05 principais acessórios para ciclistas

05 principais acessórios para ciclistas

Você está iniciando no ciclismo e ainda tem dúvidas sobre quais os acessórios são essenciais? Nós do Bicicleta para Todos listamos alguns dos mais importantes. Continue lendo para conferir.

Geralmente os ciclistas começam sua paixão por bikes urbanas e daí por diante buscam cada vez mais artigos relacionados à esse esporte e atividade física tão benéfica à saúde.

Em simultâneo, é difícil saber inicialmente quais os acessórios primordiais para garantir o conforto e segurança de quem pedala, já que são muitas as opções.

Existem diversos itens disponíveis para a compra confeccionados com materiais diferentes e preços distintos. É quase impossível que você não encontre o ideal para a finalidade desejada.

No artigo abaixo você conhecerá melhor os principais itens que todo indivíduo que pedala deve levar consigo no trajeto.

Luzes e faróis

foto capa com legenda faróis e luzes
Os faróis garantem melhor visibilidade

As luzes e faróis em bicicletas, ao contrário de motos e carros não é um acessório incluso, entretanto, possui a mesma finalidade: segurança e maior visibilidade.

Alguns ciclistas preferem realizar pedais à noite ou, se estiver em grupos, muitas vezes o percurso dura o dia todo e é finalizado quando já está escuro. Então, como visualizar a pista ou estrada? Com os faróis.

Você pode conferir os melhores farois para sua bike aqui.

Grande parte das pessoas optam por não instalar luzes em sua bike por não julgarem necessário.

Ou utilizam a bicicleta para se locomover apenas durante o dia ou, durante a noite, transitam apenas em locais iluminados com lâmpadas públicas.

Os faróis serão úteis para quem pedala por lazer, gosta de se locomover de uma cidade a outra como opção de vida saudável e diversão, trabalha ou estuda no período noturno, pois, as bicicletas além de úteis na locomoção são opções mais econômicas para trajetos curtos.

A melhor parte, é que não existe uma legislação específica que discorre sobre faróis em bicicletas como há a proibição de determinados modelos para motos e carros, então, você poderá adquirir luzes de qualquer coloração.

Essas luzes serão essenciais se você costuma pedalar em pistas asfaltadas, pois, você estará dividindo espaço com outros meios de transportes maiores que, em caso de acidente protegerão o motorista e você ficará desprotegido.

Optando por essa sinalização, será possível que outros motoristas vejam sua bicicleta a certa distância assim, redobrarão o cuidado no percurso. Você garantirá sua segurança.

Outro fator sobre esses acessórios é que podem ser encontrados facilmente através de pesquisas na internet por diversos preços. Inicie por um de valor mais baixo e posteriormente, se julgar necessário, troque por um kit de melhor qualidade.

A instalação pode ser feita em casa seguindo o passo a passo recomendado no manual. Se houver qualquer dúvida, pergunte para um colega que já tenha adquirido esse produto ou recorra a alguma oficina.

Kit de ferramentas

foto capa com legenda ferramentas esteja preparado ou preparada
As ferramentas irão te ajudar em casos de emergência

Também pensando na sua segurança, para quem ama fazer longos percursos de bicicleta, é muito importante carregar consigo um kit básico de ferramentas.

Esses kits geralmente são compostos por chaves específicas para a manutenção de bicicletas. Poderão ser compostos por você se comprar cada item separadamente ou, poderão ser comprados já em grupo.

Para quem está iniciando na realização de trilhas usando a bike, recomendamos a compra de um kit básico que seja composto por poucos itens, somente os mais necessários, pois, o investimento financeiro será menor.

Conforme você se interessar por percurso mais longos, busque por kits mais complexos e melhor organizados, assim, você estará preparado para todo – ou quase – tipo de imprevisto.

Durante o trajeto você poderá passar por diversas situações, entretanto, a mais comum é o pneu furar, principalmente em percursos realizados em estradas sem asfalto, geralmente preferíveis por quem gosta da modalidade montain bike.

Por isso, o item principal de “primeiros socorros” para a sua bike deverá ser uma bomba para encher o pneu e, algum item que possa ser colocado no furo e impedir a saída de ar.

Atualmente, existe um sistema que facilita os percursos feitos em locais repletos de britas, cascalhos e possíveis espinhos grandes.

O sistema tubeless não utiliza câmara de ar garantindo assim, leveza e eficácia na proteção dos pneus.

Esse kit de ferramentas pode salvar você em caso de acidentes leves que podem danificar qualquer peça da sua bike, você não precisará esperar por ajuda e interromper por horas sua pedalada.

Busque vídeos no youtube ou matérias que ensinam como usar cada peça, assim você estará preparado para qualquer adversidade que possa surgir durante a pedalada.

É possível encontrar maletas de ferramentas com preços a partir de R$ 28,00. Reveja os locais por onde você costuma pedalar, pontue os possíveis imprevistos e adquira o kit ideal.

Capacete

foto capa com legenda capacete esteja sempre seguro
Use o capacete para permanecer seguro

Um capacete com certeza é o primeiro acessório que você ciclista deve adquirir após a sua bike, pois, sem eles, o risco de machucar gravemente a cabeça em caso de acidentes é muito alta.

Se você ainda tem dúvida sobre qual o melhor modelo, confira nosso artigo sobre melhores capacetes e escolha o que mais se adéque à sua necessidade e estilo. São várias as opções para escolher por ótimo custo benefício.

Geralmente, os melhores são os que possuem saída de ar para evitar que o suor acumule, já que é bastante comum a transpiração excessiva ao praticar qualquer atividade física, por isso, esse é o primeiro aspecto que você deve observar.

Confira também os materiais adicionados na fabricação, pois, esse acessório deve proporcionar ao ciclista leveza, conforto e segurança. Não adianta usar um capacete pesado e apertado que causa muito desconforto, pois, você não aguentará completar o trajeto.

Você poderá optar por uma coloração neutra como preto, branco ou cinza. Mas, há a possibilidade de adquirir um modelo que a cor combine com outros acessórios, roupa ou com a coloração da sua bicicleta.

Opte por capacetes que são fáceis de lavar. O suor é uma ação que o corpo pratica para eliminar toxinas internas, por isso, suja e deixa manchas nos tecidos além de mau cheiro.

Esse item é tão importante ao pedalar que não é recomendado apenas para adultos e sim para também serem usados em bicicletas infantis. Seu filho, sobrinho, primo ou vizinho estará protegido principalmente no período inicial de aprendizagem.

Após selecionar o modelo ideal para você ou para presentear, confira os comentários de quem já comprou e testou na prática. Só assim será possível saber se o item cumpre o que é proposto na descrição e realmente vale a pena.

Roupa própria para ciclismo

foto capa com legenda macaquinhos, bermudas e camisas
Roupas que proporcionam conforto

Geralmente vemos ciclistas usando roupas específicas para o pedal quando estão em grupos ou precisam fazer alguma atividade fora da rotina diária ainda que utilizando a bicicleta, mas, ter uma peça de vestimenta adequada pode potencializar o conforto.

Há quem diga que tira o fator praticidade, mas, isso não é verdade. Para homens é possível adquirir a blusa e a bermuda separadamente. Os dois ao mesmo tempo ou, um por vez.

São várias as opções de modelos disponíveis e, há a possibilidade de comprar kits promocionais com luvas, capacetes e óculos para potencializar a segurança e o conforto no trajeto.

Os óculos, apesar de subestimados, são excelentes para pedais que exigem velocidade. Em pistas asfaltadas, por exemplo, é comum que insetos atinjam o indivíduo e, devido à velocidade com que isso ocorre, pode ser doloroso e até danificar o olho.

As luvas podem ajudar muito em percursos mais longos, pois, é comum que, involuntariamente, o ciclista exerça força no guidão. Essa ação pode ser desconfortável para as mãos. Geralmente as luvas possuem como característica a maciez.

Para as mulheres, há a opção de adquirir bermuda e blusa ou macaquinhos com zíper, fáceis de vestir e de tirar, entretanto, os macaquinhos são menos práticos caso você precise ir ao banheiro, apesar de serem esteticamente mais bonitos.

Para ambos os sexos, as roupas poderão ser de manga longa ou não. A manga longa é recomendada em épocas muito frias e, em caso de pedalada durante o dia, para evitar aquela marca de sol.

Se você ainda não se sente seguro (a) para vestir essas peças, uma ótima dica é coloca-las por baixo de shorts folgados, por exemplo.

O tecido usado na sua confecção é elástico, confortável, fácil de lavar e seca rápido.

Garrafa de água

foto capa com legenda refrescância e hidratação
beba água para ficar sempre bem hidratado (a)

Por último, a preciosa garrafa de água. Aliada de todos os seres humanos e mais ainda dos que praticam atividade física, por serem práticas, eficientes e funcionam como incentivo para se manter hidratado (a).

Com certeza, existem garrafas de água para todos os gostos, podem ser encontradas em vários modelos, designs e cores para agradar – ou tentar – todos os estilos.

Garrafas personalizadas ou lisas podem ser adquiridas por ótimos preços e com características únicas pensadas para facilitar a vida do ciclista. Você pode conferir ótimas opções no artigo que fizemos sobre melhores garrafas de água.

As melhores para ciclistas são os modelos térmicos, pois, conserva a água na temperatura certa para hidratar e refrescar por maior tempo, o que é essencial para quem pedala por longos trajetos.

Dê preferência também pelas que apresentam maior capacidade, recipientes a partir de 500 litros são os ideais. Para saber qual a melhor para você, tenha em mente a distância que será percorrida.

Observe se o material é leve e de boa qualidade, geralmente garrafas muito baratas duram pouco tempo e precisarão ser substituídas em menor tempo. Geralmente em lojas online é possível realizar a compra parcelada com o cartão de crédito mesmo que um valor mais alto.

Leia os comentários de quem já comprou e testou para saber se há algum problema com o lacre, as melhores devem ser bem vedadas para evitar vazamento de água durante o percurso. Isso será problemático se não houver nenhum local para reabastecimento próximo.

Diversas bikes já são equipadas com o suporte para encaixar seu recipiente e mantê-lo seguro durante a pedalada, mas, caso a sua não tenha essa opção, sugerimos que você compre ou, carregue consigo uma mochila.

A água é extremamente importante para o bom funcionamento do corpo, pois ajuda a regular quase todas as funções, além disso, é um ótimo limpa mancha natural já que se você ingerir a quantidade correta para o seu peso, sua pele ficará limpa.

Bebendo água corretamente você evitará dores de cabeça e cansaço, por exemplo. Será garantido maior disposição para sair de bike e conseguir finalizar percursos longos sozinho, com outra pessoa ou com um grupo de amigos.

Escolha a melhor garrafa para você, de preferência, uma bem grande para garantir que estará bem hidratado (a).

foto capa com legenda outras informações como comprar os melhores acessórios

Porque ter acessórios

Depois de explicar melhor para você a importância de cada acessório, nada melhor que te fazer entender ainda mais o motivo pelo qual é muito importante que você os adquira.

Para quem usa a bicicleta como forma de relaxamento, organização da ideias, atividade física e forma de socialização para quem costuma pedalar com outras pessoas e/ou grupos, é essencial estar bem equipado, preparado e seguro todas as vezes em que a pedalada fizer parte da rotina.

Isso ocorre, pois, a posição em que ficamos na bicicleta pode se tornar desconfortável, então, além de peças com boa qualidade que amorteçam a passagem por obstáculos no caminho, recomendamos que você tenha acessórios que potencializem esse conforto e não te façam desistir no meio do caminho.

Busque sempre itens com melhores custos benefícios, pois, não adianta o custo ser baixo e o produto ser de má qualidade. É certo que será danificado com facilidade.

Não hesite em procurar por análises e ler os comentários deixados nas páginas de compra, assim, você terá mais certeza de que a compra vale a pena e não se arrependerá posteriormente.

Preze sempre pelo seu conforto, bem-estar e segurança. Essas são características que devem ser levadas como primordiais em qualquer atividade.

Como escolher os melhores

Para escolher os melhores produtos as regras são basicamente as mesmas: esteja atento (a) ao material, observe o custo benefício e evite adquirir itens de procedência duvidosa que podem ser provenientes de furto.

O primeiro passo, caso você ainda não tenha um modelo específico em mente é buscar por listas que ofereçam várias opções de modelos e preços. Após encontrar o melhor item pesquise melhor sobre ele para entender todas as especificações.

Caso não encontre nenhuma análise específica, leia atentamente as características do produto no site de compra e entenda melhor como funcionará na prática.

Gostou do nosso artigo? Nos conte quais acessórios você já tem e quais pretende comprar.