniciar no Montain Bike.

Essa compra vai proporcionar conforto no trajeto já que toda a estrutura é pensada para você aguentar longos períodos pedalando.

O assento possui ajuste de altura para ajustar ao seu comprimento, mas se quiser um mais específico, confira artigo sobre os modelos de selim

Além disso, possui ajuste de inclinação para você poder iniciar também na modalidade estrada.

GOSTAMOS

  • Versátil
  • Estética moderna e bonita
  • Fácil de usar
  • Suspensão dianteira
  • Muito resistente

NÃO GOSTAMOS

  • Estrutura simples
  • Mais pesada que os modelos anteriores
  • A cor branca é fácil de encardir
  • Não há informações sobre a garantia

Bicicleta feminina KLS King

foto da bicicleta feminina kls king
Design bonito com peças Shimano
VER PREÇO

Esse segundo modelo feminino é ideal para mulheres que levam o otimismo e a felicidade como pilares da sua vida. Também de cor rosa, essa bike vai garantir conforto e segurança para você.

De estética moderna e atrativa, proporciona elegância e agilidade para quem usar.

São 21 marchas com trocador convencional que poderá ser acionado girando o pulso ao aumentar ou diminuir a velocidade.

Os câmbios são importados, porém, resistentes e duráveis. Não haverá necessidade da troca em um curto período.

O canote do selim é de cano longo feito em alumínio, enquanto o assento é próprio para MTB bastante confortável e acolchoado.

Assim como no modelo anterior, o freio é no modelo convencional a disco mecânico e a mesa  na versão aheadset, faz menos pressão nas demais peças, mas, é mais pesado que outros materiais.

Para a prática do MTB isso não é um problema.

O guidão é preto o que contribui com a neutralidade da bike, além disso, é maleável e será facilmente trocado de posição em curvas.

O quadro é feito em alumínio no tamanho 15 destinado para mulheres que amam esportes radicais.

A pedivela é feita com triplo aço e revestida em naylon para te manter segura por um longo período de tempo e assim, você terá certeza de que as peças são resistentes.

O pedal também é fabricado em naylon, modelo básico, mas, eficaz.

O garço possui suspensão para que a bicicleta absorva os melhores impactos. Recomendamos que você conheça as categorias de suspensão que existem e para que servem.

Algumas peças que não possuem especificações podem ser fabricadas pela Shimano, mas não temos informações exatas sobre quais.

Produzida para adultos, essa bike suporta ciclistas de até 100 kg, siga as instruções de uso do modelo para conservá-la por mais tempo.

A garantia é de 3 meses para peças e de 6 meses para quadro e garfo.

GOSTAMOS

  • Peças Shimano
  • Bicicleta bonita
  • Peças resistentes
  • Cor vibrante
  • Com dimensões para mulheres
  • Estrutura adequada para iniciantes

NÃO GOSTAMOS

  • Não há muita modernidade no design e peças
  • Garantia por tempo limitado

Bicicleta Sutton New

foto da sutton new
Com freios a disco hidráulico
VER PREÇO

Nossa última dica é um modelo bem completo e moderno para ser usado nos obstáculos do Montain Bike e ainda assim manter a estrutura da sua bike intacta.

Com peças muito resistentes, é um produto que vale a pena o investimento.

Você não precisará se preocupar em repor nenhum item por um longo período.

A suspensão possui trava, além de estar confortável quanto aos impactos, você poderá diminuir o efeito da suspensão para melhorar seu desempenho em subidas.

Os raios foram produzidos com folha dupla com pintura anodizada, isso quer dizer que não descasca com facilidade.

O jogo de direção é aheadset, entretanto, nesse modelo é semi-integrado, assim, terá maior durabilidade em impactos e diminui a chance de corrosão.

O selim é específico para MTB, ou seja, confortável e resistente para quem pratica esportes radicais.

O freio é a disco hidráulico, esse modelo proporciona uma frenagem muito mais precisa e segura, assim, você terá uma peça mais eficiente que o disco mecânico.

O trocador de marchas é na versão rapid fire, bastará apenas um clicl ao aumentar ou diminuir a velocidade.

A roda é tripla é feita em alumínio, mais resistência para quem enfrenta muitos obstáculos no trajeto

Ambos os câmbios são da Shimano, marca bastante conhecida e apreciada pela boa qualidade das fabricações.

A corrente é indexada, esse modelo é feito para que a estrutura da bike funcione melhor.

Quanto a cor, são varias possibilidades para você escolher: laranja, azul, preto e laranja, preto e vermelho, preto e amarelo e, preto e verde.

GOSTAMOS

  • Câmbios Shimano
  • Freios a disco hidráulico
  • Variedade em núcleos
  • Trava na suspensão
  • Design moderno
  • Peças resistentes

NÃO GOSTAMOS

  • Não há informações sobre a garantia

Dicas para usar uma bike de entrada

  • Como o sugere, é um iniciante no MTB, se você já está no esporte e quer evoluir para um produto mais avançado;
  • Antes de comprar, converse com o vendedor sobre os cuidados que devem adotar após a compra e pergunta sobre garantia;
  • Cuide bem da sua bicicleta e mantenha o alcance das crianças que podem arranhar, a garantia não cobre mau uso;
  • Se você for selecionado como uma moto se o produto selecionado não é selecionado como todas as formas;
  • Lave sua bicicleta com frequência principalmente se mora próximo à praia, para evitar que a maresia corroa os metais usados ​​na produção;
  • Nunca se esqueça de usar acessórios de segurança e levar com você um kit de reparos em caso de acidentes;
  • Pense na possibilidade de usar um pneu tubeless para garantir mais resistência a furos.