Andar de Bicicleta Sozinho ou em Grupos? Qual o melhor?

Andar de Bicicleta Sozinho ou em Grupos? Qual o melhor?

Muitas pessoas quando iniciam no ciclismo possuem dúvida se é melhor pedalar sozinho ou em grupos. Vamos te mostrar as vantagens e desafios dos dois - e ajudar você a fazer uma decisão!

Em todo esporte e atividade física precisamos ter em mente que cada pessoa possui um jeito de fazer as coisas. A nossa personalidade transparece até mesmo na hora de pedalar.

Há aqueles que preferem se exercitar sozinho, e há aqueles que amam fazer parte de grupos.

Acredite: existem vantagens para os dois, assim como desafios também.

Mas se você é um ciclista iniciante, recomendamos que você entenda um pouco melhor sobre como funciona o ciclismo em grupos.

Muitas vezes as vantagens podem acabar ajudando você a tornar este um hábito sólido na sua rotina!

Benefícios de pedalar em grupo

Se você já leu alguns conteúdos aqui do Bicicleta para Todos, sabe que por vezes recomendamos que os ciclistas iniciantes procurem grupos para pedalar.

Isso porque andar de bike com um grupo presencial pode ser muito útil para te ajudar a construir o hábito de pedalar com frequência e constância, buscando sempre melhorar no pedal.

Ter pessoas que compartilham do mesmo interesse e da mesma paixão pelo pedal com certeza faz diferença.

Especialmente quando as coisas podem ficar um pouco mais difíceis - seja por não estar enxergando melhoria em si mesmo, ou desânimo de sempre fazer as coisas do mesmo jeito -, ter um grupo pode ser o apoio e motivação que você precisa para continuar pedalando e contornando estes obstáculos.

Listamos alguns benefícios de por que você deveria pedalar em grupo:

grupos para pedalar

Pedalar em grupo é mais seguro

O principal motivo é a questão da segurança, por vários fatores!

Primeiro deles é que um grupo de ciclistas é muito mais visível do que apenas um ciclista pedalando sozinho.

Se você está pedalando em rodovias ou estradas, isso pode ser muito útil para evitar acidentes.

Segundo, você tem pessoas ao seu redor para te ajudar se algo acontecer.

Pode ser algo simples, como se a sua água acabar e você precisar se manter hidratado, ou algo mais sério, como se acontecer um acidente e você se machucar.

O terceiro fator é que você acaba correndo menos riscos de ser assaltado.

Afinal, é muito mais intimidante assaltar um grupo de ciclistas do que apenas um ciclista sozinho, que pode ser visto como alguém facilmente vulnerável.

Principalmente se você é um iniciante no ciclismo, isso tudo pode ser muito útil para te ajudar a ter mais confiança e, depois, pedalar sozinho com mais frequência.

Melhor para fazer trilhas

Caso você se interesse por MTB, saiba que pedalar em grupo pode ser muito mais vantajoso!

Tanto pela questão da segurança, que em trilhas é ainda mais importante, quanto pela questão de conhecer lugares novos.

O ideal é que um ciclista nunca se aventure sozinho por uma trilha que ainda não conhece. Afinal, você pode se perder e não conseguir socorro.

Além disso, existem trilhas não é recomendável fazer sozinho, mesmo que você já tenha feito em grupo outras vezes.

No entanto, fazendo parte de um grupo de ciclistas que fazem trilhas, isso pode ser muito mais interessante, pois você conhecerá novos lugares com pessoas mais experientes que você.

E, sinceramente, uma das grandes vantagens de pedalar é justamente a oportunidade de conhecer lugares incríveis na bike. Com boa companhia, então, pode ser ainda melhor!

vantagens de pedalar em grupo

Motivação e constância

Se você faz parte de um grupo que segue algum cronograma (como dia e horário específico na semana para pedalar juntos, ou eventos frequentes pra pedalar em novos lugares), isso pode trazer muito mais motivação para manter a constância.

Caso você já tenha iniciado alguma atividade física antes, sabe muito bem o quanto pode ser difícil se manter constante, driblando o desânimo que sempre chega em algum momento.

Seja, por exemplo, ao se matricular na academia ou fazer aulas de dança, ou de artes marciais, pode ser muito complicado se manter motivado depois de um tempo, quando passa a animação inicial de ter começado algo novo.

No ciclismo, isso não é diferente.

Por isso, fazer parte de um ou de mais grupos ativos de ciclistas pode ajudar a não desistir de pedalar quando bater aquele desânimo.

Afinal, para você se manter pedalando em grupo é necessário manter um bom condicionamento físico para conseguir seguir o ritmo do grupo.

Você vai aprender muito

Quem é iniciante no ciclismo pode se sentir um tanto perdido com várias coisas. Afinal, você está mergulhando em um novo universo e até entender tudo sobre bicicletas, a atividade em si, modalidades e etc., pode levar um tempo.

Mas ter contato com pessoas que possuem mais experiência e conhecimento que você, como ciclistas que já pedalam há muitos anos, vai te ajudar a conhecer cada vez mais.

E nisso você vai aprender muitas coisas que somente a prática e experiência podem trazer.

Novas amizades

Por fim, o ciclismo é uma atividade física que não precisa ser solitária.

E esta é uma vantagem e tanto!

Você tem a oportunidade de fazer novas amizades com pessoas que possuem um mesmo interesse que você, e já possui um assunto em comum para conversar, trocar dicas e informações.

dicas para encontrar grupos de ciclismo

Como encontrar um grupo para pedalar?

Aposto que agora você já está até mesmo mais animado com a ideia de fazer parte de um grupo de ciclistas, não é?

Mas também sabemos que pode ser bastante difícil encontrar estas pessoas se você não faz ideia de como procurar. Por isso, temos algumas dicas.

O primeiro passo para encontrar um grupo para pedalar é buscando por redes sociais.

O Facebook, especialmente, pode ser muito útil por conta dos grupos.

Vale a pena pesquisar por grupos com o nome da sua cidade, para filtrar melhor as possibilidades.

Além disso, existem vários sites para ciclistas que possuem fóruns, que podem ser muito úteis para encontrar outras pessoas na região em que você vive.

O segundo passo é pesquisando por trilhas de ciclismo que as pessoas costumam fazer mensalmente, e eventos, como pequenos campeonatos.

Mesmo que a princípio você vá sozinho, é interessante para conhecer novas pessoas e trocar algumas ideias. Assim, você acaba descobrindo que pode ter um grupo super perto de você.

É necessário, no entanto, que você tome alguns cuidados. Se você é experiente, não entre em grupo de pessoas iniciantes. O mesmo vale ao contrário, é claro.

Além disso, é importante estar atento para a modalidade. Onde você quer pedalar e onde o grupo pedala?

Se você quer fazer trilhas e o grupo pedala apenas nas zonas urbanas, não vai ser muito interessante se comprometer com essas pessoas.

Por isso, é interessante buscar grupos que tenham o mesmo objetivo que você.

É melhor pedalar em grupo?

Falamos bastante sobre as vantagens de ter um grupo de ciclista, mas isso não significa que pedalar sozinho é ruim.

Na verdade, para muitas pessoas, pedalar em grupo pode não ser a melhor opção.

Tudo é uma questão de analisar a si mesmo e o seu próprio estilo no esporte.

Por exemplo, você é uma pessoa que consegue pedalar com duas ou mais pessoas ao seu redor e ainda assim manter a concentração no seu pedal?

Você gosta da ideia de compartilhar o trajeto e o ritmo com outras pessoas? Ou prefere fazer o seu próprio caminho e pedalar no seu próprio ritmo?

Afinal, quando pedalamos em grupo, é necessário entender que não podemos avançar muito à frente ou ficar muito para trás.

Isso pode ser bom para iniciantes, pois pode ajudar a treinar o condicionamento físico e se manter no ritmo do grupo, mas também pode ser ruim caso você seja muito iniciante ou muito experiente.

Obviamente, tudo vai depender do objetivo que as pessoas do grupo possuem.

O ciclismo em grupo é uma atividade que trabalha muito a nossa noção de trabalho em equipe também, pois temos que entender as possibilidades e limitações do grupo que fazemos parte e estarmos disponíveis para ajudar.

De todo modo, é necessário que você avalie o que você deseja e precisa na hora de pedalar.

Por fim, você também pode equilibrar as duas coisas. Afinal, fazer parte de um grupo de ciclistas não significa que você terá que pedalar sempre acompanhado.

Mas, sem dúvidas, é sempre muito legal ter uma opção de não pedalar apenas sozinho por aí.

Dicas para pedalar sozinho com segurança

Pedalar sozinho tem muitas vantagens também.

É um momento só seu, para você cuidar do seu corpo e mente, aproveitar a brisa no rosto e conhecer lugares incríveis na bike.

Sem dúvidas, pedalar é uma das atividades que mais trazem sensação de bem-estar e liberdade. E ter esses momentos de pedalar só pode ser muito importante para sua saúde mental.

Mas, como falamos acima, andar sozinho de bike é menos seguro. Por isso, separamos algumas dicas para te ajudar nesses momentos!

vantagens de pedalar sozinho

Planeje bem o seu trajeto

Antes de sair de casa, pense bem no seu trajeto e faça uma pesquisa, caso você ainda não o conheça tão bem assim.

É sempre importante que você se assegure de que não é um local perigoso, onde acontece muitos assaltos e sequestros, por exemplo.

Uma dica interessante é pesquisar por blogs pessoais de ciclistas que compartilham rotas e trajetos na internet. Muito provavelmente você encontrará dicas bem legais de onde pedalar na sua cidade.

Vá preparado

É sempre importante que você pense naquilo que você pode precisar enquanto pedala.

Ou seja, leve água o suficiente para todo o seu trajeto. Assim como um lanche (pode ser uma banana, por exemplo), caso você sinta fome ou passe mal e precise comer algo rapidamente.

Além disso, é importante levar o seu celular com bateria recarregada caso você vá fazer um trajeto mais distante ou vá pedalar por um lugar que você ainda não conhece.

E jamais esqueça seus documentos de identificação, como a identidade ou CHN.

Por fim, pode ser sempre muito útil levar um pouco de dinheiro (em cédula mesmo!).

Confira sua bicicleta

Por fim, a última dica que temos para você pedalar sozinho com segurança é sempre conferir a sua bike antes de sair de casa.

Veja se está tudo ok, se os pneus estão calibrados adequadamente, se os freios estão funcionando, e etc.

Além disso, prepare-se de forma adequada também para o trajeto e o clima que você vai enfrentar, com acessórios de segurança e proteção, assim como roupa adequada para o pedal que você vai fazer.

Pedalar é uma atividade maravilhosa que traz muitos benefícios para o corpo e a mente, seja sozinho ou acompanhado.