07 Melhores Aplicativos para Ciclistas Iniciantes e Profissionais

07 Melhores Aplicativos para Ciclistas Iniciantes e Profissionais

A tecnologia chegou para facilitar a vida de pedestres, motoristas, pilotos e, é claro, ciclistas. Pensando nisso, nós do Bicicleta para Todos, selecionamos aplicativos interessantes que te ajudarão a otimizar seu tempo no pedal e melhorar suas habilidades.

Os aplicativos são ferramentas fáceis de acessar, já que podem ser usados possuindo apenas um celular com Android ou IOS. Sem muito esforço, você conseguirá entender a interface e ajustar as configurações a seu favor.

Existem diversos aplicativos pensados em suprir a necessidade de ciclistas, seja você um mountain biker, um ciclista de estrada ou de qualquer outra modalidade.

Confira abaixo nossas dicas e não se esqueça de sair com sua garrafa de água.

Strava O mais famoso entre ciclistas
Bike Map Rotas mapeadas
AllTrails Para amantes de trilhas
MapMyRide Para todas as modalidades
Cycling News Notícias para ciclistas
Bike Repair Para consertos na bike
Google Maps Para Android e Iphone

Aplicativos para Ciclistas: maior controle ao pedalar.

Strava

foto da interface do strava

O Strava é um aplicativo completo para quem ama movimentar o corpo e praticar esportes dinâmicos.

É o mais famoso entre os amantes de bike!

Ideal para você que gosta de corridas, caminhadas, pedaladas, trilhas, natação, crossfit, elíptico, golfe, caiaque, escalada, remo, skate, esqui, simulador de escada, surfe, treino com peso, entre outras formas de se exercitar

Assim que o aplicativo for instalado, você deverá fazer o cadastro usando sua conta no Gmail, Facebook ou criando uma nova conta.

Após colocados os seus dados, você deverá escolher quais esportes costuma praticar para que a interface apareça personalizada com as informações mais úteis para o usuário.

É um aplicativo muito fácil de usar e se cadastrar, um dos pontos positivos é ser compatível com Android e IOS.

O Strava poderá ser usado em sua versão gratuita ou paga. Sendo possível a contratação de planos anuais ou mensais que se adéquem ao seu bolso.

Recomendamos o plano anual para quem já usou o app e gostou, sabendo que se agradou com o desempenho e monitoramento das suas atividades. Para quem ainda não tem certeza, mas, quer testar os benefícios exclusivos, o plano mensal é a melhor opção.

É possível realizar um teste gratuito, entretanto, para iniciar, será necessário adicionar a forma de pagamento nas opções cartão de crédito, picpay, mercado pago ou resgatando um código.

Você poderá salvar suas rotas preferidas ou usar o mapa no modo geral. Indo na opção gravar, você conseguirá registrar a distância percorrida e o tempo.

Além disso, o Strava monitora a frequência cardíaca caso você use um aparelho com essa finalidade que possa ser conectado a outros dispositivos via Bloetooth.

Para ciclistas, as seções disponíveis em pedalada são: Gravel Bike, Mountain Bike, Bicicleta elétrica, Handbike e velomobile.

Você poderá convidar seus amigos do Facebook e montar grupos no aplicativo. Outra possibilidade interessante é realizar os desafios propostos para melhorar sua resistência física.

Bike Map

foto da interface do bike map

O Bike Map é mais uma opção de aplicativo para ciclista com interface muito fácil de usar e que proporciona diversas vantagens.

O cadastro é rápido de realizar. Será possível entrar com sua conta da Apple, Facebook, conta na Google ou criando uma nova conta.

Ao visualizar o mapa, você poderá escolher entre os estilos básico, 3D, noturno, atlas, satélite e outros.

Ao ligar e autorizar sua localização, o aplicativo oferece possíveis rotas interessantes para explorar com sua magrela, categorizando por rotas planas, populares, montanhosas, de subida e de descida.

Para maior praticidade, defina o endereço de casa e do trabalho, assim, você conseguirá ligar a rota de ida e volta rapidamente.

Infelizmente esse aplicativo funciona apenas com internet na versão gratuita, a vantagem de usar o mapa off-line é disponibilizada apenas para quem contrata um dos planos Premium.

Para seguir adiante, será necessário confirmar se você é maior de 14 anos e responder se quer receber atualizações e, boletins do Bike Map via e-mail.

Além da versão gratuita, a versão paga oferece duas possibilidades de contratação: anual e mensal.

Na contratação anual, você pagará o valor de 159 reais (menos de 20 reais por mês). Já na contratação mensal, o valor é de 29 reais. Você poderá testar gratuitamente por 7 dias.

Entre os serviços disponíveis para pagantes estão: navegação curva a curva, mapas e rotas off-line, roteamento otimizado para vários tipos de bike, computador personalizado, mapas avançados, rotas de exportação, pré-visualização detalhada da rota e suporte Premium.

AllTrails

foto da interface do all trails

Esse aplicativo é perfeito para quem gosta de se aventurar em trilhas descobrindo novos lugares e navegando em contato com a natureza.

Assim como nossas dicas anteriores, essa versão para Mountain Bikers também exige um cadastro rápido para acessar os benefícios que o app proporciona.

A versão paga oferece navegação em trilhas, favoritamento de trilhas, download de mapas off-line, alerta em curvas, trilhas conforme a localização, ver elevações em 3D, fazer backup de mapas e navegação livre de anúncios.

Você poderá ligar sua localização ou inserir a cidade em que mora para que as sugestões de trilhas apareçam na sua timeline.

É um aplicativo útil também para quem pratica o pedal speed. Caso as trilhas da cidade em que você mora não estejam cadastradas, o app mostrará as mais próximas no Estado onde você reside.

Trilhas com cachoeiras, de nível moderado, iniciantes e avançadas poderão ser acessadas para iniciar.

Ao escolher seu local de destino, você poderá conferir informações como instruções, descrição, extensão da rota, elevações no percurso, tipo de terreno, clima e quais elementos naturais poderá encontrar no trajeto.

Clicando nas três linhas que ficam no canto superior direito da tela do seu celular, será possível escolher trilhas personalizadas delimitando a distância, o ganho de elevação, adequação, atrações, tipo de rota e nível de dificuldade.

Em algumas trilhas os ciclistas sinalizam que podem levar animais domésticos como cachorros.

O AllTrails está com uma campanha onde a cada usuário que se cadastrar, a equipe plantará uma árvore.

MapMyRide

foto da interface do map my ride

O cadastro no MapMyRide pode ser feito de duas formas: pela conta do Facebook ou, inserindo seus dados nos campos indicados ao abrir o aplicativo.

Além disso serão obrigatórias informações como sexo e país onde você mora. Após o cadastro, o aplicativo sugere que você informe seu peso, altura e adicione uma foto.

As configurações de otimização da sua bateria podem desconectar o aplicativo a qualquer momento, então, autorize o funcionamento na configurações no seu aparelho.

O próximo passo é verificar seu e-mail, caso você tenha se cadastrado pela sua conta do Facebook, o e-mail será o mesmo usado por lá.

Para o ciclismo, estão disponíveis as seguintes opções: ciclismo em estrada, mountain bike, bicicleta de touring, bicicleta fixa e bicicleta de passeio. Escolha uma e comece a monitorar seu desempenho.

Além disso, seu treino será monitorado em tempo real e você poderá ativar as configurações de bloqueio de tela e pausa automática quando uma parada sua for detectada pelo aplicativo.

Outro ponto positivo é o ajuste de treino do coach que fala durante o uso da ferramenta. O feedback por voz e a contagem de tempo de aquecimento também serão uteis para quem pedala.

Para usar o app é muito fácil, basta apertar no botão verde da tela inicial que diz “iniciar treino”. A partir de então, sua distância percorrida, duração do pedal, velocidade média, velocidade em km/h e calorias gastas serão contabilizadas.

Cycling News

foto da interface do cycling news

O Cycling News é um aplicativo de notícias e atualizações no mundo do ciclismo. Se você realmente ama pedalar e quer estar atento às novidades fresquinhas que interessam ciclistas, vale a pena instalar.

Para quem quer uma fonte automática de notícias e que fornece as mais variadas reportagens e, comentários sobre competições de ciclismo, peças de bike e novos modelos de magrela, esse aplicativo é um dos melhores para Android.

Infelizmente, por ser produzido para uma versão mais antiga do Android, pode apresentar alguns problemas quanto ao uso. Caso você encontre novas atualizações, recomendamos que faça a troca.

É muito fácil usar e entender a interface, já que as configurações são simples e podem ser manuseadas por indivíduos de qualquer idade.

Você poderá acompanhar notícias sobre design de bike, informações gerais sobre ciclistas, rumores, notícias sobre ciclismo em Nova York e London, entre outros tópicos oferecidos no app.

Um dos pontos negativos é a falta de opção em idiomas, algumas informações aparecem em português do Brasil, mas, outras são impossíveis de alterar ou traduzir.

Entretanto, ainda com esse inconveniente, ao clicar em uma notícia, você terá a opção de visitar o site. Escolhendo essa possibilidade, será possível traduzir os artigos com o navegador do seu celular de forma automática.

Você poderá ordenar as notícias como for mais prático, além de conseguir apagar as que não são interessantes ou que já foram lidas.

Além disso, há a possibilidade de fazer download de artigos e compartilhar com os amigos do grupo de pedal.

Veja dicas de como montar um grupo de pedal feminino.

Bike Repair

foto da interface do bike repair

O Bike Repair é para você que quer aprender mais sobre a mecânica da sua bicicleta, fazer ajustes e realizar consertos em casa de forma rápida e prática.

O aplicativo não apresenta funções adicionais, é prático e direto ao ponto. Assim que você instalar, conseguirá visualizar as recomendações e imagem numerada da bike para melhor compreensão.

Será possível aprender como remover e instalar as rodas, reposição da câmara de ar, instalação de pneu tubeless, correção dos aros, ajuste dos câmbios, reposição de pedais e outras técnicas para manutenção da magrela sem sair de casa.

É mais direto que muitos vídeos tutoriais no YouTube, além disso, é possível salvar as dicas para acessá-las sem internet.

Algumas funções serão implementadas em breve, como instalação de computador de bordo e das correntes. Além disso, estará também disponível algumas dicas sobre freios mecânicos.

O aplicativo é totalmente gratuito e ainda não existe versão alguma com planos pagos, ou seja, todos tem acesso às mesmas informações.

Infelizmente, o aplicativo está disponível apenas no inglês norte-americano, mas, não se preocupe, é possível traduzir usando seu próprio celular.

Ao abrir qualquer categoria de reparo, pressione e segure o dedo em uma palavra, logo após, arraste e selecione todo o parágrafo clicando em traduzir posteriormente ou, copie e cole no Google tradutor.

As seções são bem ilustradas com desenhos numerados e fotos reais das peças e, procedimentos que serão realizados.

Veja também nossa lista com as melhores suspensões para bike.

Google Maps

foto da interface do google maps

O Google Maps é o aplicativo mais usado por pessoas que querem traçar rotas desconhecidas sem se perder.

O ponto positivo do aplicativo é que funciona mesmo se você estiver sem internet.

Entretanto, para aproveitar essa função, será necessário acessar sua rota usando internet do CHIP ou wi-fi. Assim, ao ficar sem sinal ou caso você esteja sem internet no celular, a rota permanecerá funcionando normalmente.

Outro ponto positivo do Google Maps é já vir instalado em todos os celulares Android e é possível encontrar uma versão alternativa para IOS.

Dessa forma, você não precisará se preocupar em instalar novos aplicativos.

Além disso, está disponível em português do Brasil para quem usa aqui no país. Você não precisará traduzir as informações fornecidas pelo mapa.

É fácil de usar e compreender, entretanto, não fornece informações especificas para ciclistas como nos outros aplicativos citados anteriormente,

No Google Maps não será possível encontrar trilhas e opções de pedal já feitas por outros ciclistas, por exemplo.

Para usá-lo, você precisará já ter o destino pré-selecionado, assim, conseguirá acessar o tempo médio que gastará até chegar ao ponto final do percurso.

É um aplicativo bem avaliado e muito utilizado em todo o mundo por usuários de diversos meios de transportes. Até quem quer ir a pé em trilhas poderá usar os recursos do Google Maps.

Será interessante você unir essa opção com outro aplicativo especifico para ciclista que citamos nessa lista, assim, seu percurso poderá ser finalizado com maior segurança, conforto e praticidade.

Veja nossa lista com algumas opções de bicicletas urbanas para comprar.

Aplicativos para Ciclistas: Vale a pena Usar?

Porque ocupar sua memória com mais um aplicativo se você, independentemente se usa Android ou IOS, tem disponível gratuitamente o mapa do celular?

Se você ama pedalar, assim como os integrantes da nossa equipe, entende bem a importância de artigos específicos para ciclistas.

Sim, vale a pena ter um aplicativo esportivo, principalmente se você pedala em alguma modalidade do ciclismo e quer melhorar cada vez mais suas habilidades.

Será útil também para você que pedala para emagrecer, já que esse é um dos inúmeros benefícios que andar de bike oferece.

Os aplicativos esportivos são certeiros na necessidade de quem está frequentemente movimentando o corpo. Possibilidade de gravar suas rotas preferidas e sua frequência cardíaca são dois dos pontos positivos para quem usa.

Além disso, esses apps podem ser usados pelos integrantes do seu grupo de pedal, caso você esteja em algum. Dessa forma, alcançar os objetivos do grupo será ainda mais fácil através da coleta de dados importantes da pedalada.

Por isso, sim, é interessante que você instale um desses aplicativos citados em nossa lista e comece a usar agora mesmo!

Você já experimentou algum dos aplicativos citados acima? Como foi sua experiência? Esperamos ter ajudado. E, ah! Não esqueça o capacete!