5 Melhores Marchas Para Equipar Sua Bicicleta

5 Melhores Marchas Para Equipar Sua Bicicleta

Quer entender mais sobre marchas de bicicleta e saber quais as melhores para comprar? A equipe do Bicicleta para Todos compôs uma lista incrível para você. Confira abaixo.

A transmissão de uma bike é um kit essencial para ciclistas que pedalam em qualquer modalidade do ciclismo, como o Downhill, por exemplo.

Além disso, está presente em bikes urbanas que são usadas para transitar dentro da cidade ou em trilhas leves.

O que alguns ciclistas não sabem, é que existe jeito certo de reduzir ou aumentar as marchas para prolongar o tempo de vida útil da magrela.

Veja nesse artigo, a lista com as melhores, algumas sugestões de kits de transmissão, dicas para usar as marchas e um pouco sobre como funciona a troca de velocidades na sua bicicleta.

Dica: veja também nossa lista com melhores camisas para ciclistas.

Kit Shimano + Catraca Corrente 21 marchas Ótimo custo benefício
Kit 21 Marchas Pedivela e Passadores Troca Rapid Fire
Kit 24 marchas para Aro 29 Fácil de instalar
Kit Trasmissão Absolute Prime Peças em alumínio e carbono
Kit Marchas Shimano Mais sofisticado

Melhores Modelos de Marchas

Kit Shimano + Catraca Corrente 21 marchas

foto do kit shimano
Ótimo custo benefício
VER PREÇO

Essa é uma ótima opção para quem pedala em bicicletas urbanas ou modelos Moutain Bike de entrada com 21 marchas. É um kit versátil por ser compatível com quadros de aço ou alumínio.

O câmbio traseiro é composto por 7 velocidades, sem gancheira e da marca Shimano, conhecida por ser uma empresa que fabrica itens de ótima qualidade com preço justo.

O câmbio dianteiro é composto de 3 velocidades com abraçadeira de 31,8 mm. Também feito pela Shimano na cor preta, combina com bikes de variados modelos e pinturas.

A corrente marrom é modelo fino com 7 velocidades modelo index, completa e resistente, durará por muito tempo.

A catraca também index, é composta por 7 velocidades fabricada pela marca WG Sports que, apesar de pouco conhecida, preza sempre pela melhor experiência do cliente.

Com certeza, um investimento que valerá a pena.

GOSTAMOS

  • Bom custo benefício
  • Ideal para bikes de 21 marchas
  • Cor neutra que combina com tudo
  • Produto original

NÃO GOSTAMOS

  • Não é adaptável para outros modelos de bike
  • Compatível apenas com quadros de aço e alumínio

Kit 21 Marchas Pedivela e Passadores

foto do kit pedivela e passadores
Com sistema de troca Rapid Fire
VER PREÇO

Esse kit, também na cor preta, é ainda mais completo que o anterior. Serão adquiridas mais peças para compor o kit de marchas da sua bicicleta, assim, você poderá pedalar com segurança e conforto.

Equipado com peças Shimano, nos dá a certeza de itens de boa qualidade e que, por ser para bicicletas mais simples, demandarão de pouca manutenção.

A corrente modelo fino com 7 velocidades é fabricada pela marca Index na cor marrom. Cor neutra que combina com tudo.

A catraca com 7 velocidades da marca index é da marca WG Sports, presente em diversos itens para ciclistas, na cor marrom.

A pedivela é da linha Shimano Tourney, muito eficiente para bikes de uso cotidiano como ir ao trabalho, pedalar no parque, etc.

Além disso, é feita em alumínio triplo muito mais resistente e modelo indexado o que influencia positivamente no design da bicicleta.

O movimento central é com rolamento para quadro e, com rosca 34,7 mm no tamanho 122, 5. É um movimento central eficiente e cumpre bem a proposta para ciclistas urbanos.

A manopla é da marca diplomata feita totalmente em borracha. Você terá muito conforto graças à maciez da peça.

GOSTAMOS

  • Ótimo para bikes de 21 marchas
  • Alavancas Rapid Fire
  • Pedivela Shimano Tourney

NÃO GOSTAMOS

  • A marca dos itens poderá variar
  • As manoplas são mais simples

Kit 24 marchas para Aro 29

foto do kit 24 marchas
Muito fácil de instalar
VER PREÇO

Esse kit vai impressionar você!

A passagem de marchas é leve, silenciosa e realmente funciona bem em diferentes tipos de situações. Até mesmo em subidas, ainda que sejam íngremes.

O desempenho da sua bike, com certeza, será melhor a partir da instalação dessas peças e você perceberá a melhoria durante a pedalada.

O sistema de troca é o rapid fire, com apenas um toque será possível reduzir ou aumentar a marcha conforme a necessidade.

O câmbio traseiro é feito sem gancheira pela marca Sunrun. A fixação é direto na gancheira do quadro, mais fácil de instalar.

O câmbio dianteiro, feito pela mesma marca do anterior, é feito com puxador de cabo por cima. Por ser simples, não requer manutenções frequentes.

A alavanca de passador de câmbio é modelo Rapid Fire 24 mm com maçaneta de freio em alumínio, muito mais resistente que as de plástico, por isso, duram mais tempo.

A corrente para bike é feita em aço forte com 8 velocidades na versão indexada da marca paco-dto, enquanto a roda livre é index 8mm da mesma empresa.

A coroa é dentada tripla com protetor 48-38-28 e 42-34-24 dentes, além do pedivela esquerdo da marca GTA Invictus linha LxT.

GOSTAMOS

  • Kit mais completo da lista
  • Sistema de troca Rapid fire
  • Muito fácil de instala

NÃO GOSTAMOS

  • Os itens não são todos da mesma marca
  • Não se adequa a todos os tipos de quadro

Kit Trasmissão Absolute Prime

foto do kit trasmissão absolute prime
Peças em alumínio e aço carbono
VER PREÇO

Esse kit é composto por uma alavanca passador Absolute para 11 velocidades com sistema de troca dual.

Serão enviados um regulador da tensão do cabo, alavanca no lado direito, fixação com abraçadeira e cabo em inox. Com 125 g no total.

O ponto positivo é que, diferente da maioria dos modelos, aqui você poderá impulsionar 5 marchas de uma só vez.

O acabamento é impecável, o design bonito e moderno e essa é a garantia de um produto com boa qualidade e durabilidade. Você investirá seu dinheiro em algo que durará por um longo período.

O material usado é alumínio, aço carbono e polímero termoplástico. Matérias-primas leves e resistentes.

É compatível com relações Shimano e Sunrace de 11 velocidades.

O câmbio traseiro possui suporte cassete até 52 dentes e, é compatível com relações Shimano e Sunrace de 11 velocidades. O corpo é feito em alumínio e os parafusos da roldana em aço inox.

GOSTAMOS

  • Feito por marca conhecida pela boa qualidade
  • Itens feitos de alumínio e carbono
  • Se adéqua bem em peças Shimano e Sunrace
  • O kit é leve
  • Peças em Inox, leves e resistentes

NÃO GOSTAMOS

  • Compatível apenas em modelos de 11 velocidades
  • Não há informações sobre a garantia

Kit Marchas Shimano

foto do kit shimano
O mais sofisticado
VER PREÇO

Esse é um kit composto inteiramente por peças Shimano que garantem acesso rápido, além de ação leve e reativa graças ao manete no modelo Rapid Fire.

O acesso ao manete é rápido e a troca de marchas será bastante eficiente, você ão sentirá dificuldade alguma em usar suas marchas enquanto pedala.

O modelo das peças é o Shimano SL-M7100-R com manete rapid fire plus, mais moderno e eficaz quanto ao acesso e à troca das marchas.

A fixação é com braçadeira feita direto no guidão, simples e prática para instalar além disso, funciona em toda linha Shimano, é bastante versátil.

O câmbio traseiro é Shimano DLX, ainda que muito resistente, é mais leve que o modelo Deore.

A faixa de transmissão é ampla, com 10-51 dentes e 12 velocidades. Todas as peças são feitas em aço e alumínio.

O diferencial desse kit é a troca de marchas silenciosa e a tecnologia Shadow Plus que proporciona maior estabilidademesmo em terrenos acidentados.

A troca de marchas é rápida e sem choques, você não se arrependerá da compra.

GOSTAMOS

  • O melhor item da lista quanto à qualidade
  • Design moderno e bonito
  • Acabamento impecável
  • Mais leve que os demais

NÃO GOSTAMOS

  • Recomendado apenas para bicicletas mais caras
  • Muito mais cara que as outras recomendações

Como comprar o melhor kit de marchas para você

foto com legenda saiba comprar a melhor marcha para a sua bike

Compre em lojas confiáveis

Comprar em loja confiável é o mais importante, pois, você evita golpes e não perde dinheiro.

Para garantir uma compra segura, recomendamos que você dê preferência a lojas confiáveis como Americanas, Amazon, Submarino e Shoptime.

É muito comum encontrarmos anúncios de preço baixo de lojas desconhecidas. Tenha muito cuidado, pois, querer economizar dinheiro pode fazer você perder mais.

Outra opção é buscar em lojas especializadas na cidade em que você mora após pesquisar e comparar os preços.

Não esqueça de pedalar usando capacete.

Confira se se encaixa no seu quadro

Alguns kits de marcha não são compatíveis com determinados modelos de quadro, por isso, alguns vendedores colocam, na galeria de imagem, o modelo de quadro compatível com o kit oferecido.

É importante conferir essas informações ou, perguntar ao vendedor através do chat no site. Evite comprar um produto que não servirá na sua bicicleta.

Leia bem as descrições e confira se o item é exatamente o que deseja para evitar possíveis trocas, o que pode ser estressante.

Não se esqueça de levar uma garrafa de água ao sair de bike.

Observe se a quantidade de marchas é compatível

Para quem quer comprar marchas de bike a dica primordial é pesquisar especificamente para a quantidade de velocidades que sua magrela suporta.

Lembre-se também de buscar por itens leves, pois, uma bicicleta de 21 marchas, por exemplo, é pesada e pode trincar facilmente em buracos.

Então, quanto mais leveza você adicionar na estrutura, maior certeza de que durará por mais tempo se você não mora em rua asfaltada ou pavimentada.

Observe o custo benefício

O custo benefício impede que você compre um item pelo preço baixo que não durará muito tempo. Dessa forma, será necessário comprar outro em breve quando o anterior danificar.

Um bom produto precisa ser feito com material de boa qualidade e em bikes, deverá ser resistente à ferrugem como o aço inox.

Além disso, o atendimento na loja também conta muito para te deixar a vontade e comprar um produto.

Não se esqueça de que geralmente itens mais baratos não são resistentes.

Melhores lojas online para comprar marcha de bike

foto com legenda as melhores lojas

Amazon

A Amazon é uma plataforma incrível para quem quer comprar produtos através da internet. Por lá, é possível comprar itens em diversas categorias.

Além do layout é fácil de usar e poderá ser facilmente navegado por pessoas de qualquer idade, são oferecidos diversos benefícios para quem é assinante da Amazon Prime Video.

Americanas

As Americanas é a queridinha das pessoas que compram pela internet, além de preços baixos ou justos para os produtos de ótima qualidade que oferece, a entrega é rápida e segura.

Você poderá conferir o frete no site ao escolher um produto ou optar por retirar na loja já que a empresa possui unidades físicas espalhadas por todo o Brasil.

Por trabalhar com a Ame Digital, oferece cashback em alguns produtos e você poderá juntar para empregar em uma compra futura.

Shoptime

A Shoptime é muito conhecida por ter um canal próprio 24 horas na TV, estão sempre oferecendo produtos por ótimos preços.

Além da loja virtual, a empresa instalou lojas físicas em algumas cidades brasileiras e você poderá visita-las.

Mas, geralmente itens para bicicletas são encontrados exclusivamente no site. É possível abrir no computador ou celular.

Submarino

A Submarino oferece entrega rápida e preços baixos para os clientes, além disso, o frete de alguns produtos são tão baixos que quase não fazem diferença o preço final.

A empresa já possui a possibilidade de compra através do aplicativo. Muito mais cômodo para quem usa apenas o celular.

Os itens de bike no site são variados e de boa qualidade, além de serem comercializados por ótimo custo benefício.

Como funcionam as marchas de bicicleta

foto com legenda como funcionam as marchas

Os sistemas de marchas são variados, é possível encontrar muitos modelos diferentes. O sistema mais comum é o de corrente que usa pinhões e coroas.

Entretanto, existem também os modelos que usam cubos ao invés de correntes, entre outros.

Nas que usam correntes, o câmbio é a peça responsável por tirar a corrente do lugar e assim ocorre a transmissão da força de carga.

O câmbio dianteiro é pensado para a mesma função, mas, trabalha junto com o pedivela e as coroas. Geralmente, as Mountain Bikes apresentam três coroas, enquanto às Speeds, possuem apenas duas.

Para mudar as marchas, o ciclista precisará operar as alavancas de câmbio que estarão localizadas próximas ao guidão. Fáceis de serem acionadas.

A alavanca direita modifica as velocidades do câmbio traseiro enquanto a esquerda está conectada ao câmbio dianteiro.

Todo o sistema de marchas é instalado com parafusos específicos que mantém a corrente trabalhando acima do cassete.

Como passar a marcha corretamente

foto com legenda como usar marcha de bicicleta

Passar a marcha das bicicletas pode ser um mistério para alguns ciclistas urbanos iniciantes, mas, temos algumas dicas que podem te ajudar.

É importante não cruzar a corrente. Isso quer dizer que não é indicado que coloque a catraca maior no cassete mais leve.

Caso você cruze, poderá impedir que as marchas entrem e a bike funcione bem. Além de diminuir a vida útil das peças.

Se você passar por uma descida seguida de subida, reduza a marcha assim que descer, dessa forma, não precisará sobrecarregar as peças forçando na subida.’

Em casos como esse, a corrente pode estourar e o passador será danificado.

Para usar marchas mais pesadas, use a coroa maior e na catraca ou cassete, use do meio para baixo.

As marchas pesadas deverão ser usadas quando a sua forma de pedalar for mais leve. Já as marchas leves, deverão ser usadas quando pesar na pedalada, como em subidas, por exemplo.

Esse artigo foi útil para você? Se você precisa de uma bike urbana, confira nosso artigo sobre a Caloi Velox.