7 Motivos para Todo Mundo Andar de Bicicleta

7 Motivos para Todo Mundo Andar de Bicicleta

Todos nós sabemos o quanto é importante praticar atividades físicas. Mas você sabe as principais vantagens de andar de bicicleta? Vamos te mostrar 7 motivos para despertar o seu desejo de sair pedalando por aí!

É um fato: quem possui uma vida ativa fisicamente vive mais, tem mais qualidade de vida e reduz as chances de ter diversos problemas de saúde que trazem desconforto e dor.

Todos nós sabemos que se exercitar faz bem e é altamente recomendado por todos os médicos.

O problema é que muitas pessoas acham que sair do sedentarismo significa se matricular em uma academia e ficar levantando pesos entre quatro paredes. E não que haja algo de errado com isso. Mas, esta visão pode ser um pesadelo para estas mesmas pessoas!

É por isso que a gente está aqui, para que você saiba que pedalar é uma das melhores atividades físicas que existe,  sendo altamente recomendadas pelos médicos e que ajuda pessoas que sofrem de diversas doenças, como diabetes e problemas cardíacos, além de ajudar a prevenir tantos outros problemas de saúde.

E é uma solução para quem tem o anseio de viver uma vida mais saudável e com mais qualidade, mas não deseja se limitar às academias e ambientes fechados para praticar atividade física.

Pedalar faz bem! E vamos te mostrar em 7 motivos como esta atividade pode tornar a sua vida muito melhor.

1. Pedalar reduz estresse

Muitos especialistas afirmam que o estresse é o mau do século. E, de fato, vivemos em um tempo onde o estresse está presente no nosso dia a dia e já é um grande conhecido de todos nós.

Vivenciamos o estresse em todas as áreas da nossa vida: no trabalho com prazos curtos e espírito competitivo, em problemas familiares mal resolvidos, até mesmo em momentos de lazer que muitas vezes nos estressa também.

E o estresse é uma verdadeira bomba-relógio em nós.

Uma vida estressante pode causar diversos problemas de saúde física, como problemas cardiovasculares, ocasionando em infartos e AVC, oscilação da pressão arterial, gastrite, síndrome do intestino irritável e tantas outras doenças.

Além disso, o estresse afeta a nossa saúde emocional, podendo causar ansiedade, depressão, além de ocasionar em transtornos alimentares que, por sua vez, afeta a sua saúde física também.

Ou seja, o estresse tem um grande poder destrutivo na sua saúde, reduzindo completamente a sua qualidade de vida.

E qual a solução?

Entre diversos hábitos que podem ser mudados em sua rotina, pedalar é um que pode ser adquirido para ajudar você a tratar o estresse e reduzi-lo consideravelmente.

Ao pedalar diariamente, é liberado no seu organismo endorfina, o hormônio responsável pela sensação de felicidade e bem-estar. Ou seja, quanto mais você pedala (e se acostuma com esta atividade), melhor você se sente: mais relaxado, em paz e tranquilo.

benefícios de pedalar para a saúde

2. Previne diversos problemas de saúde

O cuidado com a saúde mental é apenas o primeiro grande benefício de pedalar. Os ciclistas também experimentam muito mais qualidade de vida e possuem maior longevidade, pois pedalar é uma atividade que ajuda a prevenir diversos problemas de saúde.

A começar por problemas cardíacos, que hoje afeta uma grande parte da população, especialmente acima dos 40 anos.

Isso porque pedalar é uma atividade que ajuda a fortalecer o músculo do coração e reduz os níveis de gordura no sangue. Além disso, ajuda a distribuir oxigênio pelo sistema cardiovascular.

E não para somente nisso. Pedalar é uma atividade que faz bem para a sua saúde como um todo: ajuda a regular problemas de pressão arterial, reduz colesterol, combate a obesidade… E até mesmo melhor a sua saúde respiratória!

E, se você vive em cidades com alto índice de poluição urbana, saiba que escolher utilizar a bicicleta no dia a dia para se locomover é uma escolha muito inteligente no cuidado com sua saúde.

Uma pesquisa recente mostrou que pessoas que escolhem utilizar a sua bike como meio de transporte sofrem com até 3x menos exposição à poluição do que quem utiliza carro e/ou ônibus, melhorando suas funções pulmonares e respiratórias.

Outra pesquisa realizada na Finlândia descobriu que quem pedala diariamente por pelo menos trinta minutos reduz em até 40% o risco de desenvolver diabetes tipo 2.

E não é somente isso! Quem pedala com frequência também adquire mais força e equilíbrio, melhorando consideravelmente a coordenação motora. Isso ajuda a evitar quedas que podem ocasionar em fraturas graves.

Por ser uma atividade de baixo impacto, pedalar é altamente recomendado para quem sofre com osteoartrite, independente da idade.  

Ou seja, pedalar ajuda você a cuidar da sua saúde, prevenindo e evitando doenças e ajudando a ter muito mais qualidade de vida e bem-estar físico e mental.

3. É uma atividade física dinâmica

Se tem algo que chama a atenção no ciclismo é a forma como andar de bicicleta pode ser algo dinâmico e muito divertido.

Quando você começa, é um tanto monotono o período de ganhar confiança em cima da sua bike. No entanto, ao se apaixonar pela atividade, ela vai ficando cada vez mais interessante e dinâmica.

Primeiro, enquanto você se exercita, você também pode conhecer lugares incríveis e aproveitar vistas maravilhosas.

Segundo, você evolui na atividade em pouco tempo, desde que mantenha uma constância semanal e torne o ciclismo um hábito em sua rotina.

Terceiro, você vai se aventurando em novas e diferentes formas de pedalar, seja indo cada vez mais veloz, ou aprendendo a fazer manobras, apostando em trilhas e caminhos mais complicados.

Depois que você se apaixona e ganha confiança para pedalar, você percebe que o ciclismo pode ser tudo, menos uma atividade entediante.

Por isso, é altamente recomendado para quem já tentou realizar diversas atividades físicas em ambientes fechados e nunca conseguiu se adaptar.

Se isso aconteceu com você, muito provavelmente significa que você precisa de uma atividade física que te possibilite estar em movimento, passando por diferentes ambientes, conhecendo novos espaços e indo além.

E não se engane pensando que pedalar é uma atividade completamente solitária. Pois, se você tem o desejo de dividir esse momento com outras pessoas, pode encontrar grupos de ciclistas que realizam treinos juntos, participam de campeonatos, fazem trilhas e diversas atividades em conjunto.

Com certeza, depois que você coloca seu pé no pedal, todas as suas desculpas para não se tornar um ciclista acabarão!

ciclismo aumenta a autoestima e autoconfiança

4. Aumenta a sua confiança

Assim como em qualquer outra nova atividade que você possa iniciar, no começo há sempre determinados medos e inseguranças que podem paralisar.

No entanto, temos algo para te falar: depois que você começa a pedalar, você aprende a ganhar cada vez mais confiança - em cima da bike e fora dela também.

Quanto mais você pedala, mais você aprende como se manter em equilíbrio em duas rodas. Você começa a ganhar muita consciência corporal, entendendo como seu corpo funciona e quais são as melhores posições - de pernas, braços, coluna...

Você vai ganhando também muito mais resistência física, indo cada vez mais longe ou realizando os mesmos percursos em muito menos tempo.

E tudo isso faz muito bem para a sua autoestima e autoconfiança, pois você se sentirá um ciclista cada vez melhor!

Conforme você pedala e aperfeiçoa suas habilidades de ciclismo, conhece novos lugares e aprende muito mais sobre esta nova atividade física, você também melhora sua saúde e bem-estar, cuida do seu corpo e mente.

Em conjunto, isso tudo ajuda você a construir uma nova versão sua.

Por isso, mesmo que você possua certo medo em começar a pedalar agora, especialmente por não saber muito sobre bicicletas, manobras ou como ter resistência física para pedalar por longos quilômetros, saiba que isso é uma questão de treino.

Quanto mais você faz, melhor se torna. E quanto você fica, mais confiante você se sente. Então, se joga!

5. Ajuda a perder peso

Já mencionamos isso acima, mas com certeza é um motivo especial a ser destacado e explicado com mais detalhes.

Pedalar é uma atividade física que ajuda a queimar gordura corporal muito rapidamente, além de também ajudar a definir músculos (não somente dos membros inferiores!), pois movimenta todo seu corpo!

Inclusive, é por isso que quando se trata de melhores atividades físicas para combater a obesidade, o ciclismo é sempre citado.

Isso porque você pode começar aos poucos, dedicando o tempo e a intensidade que você consegue e deseja dispor. Como falamos no tópico acima, com o passar do tempo é normal que você aumente sua resistência, conseguindo fazer percursos cada vez maiores e em um espaço de tempo menor.

Pedalar por uma hora por te ajudar a queimar cerca de 400 calorias. Em uma semana pedalando diariamente, você perde em torno de 2.800 calorias.

Enquanto você pedala, você queima gordura, perde peso e define os principais músculos do corpo.  Em alguns meses, a diferença já é notável.

Somente queimando as calorias (sem contar com a mudança na alimentação que deve acompanhar a rotina de exercícios físicos), em um ano você consegue perder em torno de 5 a 7 kg.

valores acessíveis de bicicleta para iniciantes

6. É uma atividade física acessível

Outro grande motivo para você começar a pedalar o mais rápido possível é a  acessibilidade que esta atividade física possui.

Basicamente, você consegue encontrar boas bicicletas por um preço bem em conta, para nível iniciante. E, além disso, existem várias pessoas que vendem bikes usadas ou seminovas em excelente estado também, por um preço bastante acessível.

Por menos de R$1.000, você compra uma boa bike e os equipamentos básicos necessários para começar a pedalar com total segurança.

E este é um investimento que você faz uma primeira vez e usufrui por longos meses.

Depois, conforme você melhora suas habilidades como ciclista e se apaixona pelo pedal, é normal querer investir mais, em uma bicicleta mais preparada e que ajuda você a melhorar sua performance e também em acessórios e equipamentos úteis para seu conforto.

Mas, no começo, de fato o ciclismo é uma atividade super acessível. Basta comprar a sua bike, as roupas necessárias para pedalar, os acessórios de segurança e você estará pronto para enfrentar bons meses de prática de atividade física regular.

Além disso, usando a bike como meio de transporte você também pode economizar muito dinheiro, evitando usar seu carro diariamente cada vez que precisar sair de casa e percorrer trajetos de curta ou média distância.

E, se em sua cidade tiver parques naturais e ciclovias, melhor ainda! Você terá espaços livres para poder se exercitar diariamente de graça.

7. Você descobre uma nova paixão

Já comentei ao longo de todo esse texto que, ao começar a pedalar, é questão de tempo até você se apaixonar por esta atividade. E isso é a mais pura verdade.

Pode conversar com qualquer pessoa que tenha começado há alguns meses a pedalar e tem feito disso um hábito em sua rotina, você perceberá que o ciclismo é uma atividade apaixonante.

Todos os motivos acima levam você a se encantar por pedalar.

Pois, a cada vez que você dispõe de 30 a 60 minutos por dia para sair por aí com a sua bike, você volta para sua casa se sentindo muito melhor, com uma sensação de bem-estar que domina todo seu corpo.

Você percebe as melhorias em sua saúde: aumento de disposição, menos dores no corpo, fortalecimento da imunidade, menos estresse, melhor qualidade de sono... Você se sente mais forte, mais preparado e disposto a melhorar cada vez mais.

Quando você se dá conta, você tem se transformado em uma versão muito melhorada de si mesmo.

E se você tiver uma rede de pessoas - amigos, colegas, conhecidos - para trocar informações, dicas ou até mesmo fazer percursos e treinos juntos, você vai mergulhar cada vez mais fundo nesse universo.

Todos nós precisamos de um hobby, um momento no nosso dia a dia para nos desestressar e realizar uma atividade que seja prazerosa.

Essa é uma necessidade real, mesmo que você possua uma rotina muito ocupada.

E o quão bom seria se seu hobby, esta nova paixão, fosse justamente uma atividade física que te ajuda a cuidar do seu corpo, da sua mente e saúde física?

Por isso, não pense duas vezes. Você já sabe todos os motivos altamente convincentes para comprar agora a sua bike - ou pegar aquela que você já tem aí na sua casa e nunca usou - e sair pedalando por aí.

Aqui, no Bicicleta para Todos, você contará com todo apoio e dicas essenciais para te ajudar a se tornar um ciclista cada vez melhor e mais apaixonado por esse esporte!