Melhores Parques e Trilhas em Aracaju + Bônus para MTB

Melhores Parques e Trilhas em Aracaju + Bônus para MTB

Mora em Aracaju ou pretende visitar a cidade? Nós, da equipe do Bicicleta para Todos, selecionamos parques, praças e trilhas para você que quer pedalar por lá. Confira abaixo.

Aracaju é uma cidade litorânea bastante visitada por turistas que querem conhecer melhor a cultura nordestina. Sendo a capital de Sergipe, oferece inúmeras opções de passeio, além de deliciosos pratos da culinária local.

As praias, geralmente bem frequentadas, chamam a atenção dos visitantes pela beleza e organização. É realmente uma cidade que vale a pena visitar e desbravar de bicicleta.

Se você ama pedalar e quer opções para ciclistas urbanos e mountain bikers em Aracaju ou próximo à cidade, confira nossa lista e decida qual o melhor lugar para ir pedalando.

Dica: veja nosso artigo com melhores rastreadores para bicicleta.

Melhores Parques e Trilhas em Aracaju

Parque dos Cajueiros

Também conhecido como Parque Governador Antônio Carlos Valadares, o primeiro da nossa lista conta com 65 mil m² de área. Além disso, é bem estruturado e perfeito para quem quer fazer piqueniques e se divertir com a criançada.

É um excelente passeio para ir com os filhos, sobrinhos e irmãos, por exemplo.

A estrutura local foi renovada recentemente. Para quem visitar, será possível aproveitar de um espaço limpo, colorido e com boa quantidade de brinquedos para os pequenos (dentre eles até mesmo um castelo de princesa).

O parque oferece também, aos visitantes, uma academia pública e espaço amplo para quem quer pedalar próximo à natureza. É uma das melhores opções para você que ama áreas arborizadas e fresca ou até mesmo pedal para iniciantes.

Caso também queira algo além dos exercícios, poderá contar com lanchonetes, sorveterias e um restaurante bem conhecido pelas serestas, o famoso Casa de Seresta do Raimundo Baiano. Outra dica é que você se programe para pescar, já que o espaço comporta uma lagoa de tamanho considerável.

O parque funciona das terças aos domingos das 07 h da manhã até as 20 h da noite.

Parque Augusto Franco

Com 396.019 m², o também conhecido como Parque da Sementeira é bastante frequentado. Tanto por turistas quanto por aracajuanos que buscam diferentes atividades como práticas esportivas, pedaladas urbanas, pesquisas ambientais, ou qualquer coisa que requer maior contato com a natureza.

O espaço conta com área infantil, quadra poliesportiva, pista para caminhada, academia livre, quiosques, sanitários, lagos e boa iluminação durante a noite. Além disso, apresenta 112 diferentes espécies de árvores tanto frutíferas quanto exóticas e de Mata Atlântica. Além é claro de poder observar diversas espécies de pássaros.

Por lá, você poderá exercitar e aprimorar suas habilidades com a magrela, já que o espaço para ciclistas é maior que no parque indicado anteriormente.

Está aberto para caminhadas, práticas esportivas e lazer: das 17h30 às 21h30 (segunda a sexta-feira) e das 5h às 21h30 (sábado, domingo e feriado)

Parque José Rolemberg Leite

Sendo um dos lugares com melhores avaliações de quem visita, o Parque José Rolemberg Leite ou Parque da Cidade Aracaju oferece 600 mil m² para atividades de lazer.

O diferencial dessa opção é o zoológico versão mini (com leões, quatis, araras, etc.), além de uma reserva de Mata Atlântica e um grande lago com patos, ótimo para passeios em família, principalmente se você quer uma opção interessante para toda a família.

O teleférico é mais uma opção de atividade no local e conta com um trajeto que dura cerca de sete minutos, permitindo uma vista ampla tanto do próprio parque quanto da cidade e dos animais.

Para sua segurança, um posto policial foi instalado na área interna do parque, o que o torna ainda mais tranquilo o passeio de ciclistas e de pedestres que querem se exercitar ao ar livre.

Interessante também para quem gosta de pedalar durante a noite em áreas florestais e de montanhas.

Horários de funcionamento do parque:

  • Terça e domingo durante 24 horas,
  • Quarta das 09h às 22h45,
  • Quinta das 09h30 às 17h30,
  • Sexta das 04h15 às 17h45
  • E, no sábado, das 09h45 às 22h30.

Praça General Valadão

Localizada ao lado do Rio Sergipe, esta praça, tem espaço amplo, sendo a opção perfeita para curtas rotas de ciclismo voltadas para iniciantes em modalidades como Speed ou, para quem curte pedalar em bicicletas urbanas.

Localizada no centro da cidade, tem muitas árvores espalhadas estrategicamente sem ocupar muito espaço e alguns bancos para você descansar.

É a porta de entrada para o calçadão da Rua João Pessoa, conhecido por ser o ponto de concentração de diversas instituições bancárias.

Por muitos anos, a Praça General Valadão, foi conhecida como a Praça da Cadeia. Esse fato ocorreu devido à proximidade com o prédio que abrigava presidiários, onde hoje funciona a Secretaria de Estado da Saúde, o Palácio Serigy.

Para quem gosta de História e arquitetura, o espaço abriga um dos mais belos e mais antigos patrimônios arquitetônicos da cidade: o antigo prédio da Alfândega, atualmente, a Casa de Cultura de Aracaju.

Praça Tobias Barreto

Localizada no bairro São José na zona sul de Aracaju, o local homenageia e dá nome a um dos mais importantes intelectuais sergipanos e do Brasil, tem 14 mil m² e conta com espaço de leitura, convivência, local para eventos com palco, passarela, lago artificial e uma academia pública.

Essa praça é conhecida por ser bonita e aconchegante, boa para turismo e para quem quer se exercitar ao ar livre realizando caminhadas, já que sua grande área proporciona um percurso curto e prazeroso.

Aos domingos à tarde acontece uma feira de alimentação recheada de deliciosas opções para comprar e saborear. É ótima para passeios, além de ser uma excelente forma de conhecer mais do lado urbano de Aracaju.

Bônus: Trilhas de MTB em Sergipe

Trilha Pedal no Litoral Sergipano

Se você gosta de Mountain Bike e prefere pedalar por trilhas com muitos obstáculos, temos opções para você!

Essa é uma trilha de 46,35 km, que propõe conhecer todo o litoral sergipano de bicicleta durante o tempo de maré baixa. Saindo do bairro do Pirambu em direção ao calçadão do bairro 13 de julho, situado na zona sul da cidade.

Tem dificuldade de nível fácil, mas, pode ser interessante para quem está ao nível intermediário, já que o longo percurso pode ser desgastante.

É uma trilha de mão única com elevação máxima de 9 m.

O ponto positivo é a facilidade em encontrar lugares para comer e beber. Por ser na orla, você que gosta de banho de mar poderá aproveitar para dar um mergulho ao final do percurso.

Trilha - Aracaju/N. S. do Socorro/São Cristóvão

Com dificuldade técnica muito difícil e avançada, esse um percurso de 45,3 km e uma elevação de até 80 m.

Essa trilha sai da sede aracajuense e percorre alguns de seus povoados. Dentre eles estão os povoados Taboca, Oiteiros, Tapera, Bita e Lavanderia, além do IFS de São Cristóvão.

Pode demorar até 6 horas e meia para terminar, sendo recomendado ir equipado, com garrafa de água, e itens para a sua alimentação. Por ser um percurso extenso, recomendamos que você faça em dupla ou em grupo.

É perfeita para os veteranos do Mountain Bike, já que conta com uma longa duração e grande número de obstáculos, além de belas imagens florestais para observar ou fotografar.

Trilha Aracaju (SE) - Pov. Pontal (Indiaroba-SE)

Com distância de 87 km e uma duração de 6 horas é uma trilha que te leva de uma cidade a outra. Podendo ser feita tanto em um sentido (de Aracaju à Pov. Pontal) quanto do outro (de Pov. Pontal à Aracaju)

É de mão única e relativamente plano entre o povoado Porto do Mato e Aracaju, de Porto do Mato à Pontal são subidas relativamente leves com uma elevação máxima de 48 km e com nível de dificuldade moderado.

Com percurso relativamente próximo à orla, passa por cima de pontes com uma belíssima vista do Rio Piauí e passando principalmente no meio da Rodovia Porto do Mato, tendo áreas mais urbanas quanto áreas mais rurais.

O que está esperando para visitar Aracaju e conhecer os parques, trilhas e praças da cidade? Esperamos ter ajudado você com essa lista, veja também os melhores Parques e Trilhas em Salvador.