Como Saber o Tamanho Ideal do Quadro?

Como Saber o Tamanho Ideal do Quadro?

O quadro é uma peça com muitas variações e escolher o ideal ajuda a melhorar seu desempenho. A equipe do Bicicleta para Todos tem dicas para você de como encontrar o melhor para a sua necessidade. Confira a seguir.

Existem vários modelos e tamanhos de quadro disponíveis no mercado, então, como saber qual o melhor para você?

Além de conferir o tamanho e comprar de acordo com a sua altura, existem outras formas de medir o quadro e não ter erro, garantindo conforto e melhor desempenho ao pedalar.

Selecionamos algumas dicas fáceis de colocar em prática e que não tomam muito tempo.

Como encontrar o quadro ideal

foto com legenda como comprar quadro

Cada marca de bike tem ideais diferentes quanto ao tamanho do quadro e isso varia conforme a finalidade da magrela e o modelo lançado.

Algumas bicicletas são pensadas na agilidade do ciclista, já outras, são fabricadas para proporcionar conforto para quem pedala, é o caso das bicicletas urbanas.

Por isso, não é tão fácil encontrar o quadro ideal para você. A medida que você usa para um modelo, pode não servir em outro e te confundir na hora de comprar.

A melhor forma de medir um quadro é se atentando, é claro, à altura e ao comprimento, dessa forma, você conseguirá comparar alguns modelos. Entretanto, isso funciona apenas entre magrelas para uma mesma modalidade.

Uma Mountain Bike, por exemplo, só poderá ser comparada a outra Mountain Bike devido às medidas das peças e objetivo que foi pensado para a magrela pela marca que a fabricou.

Tamanho de Quadro e altura do ciclista

foto com legenda tamanho do quadro

É comum que ciclistas busquem o tamanho do quadro de acordo com sua estatura e essa é uma das formas válidas de simplificar esse processo.

Em lojas físicas, por exemplo, os vendedores podem ter informações diferentes sobre o quadro e nos confundir ao comprar.

Entretanto, é importante que você considere que ainda que um indivíduo tenha o tamanho ideal para um quadro S, mas, as pernas longas podem se adequar a um tamanho M.

Outra forma de medir, segundo o fabricante e que funciona em lojas é ficar com os pés no chão na bike e notar se tem uma folga de 2 cm a 7,5 cm da virilha do ciclista ao ponto mais alto da bicicleta.

Tabela de altura

· Tamanho S (quadro 15’ e 16’): 1,65 m a 1,71 m;

· Tamanho M (quadro 17’ e 18’): 1,72 m a 1,76 m;

· Tamanho L (quadro 19’): 1,77 m a 1,82 m;

· Tamanho XL (quadro 21’): 1,83 m a 1,90 m.

Importante: quando um vendedor pedir a medida do cavalo significa que ele precisa da medida do períneo até o chão. Use uma trena para ter precisão.

Quando trocar o quadro da bicicleta

foto com legenda se a sua bike estiver muito curta, troque a mesa ou o quadro

A hora certa de trocar o quadro da sua bicicleta é quando você perceber que não está mais desempenhando o papel pensado quando a bike do comprada.

Um ótimo exemplo é quando você sentir que a bike está curta para o seu tamanho, ainda que a mesa tenha sido trocada.

Para fazer essa comparação em casa, você precisará de um prumo ou um nível comprido usado no Bike Fit e, uma trena.

Essa é uma dica que poderá ser usada principalmente para quem quer comprar uma bike usada e precisa saber se é do tamanho ideal.

Lembre-se de que a bicicleta precisará estar perfeitamente nivelada para que a medição funcione bem. Não vá usar a bike torta, não dará certo. Além disso, os pneus deverão estar calibrados.

Para nivelar, coloque o nível comprido no eixo da roda traseira e no eixo da roda dianteira e compare. Você poderá usar qualquer item de forma plana para fazer essa comparação.

Coloque um lado da trena no movimento central e a estique até o final do tubo, quando há o anel do selim. Essa dica vale para Mountain Bike.

Se você precisa fazer essa comparação em uma Speed, estique ainda mais a trena até o final do tubo, já que as medidas nesse modelo são dadas em centímetros.

Qual o melhor quadro para usar a sua bike

foto com legenda o melhor quadro

O tipo de quadro também poderá variar conforme a finalidade em que você pedala.

Um quadro de Downhill é diferente do que compõe uma bicicleta de estrada, por exemplo.

A melhor forma de encontrar o quadro ideal, caso você esteja melhorando sua magrela é entender qual a sua necessidade.

Precisa de uma peça mais leve que auxilia na agilidade ou uma peça mais resistente que aguente bem os impactos do Mountain Bike?

Existem muitos modelos disponíveis que, quanto mais resistentes, mais caros. Você poderá começar investindo pouco e evoluindo gradativamente.

Os melhores quadros para speed, por exemplo, são os modelos feitos com aço carbono que, além de muito resistentes, são leves e não pesam a bike. Potencializará seu desempenho.

Já os quadros de MTB, seja Downhill, Pump Track ou qualquer outra variação, deverão ser mais duros e firmes de forma que não trinquem durante as manobras.

Quadros Mountain Bike Aro 29

foto com legenda mountain bike aro 29

Grande parte dos modelos preferidos de ciclistas são aro, mas, como saber qual o tamanho da peça?

A Bike aro 29 segue as mesmas regras das demais para medir. Você poderá conferir essas informações no site quando estiver pesquisando

Em lojas físicas, basta olhar nos tubos a etiqueta que indica o tamanho em polegadas. Lembre-se de que poderão estar em inglês.

Outra alternativa é medir com uma trena usando nossas dicas dos tópicos anteriores.

Quanto mais você pedalar, mais fácil será entender bem sobre quais peças são as melhores para você.

Converse com os vendedores sobre suas necessidades e teste a bicicleta antes de levar para casa.

Sobre o quadro

foto com legenda os quadros eram fabricados no fundo das bicicletarias

O quadro é a peça central da bicicleta, visualmente falando. Aquela que fica entre o selim e o guidão.

Existem diversos modelos e tamanhos de quadro no mercado. Tem para todo gosto, é impossível não encontrar um que seja ideal para você.

Inicialmente, não eram produzidos na escala em que as fábricas organizam atualmente, na verdade, eram feitos nos fundos das bicicletarias da Europa.

Após muitos anos sendo comercializados, os quadros passaram a ser oferecidos aos ciclistas em oito tamanhos: 48, 50, 52, 54, 56, 58, 60, 63.

Além disso, temos as peças infantis que, são menores e mais compactas.

Na década de 90, chegaram ao Brasil diversas marcas de bicicleta trazendo diversos tamanhos dessa peça para um mesmo modelo. Isso facilitou muito para as pessoas que queriam praticar Mountain Bike, por exemplo, e não encontravam a bike ideal.

Pedalar com o tamanho de quadro indicado para você potencializa seu conforto e garante que você consiga melhorar suas habilidades na modalidade que pratica.

Você acha que consegue medir o seu quadro com nossas dicas? Pedale com conforto e segurança, não esqueça do capacete.