Como Limpar Sua Bike: Guia para Iniciantes

Como Limpar Sua Bike: Guia para Iniciantes

Não tem tempo ou dinheiro para lavar sua bike na oficina com a frequência recomendada? Nós do Bicicleta para Todos temos algumas dicas para você que quer limpar a bicicleta sem sair de casa. Confira a seguir.

A bicicleta, assim como outros meios de transportes, quando muito suja, pode ter o desempenho reduzido. Muita terra ou lama nas peças prejudica diretamente o funcionamento da corrente, cassete e rodas, por exemplo.

Por isso, o ideal é que você a limpe periodicamente, principalmente se reside ou pedala próximo a regiões praianas.

E, para você que tem dúvida de que materiais usar e como proceder na lavagem, siga nosso passo a passo e mantenha sua magrela limpa sem danificar as peças e pintura ou arranhar alguma parte estrutura.

Melhor lugar para lavar a sua bike

foto com legenda onde limpar a bike
Recorra a bicicletarias!

O ideal é que você recorra a oficinas especializadas, já que o serviço será realmente completo com lavagem e lubrificação da magrela.

Esses fatores fazem toda a diferença quando você é um ciclista iniciante não tem o conhecimento necessário para desmontar sua bike sozinho (a).

Se você quer aprender mais sobre como desmontar a bike, confira o link para instalar o aplicativo Bike Repair.

Nas oficinas, a lavagem é feita com a bike desmontada, uma peça por vez, de acordo com as especificidades. Algumas peças não podem ser encharcadas e a corrente, por exemplo, deve ser limpa com um pincel.

Algumas pessoas podem ver como gasto desnecessário, entretanto, pense na economia de tempo que você terá pagando por um serviço de boa qualidade que trará exatamente o resultado esperado quando finalizado.

Outro ponto positivo de recorrer a oficinas ou bicicletarias é que, caso a sua bicicleta esteja com alguma peça defeituosa ou algum problema que prejudique seu desempenho, você poderá requisitar o conserto.

Se você mora em São Paulo, veja nosso artigo com as melhores bicicletarias da cidade.

Lavando a bike em casa

foto com legenda é possível lavar sua bike em casa
É possível lavar a sua bicicleta em casa sem gastar muito!

Bom, apesar de as bicicletarias e oficinas serem os melhores lugares para lavar sua bike, não é sempre que você terá disponível o valor em dinheiro para custear o serviço

Sendo assim, entre permitir que a magrela permaneça suja ou lavar em casa com os produtos e ferramentas disponíveis, a segunda opção é a melhor e mais adequada.

A sujeira pode atrapalhar o desempenho da sua bike e consequentemente, o seu ao usá-la.

Por isso, é importante saber como limpá-la na sua casa, com produtos de limpeza fáceis de encontrar em supermercados próximos a você.

Produtos que você vai precisar

foto com legenda quais os produtos
Use produtos de limpeza para a casa

Os produtos essenciais para lavar uma bicicleta em casa são:

  • Sabão em pó ou detergente;
  • Borrifador;
  • Água;
  • Pano para usar na água ensaboada ou bucha;
  • Pano para secagem;
  • Balde ou vasilha para usar como recipiente para a água;
  • Pincel;
  • Desengordurante;
  • Escovão.*

Como limpar a bicicleta em casa

Para lavar ou limpar sua bike em casa, poucos produtos serão necessários no processo, entretanto, é importante que você saiba exatamente o que está fazendo para não danificar peça alguma, pois, uma peça ruim significa gasto futuro que pode ser evitado seguindo as dicas do nosso artigo.

  • No balde, adicione água, sabão em pó ou detergente e misture de forma que a água ensaboe em uma mistura homogênea, ou seja, misture bem assim como fazemos ao lavar peças de roupa.
  • No borrifador, adicione água e borrife nas partes mais sujas da bike. Se você é tem uma mountain bike, aplique a água do borrifador onde as crostas de lama estão mais densas e espessas.

Na speed, por exemplo, a quantidade de lama é menor na bicicleta, então, o trabalho ao limpar será proporcional à menor quantidade de sujeira presente

Usar um borrifador é importante por três motivos principais: você evitará o gasto excessivo de água, você evitará infiltração de água que pode ocorrer ao usar mangueira e, você conseguirá dissolver bem até a sujeira que está mais firme na estrutura.

foto de bike sendo limpa
  • Espere alguns minutos após a aplicação da água com o borrifador e será hora de partir para a lavagem principal.
  • Com o pano ensaboado, esfregue bem toda a estrutura da peça de forma que a sujeira seja completamente removida.
  • Logo após passado o produto, use o pano para retirar o excesso de sujeira.
  • Você também poderá retirar a corrente e limpar melhor as partes menores dessa área da bicicleta.
  • Por fim, utilize o pincel nas partes menores e de difíceis acesso da bike.
  • Pronto! Siga limpando e removendo a estrutura de toda a bicicleta.

Informações importantes

A bucha pode ser uma aliada importante como substituta do tecido, entretanto, será necessário muito cuidado se você não quer arranhar peças e danificá-las na lavagem.

Se você optar pelo tecido lembre-se de enxaguá-lo a todo momento para evitar que a sujeira risque sua magrela.

É importante secá-la após finalizar todo o processo, pois, como um produto feito de metais, o longo contato com água pode oxidar as peças e danificar a pintura.

O ideal é que você tenha produtos de limpeza próprios para usar na bicicleta, mas, se forem muito caros ou caso não seja possível encontrá-los perto da sua casa, o sabão em pó será o suficiente.

O desengordurante desempenhará o papel de um desengraxante, ainda que com menor potencial. Nada pior que se sujar ao trocar a corrente. Aplique-o na corrente, cassete, câmbios, coroa e roldanas.

Logo após passado o produto, use o pano para retirar o excesso de sujeira.

Você também poderá retirar a corrente e limpar melhor as partes menores dessa área da bicicleta.

Veja nosso artigo sobre como limpar a corrente da bike sem se sujar.

Lembre-se de que, na Mountain Bike, por exemplo, você precisará de maior esforço para remover toda a sujeira.

Retirando as rodas

foto com legenda sobre as rodas
As rodas precisarão ser retiradas

Para que a limpeza seja ainda mais eficiente, as rodas deverão ser retiradas.

Ao tirá-las, você sempre encontrará algumas partes que ainda não foram limpas. Retire o excesso de sujeira com o pincel e passe o pano ensaboado para finalizar.

Quanto às rodas, recomendamos que você borrife um pouco de água para amolecer o excesso de lama, poeira e terra que estão nos pneus, principalmente em modelos cravo.

Use o escovão e sua água ensaboada para a próxima etapa da lavagem. A partir de agora será simples!

É só esfregar bastante até que toda a sujeira seja eliminada dos pneus. Lembre-se de usar roupas mais antigas, pois, com o movimento do esfregão, a água suja, com certeza, vai se espalhar em todo o ambiente.

Cuidado: limpe bem as engrenagens com bastante cuidado para não machucar suas mãos.

Para higienizar o cassete, o tecido úmido será seu melhor aliado, basta encaixá-lo com precisão na estrutura e esfregar o máximo possível.

Finalize com o enxágue e gire os pneus para retirar o excesso de água.

Lubrifique a corrente passando todas as marchas e sua lavagem estará finalizada!

Limpar a bike dura aproximadamente 1 hora para quem já tem um pouco mais de experiência. Disponibilize esse tempo, ou mais, para deixar sua magrela brilhando e pronta para o próximo pedal.

Qual o melhor espaço para lavar a bicicleta

foto com legenda o ideal é lavar em espaço amplo fora da casa
Não lave sua bike no banheiro! O ralo pode entupir.

Não há uma regra quanto ao melhor espaço para lavar a bike, algumas pessoas usam áreas no fundo da casa e outras preferem lavar a bicicleta no banheiro. Isso mesmo!

O espaço mais adequado será em áreas em volta da casa ou na frente da sua residência, assim, a possibilidade de entupir o encanamento do banheiro com lama excessiva não existirá.

Pense bem nos pós e contras de lavar sua magrela dentro de casa.

Para quem mora próximo às praias

foto com legenda se você pedala em orlas
Quem pedala em orlas precisa lavar a bike todos os dias

A importância de lavar a bicicleta para quem mora ou pedala próximo a praias é ainda maior.

Isso ocorre, pois, a maresia é um fator natural altamente corrosivo que pode diminuir muito o tempo útil da sua bike e exigir que você substitua em menor tempo se comparado a quem pedala em estrada de terra.

O ideal é que, nesse caso, se você gosta de passeios em bicicletas urbanas pela orla da sua cidade, se lave a bicicleta todos os dias após o pedal. Para evitar a ferrugem precoce.

Caso não queira fazer uma obrigação diária desse processo, recomendamos que você, no mínimo, passe um tecido úmido pela estrutura da bicicleta para prolongar o tempo em que ela permanecerá apta a ser utilizada.

Dúvidas comuns:

1. Como lavar o selim da bicicleta?

Lave o selim da bicicleta com um pano umedecido e sabão neutro. Depois enxágue bem e seque com um pano seco.

2. Como limpar a corrente da bicicleta?

Para limpar a corrente da bicicleta, você vai precisar de uma lata de WD-40, uma escova de dentes velha e um pedaço de tecido. Pulverize a corrente com WD-40 e esfregue com a escova de dentes velha. Em seguida, use o tecido para limpá-la.

3. Como limpar os pedais da bicicleta?

Os pedais da bicicleta podem ser limpos com um pano umedecido e sabão neutro. Depois enxágue bem e seque com um pano seco.

4. Como limpar o guidão da bicicleta?

O guidão da bicicleta pode ser limpo com um pano umedecido e sabão neutro. Depois enxágue bem e seque com um pano seco.

5. Como engraxar os parafusos da bicicleta?

. Para engraxar os parafusos da bicicleta, você vai precisar de WD-40 ou outro lubrificante adequado. Basta pulverizar os parafusos com o lubrificante e dar uma esfregada para que ele penetre bem.

E então, acha que consegue limpar a sua magrela seguindo nossas dicas? Esperamos ter explicado tudo o que você precisava sabe