Pelo seu direito de pedalar.

Está em dúvida como começar sua aventura com uma bicicleta? Nossa equipe do Bicicleta para todos recebe todos os dias mensagens de nossos leitores, por isso criamos este guia passo-a-passo para você iniciar no mundo das Bikes.

Com os últimos acontecimentos no mundo, em que nos forçou a cada vez ficarmos mais em casa para nossa própria segurança, o crescimento de pessoas em busca de sua primeira bicicleta aumentou bastante.

Estamos vendo um crescimento de 93% em comparação ao ano passado, principalmente por bicicletas de entrada, segundo estudo da Aliança bike.

Porém, nem sempre é fácil começar no mundo do ciclismo, como em qualquer esporte, além do esforço físico inicial ser difícil, nossos leitores têm muitas dúvidas em quanto devem gastar e como começar.

Fique tranquilo, vamos ver algumas dicas separadas pela nossa equipe do Bicicleta para todos que vai te ajudar a começar com o pé direito!

Antes de tudo, vamos o básico:

Você não precisa gastar muito para começar.

Isso mesmo, muita gente pensa que já deve sair com a melhor bicicleta possível e todos os equipamentos que o dinheiro pode comprar, o que o faz ou gastar muito, ou até adiar o começo para quando tiver dinheiro sobrando.

A verdade é que você só precisa de dois itens para começar: uma bicicleta decente e um capacete.

Para escolher a bicicleta é simples. Primeiro veja quanto você pode gastar, nossa recomendação é que você comece com uma bike entre R$1500 e R$2000, já que nesse nível você consegue comprar um modelo de entrada e de qualidade, que não irá te abandonar.

Você pode ver nossa lista com as melhores nesta faixa de preço aqui.

Esses valores são o recomendado, porque, além disso, pode ficar muito caro para a maioria das pessoas, e menos do que esse valor, você irá acabar com uma bicicleta que você irá querer trocar em poucos meses.

Uma opção também é comprar uma bicicleta usada, porém cada vez mais os valores da usada estão se comparando a novas, já que quase ninguém está vendendo a sua nestes tempos.

É importante também que você compre o aro certo, nós inclusive fizemos um guia completo para você escolher o seu, que irá variar dependendo da sua idade, tamanho e peso.

O capacete também é bastante simples de escolher, basta escolher uma marca de qualidade, aqui não é hora de economizar.

Você pode conferir nesta lista alguns modelos que já foram aprovados pelos seus clientes.

Em seguida, tem um passo muito importante:

Comece devagar

Como qualquer novidade, principalmente relacionada a esforço físico, é importante que você comece devagar, especialmente se você está sendo fazer exercício há algum tempo.

Aproveite para redescobrir aquela sensação de liberdade que você tinha quando criança e andava de bicicleta, e você vai logo criar uma sensação boa ao pedalar, e querer fazer isso todos os dias.

Tente também começar em trilhas pequenas, que sejam perto da sua casa e não ofereçam perigo, até você se sentir mais confortável em cima de uma bike.

Crie rotas alternativas em locais da sua cidade que você normalmente não andava, logo você irá descobrir um novo mundo que está perto de você.

Começando devagar (e sempre), você tem uma chance muito maior de tornar a bike um hábito novo e feliz para sua vida.

O importante é o primeiro passo, compre sua bicicleta e capacete agora mesmo, não espere mais nenhum segundo, e assim que chegar, já comece a pedalar no mesmo dia.

Não espero o dia perfeito, ou o momento que estiver "disposto". Assim que começar, você não irá mais querer parar.

Pense como um motorista

É preciso ter responsabilidade na hora de pedalar, principalmente se você dividir ruas com carros e motos.

A principal dica é que você deve pensar como um motorista de carro.

Use os sinais de trânsito e direções da via a seu favor, sempre sinalize quando for virar e procure usar roupas coloridas para chamar a atenção.

Normalmente você vê ciclistas com roupas bastante coloridas por este motivo, porque eles vão chamar a atenção de motoristas.

Uma dica muito importante para sua segurança é ter bons freios e um farol para quem anda a noite.

Com um pouco de cuidado e o equipamento correto, você pode pedalar em quase todos os locais com segurança.

Se você não se sente tão confortável, é sempre possível comprar equipamentos para transportar sua bicicleta no carro, e se dirigir para uma trilha na sua cidade, e andar sem preocupação com carros e ônibus.

Para nossa quarta e última dica:

Conheça a trilha que irá fazer:

Pode parecer besteira, mas perdemos os casos de amigos que começaram a andar de bicicleta e se perderam em trilhas, ou seu equipamento quebrou no meio da pedalada e tiveram que voltar caminhando porque não estavam preparados.

Primeira coisa é conhecer onde você está indo.

Você pode pesquisar na internet sobre a trilha, ou perguntar para pessoas mais experientes na sua cidade.

Algumas coisas que você deve perguntar:

  • Qual o grau de dificuldade da trilha?
  • Ela pega celular em toda sua extensão?
  • Em quanto tempo é possível terminar ela?
  • Quais os lugares mais dificeis dela?

Normalmente quem já fez uma trilha dezenas de vezes, vai saber te indicar quais são os pontos que você deve tomar cuidado e até que equipamentos você precisa levar.

Em algumas maiores, em que você não tem nem sinal de celular, é muito importante que se esteja preparado, com bastante água e comida, além de equipamento para reparos rápidos na sua bicicleta.

Não tente fazer uma trilha que você não conhece sem a devida preparação, principalmente no começo quando se tem pouca experiência.

Procure locais para iniciantes, ou comece pedalando perto da sua casa na cidade até criar mais experiência.

Em breve você se sentirá mais seguro para ir se arriscando sempre um pouco mais, porém sempre com segurança.

Para finalizar, veja 05 erros mais comuns de quem vai começar: