Melhores Parques e Trilhas para Pedalar em Campo Grande - MS

Melhores Parques e Trilhas para Pedalar em Campo Grande - MS

Está procurando por trilhas e parques em Campo Grande? Nós, da equipe do Bicicleta para Todos fizemos uma lista com os melhores lugares para ir a pé ou de bike. Confira a seguir.

Campo Grande é uma cidade que faz parte da região centro Oeste, sendo a capital do estado de Mato Grosso. A cidade fundada por mineiros oferece diversas opções de parques e trilhas para quem quer estar em contato com paisagens naturais.

Encontramos ótimas opções de passeio bem localizadas e trilhas nas redondezas da cidade. Veja nossa lista e decida por onde você quer começar.

Saiba porque pedalar pode se tornar um estilo de vida.

Parques

Parque das Nações Indígenas

Endereço: Av. Afonso Pena, s/n - Centro, Campo Grande - MS, 79002-072
Como chegar: https://goo.gl/maps/aeDCo85d5NNNEWsm9

O parque das Nações Indígenas está localizado na área urbana de Campo Grande, dando um contraste ao constante barulho de carros e pessoas que vivem na cidade.

Ele não leva esse nome em vão, já que, seus monumentos homenageiam as riquezas e os povos indígenas de Mato Grosso do Sul, com cada uma de suas entradas levando o nome de um grupo específico.

Logo na entrada, há uma placa que explica as regras do parque, proibindo os visitantes de praticar atividades como caçar e pescar, soltar pipa utilizando fios cortantes, usar churrasqueiras e fazer fogueiras, levar animais domésticos, entre outros.

O espaço funciona das 6 da manhã às 21h30 da noite e a entrada é totalmente gratuita.

O parque é largo e aconchegante, conta com rotas para passeios leves de bicicleta, ou caminhadas/corridas que podem ser feitas a pé.

É possível encontrar grandes áreas para piqueniques com espécies diversas de árvores e uma quadra larga com areia para quem quer jogar vôlei de praia.

Lago do amor

Endereço: Av. Sen. Filinto Müler, 713-917 - Pioneiros, Campo Grande - MS
**Como chegar:**https://goo.gl/maps/8eunLUyZApsas1bP9

Perfeito para passeios leves na bicicleta, o Lago do Amor faz jus ao seu nome. Todo o espaço pode chegar aos 250 metros de largura e tem um caminho por toda a sua volta feito para os pedestres.

O lago conta com águas tranquilas para apreciar, a vista de um belíssimo lindo pôr-do-sol e, por lá, é possível encontrar diversas espécies de animais, como garças e outras aves, capivaras, cágados e até mesmo jacarés!

Você também conseguirá encontrar barraquinhas que comercializam caldo de cana, de água de coco e de pastel frito na hora.

Há alguns espaços secos para sentar-se, aproveitar a calmaria do local e observar a paisagem, além dos animais.

Um dos pontos negativos do local é que pode estar muito movimentado e cheio, dessa forma, a calmaria é impossível no ambiente, já que muitos indivíduos se dirigem ao espaço com sons automotivos ligados em volume muito alto.

Esse parque funciona de segunda a domingo 24 horas por dia.

Veja também: Melhores Parques e Trilhas em Cuiabá.

Parque dos Poderes

Endereço: Av. Desembargador José Nunes da Cunha, s/n, Parque dos Poderes, Campo Grande - MS, 79045.
Como chegar: https://goo.gl/maps/ttu1v6najwavSF439

Tendo sido reformado recentemente, o parque custou 20 milhões de reais aos cofres municipais e conseguiu ser entregue 5 meses antes do esperado.

A reforma teve foco em preservar e modernizar a área.

O espaço apresenta uma grande área verde, estacionamento gratuito, trilhas extensas, grande diversidade de fauna e flora, e pista de caminhada. Para quem gosta de trilhas de nível intermediário, esse é o lugar certo!

Além disso, você terá acesso a uma grande área verde, área essa excelente para a prática de atividades ao ar livre com extensas vias arborizadas. Aos finas de semana, as ruas são fechadas para uso exclusivo dos pedestres.

Conta também com três academias ao ar livre e belos espaços de convívio para quem não é muito fã de exercícios e busca apenas um lugar calmo para relaxar.

Parque Florestal Antônio de Albuquerque ou Horto Florestal

Endereço: S/N 65894, R. Joel Dibo, 1 - Vila Carvalho, Campo Grande - MS, 79002-060
**Como chegar: ** https://goo.gl/maps/y9PCzSc97eX3pPR38

Seu horário de funcionamento é variado. Nas segundas e domingos está fechado, das terças as sextas, abre as 8 da manhã e fecha as 18 horas da tarde e aos sábados, está aberto para visitação das 8 da manhã e às 17 horas da tarde.

Compreende uma área de 45 mil metros quadrados e trata-se de um espaço ecológico de urbano, o espaço promove ações educativas e oferece área de lazer com jardins e alamedas arborizadas.

O parque é ótimo para caminhadas e passeios de bicicleta, o ponto negativo é que boa parte de seus equipamentos interativos estão se degradando e precisam de reforma urgente para que possam ser melhor aproveitados pelo público.

O principal ponto positivo é que, graças à sua grande variedade de flora, a parte mais decaída do parque não atrapalha e nem interrompe a experiência, que pode continuar sendo prazerosa.

Há pistas próprias para caminhada, uma biblioteca municipal, banheiros (inclusive para deficientes), playground, academia pública e oficinas de artes.

Veja nosso artigo com dicas incríveis para pedalar em grupo.

Parque Ecológico Águas do Prosa

Endereço: Chácara Cachoeira, Campo Grande - MS, 79031-010
Como chegar: https://goo.gl/maps/rawrUMAew4xxzhTh9

Esse parque fica bem perto do Shopping Campo Grande, é muito bom para caminhar, bater um papo com os amigos e brincar com os filhos no final de semana.

Por dentro do parque passa o córrego Prosa, e tem essa pequena queda, que dá um charme especial ao lugar muito frequentado pelos moradores locais.

São duas as entradas, uma pela Av. Ricardo Brandão e a outra pela Av. Afonso Pena. Avisando aos navegantes: nesse parque não tem banheiro. Mas, para quem quer conhecer, vale a pena a experiência.

Não o confunda com o Parque Estadual do Prosa, mesmo tendo nomes bem parecidos, além de terem sido construídos bem próximos um do outro saiba que não são o mesmo ambiente com nomes distintos.

O parque é espaçoso e fica em meio a diversos prédios, dando um grande contraste entre o rural e o urbanizado. O lugar é bonito, repleto de trilhas e funciona todos os dias.

Confira nossa lista com as melhores camisas e conjuntos para ciclismo.

Praça Lúdio Martins Coelho Filho ou Reserva Parque Itanhangá

foto com legenda praça lúcio martins coelho filho

Endereço: R. Chaadi Scaff - Itanhangá Park, Campo Grande - MS, 79003-241
Como chegar: https://goo.gl/maps/Kgws19ScVwqY62Jm7

Mais conhecida como Praça Itanhangá, é uma área muito bonita e com muito verde situada em meio a cidade de Campo Grande.

Possui pista de skate, quiosques, um parque infantil e em meio ao espaço arborizado, poderá ser contemplada uma nascente de água cristalina.

Sua história é bem parecida com a de muitos outros parques pelo Brasil. Seus atrativos já não eram muito bons e a área foi abandonada. Após uma reforma feita pela prefeitura municipal, o lugar voltou a ser bem frequentado.

Atualmente a praça esbanja beleza, vida e riqueza cultural.

Seu espaço verde é grande e variado, contando com pistas que podem ser usadas tanto a pé quanto sobre duas rodas usando sua magrela para movimentar o corpo.

Veja nossa lista com melhores Mountain Bike iniciantes.

Parque Estadual do Prosa

Endereço: R. Lima Félix, s/n - Jardim Veraneio, Campo Grande - MS, 79037-109
Como chegar: https://goo.gl/maps/vAofJqqvJ4o36jnL9

Aos sábados, o parque oferta passeios, que precisam ser reservados, mas, que são gratuitos e oferecem um guia que o leva pelo espaço. No interior do espaço, há o CRÁS, Centro de Recuperação de Animais Silvestres.

Às terças e quintas, o parque recebe excursões escolares, então é comum ver grupos de estudantes passeando pelo local.

Está localizado logo ao lado do Parque das Nações Indígenas, que é o maior parque de Campo Grande.

O Prosa conta também com área de estacionamento gratuito logo na entrada.

Oferece grande variedade de fauna e flora para os visitantes apreciarem, contando com pista de corrida e o Córrego Prosa, que dá nome ao parque.

Para fazer a reserva do passeio, ligue para o número (67) 3326-1370. Recomendamos realize sempre com muita antecedência, já que é um passeio bem requisitado.

Parque Estadual das Matas do Segredo

foto com legenda parque estadual das matas do segredo

Endereço:R. Joséfina Mingareli - Mata do Segredo, Campo Grande - MS, 79015-350
Como chegar: https://goo.gl/maps/5dTZP9kfgurkrerc8

O Matas do segredo é aberto ao público e mistura o urbano com a presença da mata, algo muito comum em Campo Grande.

Está localizado na região norte da cidade, uma área de preservação ambiental e centro de atendimento.

O espaço foi inaugurado pelo governador Reinaldo Azambuja, que deixou sua contribuição com o plantio de uma árvore em frente ao prédio principal do parque.

Há 22 anos o parque foi a sede do projeto Florestinha que retorna após a reforma com uma estrutura mais adequada para executar as atividades do grupo.

O ambiente também pode incitar um pensamento coletivo de preservação, já que é um espaço amplo, bonito e situado literalmente no centro da cidade.

A quadra, as salas de aula, a cozinha e o refeitório são alguns dos ambientes feitos para acolher os integrantes do projeto Florestinha, alguns deles, crianças que defendem e cuidam do meio ambiente.

Parque Laucídio Coelho

foto com legenda parque laucidio coelho

Endereço: R. Américo Carlos da Costa, 320 - Vila Carvalho, Campo Grande - MS, 79080-170
Como chegar: https://goo.gl/maps/1PwFKaNNbomJ8XGj7

O parque está situado em uma ótima área, já que conta com hotéis e restaurantes em sua volta, caso você queira visitar um espaço próximo de hospedagens e lugares para realizar as refeições;

O espaço oferece banco, escritório de associações, 50 mil m² de área de exposições, salão de festas, anfiteatro, baias, estandes, arena, pista de provas.

No interior do parque acontecem grandes eventos agropecuários, shows e os maiores leilões do estado, que chegam a reunir mais de 100 mil pessoas num único dia. Alguns dos eventos são da Expograde, a Festa das Nações e a Moto Road.

O parque serve especialmente para essas exposições, onde é possível visita-lo em seus momentos mais cheios. O espaço é amplo, aconchegante e bem familiar.

Ele está localizado a apenas 5 minutos do centro da cidade.

Trilhas

Trilha da Usina

A usina abandonada em Campo Grande rapidamente se tornou destino de trilha para um grande número dos moradores locais. Seu percurso conta com trilha, escalada e travessia.

O que resta da usina construída na década de 20, nada mais é do que algumas ruínas de um maquinário que alimentava a cidade.

Essa parte da história abandonada da trilha de pelo menos cinco quilômetros fica na estrada que dá acesso à região do Inferninho, saída para Rochedo.

Caso você queira, é possível reservar um passeio de hiking pela agência de turismo Sopa de Pedra que conta com uma caminhada pela natureza de poucas horas e que não inclui pernoite, por três cachoeiras até a hidrelétrica.

Inferninho

Endereço: Rochedinho, Campo Grande - MS
Como chegar: https://goo.gl/maps/KJobu4F7fvFtE9zRA

A trilha do Inferninho é muito bonita e é uma que vale muito a pena conhecer.

É perto da cidade e apresenta várias cachoeiras de água quase que cristalina em seu percurso.

Se você, colocar no GPS, o mapa te leva ao topo, com uma trilha bem fácil de descer à esquerda da queda d’água.

É uma boa localidade para fazer rapel, para quem gosta de praticar esse esporte.

Mesmo sendo muito bonita, quem visita costuma reclamar da falta de limpeza no local.

Por ser um ponto turístico e bem conhecido, é muito fácil achar algum lixo durante a trilha, o que não tira a beleza do local, mas, que pode incomodar algumas pessoas.

As trilhas aqui oferecem grau de dificuldade moderada.

Morro do Ernesto

Endereço: Unnamed Road, Campo Grande - MS, 79124-899
Como chegar: https://goo.gl/maps/MFuduuzbQREJmQQS8

Se você é um turista aventureiro, ou mora na cidade de Campo Grande, você provavelmente já deve ter ouvido falar do Morro do Ernesto.

Esse morro está localizado na fazenda Córrego Limpo, na região do Inferninho. Este não é o único morro para se aventurar na cidade, mas, é certamente um dos mais conhecidos.

Para chegar no morro, você deve partir de Campo Grande e deverá pegar a saída para Rochedo, sentido MS 080. Na primeira rotatória depois do DETRAN, você deverá pegar a primeira saída a direita e trafegar por cerca de 6 km até uma entrada de terra do lado esquerdo da via.

A partir desse ponto serão 7 km de estrada de chão. Caso as instruções pareçam complicadas, você também pode utilizar do Google Maps, digitando como destino, acesso Morro do Ernesto.

Esta propriedade privada abriga um morro e um complexo de cachoeiras, além de que, a trilha poder ser dividida em duas partes: Na primeira parte, você pode desbravar e conhecer as águas e na segunda parte, o morro em si.

Apesar de ser uma propriedade privada, o local abre as portas para os turistas que querem se aventurar por ali. Não é preciso agendar o passeio.

Na guarita de entrada, se apresente junto de um CPF e será feito um seguro turista individual. Além disso, você receberá um mapa da propriedade contendo os trajetos de deslocamento até a parte baixa da fazenda, onde ficam os locais próprios para banho de rio.

O percurso pode ser feito a pé e sobre duas rodas, com dificuldade de nível moderado.

Trilha do Cidão

A Trilha do Cidão é um lugar muito utilizado para motocross e enduro de moto.

Mas, é possível usar o espaço para se aventurar com sua magrela.

Além disso, a trilha também pode ser utilizada para hiking/trekking e outros esportes o lugar pode contar com mais de 10 quilômetros de distância, sua dificuldade é moderada e pode chegar a se elevar por 535 metros.

Está localizada ao lado da trilha do Céuzinho, também pode ser feito a pé ou de bicicleta.

Passa também por um pequeno córrego com uma ponte feita especialmente para as trilhas, depois delas se tornarem tão comuns naquela área.

Mesmo não fazendo parte da trilha, seu percurso também conta com uma corredeira.

O que achou das nossas dicas de parques e trilhas em Campo Grande? Pegue sua bike e se aventure agora nos espaços recomendados pela nossa equipe!