Pump Track: O que é, Melhores Pistas no Brasil e no Mundo e mais!

foto com legenda pump trac

O Pump Track está sendo tão bem aceito que já possui competição de caráter mundial patrocinada pela Red Bull. Venha conhecer mais sobre esse esporte e confira as melhores pistas selecionadas pela equipe do Bicicleta para Todos.

Se você está lendo esse artigo, já conhece um pouco sobre essa modalidade que exige velocidade e equilíbrio dos ciclistas apaixonados por adrenalina.

Mas, apesar de ter ganhado muita fama, o pump track é uma das modalidades de esporte com a bike menos conhecida mundialmente.

Pensando nisso, pesquisamos e selecionamos as melhores pistas no Brasil e no Mundo para você ficar por dentro e saber se tem uma pertinho da sua casa e começar a praticar agora.

Confira abaixo os melhores locais para aprimorar suas habilidades nesse pedal intenso que pode mudar completamente sua relação com a sua bike.

Atenção: Alguns vídeos estão em inglês, mas, minha intenção é que você veja como são as pistas.

foto com legenda o pump track requer velocidade e equilibrio do ciclista. É um esporte que envolve muita adrenalina

Sobre o Pump Track

Pump Track é o nome dado a pistas que são construídas com lombadas por todo o seu percurso e exige que o ciclista consiga velocidade na bike e mantenha o equilíbrio durante a pedal.

No Brasil, ainda é uma preferência nova, apesar de termos diversas pistas espalhadas pelo país.

Entretanto, é cada vez maior o número de pessoas que se interessam por adicionar mais essa experiência no seu catálogo e se apaixonam completamente pela modalidade.

O que a diferencia de outros esportes ligados ao ciclismo é a forma como são feitos os saltos.

Ao passar por uma lombada, o ciclista faz força para cima saindo completamente do chão, logo após, força para baixo e volta para a pista repetindo o ciclo.

A modalidade é derivada do Bicicross e sua prática teve início em pistas de terra batida.

Com a evolução e reconhecimento da prática como um esporte, os treinos e competições passaram a serem feitos em trajetos asfaltados construídos sob medida.

Melhores pistas no Brasil

No Brasil existem diversas pistas de Pump Track e listamos algumas para você. Que tal visitar uma delas para diversificar o local de prática do esporte?

Pista em Bragança Paulista – SP

A Pump Track de Bragança, no estado de São Paulo, foi construída próxima do lago do Taboão.

A pista poderá ser usada para outras modalidades como Mountain Bike e BMX ou da forma que a população local preferir.

A prefeitura da cidade está investindo cada vez mais em iniciativas que incentivem o esporte e a movimentação do corpo para promover um estilo de vida saudável e de entretenimento local.

Além dessa pista, a cidade também conta com a Pump Track localizada no jardim São Miguel, que poderá ser usada também por quem anda de patins, skate ou patinete.

Parque Poliesportivo das Bicicletas – SP

O Parque Poliesportivo das Bicicletas foi inaugurado em agosto do ano 2000 em um espaço de extensa área verde.

O local conta com passagem de linhas de ônibus e um pequeno estacionamento para maior comodidade dos visitantes.

O espaço conta com a colaboração de vigias e, é proibido a presença de animais domésticos além, de pedais que ultrapassem 10 km/h.

São inúmeras espécies de pássaros para observar, Ipês e palmeiras. Além disso, você poderá encontrar árvores frutíferas no local.

Não há lanchonetes na área, então, recomendo que leve seu lanche e sua garrafa de água da sua casa.

A pista de Pump Track desse parque foi construída para abranger melhor quem anda de bike, skate e patins. Feita para indivíduos que querem uma atividade com maior adrenalina.

A inauguração ocorreu em maio de 2021 com um circuito asfaltado com as ondulações costumeiras desse tipo de pista.

Pista em Vila Velha – ES

A Pump Track em Vila velha foi uma das que mais chamaram nossa atenção durante a pesquisa.

Isso porque é uma pista construída a beira mar!

Além disso, você terá disponível um parquinho infantil, feira gastronômica e poderá tomar um banho de mar se preferir.

A nova iluminação de LED foi pensada para manter a segurança dos ciclistas que aproveitarem o local para praticar diversas manobras.

Dividida em área iniciante e intermediária, conta com 280 metros de asfalto com lombadas que é sucesso na região.

Muito bem elaborada foi desenvolvida com terra modelada e duas camadas de revestimento, uma com asfalto e outra com micro revestimento para garantir a fluidez.

Pump Track na Mooca – SP

A Mooca, caso você não conheça, é um bairro com mais de 450 anos de idade localizado em São Paulo, estado populoso da região sudeste.

O local que recomendo para a prática do Pump Track por lá é o Mooca Trails, criado em 2014, mas, que permaneceu inativo por um tempo.

A pista de treino não é muito extensa e, na verdade, foi criada para favorecer quem pratica BMX.

Para incentivar a prática de esportes, em 2014, ano de inauguração, quando o bairro completou 450 anos, houveram atrações esportivas para os habitantes locais.

Entretanto, mesmo não sendo uma pista com ondulações próprias para o pump track, você poderá realizar algumas manobras no local.

Sendo iniciante ou já fazendo parte dos amantes desse esporte.

Pista em Santa Cruz – RS

O melhor lugar para praticar o Pump Track em Santa Catarina é, com certeza, na cidade de Santa cruz.

Localizada no parque privado The Box que, inicialmente era apenas voltado para skatistas, possui uma pista perfeita para quem quer iniciar no esporte ou melhorar seu desempenho.

A pista foi realmente pensada para a prática desse esporte, um caminho asfaltado, revestido e construído com ondulações para facilitar os saltos feitos com a bike.

O local não é público, por isso, você deverá conferir os horários em que poderá entrar.

Se você tiver crianças na família, poderá levá-lo para se divertir no local e participar das aulas de skate.

Pump Park Pindamonhangaba – SP

Pindamonhangaba é uma das cidades brasileiras que abraçou o pump track, então, se você quer treinar em um espaço grande e bem elaborado, recomendo essa opção.

O melhor dessa pista é o fato de ser pública, então, você poderá ter acesso a qualquer hora, inclusive durante a noite.

O espaço foi bem pensado, por isso, contém ondulações baixas e altas, para quem quer melhorar as habilidades e avançar no esporte com obstáculos em níveis crescentes.

A pista foi pensada para iniciantes na modalidade, principalmente crianças e jovens se adaptarem ao esporte e conseguirem praticar no espaço construído no Parque da Cidade, que possui maior grau de dificuldade.

Esse local é direcionado também para quem prefere skate ou patins e quer usá-los com mais velocidade e adrenalina.

Se você está iniciando ou quer levar seu filho, sobrinho ou primo para o mundo do pump track, com certeza recomendo essa pista.

Melhores Pistas de pump track no Mundo

Agora que você já conhece as melhores pistas do Brasil para praticar essa modalidade que valoriza a velocidade e os saltos, conheça agora melhores pistas que estão espalhadas pelo mundo.

Se você gosta de viajar e somar novas experiências, coloque uma – ou mais – dessas paradas no roteiro.

Lisboa, Portugal

A pista de Pump Track em Lisboa que recomendo está no parque das Nações e tem uma vibe de fim do mundo devido à estética do lugar.

Localizada em um ambiente público, foi pensada para ser palco de competições, mas, para servir também como local de treino e aprimoramento das habilidades no esporte.

A ideia surgiu da necessidade de revitalizar o parque e contou com esforços da Câmara Municipal de Lisboa e da Junta de Freguesia do Parque das Nações.

A pista é extensa e bem elaborada, além disso, possui licença para receber provas internacionais!

São três espaços para o pump track, o menor e mais desafiador, a pista infantil e a grande pista que contém 47 saltos e 12 curvas com bermas.

Realmente vale a pena visitar esse espaço por abranger ciclistas em diferentes graus de habilidade.

Springdale, Estados Unidos

A pista de Pump Track localizada em Springdale, nos Estados Unidos tem uma estética fantástica que a difere das demais que encontrei pesquisando.

Na verdade, esse espaço está inserido no Jones Center, um parque bastante atrativo que possui pista de gelo durante o ano todo, além de quadra de basquete, academia, pista de corrida coberta, centro de conferência e auditório.

O noroeste da região já é conhecido por ser o destino dos amantes do Mountain Bike, sejam iniciantes ou não.

Essa foi uma pista pensada par ser a maior do País, e como diferencial possui faixas mais largas na cor vermelha, coloração essa que é ligada a momentos de adrenalina e atenção.

Além de conter gramado estratégico na pista tornando o local ainda mais agradável de visitar e treinar.

O parque é aberto todos os dias e não requer taxa para entrar.

Fukushima, Japão

Essa pista é um dos símbolos de superação no Japão, isso porque a área foi muito danificada pelo grande terremoto e tsunami ocorridos no leste do país.

Entretanto, o local foi revitalizado e reconstruído para abranger esportistas de todo o mundo que desejarem visitar e treinar.

Além de também ser palco de grandes competições.

Construído no Green Space Park, é um amplo espaço destinado a recreação, mas, que também pode ser visto como memorial.

Possui três pistas pra abranger ciclistas que estão em diferentes estágios do pump track. A pista menor, a pista central e a maior, que possui o mais elevado grau de dificuldade entre as três.

Cambridge, Nova Zelândia

A pista de pump track localizada em Cambridge, na Nova Zelândia foi construída com extensos 220 metros de percurso ideais para saltos unidos à velocidade.

Além disso, há também outra pista recreativa que conta com 196 metros para outras atividades mais leves.

Para acessar uma área você não precisará deixar de pedalar, já que ambas estão interligadas pelo asfalto. O que a separa esteticamente são esferas localizadas entre a área para iniciantes e a área com maiores obstáculos.

O diferencial desse espaço é a localização que oferece maiores possibilidades de diversão como as piscinas públicas e o parque de skate.

Essa é a maior pista de pump track da Oceania e fica a uma hora e meia das cidades de Rotura e Auckland.

O local contém muito verde e fica próximo a um rio, isso significa que o ambiente é fresco.

Não se preocupe com a época do ano, a Nova Zelândia não é conhecida por apresentar temperaturas altas durante o verão.

Qual Bike usar para o pump track

foto com legenda bicicleta para o pump track

Como você já deve saber, o pump track é um esporte que envolve velocidade e saltos, portanto, para modalidades assim, recomendo que você use uma bike com uma suspensão menor se comparada as MTB.

Apesar de precisar da absorção de impactos, sua maior demanda será a necessidade de velocidade, por isso, a bike não pode ser tão pesada.

Sabendo disso, sugerimos que você leia nosso artigo sobre a Rockrider e a Rockrider st 500, uma ótima marca para MTB.

Ou, se você está iniciando ou pretende iniciar no esporte, poderá usar uma bicicleta ainda mais simples já que não enfrentará grandes obstáculos.

Segundo o ciclista Martin S, competidor tanto no Moutain Bike quanto no Pump Track, a variedade de opções é enorme, você poderá optar por modelos que vão do Enduro ao BMX.

Ele também informou que os competidores costumam usar diferentes versões de bike para concorrer aos prêmios na modalidade pump track.

Já os pneus devem estar com a pressão alta, Martin recomenda que você os mantenha com peso de 3 kg a 4 kg de ar para conseguir melhor desempenho em curvas.

Os pedais recomendados são o modelo flat, pois, além de serem planos, proporcionam maior apoio para os pés.

Quais os acessórios recomendados

foto com legenda acessórios recomendados

A prática do Pump track exige maior proteção na cabeça por ser um esporte que exige velocidade.

Se algo der errado, você precisará estar bem protegido (a) para não sofrer danos graves.

Então, recomendo que você compre um bom capacete, como os utilizados no bicicross, para ter certeza de que o rosto estará completamente seguro.

Alguns ciclistas iniciantes preferem comprar capacetes dirt, entretanto, eles protegem apenas a parte superior da cabeça.

É um bom acessório apenas para quem está começando e não encara grandes obstáculos.

Em segundo lugar, os melhores tênis são no modelo flat, que apesar de leves, oferecem maior conforto.

Por último, se possível, use luvas e joelheiras, assim você estará seguro (a) tanto no percurso quanto em caso de quedas.

Mundial de Pump Track

foto com legenda mundial de pump track

Caso você não saiba, o pump track é reconhecido pela Federação Internacional de Ciclismo (UCI), por isso, não é surpresa que a modalidade já tenha competições mundiais.

Iniciado em 2019, a competição terá sua 5ª edição sediada no Chile, primeira vez que ocorre em um país da América Latina e será transmitido ao vivo pela Red Bull Tv no dia 20 de novembro de 2022.

Seu criador foi o ciclista Claudio Caluori, conhecido por encarar obstáculos intensos com espontaneidade.

O Pump Track é interessante para você? Se quiser iniciar em uma modalidade que exija velocidade e que não tenha muitos impactos, confira nosso artigo sobre Bicicletas Speed de entrada.

Principais dúvidas sobre pump track:

O que é uma pump track?

Uma pump track é uma pista de bicicleta de montanha preenchida com obstáculos, como saltos, bancos e curvas, projetada para serem usados com bicicletas sem pedais para manter o movimento constante.

Eles são feitos para que você possa fazer a volta sem precisar pedalar, usando apenas a força do corpo para impulsionar a bicicleta.

Como você faz uma pump track?

Uma pump track é feita da seguinte maneira:

Os obstáculos são colocados em um circuito, geralmente com algum tipo de forma de anel. As bancadas são normalmente feitas de madeira ou de outro material que seja fácil de ser usado pelos ciclistas.

Qual é a melhor maneira de aprender a andar em uma pump track?

A melhor maneira de aprender a andar em uma pump track é praticando em um circuito. Isso vai permitir que você se acostume com os obstáculos e com a sensação de andar sem pedais.

Qual é a melhor maneira de construir uma pump track?

Existem duas maneiras principais de construir uma pump track:Você pode comprar um kit pronto para montar ou você pode construir um do zero ou comprar os kits prontos para montar, que são geralmente mais fáceis, mas eles podem ser mais caros.

Quais os atletas mais famosos de pumptrack e suas redes sociais?

  1. Brandon Semenuk – https://www.instagram.com/brandonsemenuk/
  2. Martin Söderström – https://www.instagram.com/martinsoederstrom/
  3. Thomas Genon – https://www.instagram.com/thomasgenon/
  4. Cam McCaul – https://www.instagram.com/cammccaul/

Quais as 05 melhores pistas de pumptrack no Brasil ?

  1. Circuito do Abraão - https://www.facebook.com/circuitodoabraao/
  2. Circuito da Lagoa - https://www.facebook.com/circuitodalagoa/
  3. Circuito da Vila - https://www.facebook.com/circuitodavila/
  4. Circuito do Morro - https://www.facebook.com/circuitodomorro/
  5. Circuito da Praia - https://www.facebook.com/circuitodapraia/