10 Dicas Indispensáveis para Pedalar em Grupo

10 Dicas Indispensáveis para Pedalar em Grupo

Pedalar em grupo oferece diversos benefícios, mas, para quem quer sair de bike com outras pessoas, existem algumas regras que devem ser respeitadas. Nós, do Bicicleta para Todos, selecionamos algumas dicas incríveis para você.

Se você quer pedalar em grupo ou já saiu alguma vezes com uma equipe de ciclismo e gostou, entenda que, em alguns aspectos, essa modalidade difere muito de pedalar sozinho.

Manobras ousadas, por exemplo, não serão bem-vindas na maioria das vezes. Além disso, você deverá conhecer algumas sinalizações para proteger a si e aos demais integrantes.

Leia nossas dicas e melhore seu desempenho.

Dica: veja também nossas dicas para montar um grupo de ciclismo para mulheres.

Aproveite a troca de experiências

foto com legenda aproveite a troca de experiências

Um dos melhores e maiores benefícios de pedalar em grupo é a troca de experiências entre ciclistas veteranos com quem está começando a vida no pedal.

Por isso, se destrave e sinta-se o mais à vontade possível para permitir o compartilhamento de experiências. Ajude se necessário e peça ajuda quando precisar.

Além disso, entenda que um grupo é formado por pessoas de comportamentos diferentes, não se sinta pressionado a conversar muito se não for por vontade própria.

Aproveite o máximo dos encontros do grupo e se envolva no maior número de atividades possível para aproveitar bastante o que um grupo de ciclistas pode oferecer.

Esteja atento a hora das paradas

foto com legenda esteja atento às paradas

Antes de sair, caso você esteja entrando agora no grupo, pergunte ou fique atento aos avisos iniciais antes de começar a pedalar. Esteja atento a todas as recomendações.

Pedalar em grupo exige respeitar as regras e uma delas são as paradas que acontecerão pelo caminho, ou não caso seja um percurso curto de rotina.

Caso isso não fique bem esclarecido, pergunte para um dos integrantes se haverá pausas para descanso, lanche ou fotos em caso de percursos por lugares diferentes.

É essencial que você respeite essas paradas para não ficar muito atrás ou muito à frente dos demais integrantes, com exceção em caso de acidentes ou peça danificada.

Não hesite em pedir ajuda ou fazer perguntas

foto com legenda peça ajuda em qualquer problema ou dúvida

Estar aberto a sugestões, fazer perguntas ou pedir ajuda é essencial para quem pedala em grupo, pois, um dos benefícios dessa modalidade é o suporte que um pode oferecer ao outro.

Ao surgir qualquer dúvida, não hesite em questionar integrantes mais antigos, não espere um problema para aprender com os erros.

Aceite com tranquilidade as sugestões de como pedalar de integrantes veteranos do grupo, essas dicas podem ajudar você a ter um melhor desempenho.

Em caso de pneu furado ou qualquer outro problema com sua bike, aceite ajuda para agilizar o processo e retomar o pedal o mais rápido possível.

Pedale no ritmo no grupo

foto com legenda pedale sempre no ritmo do grupo

Essa é, com certeza, uma das dicas mais importantes, pois, se você quer pedalar com um grupo de ciclistas, deverá, obrigatoriamente, respeitar o ritmo dos demais integrantes.

Muitas vezes pode ser que esse ritmo seja mais lento que o seu e, para manter a dinâmica funcionando em harmonia, você deverá pedalar mais devagar comparado a quando sai sozinho.

É importante que você faça testes antes de entrar efetivamente no grupo, pois, imagine que cansativo pedalar com pessoas mais experientes que tenham o ritmo mais rápido ou forte que o seu?

Geralmente, essa modalidade do ciclismo exige pedalada mais paciente por concentrar pessoas em diversos níveis usando bikes.

Se mantenha focado para não prejudicar o grupo

foto com legenda foco durante o trajeto

A atenção é outro requisito importante para quem pedala em grupo, pois, um simples descuido pode prejudicar a dinâmica dos outros integrantes e atrasar a finalização do percurso.

Se mantenha atento (a) aos obstáculos no caminho para não cair em cilada e promover acidentes, machucando você e quem está logo atrás.

E, sinalize bem lombadas, cruzamentos, viradas à direita ou esquerda, para manter todos os integrantes em sincronia e não bagunçar a rota atrasando o pedal.

Evite se distrair no caminho, manter o foco no trajeto é muito importante para você e para as outras pessoas próximas. Lembre-se de que você não estará sozinho (a).

Esteja atento às sinalizações dos integrantes

foto com legenda é importante conhecer algumas sinalizações

Quando se pedala em grupo, conhecer, respeitar e passar adiante as sinalizações é muito importante e, evita possíveis acidentes atrasando o percurso.

Existem alguns sinais comuns no ciclismo que devem ser feitos com as mãos para indicar desvios, lombadas, viradas à esquerda ou direita e redução da velocidade.

Conhecer e indicar para quem está atrás de você pode evitar acidentes já que bicicletas não são veículos com seta assim como carros e motocicletas.

Alguns sinais comuns no ciclismo:

  • Esticar o braço para indicar que virará à direita a esquerda;
  • Apontar para o chão em caso de obstáculos e leves desvios;
  • Mão fechada e suspensa para parar ou reduzir velocidade;
  • Movimento de seguir em caso de cruzamentos;
  • Dobrar os braços atrás das costas para indicar lombada.

Sinalize se você estiver na frente

foto com legenda repasse os sinais

Ainda sobre os sinais feitos com as mãos, não se esqueça de passar essas sinalizações adiante, principalmente se você pedalar com grupos que tenham muitos ciclistas.

Em grupos grandes, é cada vez mais difícil para quem está no final visualizar as indicações feitas por quem está na frente como guia, portanto, qualquer mudança de planos, avise aos demais.

Esses avisos devem ocorrer principalmente em caso de obstáculos como buracos que precisa de desvios e, lombadas como quebra-molas. Funcionarão como proteção aos ciclistas que estarão atrás de você.

Devido à organização de pedais em grupo serem quase sempre em linha reta por estarem dentro de cidades ou acostamentos nas pistas asfaltadas, manter todos informados será essencial para uma boa experiência.

Não ouse nas manobras

foto com legenda não arrisque em manobras ousadas

Você deve saber, ou imaginar, que pedalar em grupo tem algumas distinções de pedalar sozinho.

No caso de grupos de pedal para Mountain Bike, principalmente, o ideal é que você não ouse nas manobras durante o percurso e evitar quedas ou machucados, inclusive a outros integrantes.

Mantenha a pedalada linear como quem vai de casa ao trabalho, por exemplo, lembrando sempre de que outras pessoas estão envolvidas.

Outro malefício que manobras podem causar é o atraso do grupo caso você fure um pneu ou, distraído, passe por um buraco fundo caindo da bike.

Pedalar com outras pessoas deve ser prazeroso, então, evite atrasos que prejudicará o planejamento feito para aquela ocasião.

Não esqueça dos acessórios

foto com legenda não esqueça os acessórios

Os acessórios são itens indispensáveis para promover o conforto e segurança do ciclista. Se você pedala apenas dentro da cidade e quer entrar em um grupo de ciclismo, verifique se o seu selim é confortável o suficiente para finalizar o percurso.

Caso não seja, confira, em lojas online ou físicas, outros modelos de selim.

Além disso, usar o capacete é essencial durante a saída com a bicicleta, dessa forma, você estará protegido (a) em caso de acidentes.

Veja também alguns modelos de capacetes femininos.

A garrafa de água é outro item do qual você não pode esquecer, quanto mais longos os percursos, maior quantidade de água será necessária para se manter hidratado (a).

O ideal é que você pedale com roupa específica para o ciclismo, pois, você terá peças frescas com boa respiração e que garantem conforto.

Imprevistos acontecem

foto com legenda lembre-se imprevistos acontecem

Lembre-se de que imprevistos acontecem e que você precisará ter paciência se quer pedalar com outras pessoas que poderão ter ritmos diferentes do seu.

Além disso, caso o pneu de alguém fure, por exemplo, você deverá esperar a troca para seguir. Se mantenha sempre próximo dos outros integrantes.

Não será interessante que você continue pedalando durante as paradas combinadas, pois, isso fará com que você se perca do grupo e a essência do percurso se perderá.

A não ser que você avise que só poderá acompanhar o trajeto até certo ponto.

Você pedala em grupo ou pretende pedalar? Siga nossas dicas e garanta uma experiência incrível!