Por que Existe Diferença entre Bike Feminina e Masculina?

Por que Existe Diferença entre Bike Feminina e Masculina?

Quer saber a diferença entre bicicletas femininas e masculinas? Nós, da equipe do Bicicleta para Todos fizemos um artigo que explica tudo e, após ler, será impossível errar na compra.

Homens e mulheres têm tamanhos e dimensões diferentes em relação ao formato do corpo e, nada mais justo que compor itens especializados para cada um desses gêneros.

Com as bicicletas não difere, para oferecer maior conforto e segurança no pedal, as magrelas são confeccionadas pensando nas necessidades de cada ciclista, tanto na modalidade em que pedala quando nas dimensões do corpo.

Sabendo a diferença, você jamais errará ao comprar uma boa bicicleta.

Confira nossa explicação e siga nossas dicas para comprar a bike certa para você.

Por que existe diferença?

foto com legenda por que são diferentes?
Entenda de uma vez por todas a diferença entre bicicleta feminina e masculina

Você já deve ter notado que as bicicletas femininas possuem características distintas das masculinas, mas, quais são especificamente?

Sabendo disso, fica muito mais fácil escolher uma boa bike e não efetuar comprar confundindo os modelos.

As bicicletas femininas possuem estética diferente das masculinas, pois, as mulheres apresentam dimensões do corpo diferente da dos homens.

A altura que geralmente é menor, o quadril que geralmente é mais largo, etc.

Por isso, algumas peças são mais largas, mais curtas ou mais estreitas, assim, homens e mulheres poderão comprar bicicletas que realmente proporcionem conforto e permitam um pedal mais longo em trilhas, por exemplo.

Design do quadro

foto com legenda formato do quadro
O quadro feminino é rebaixado

O design do quadro é o mais perceptível ao se deparar com ambos os modelos de bicicleta, seja masculino ou feminino.

Para distinguir uma da outra basta notar a altura. O quadro feminino é mais baixo, assim como na bicicleta Colli Eudora aro 29.

Essa característica foi pensada para a facilidade em subir na bicicleta e começar a pedalar e, para finalizar o pedal conseguindo, com rapidez, colocar o pé no chão.

As bicicletas de quadro reto são as masculinas, já que os homens geralmente são mais altos e não tem dificuldades em usar magrelas com a peça nesse modelo.

Seguindo essa dica não tem mais como errar ao comprar sua bicicleta.

Selim mais largo

foto com legenda selim mais largo
O formato dos selins são diferentes

O selim é outra peça confeccionada personalizada para esses dois gêneros, o selim feminino é mais largo para comportar melhor a dimensão do quadril das mulheres e mantê-las confortáveis durante todo o percurso.

Entretanto, ainda que você vá comprar um selim feminino, deve-se considerar alguns pontos para escolher o melhor, já que existem tantos modelos disponíveis.

O tempo de pedal é um desses pontos. Recomendamos que você considere se vai pedalar por pouco ou muito tempo antes de escolher o assento da bike.

Para o pedal urbano em bicicletas urbanas, o selim mais largo e mais alto é a melhor opção, pois, você não encontrará muitos obstáculos e pedalará por pouco tempo.

Já o selim esportivo é indicado para trilhas de longa duração, quando você vai sair para se aventurar por 2 ou 3 horas, por exemplo.

Dessa forma, o movimento da perna será facilitado e você conseguirá potencializar o desempenho caso seja uma mulher.

Existem selins especificamente femininos, entretanto, recomendamos que você escolha com base nas especificidades do seu corpo e do pedal que costuma fazer.

Capa do Selim

foto com legenda capa do selim
As capas de selim são diferentes

As capas do selim, assim como os assentos, também diferem quando para mulheres ou homens, de forma que cobrem eficientemente toda a estrutura da peça e oferece maior conforto.

Os modelos femininos são mais curtos quanto ao comprimento e apresentam a parte de trás mais larga para se adequar as dimensões do quadril. Além disso, a superfície é regular.

Já os selins masculinos são mais longos em relação ao comprimento, mais estreitos atrás para se adequar às dimensões do quadril e apresenta uma canaleta para não comprimir o períneo e não gerar desconforto.

Uma ótima dica é usar bermuda específica para as suas dimensões, pesquise bem antes de comprar e não erre ao escolher.

Manoplas do guidão

foto com legenda manoplas do guidão
As manoplas femininas podem mais macias

Se você busca modelos de bicicleta feminina, prefira as manoplas de modelos anatômicos com variação de densidade, assim, você não sentirá dores nos pulsos ou formigamento nas mãos.

Esses desconfortos podem prejudicar o seu desempenho nas trilhas, principalmente e, podem fazer você parar o percurso antes do tempo programado.

Os melhores são compostos de gel e borracha. Além disso, confira se oferecem boa aderência e não escorregam. Essa não é uma característica tão valorizada no pedal urbano, mas, em trilhas fará toda a diferença.

Usar boas luvas que promovem aderência é mais uma ótima dica, afinal, um bom ciclista tem todos os acessórios para tornar a experiência no pedal a mais segura e agradável.

Saiba como escolher um bom capacete.

Busque um bom Bike Fiter

foto com legenda conhecendo o bike fit
O Bike fit pode te ajudar com a bike

Se você não conhece o Bike fit, te explicaremos rapidamente o que é e quais os benefícios ou, você pode conferir nosso artigo completo sobre o tema.

O Bike fiter é um profissional especializado, geralmente formado em fisioterapia ou educação física que oferece serviços de personalização de uma bike perfeita para o seu corpo.

Ao optar por esse serviço, alguns testes serão realizados e ao final da avaliação, você terá um relatório completo sobre quais as melhores peças e o melhor tamanho de Bike que se adéque às suas dimensões e necessidades.

Esse serviço já é utilizado por muitos ciclistas brasileiros, já que uma única peça pode prejudicar completamente o seu desempenho nas trilhas e até mesmo causar desconfortos enquanto pedala na cidade.

Ainda que a bicicleta seja feita no tamanho que você usa, pode ser que alguma peça não esteja totalmente de acordo com o seu corpo como o selim, por exemplo.

No Bike Fit, toda a estrutura será pensada no seu conforto e melhoria do seu desempenho, caso você procure uma Mountain Bike ou uma Speed para realizar trilhas.

Onde comprar boas bicicletas

foto com legenda onde comprar boas bicicletas
Saiba onde comprar boas bikes

Sempre dê preferência às lojas conhecidas e bem consolidadas no mercado como Amazon, Americanas, Shoptime e Submarino, por exemplo.

Ao escolher essas lojas, você terá a certeza de que um produto bem equipado será entregue em sua casa com agilidade e segurança.

De nada adianta comprar em sites desconhecidos pelo preço baixo e arriscar cair em golpes perdendo seu investimento e não recebendo seu produto.

Essas lojas geralmente oferecem boas condições de pagamento através do parcelamento ou cartão personalizado da loja que garante descontos em comprar de produtos em diversas categorias.

Outra opção é buscar sua bicicleta em bicicletarias da sua cidade as quais você poderá testar a bike e conferir se realmente confere com seu tamanho, caso seja sua primeira magrela.

Entretanto, compras através da internet, além de oferecer comodidade na aquisição sem sair de casa, na maioria das vezes também é onde encontramos os preços mais baixos em produtos.

Pesquise bastante antes de comprar qualquer item e observe o custo-benefício que oferece para não haver frustrações posteriores.

Confira alguns modelos de capacete feminino.

E então, após ler esse artigo você acha que sabe diferenciar uma bicicleta masculina de uma feminina? Siga nossas dicas e não erre nunca mais ao escolher sua magrela.