Os 09 melhores capacetes para bike em 2022

foto capa com legenda melhores capacetes para bike
Aprenda aqui como comprar seu capacete e conheça os melhores

Procurando um artigo de proteção para usar durante suas pedaladas? Confira nosso guia que equipe do Bicicleta para Todos fez especialmente para você.

As bicicletas foram fabricadas para serem usadas como uma alternativa para locomoção mais rápida, mas, hoje, além de ser adquirida para servir como meio de transporte, é vista pelos benefícios que proporciona à saúde.

Além de ser um ótimo meio ir até os lugares de forma econômica, é o único meio de transporte que protege o meio ambiente dos gases poluentes. É um item bastante versátil, pode ser destinado para esportes, seja percorrendo trilhas ou, na modalidade montain bike, por exemplo.

Assim como em qualquer meio de locomoção, é necessário investir em acessórios que promovam a segurança. Pensando nisso, analisamos 9 capacetes para bike disponíveis para compra.

Os 09 melhores capacetes para comprar:

Capacete para Ciclismo MTB 2.0 V Design simples
Capacete Ciclismo Bike Giro Isode MTB Segurança e beleza
Capacete para Ciclismo MTB 2.0 Revestimento interno confortável
Capacete Para Ciclismo LED Raptor Estética diferente
Capacete Scott Supra Cor vibrante.
Capacete De Ciclismo Mtb Bontrager Solstice Cor neutrao.
CLISPEED Capacete Esportivo Adulto Melhor design.
Capacete Ciclismo Absolute Wild Melhor custo benefício
Domary Capacete de ciclismo Design exclusivo

Aviso: A lista acima foi produzida baseada em pesquisa feita pela nossa equipe levando em consideração fatores como valor e benefícios que oferece.

Essa publicação contém link de afiliados, que ajuda na manutenção do nosso site e garante que traremos sempre informações úteis e atualizadas para você.

Dica: Se você ainda não comprou sua bicicleta, confira nossa lista com as melhores de aro 29.

Capacete para Ciclismo MTB 2.0 V

foto do capacete para ciclismo com viseira na cor prata
Opção bonita e segura
VER PREÇO NA AMAZON

O MTB 2.0 V, é um dos melhores para quem está aderindo ao ciclismo, como esporte, já que possui um design bem esportivo com um ótimo custo-benefício.

Além disso, apresenta diversas aberturas que garantem a ventilação eficiente do couro cabeludo, o suor produzido não será um problema. Outra característica importante é a presença da viseira, que protegerá do sol, da chuva e de insetos.

A parte traseira é mais baixa que em outros modelos, gerando proteção eficiente à nuca. Esse ponto positivo para o usuário, pois em caso de acidente, a certeza de que não haverá danos será maior.

A maior garantia da eficiência do produto é a marca fabricante, referência na fabricação de itens para bicicletas com proteção superior e durabilidade, além de um acabamento impecável.

Gostamos:

  • Ótimo custo-benefício;
  • Ventilado, com 21 aberturas de ar;
  • Viseira removível;
  • Traseira baixa;

Não gostamos:

  • É considerado um capacete pesado;
  • Dificil de encontrar online

Capacete Ciclismo Bike Giro Isode MTB

Foto do capacete giro na cor cinza
Matérias-primas de qualidade
COMPRAR NA AMAZON

Apesar do valor usado ser considerado alto, oferece segurança eficaz graças a qualidade dos materiais usados em sua produção, além disso, proporcionará a tranquilidade de um percurso com um item eficaz.

É um modelo produzido para a prática do Montain Bike speed, apesar de não conter viseira, garante frescor e proteção para o ciclista.

É uma peça versátil e bem produzida, por isso, é o mais vendido da marca Giro comercializado para ciclismo, além das modalidades citadas anteriormente, pode ser usado na modalidade speed e para percursos destinados ao lazer.

Para mulheres, oferece conforto e maior possibilidade de penteado no cabelo. Possui estrutura leve e segura para assegurar a melhor experiência possível.

O ajuste é de 360°, possibilita que a fixação do produto não seja uma preocupação para você e. Esse ajuste permite que o item não fique preso a um único tamanho, oferecendo 3 pontos para proporcionar conforto e leveza.

As entradas de ar no capacete impede que a cabeça abafe e produza muito suor, o que pode atrapalhar no desempenho. Seu investimento será proveitoso devido à alta durabilidade do produto, poderá ser usado por muitos anos.

Gostamos:

  • confortável e seguro
  • ótimo custo benefício
  • produto original
  • entrega eficiente e rápida

Não gostamos:

  • Não temos informação se o forro é removível
  • Tamanho único
  • preço mais alto

Capacete para Ciclismo MTB 2.0

foto do capacete MTB 2.0
Beleza e conforto
COMPRAR NA AMAZON

Esse modelo possui uma apresentação mais simples, apesar de ser um dos mais vendidos da categoria inclusa na plataforma Amazon por um preço baixo.

Destinado para adultos, é uma excelente opção para quem está iniciando nas pedaladas mais radicais em modalidades como o Montain Bike, pois, além de ser eficiente, é comercializado por um valor bem acessível.

O conforto e segurança são utilidades garantidas, além do design bonito e atrativo, você poderá escolher entre as cores disponíveis que são: azul, verde, preto, branco, cinza e vermelho, o que melhor se adéque à coloração da sua bike.

A viseira pode ser removida em qualquer momento e adicionada novamente quando você preferir. Esse capacete possui LED traseiro, ideal para saídas durante a noite em locais pouco iluminados, assim, outros veículos poderão ver você e desviar com tranquilidade.

São 19 as entradas de ventilação, perfeitas para manter a respiração do coro cabeludo e não ocasionar suor excessivo.

Gostamos:

  • Viseira removível;
  • LED traseiro;
  • Custo benefício;
  • Várias opções de cores.

Não gostamos:

  • Menos resistente devido ao valor
  • Apenas para iniciantes em modalidades esportivas ou lazer

Capacete Para Ciclismo LED Raptor

foto do capacete raptor led
Design moderno
VER PREÇO NA SUBMARINO

Para quem deseja economizar financeiramente, esse é o modelo perfeito, pois, além de barato, oferece bastante segurança e conforto.

Esse capacete é leve e possui prendedor regulável que se adequar perfeitamente em seu queixo, contém ventilação eficaz que pode ser útil para quem produz suor em excesso e sente mais os efeitos do calor.

Possui um design que chama a atenção dos veículos, e garantirá que você seja visto (a) em pedaladas noturnas, entretanto, esse fator não influencia na neutralidade e elegância da aparência.

Para quem possui cabelo curto, pode oferecer uma desvantagem significativa, pois, deixa marcas no cabelo de quem usa.

Gostamos:

  • ótimo preço
  • produto leve
  • Prendedor ajustável;
  • Luz traseira;
  • Ótimo custo benefício.

Não gostamos:

  • Marca o cabelo;
  • Não possui local para colocar a luz no alto do capacete.

Capacete Scott Supra

foto do capacete scott supra
Ideal para trilhas 
VER PREÇO NA SUBMARINO

O Scott Supra é um dos capacetes mais indicados para usar em trilhas, pois, que é leve e confortável. Além disso, oferece tela de proteção contra insetos, por isso, é uma ótima ferramenta prefere percursos arbustivos e com elementos naturais, ou caminhos com grande incidência de insetos.

Outra vantagem importante que oferece é a ventilação, com 12 entradas de ar e, logo abaixo, a espuma removível e lavável, o que facilita a sua limpeza e proporciona controle eficiente da umidade.

Outra característica é a presença da tecnologia In-mold que potencializa a proteção em caso de impacto. E, mesmo com tantas vantagens, é comercializado por ótimo custo-benefício, ou seja, preço baixo.

Uma das principais desvantagens é que não apresenta variedade quanto ao tamanho, sendo oferecido apenas o tamanho único, além de não ser indicado para quem deseja praticar esportes muito radicais, se esse for seu caso, você precisará investir um pouco mais.

Leia também nosso artigo sobre as melhores marcas de bike.

Gostamos:

  • Viseira removível;
  • Tela de proteção contra insetos;
  • Sistema refletivo;

Não gostamos:

  • Possui tamanho único,
  • Não é muito indicado para esportes muito radicais.
  • Custo-benefício médio.

Capacete De Ciclismo Mtb Bontrager Solstice

foto do capacete bontrager solstice
Neutralidade e conforto
COMPRAR NA SUBMARINO

Este capacete é um dos melhores para quem deseja praticar Mountain Bike, já que é um dos mais resistentes do mercado, possui boa ventilação, com 14 aberturas que auxiliam para não esquentar o couro cabeludo.

A aquisição desse produto é confiável, pois, é um capacete fácil de usar que garante conforto e proteção na pedalada por um excelente preço. Apesar de ser mais caro que alguns outros modelos da lista, é considerado um item de baixo custo na categoria.

A praticidade é um de seus pontos positivos e podemos notar essa característica no ajuste do capacete que pode ser feito com apenas uma mão enquanto você pedala, não precisará pausar o percurso.

O design garante que a circulação de ar ocorra e seja eficaz para que o coro cabeludo se mantenha fresco, além do conforto que o item proporciona ao usuário.

As forrações do capacete são macias e laváveis, ou seja, você poderá higienizar com água e sabão para remover todas as impurezas decorrentes do trajeto percorrido.

O fabricante oferece garantia de um ano após a compra em caso de acidentes, se esse for o seu caso, a troca será gratuita e tranquila.

Sua cor preto é neutra e combinará com qualquer vestimenta e bicicleta, além disso, pode ser adquirido tanto por homens quanto por mulheres, graças à estética unissex.

Gostamos:

  • Grande resistência a impactos;
  • Sistema de distribuição de impactos;
  • Possui revestimento e acolchoamento de espuma, lavável e removível;
  • Sistema de ajuste com apenas uma mão.

Não gostamos:

  • Preço mais alto;
  • Não há diversidade de tamanhos.

CLISPEED Capacete Esportivo Adulto

foto do capacete clispeed
Elegância e ótimo custo benefício
VER PREÇO NA AMAZON

Para quem procura um capacete leve, esse é o modelo ideal, que, ainda que ofereça esse benefício, garante segurança comprovada por quem já comprou.

Conta com abertura maiores que os outros modelos e gera conforto ao pedalar. Além disso, possui estética excelente e um acabamento impecável, o que com certeza gera maior segurança.

Outra vantagem desse equipamento é que possui o revestimento bastante macio e confortável na área interna, que lavado sem prejuízos ao material. A viseira pode ser removida caso haja necessidade, mas, a presença garante proteção à chuva e luz do sol excessiva.

Gostamos:

  • Bom custo-benefício, um dos melhores do mercado;
  • Boa ventilação;
  • LED na traseira, que gera mais segurança;
  • Viseira removível;
  • Ajustável na nuca;
  • Revestimento interno macio;
  • É lavável.

Não gostamos

  • A viseira pode apresentar defeitos, após algum tempo de uso;
  • Marca o cabelo.

Capacete Ciclismo Absolute Wild

foto do capacete absolute wild na cor verde e cinza
Tecnologia avançada para você
COMPRAR NA SUBMARINO

O Absolute Wild é ideal para quem busca leveza, segurança, estilo e conforto em um único produto. Além disso, conta com pala removível para minimizar os efeitos da chuva e sol intenso no rosto.

A área interna do capacete foi projetada para absorver umidade, assim, diminuirá o mau odor causado pelo suor. É removível e lavável para que seja possível remover o máximo de sujeiras possível.

Acompanha tela anti insetos e 22 entradas de ar que potencializam a ventilação e tornam possível a respiração eficiente do couro cabeludo. O ajuste na cabeça é preciso e fácil de fazer, basta usar apenas uma das mãos.

Na parte traseira oferece um sistema de piscas com três modos que auxiliará em pedaladas onde há menor iluminação, assim, como os faróis de um carro, você poderá sinalizar sua presença.

Gostamos:

  • É bem ventilado;
  • Revestimento removível e lavável;
  • Possui espuma interna;
  • Boa durabilidade.
  • Sistema de LED.
  • Valor acessível

Não gostamos:

  • O frete pode ser alto;
  • Não há muitas opções de tamanho.

Domary Capacete de ciclismo

foto do capacete domary
Mix de cores que proporcionam equilíbrio estético
COMPRAR NA AMAZON

Por último, o capacete Domary que, segundo o fabricante, é produzido com materiais de proteção ambiental. Com design elegante que proporciona conforto, é perfeito para ser usado para lazer ou modalidades esportivas iniciais.

É referência quando pensamos em segurança, contém espuma que protege em casos de impacto, absorvendo toda a energia gerada na queda.

Apesar de não conter luz LED, reflete luminosidade, ou seja, caso você esteja pedalando à noite, o farol de carros, motos e caminhões refletirão na estrutura que funcionará como uma luz acesa no capacete.

As aberturas efetivam a ventilação e garantem a minimização da produção de suor, comum na prática de exercícios físicos principalmente durante o dia se estiver calor.

Seu principal ponto negativo é que seus furos são pequenos, por isso, não garante muita ventilação. Nos dias quentes, não são bons companheiros dos ciclistas, já que retém o suor.

Além das reclamações dos usuários serem enormes, por conta da espuma durar apenas cerca de um ano de uso,  que quebra após pouco tempo de uso, e caso aconteça algum dano na fivela, ela não é tão fácil de ser encontrada, gerando desconforto e frustação para quem busca proteção.

No link que disponibilizamos, você terá duas opções de cor: verelho e laranja, ambas em contraste com o preto, é um modelo unissex, poderá ser adquirido por qualquer gênero.

O que gostamos:

  • É resistente;
  • Possui espuma interna;
  • Duas opções de cores;
  • Ótimo custo benefício.

O que não gostamos:

  • Menos resistente que outros modelos devido ao preço;
  • Valor da entrega pode ser alto.
foto capa com legenda guia de compra capacetes para bike e desenho de ciclista
Entenda como comprar o capacete ideal

Como escolher o melhor capacete para bike

Ao adquirir um capacete, será necessário que você analise diversos fatores, como tamanho, finalidade e valor máximo que deseja investir.

O tamanho dos capacetes são diferentes, você poderá encontrar tamanhos grandes, médios e pequenos e, será necessário que você analise o matéria-prima usada na composição do produto.

Lembre-se de que o isopor é um material importante, pois, unido ao restante da estrutura, oferece proteção eficaz no caso de impactos.

É necessário também que você observe se os ajustes do capacete se adequam ao seu rosto e se as travas são realmente eficientes, não esqueça de buscar informações sobre o conforto que o modelo proporciona, pois, ao usar por longos períodos, pode causar dores no pescoço e na cabeça.

Capacetes com espuma são sempre mais macios e suaves;

Leia nosso artigo sobre velocimetros e aprenda um pouco mais sobre o assunto.

Dicas para escolher o melhor capacete

  • Tipo de atividade: Antes de comprar seu capacete, decida que tipo de atividade irá realizar com a sua bike, se é apenas para lazer ou esporte;
  • busque uma loja de confiança: É importante procurar uma loja que apresente bons valores, aconselhamos que você busque também em lojas virtuais, pois, na maioria das vezes são encontrados por menores preço. Adquira apenas em sites e plataformas conhecidas.
  • Finalidade Não se preocupe apenas com estética, busque um capacete que seja adequado para a função que você deseja, Prefira capacetes que possuem viseiras, pois elas dão ao usuário proteção contra o sol e pingos de chuva.
  • Tamanho: é importante que, no momento da escolha, você não adquira o tamanho errado, mesmo em compras online, certifique-se de que as medidas do produto são compatíveis com as da sua cabeça.
  • Aerodinâmica: No caso da busca por determinada proporção de aerodinâmica, opte por capacetes aéreos, mas, saiba que eles não contam com aberturas, por isso, são indicados para atletas profissionais que irão usá-los em provas de ciclismos ou pistas especializadas
  • Segurança: observe a segurança que proporciona, os capacetes de enduro proporcionam boa ventilação e aerodinâmica, já que possuem design parecido com capacetes de motos, protege não apenas a cabeça, mas também o rosto.
  • Revestimento: Não esqueça de observar se o revestimento, forro, ou acolchoamento do produto é removível, pois isso possibilita a higienização seja mais fácil e eficaz.
foto capa com legenda modelos capacetes para bike com foto da sombra de um ciclista
Conheça os principais modelos de capacete para bicicletas

Modelos de capacetes

As mercadorias destinadas para  ciclistas apresentam uma enorme variedade, não apenas de preços, mas de funções. O mesmo acontece com os capacetes, são diversos os modelos que existem no mercado, isso gera dúvida no momento da aquisição, por esse motivo, é necessário que você tenha atenção ao tipo de capacete que irá adquirir.

Capacete mountain bike

Esse modelo de capacete é o mais utilizado por quem usa bicicleta como um esporte, pois é muito ventilado graças à presença de muitas entradas de ar. Em busca do maior conforto para quem pratica esportes, como trail ou all montain, trazem proteção contra raios solares fortes e invasivos através da viseira, ideal para proteção contra possíveis obstáculos, em casos da prática de esportes radicais.

O melhor dessa categoria de capacete, é que trazem a possibilidade de retirar a viseira, para uso em atividades cotidianas.  

Capacete urbano

Esse é o capacete mais comum de ser encontrado, já que é o mais utilizado pelas pessoas que usam a bike como meio de transporte. O capacete urbano é ventilado, e ajustável no rosto e possui formato característico, por isso, é conhecido popularmente como “capacete coquinho”. Possui um bom ótimo custo benefício e é ideal para quem pedala por meio de ciclovias, ruas, avenidas, muito indicado como proteção durante o lazer.

Capacete downhill

Este é o capacete ideal para proteção potencializada já que é o modelo que traz maior resistência, indicado para quem prefere a prática de esportes que tenham maiores riscos e envolva pedras, grandes descidas, árvores e etc. A maior vantagem, além da resistência que possui, é que ele protege o rosto inteiro.

Capacete estrada

Os capacetes estrada ou road, são utilizados principalmente na prática de esportes que trazem obstáculos mais leves que os do mountain bike, pois, possuem um design feito especificamente para cortar o vento, por isso, agiliza a pedalada.  Esse modelo de capacete pode ser adquirido com viseira, para proteção eficiente da luz e pingos de chuva nos olhos.

Confira esse vídeo que ressalta a importância dos capacetes em bicicletas:

Muitas pessoas que utilizam bicicleta dispensam equipamentos de proteção e, no caso de acidentes podem se machucar gravemente.

Por esse motivo, são indicados acessórios de proteção para crianças e adultos como o capacete, que além de proteger contra cortes, escoriações e raladuras, ainda evitam o traumatismo craniano no caso de grandes impactos ou de lesões celebrais ou, no caso de tombos, batidas em objetos ou situações que geram resultados graves.

Utilizar o capacete melhora a aerodinâmica, por esse motivo, é importante conhecer as categorias de capacetes disponíveis no mercado, escolha o melhor para você de acordo com suas necessidades.

Perguntas frequentes

Como saber o tamanho ideal do capacete?

Há diversos tamanhos de capacetes, por esse motivo é importante que o usuário meça corretamente o tamanho adequado, após realizar essas medidas, é que se deve buscar o ideal, uma dica é observar se ele cobre parte de sua testa se a compra ocorrer em loja física, de preferência aos que ficam até dois dedos acima da sua sobrancelha.

Além do ajuste da fivela, posicione corretamente as tiras que formam um V ( ficam localizadas nas laterais  e no queixo), feito isso, abra a boca o máximo que puder, o capacete deve pressionar sua cabeça, do contrário ele não está corretamente ajustado ou seu tamanho. Não é necessário que o capacete pressione sua cabeça a todo momento, caso isso ocorra, escolha um maior.

Quando é necessário trocar o capacete?

É recomendado que o capacete seja trocado após 5 anos a partir da sua compra, já que passado esse tempo a espuma e outros materiais do produto começam a se deteriorar, outro indício é a presença de rachaduras decorridas de impactos, mesmo que não sejam visíveis, após acidentes, descarte-o e compre outro, pois, podem haver danos internos que passam despercebidos.

Como acionar a garantia extra do fabricante de capacetes?

A maioria dos fabricantes que disponibilizam garantia extra de troca do produto, costumam pedir o laudo médico, caso o acidente tenha demandado dessa necessidade, ou, que você demonstre o dano causado exibindo o próprio capacete, entre em contato com o fabricante, ele passará as instruções necessárias para que você realize a troca do seu equipamento.

Conclusão:

Há países, onde a maioria da população prefere a bicicleta como meio de transporte, e no Brasil, isso ocorre cada vez mais, já que une economia financeira, proteção ao meio ambiente e, cuidado com a saúde física e mental.

Mas, esse cuidado com a saúde vai além da pedalada diária, será necessário que o usuário da bike cuide também da proteção contra acidentes, adquirindo o maior número de itens possíveis, como luvas, buzinas, faróis, capacetes e etc.

O capacete é um dos itens de segurança mais importante para quem pedala, já que protege a região da cabeça de possíveis impactos.

É evidente que ao decidir praticar uma atividade física, seja ela ciclismo ou não, é necessário que você busque informações sobre ela, pois, a segurança é um fator primordial na realização dessas práticas.

No caso do ciclismo, que assim como em segurança, não oferece estrutura completa que mantém o usuário dentro do veículo com itens como airbags, fica clara a necessidade de busca por acessórios adicionais, pensando em você e, nos seus familiares e amigos próximos.

Siga as informações a serem observadas na aquisição de uma segurança oficial e informações apropriadas à compra.

Assim, você contará com um produto eficaz, com design bonito e, por um ótimo custo benefício.

Nosso artigo foi útil para você? Nos conte sobre qual capacete você mais gostou e se comprou algum da nossa lista.