9 Dicas incríveis para pedalar que você pode aplicar agora!

9 Dicas incríveis para pedalar que você pode aplicar agora!

Pedalar pode ser tanto um hobby, uma forma de perder peso, de cuidar mais de si, como também ser um verdadeiro esporte. Nesse artigo do Bicicleta para Todos, vamos te dar algumas dicas incríveis que vão te ajudar a pedalar melhor.

Pedalar é um dos melhores exercícios físicos que você pode fazer!

Os benefícios para a sua saúde física são inúmeros: redução de colesterol, diminuição dos riscos de pressão alta e diabetes, fortalecimento do sistema imunológico e melhoria da circulação sanguinea.

Além disso, este é um hábito que proporciona diversos benefícios para a sua saúde mental, sendo considerado até mesmo um método de combate para depressão.

Quem pedala e faz trilhas, reduz consideravelmente os níveis de estresse, ganhando muito mais qualidade de vida, bom humor e felicidade.

E, claro, sem falar nos benefícios para seu corpo: você perde peso, tonifica os músculos e melhora todo seu condicionamento físico.

Ou seja, pedalar só tem vantagens!  

E quanto melhor você pedala, mais benefícios você tem, né?

Por isso, selecionamos algumas dicas que podem te ajudar a potencializar esse hábito, transformando você em um ciclista cada vez melhor!

Prepare seu corpo

A preparação para pedalar é essencial para que você passe a pedalar cada vez melhor.

Assim como em qualquer outra atividade, precisamos estarmos prontos para começarmos algo.

Por isso, para você pedalar cada vez mais e melhor é importante que seu corpo esteja adequadamente preparado para isso. Afinal, esta é uma atividade que exige muito de você: sua concentração, seu preparo físico, sua boa disposição.

E tudo isso começa a ser preparado na noite anterior a qual você vai pedalar.

Ter uma boa noite de sono prepara todo seu corpo para um novo dia, especialmente quando você usará muito da sua energia.

Ter uma boa noite de sono prepara todo seu corpo para um novo dia, especialmente quando você usará muito da sua energia.

Além disso, quando dormimos bem nos sentimos melhores, com mais disposição e menos mau humor,  o que promove mais concentração e foco - essencial para você pedalar melhor!

Além disso, antes de subir em uma bicicleta é importante que você tenha preparado bem o seu corpo, esteja bem alimentado para que seja capaz de gastar muitas calorias enquanto pedala.

Por isso, entre uma hora a meia hora antes de começar a pedalar, faça uma refeição reforçada com alimentos adequados para uma preparação de treino, como queijo, ovos, frutas, sucos e bons carboidratos.

Por fim, existe outra preparação do corpo que é mais consistente. Quando você pedala, você exige muito da sua musculatura, tanto inferior, quanto a superior (que precisa manter-se estável durante a atividade).

Por isso, fazer outras atividades físicas como alongamentos de fortalecimento muscular e pilates, por exemplo, são muito importantes para preparar bem seu corpo de forma que ele seja capaz de se sustentar enquanto você pedala cada vez com mais potência.

Acredite: isso fará com que seu corpo fique cada vez mais forte, tornando você mais capaz de pedalar por mais tempo e com muito mais intensidade.

No entanto, isto ainda não é tudo. E temos mais dicas de ouro para você se tornar um ciclista melhor.

Faça mais subidas

Se você deseja se fortalecer para ser capaz de pedalar cada vez mais e se sentindo menos cansado, você precisará se desafiar.

A maior parte das pessoas odeiam subir colinas e ladeiras na bicicleta. E é claro que isso tem um motivo: subir é muito mais cansativo e exige muito do nosso corpo e até mesmo da nossa mente.

Porém, se você deseja ficar mais forte, não existe outro caminho: você precisa fazer mais subidas.

São as subidas que aumentarão a sua força na bicicleta e também a sua resistência enquanto pedala por longos trajetos.

O nosso conselho é que você comece a aumentar o tempo de subidas assim como a marcha que você usa em suas subidas. Afinal, é dificultando que você vai superando os seus limites.

Estabeleça uma meta de tempo.

SEMPRE estabeleça uma meta de tempo.

Se você consegue realizar determinada subida por 5 minutos, vá aumentando isso aos poucos até ir ganhando mais resistência.

Além disso, faça diferentes tipos de subidas: tanto as subidas mais longas, que demora mais, como também as subidas mais curtas, que são mais rápidas, mas que também são mais íngremes e precisam de mais esforço.

Mas cuidado! É importante que você vá fazendo isso aos poucos.

Como em todo exercício físico, para ter mais resistência pedalando é necessário ir melhorando de pouco em pouco. Quando falamos de resultados eficazes e mudanças, a consistência é sempre muito mais importante do que a velocidade.>

Por isso, não queira dentro de uma semana mudar completamente a forma com que você pedala. Estabeleça, no entanto, metas pequenas, mas que você conseguirá alcançar.

Com o passar do tempo, em questão de alguns meses, você será capaz de perceber o quanto avançou de forma consistente.

Dica: Lembre-se sempre de cuidar bem da sua bicicileta!

Aumente seu tempo na bicicleta

Se você quer pedalar melhor, você precisa começar a pedalar mais!

Esse é o princípio básico de qualquer progresso verdadeiro: quanto mais fazemos, melhores nos tornamos.

Por isso, aproveite cada oportunidade que você tem de estar em cima da sua bicicleta e comece a substituir trajetos que você normalmente faria de carro ou até mesmo ônibus (em casos de trajetos mais curtos, claro) por pedalar.

Além dessas substituições, se você deseja progredir e pedalar melhor é importante dispor de mais tempo para essa atividade específica.

Vamos supor que você faça 3x na semana trajetos de 40 minutos pedalando. No começo, deve ser desafiador fazer isso, certo?

Porém, após algumas 6 ou 8 semanas, será super fácil fazer isso apenas 3 vezes na semana.

Busque sempre AUMENTAR o tempo de pedalada.

Então, quando começar a ficar mais fácil e você perceber que já não se cansa mais ou não se sente no seu limite, é o momento de aumentar o tempo que você passa pedalando (40 minutos para 50 minutos, depois para uma hora e depois uma hora e meia.) quanto também os dias (3 dias, 5 dias, todos os dias na semana).

É somente assim que você será capaz de conseguir pedalar cada vez mais tempo e por distâncias cada vez maiores.

Superando medo de longas distâncias

Um desafio muito comum para quem deseja pedalar mais é o medo de realizar longas distâncias.

Você já sabe que para pedalar melhor é necessário pedalar mais.

Porém, para pedalar mais você precisa se desafiar e ir cada vez mais longe, certo?

E isso desperta dentro de você um medo: afinal, e se você não conseguir completar a distância estabelecida? E se você conseguir ir, mas não conseguir voltar?

Tudo isso são questões comuns de quem deseja começar a melhorar o tempo em que passa pedalando, aumentando suas distâncias.

Só que para você pedalar mais você não necessariamente precisa ir cada vez mais longes.

Parece óbvio, e realmente é uma dica muito simples.

Porém, você pode fazer trajetos repetidamente próximos de onde você vive.

Por exemplo, em vez de ir cada vez mais longe, fazer o mesmo trajeto curto várias vezes no dia.

Dessa forma, se você não aguentar alcançar o seu objetivo, não terá o problema de estar longe demais e não conseguir voltar para casa.

Isso traz para você uma sensação de estar mais no controle e te faz se sentir mais confiante e seguro, o que é muito importante para que você consiga se manter concentrado no que precisa fazer naquele momento: pedalar.

Com o tempo, você se sentirá mais preparado para ir cada vez mais longe e, então, é só preparar a sua mente para ir aceitando mais desafios.

Mantenha-se motivado

Já falamos sobre a importância de você preparar seu corpo, mas ter uma mente bem preparada para pedalar é essencial para que você aumente a sua resistência e passe a pedalar com mais consistência.

A motivação é essencial para qualquer pessoa que deseja tornar determinada atividade física em um hábito.

Se você não se sente preparado, não se sente forte e menos ainda capaz de melhorar, você se sente desmotivado e isso afetará completamente o seu desempenho em qualquer coisa que você se comprometa a fazer.

Isso é um fato: pessoas desmotivadas tendem a desistir com muito mais facilidade.

Porém, se você deseja pedalar melhor é importante parar de desistir.

Você precisa deixar de desistir de tentar ir além dos seus limites, melhorar seu tempo pedalando, sua intensidade e resistência.

Um conselho prático que podemos dar para você preparar a sua mente enquanto pedala é deixar de focar no seu corpo naquele momento.

Busque sempre se motivar - Para isso crie expectativas realistas.

Não pense tanto no esforço que você está fazendo, no suor, no desconforto dos músculos.

Quanto mais você percebe o exterior e se desconcentra do seu corpo, melhor ficará.

Portanto, olhe para a paisagem e a perceba, coloque a sua concentração no que você pode fazer também: respirar melhor e manter seu corpo imóvel. Tudo isso fará com que você pedale mais e faça os trajetos mais rapidamente, atingindo seus objetivos.

Assim, cada vez que você bater a sua meta, você se sentirá melhor consigo mesmo.

Por fim, este é outro ponto essencial para se sentir mais motivado: ter metas realistas. Não coloque para você um objetivo que você já sabe que não conseguirá atingir, mas também não menospreze a sua capacidade colocando objetivos que você sabe que você alcança com facilidade.

Faça parte de um grupo

Existem pessoas que adoram fazer atividade física em conjunto e isso as motiva bastante. No entanto, sabemos que também têm aqueles que buscam uma atividade que possa ser feita de forma solitária.

Independente de como seja você, saiba que fazer parte de um grupo pode te ajudar muito, sendo um diferencial gigantesco para você melhorar o seu desempenho como ciclista.

Isso traz para você uma sensação de estar mais no controle e te faz se sentir mais confiante e seguro, o que é muito importante para que você consiga se manter concentrado no que precisa fazer naquele momento: pedalar.

Você pode fazer parte do grupo tanto para pedalar em conjunto (o que é excelente para se preparar para maratonas, por exemplo), ou apenas para conversar e trocar ideias sobre o ciclismo.

Em um grupo de ciclismo, você aprende muito sobre esse hábito com pessoas que já tem mais experiência que você e também tem a possibilidade de ajudar outras pessoas que estão começando agora e podem aprender com o conhecimento que você já adquiriu.

Nesses grupos, muitas experiências são trocadas, como o que você pode se preparar melhor para pedalar, quais são as melhores bicicletas (e melhores marcas) para cada tipo de ciclista, tempo e intensidade de treinos de bike, além também de tirar dúvidas e pedir ajuda para dificuldades específicas que você pode estar enfrentando para pedalar melhor.

Portanto, de qualquer forma (seja para obter companhia, ou para conhecimento), participar de grupos de ciclistas pode ser um diferencial para melhorar sua forma de pedalar.

Além disso, você pode buscar esse grupo em sua cidade, ou fazer parte de algum pela internet, através de comunidades de redes sociais e sites.

Desenvolva técnicas de respiração

Um dos benefícios que pedalar tem para a sua saúde é justamente a melhoria na sua capacidade respiratória. E isso se deve ao fato de que quanto melhor você respira, melhor você pedala.

O problema é que todos nós acreditamos que respirar é algo que não precisa ser melhorado, afinal todos já nascemos sabendo como respirar.

Porém, se você já faz exercício físico com frequência você também já sabe que existem diferentes formas de respirar e que isso ajuda muito a melhorar os seus resultados em qualquer atividade física.

O portal We Love Cycling divulgou três formas de respirar melhor para aperfeiçoar seu condicionamento físico tanto pedalando, quanto correndo e fazendo outras atividades físicas que exige um bom preparo físico.

Assim, foi apresentado que, para você respirar melhor, você precisa aprender a fortalecer o seu diafragma.

No dia a dia, nós enfraquecemos o nosso diafragma de muitas formas, especialmente quando passamos muitas horas do dia sentados com uma má postura.

DICA MAIS IMPORTANTE: RESPIRE

Porém, ao respirar de modo mais consciente, você pode fortalecê-lo. Poius isso é feito quando você respira com mais intensidade: colocando para dentro e expulsando o máximo de ar que conseguir.

O primeiro exercício deve ser feito no dia a dia, quando você não está pedalando: expire por três segundos, segurando o abdômen, e inspire por três segundos empurrando-o para fora. O objetivo principal é você realizar apenas 10 respirações dentro de um minuto.

Com isso você já será capaz de controlar melhor a sua respiração, especialmente com mais consciência corporal, o que é essencial para pedalar.

A partir disso, você conseguirá também desenvolver outros exercícios de respiração que são úteis para você pedalar melhor e com mais intensidade.

Recupere-se bem

Quem deseja melhorar seu preparo físico precisa aprender não somente a pedalar melhor, mas também a se recuperar.

De nada adianta você testar seus limites e ir cada vez mais além, sobrecarregando todo o seu corpo, especialmente sua musculatura.

Portanto, aprenda a importância de ter tempo para se recuperar e nunca vá além daquilo que você sabe que seu corpo pode ir.

Isso ajudará você a evitar lesões que podem trazer consequências permanentes, dor, desconforto e acabar impedindo que você precise deixar de lado o hábito de pedalar.

Por isso, enfatizamos que é muito melhor ir se superando aos poucos, mas de forma constante, do que tentar vencer todos seus limites de uma vez só e acabar prejudicando o seu corpo, o que fará com que você se prejudique mental e emocionalmente também.

Tenha uma boa bicicleta

A última dica para pedalar melhor é, na verdade, uma das mais importantes.

Ter o equipamento certo para pedalar é tão importante quanto preparar todo o seu corpo e sua mente para isso.

Já recomendamos aqui diversas bicicletas excelentes, mas é importante você ter em mente duas coisas: sua capacidade atual e seu verdadeiro objetivo com esse hábito.

Por exemplo, quem deseja perder peso e melhorar seu condicionamento físico transformando o ciclismo em um hábito saudável possui um objetivo diferente de quem deseja se tornar um ciclista para correr em maratonas, fazer grandes trilhas.

Assim, para cada objetivo existe uma bicicleta mais apropriada, você pode conferir nossa lista com as melhores.

No entanto, ter uma boa bicicleta é muito importante para que você pedale melhor, pois ela é preparada para dar sustentação a todo seu corpo e favorecê-lo enquanto você pedala.

Além disso, um bom equipamento fornece mais conforto e maiores possibilidades de melhoria daquela ação. Assim como também evita que você sofra com lesões causadas por falta de apoio físico, má postura e afins.

No mais, não é preciso gastar muito para ter um equipamento bom.

Dessa forma, se você quer pedalar melhor é importante investir em um equipamento que te possibilitará fazer isso de forma saudável e sem trazer danos ao seu corpo.

O hábito de pedalar é um dos melhores que você pode adquirir, pois promove benefícios para todo seu corpo, mente e espírito. Basta conversar com qualquer pessoa que pedale e você comprovará isso!

Agora, com essas dicas, nós temos certeza de que você se tornará um excelente ciclista. É só colocar em prática e começar a pedalar!