10 Melhores Praias do Brasil para Pedalar em 2023

10 Melhores Praias do Brasil para Pedalar em 2023

Está a procura de melhores praias no Brasil para visitar o mais rápido possível? Nós, da equipe do Bicicleta para Todos fizemos uma lista incrível para você. Confira abaixo.

O Brasil é um país paradisíaco, ainda que muitos não valorizem as riquezas culturais e naturais que temos em nosso país. E, principalmente, disponíveis para visita e somar experiências incríveis.

Pensando nisso, nossa equipe fez uma lista com as melhores praias do Brasil para visitar a pé, de carro ou pedalando. Confira todas as dicas e escolha a melhor para conhecer viajando pelo país.

Melhores praias para pedalar no Brasil

Fernando de Noronha - PE

Mesmo sem a bicicleta, somente o ato de ir a Fernando de Noronha já é uma experiência única.

O que acontece é que, pedalar pelo arquipélago é melhor ainda. Realmente não é à toa que este lugar está na lista da UNESCO como patrimônio mundial da humanidade.

Pouco mais de 3.000 pessoas vivem por aqui e o turismo é focado na sustentabilidade e no equilíbrio entre homem e natureza.

A dica é ficar por pelo menos cinco dias na cidade para que você possa conhecer a maioria das 16 praias , ver o show dos golfinhos e aproveitar de atividades como o mergulho.

Caso você não queira ou não possa levar sua própria bicicleta, as bicicletas compartilhadas estarão disponíveis para os turistas passearem sem custo extra. É só pegar e devolver depois, assim, outros poderão fazer o mesmo.

No entanto, por mais que seja uma cidade digna de atenção, um de seus maiores pontos negativos é o preço a ser pago para visitar o local. Já que, esse é um dos roteiros turísticos mais caros do país.

Veja nosso artigo com os melhores parques e trilhas em Campo Grande.

Praia dos Lençóis Maranhenses – MA

Tendo seu acesso em diversas cidades como: Barreirinhas, Santo Amaro do Maranhão, Humberto de Campos e Primeira Cruz, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é uma boa opção para quem gosta de pedalar e curtir o mar.

Este é o destino perfeito para aqueles que buscam aventura e contemplar a natureza.

Com maravilhosas dunas de areia branca, sendo elas as maiores do Brasil, a água cristalina e o pôr-do-sol único, essa área de lençóis freáticos pode fazer parte de uma experiência que é levada para toda a vida.

Localizado no litoral oriental do Maranhão, é o principal indutor do turismo da cidade e do estado.

O parque tem seu momento mais bonito logo após a época chuvosa, que vai de fevereiro a maio, já que as lagoas interdunares enchem e deixam o espaço ainda mais bonito e perfeito para tirar fotos incríveis.

Essa época é também a melhor para quem quer visitar, já que as lagoas enchem e é possível conhecer a imagem símbolo dos lençóis Maranhenses.

As lagoas multicoloridas cercadas pela areia branca são imagens dignas de cartão postal e que marcam para uma vida inteira.

Vale a pena se organizar e conferir.

Praia de Garapuá - BA

Situada próxima a Morro de São Paulo – BA, Garapuá é um dos quatro povoados da Ilha de Tinharé, uma região que faz parte da Costa do Dendê e que pertence ao município de Cairu.

Esta ilha, mesmo localizada no litoral, não se encontra em uma cidade muito grande e, por isso, há áreas que ainda não foram exploradas pelo turismo em massa.

Isso oferece a você, a oportunidade de encontrar lugares novos e calmos, já que muito provavelmente, estarão quase ou totalmente vazios.

Apesar de ficar próximo da vila, em épocas de baixa temporada, como no inverno por exemplo, é comum achá-la deserta.

Esta praia é o destino perfeito para quem quer uma trilha sossegada e com o menor número de pessoas possível.

A praia é larga, tem mar tranquilo, água cristalina, cerca de duas milhas de extensão cercada de coqueiro e com trechos preservados da Mata Atlântica.

Já que mito pequeno, o povoado não tem uma infraestrutura muito forte, contando com poucas opções de pousadas e um comércio reduzido.

Porém, o contato com a natureza e a interação com as paisagens fazem a viagem valer a pena.

Ela é digna de menção em qualquer ranking sobre praias espetaculares.

Veja nosso artigo com melhores parques e trilhas em Salvador.

Praia Brava – SC

Ideal tanto para turistas quanto para os moradores locais, a praia Brava fica entre Itajaí e Balneário Camboriú, ótimo para contemplar a natureza sem deixar de lado a modernidade e o conforto.

Além da paisagem e da deslumbrante orla exclusivas à localidade, é possível encontrar diversão, gastronomia, passeios incríveis e muito mais , sendo essas as principais razões do local atrair tantos turistas.

As águas são conhecidas por serem claras, refrescantes e bem preservadas.

Boa parte de sua paisagem conta com morros de área preservada e cobertos pela mata atlântica que pode ser um bom lugar além da areia para fazer uma trilha.

É muito frequentada por praticantes de esportes aquáticos como aqueles que gostam do surfe.

A orla da praia apresenta diversas lojas, dentre elas: bares, restaurantes, lanchonetes, beach clubs e muito mais.

Recomendamos também passar pelo BRAVAMALL, um shopping com lojas e restaurantes exclusivos, um rooftop com vista exclusiva do mar, uma opção para você que além de pedalar, gosta de turistar.

Praia da Baía dos Golfinhos – RN

Considerada a oitava melhor praia do Brasil, a Baía dos Golfinhos é o nome como a Praia da Pipa é mais conhecida.

Seu mar é calmo e ela é conhecida tanto dentro quanto fora do Brasil pela facilidade que é encontrar golfinhos nadando em seu habitat natural.

Excelente para visitar com crianças e idosos, já que nessas faixas etárias não é indicado se divertir em praias muito violentas que posam ocasionar acidentes.

Baía dos Golfinhos é o jeito pela qual a Praia do Curral ficou popularmente conhecida. É a praia mais bonita da região de Pipa e a atração mais importante do Rio Grande do Norte.

O acesso é feito a pé durante a maré baixa, saindo da Praia do Centro ou da Praia do Madeiro.

Antes de visitar, é importante consultar a tábua de marés já que é muito difícil visitá-la durante a maré alta.

É um destino ideal para quem deseja um passeio calmo por uma praia paradisíaca, sem o excesso de turistas e vendedores. Para quem gosta de esportes aquáticos, é possível a prática de stand up paddle e caiaque.

Recomendado também como um espaço familiar, para que as crianças possam ver os golfinhos e aproveitar a água.

Há também a possibilidade de visitar o local num passeio de lancha, tendo uma probabilidade maior de ver os mamíferos enquanto eles brincam na área.

Normalmente eles aparecem logo de manhã cedo ou no fim da tarde.

Praia de Copacabana – RJ

Um clássico extremamente famoso quando falamos sobre alguma praia é a praia de Copacabana.

Situada na orla da Zona Sul da cidade capital do Rio de Janeiro, a Praia de Copacabana pode ser considerada a mais famosa do Brasil.

Com areia branca e uma área que chega aos 4,10 km, o lugar tem apelidos como Princesinha do Mar e Coração da Zona Sul.

É o bairro mais populoso da zona e é considerado o bairro com mais idosos do país.

A praia está repleta de restaurantes, cafés, bares, bancos, igrejas e hotéis tais como o Copacabana Palace, que é o mais tradicional da cidade.

Além da área para uma trilha de bike, a praia situa diversos eventos como campeonatos mundiais de futebol, vôlei e futevôlei de areia. Conta ainda com shows que podem chegar a até 1.000.000 de pessoa como foi o dos Rolling Stones em 2006.

Caso queira, independente do ano em que você esteja lendo este artigo, Copacabana hospedou um dos maiores shows de fim de ano do mundo com mais de 2.000.000 de visitantes periodicamente tendo batido seu maior recorde até agora no réveillon de 2013.

Veja nosso artigo sobre melhores parques e trilhas em Fortaleza.

Praia do Espelho – BA

Situada na orla de Porto Seguro na Bahia, a praia do espelho, além de contar com uma bela areia, possui belas falésias e piscinas naturais.

A água é cristalina e faz jus ao seu nome.

Para você que gosta de longos percursos na bicicleta ou mesmo a pé, pode fazer o percurso a partir da cidade de Trancoso e percorrer 18 km até a areia.

O ideal é realizar uma visita e aproveitar o ambiente durante a maré baixa, dessa forma, você não pegará a travessia do Rio dos Frades cheio, recomendamos consultar a tábua de marés.

Para a volta, você pode pegar um ônibus que sai de lá, transporte direto no calçadão da praia . Caso esse não seja o seu caso, você pode chegar lá a partir de Trancoso ou Arraial D'Ajuda de carro, táxi ou ainda em um passeio bate-volta.

A praia oferece pousadas por perto, para quem quer ficar por mais de um dia, muitas delas ficam bem perto do mar, deixando a locomoção mais fácil.

Para que o passeio seja aproveitado ao máximo e para que dê tempo de conhecer o local, recomendamos passar uma ou duas noites no local para que você possa relaxar e explorar sem pressa.

Morro de São Paulo - BA

Como uma vila sem carros no extremo nordeste da Ilha de Tinharé, Morro de São Paulo guarda algumas das praias mais lindas da Bahia.

Um lugar recheado de atividades para se envolver, é um lugar bem fácil de se encontrar, com pousadas, restaurantes, bares e muito mais.

Os visitantes têm que pagar uma taxa de visitação que custa 30 reais. Até os 5 e acima de 60 estão isentos da taxa TUPA (Tarifa por Uso do Patrimônio do Arquipélago). Estudantes e portadores de deficiência pagam meia entrada.

Ele é procurado, tanto pelos moradores locais quanto por visitantes do mundo todo que procuram por uma praia paradisíaca de mar calmo e de água quentinha de tom esverdeado super lindo.

Tem bastante natureza e lugares além do mar para se fazer trilha, além do principal, a característica comida com o único tempero baiano.

Mesmo sendo um povoado pequeno, é um dos destinos mais conhecidos da Bahia sendo ele muito propício para tirar fotos, já que cada esquina que você dobra tem um cenário mais lindo do que o outro.

Veja nosso artigo sobre melhores parques e trilhas em Teresina.

Praia do Robalo – SE

Aracaju é uma cidade conhecida pela praia e a famosa orla do caranguejo. Além disso, seus habitantes são muito educados, até mesmo no trânsito.

A recomendação de hoje não é a Praia da Atalaia (principal de Aracaju), mas sim uma mais desconhecida que fica a cerca de 7 km da principal.

É possível chegar lá de carro, nos táxis da Atalaia ou mesmo num percurso realizado a pé ou de bicicleta, a Praia do Robalo tem águas mais calmas e diversas mesas espalhadas perto da pista, para comer, beber e descansar.

A praia é boa para a família e para os praticantes de esporte que gostam de surfar, correr ou pedalar.

Está localizado na fica na rodovia José Sarney, S/N. É muito fácil de encontrar, principalmente usando GPS ou solicitando um uber pelo aplicativo.

Aracaju é uma cidade perfeita para apreciar a natureza, relaxar e saborear a culinária local. As praias ficam bem vazias durante uma semana, dando a oportunidade de aproveitar sem prolongar.

Caso a areia e o mar não sejam uma escolha muito apreciada, a cidade tem lindos rios que são navegáveis.

Nas praias é possível achar estacionamento para carros.

Veja nosso artigo com melhores parques e trilhas em Aracaju.

Praia da Fome –SP

O lugar recebe o nome de Praia da Fome porque ela já foi destinada a receber escravos que vinham da África. Segundo historiadores, os prisioneiros eram alimentados na praia e vendidos por traficantes de escravos.

Nos dias atuais, o local recebe diversos visitantes de vários lugares todos os anos. Com seu mar calmo de água cristalina é um verdadeiro paraíso na Terra.

Com vistas dignas de um cartão postal, sua beleza única é um dos principais motivos do porquê visitá-la vale a pena.

A mata é mais um local que vale a pena a visita, principalmente para quem gosta de fazer a trilha a pé.

Essa praia fica situada na orla norte de Ilha Bela, entre a Praia de Jabaquara e a Praia do Poço.

É um lugar perfeito também para praticar mergulho, perfeito para uma viagem de verão.

É bom turistas com cuidado, já que na praia há vários incidentes do inseto Borrachudo, que transmite a doença mais conhecida como cegueira dos rios.

Parrachos de Maracajaú - RN

Distante 65 km da capital Natal, no município de Maxaranguape fica a praia de Maracajaú.

Conhecido também como o Caribe nordestino fica os Parrachos. Recifes de corais que formam piscinas naturais bem no meio do mar.

Os passeios ocorrem em diferentes horários dependendo da maré, pois os recifes só se formam como piscinas de águas mornas e cristalinas durante a maré baixa, sendo possível mergulhar junto dos peixes.

Para chegar lá, o mais recomendado a quem vem de longe é pousar no aeroporto de Natal e, ou locar um carro, ou comprar uma passagem de ônibus ou van.

Uma vez na cidade, é preciso percorrer pelo menos 15 km até a praia (que pode se tornar uma divertida trilha de bicicleta) e acessar os parrachos pelo mar.

Para realizar o passeio em si é preciso contratar alguma empresa especializada ou algum nativo que o leve de barco. É necessário agendar com antecedência, visto que os passeios são bem populares e concorridos.

O que achou das nossas dicas? Você já visitou algumas dessas praias? Escolha seu destino e se organize para realizar uma viagem aproveitando tudo o que as cidades têm a oferecer.