10 Maiores Competições de Bike Segundo Especialistas

10 Maiores Competições de Bike Segundo Especialistas

Conheça nesse artigo do Bicicleta para Todos as maiores competições de bicicleta realizadas no Brasil e no Mundo em diferentes modalidades de prova para homens e mulheres. Confira abaixo.

As bicicletas, além de serem meios de transporte com diversos benefícios, são usadas em competições e eventos em diferentes modalidades conhecidas por ciclistas de todo o mundo.

Essas competições são realizadas em diferentes regiões e países com o intuito de escolher o melhor em cada etapa que, ao final, será premiado com o título.

Pensando em manter você, que ama o mundo das bikes, informado sobre o assunto, fizemos uma lista com as maiores provas usando a bike aqui no Brasil e em outros países pelo mundo.

INFORMAÇÃO: A lista abaixo foi feito através de pesquisa informal com nossos especialistas, e não refletem a ordem ou a verdade universal.

Maiores Competições de Bicicleta pelo Mundo

Race Across América

Para muitos, a prova mais dura do ciclismo mundial, a Race Ross América é considerada um dos eventos esportivos mais difíceis de todo o mundo.

Entre muitos competidores, está o mexerica, importante ciclista brasileiro que conseguiu duas vezes o 3º lugar na competição, passando por uma trajetória emocionante.

A prova teve início em 1982 quando quatro amigos cruzaram do píer de Santa Mônica ao Empire State Biulding, indo do Oceano pacífico ao Oceano Atlântico usando a bike.

A competição só ganhou a fama e notoriedade que tem hoje partir de 1992 quando foi criada a categoria equipes.

A prova reúne ciclistas profissionais e amadores de 13 a 55 anos entre homens e mulheres que precisam percorrer uma longa distância pedalando.

Tour de France

A Tour de France é conhecido por ser o maior desafio para ciclistas de estrada que precisam percorrer mais de três mil quilômetros divididos em 21 etapas, divididos em 161 km por dia.

Nas primeiras semanas, os ciclistas passam, em maior parte, por terrenos planos onde as equipes se empenham para fazer o percurso em menor tempo.

Todo o preparo para a competição é bastante exaustivo envolvendo técnicas que se adaptam às diferentes etapas.

Além dos terrenos planos, há no caminho subidas que precisam de ainda mais empenho das equipes que, em determinado momento, se desfazem e a luta é travada entre os capitães.

Veja nosso artigo com os melhores modelos de entrada para pedal de estrada.

Brasil Ride

A Brasil Ride, patrocinada pelo Santander, é a maior competição brasileira de bicicleta que se divide entre 7 categorias.

São elas: open, feminina, masculina, máster (atletas maiores de 40 anos), grandmaster (atletas maiores de 50 anos, nelore (atletas com mais de 90 kg) e corporativa (para equipes de 3 integrantes com idade mínima de 25.

As inscrições para a competição se aproxima dos 6 mil reais no ano de 2022, o valor inclui hospedagem de três noites, café da manhã e antar com direito a uma barraca de casal com um colchão, espuma e lençol.

Quem compete precisa estar preparado fisicamente e financeiramente.

La Ruta de los Conquistadores

La Ruta de Los Conquistadores é um evento para ciclistas realizado na Costa Rica, onde é preciso pedalar do Pacífico à Costa Atlântica. Percurso esse que dura três dias.

A competição surgiu da necessidade de envolver a mídia na luta em prol da preservação da fauna e flora do país, que começou com uma expedição ecológica e se transformou em uma das maiores atrações para ciclistas no mundo inteiro.

Seu início ocorreu em 1993 quando Román Urbina decidiu com seus amigos refazer de bike os passos dos conquistadores espanhóis apenas por diversão.

Entretanto, ele percebeu que essa trajetória poderia fazer parte de um evento internacional.

Confira nosso artigo sobre modelos de MTB para iniciantes.

Paris-Roubaix

A Paris-Roubaix é uma prova de ciclismo de estrada que acontece em apenas um dia na área norte da França, tendo início em paris e finalizando em Roubax.

A competição é conhecida pelos trechos difíceis que apresenta em toda a sua extensão, ocorrendo todos os anos no mês de abril e sendo organizada pelo Amaury Sport Organisation.

Essa é uma das competições mais antigas envolvendo bicicletas, diversos ciclistas investem muito em bikes com quadros específicos para realização da prova.

A primeira edição aconteceu em 1896 criada por Theodóre Vienne e Maurice Perez que organizaram diversas disputas na pista.

Muitos ciclistas não consideram uma competição respeitável devido às péssimas condições da realização da prova.

Maiores competições de ciclismo no Brasil

Confira agora as maiores provas envolvendo bike em território nacional.

Taça Brasil de Cross country

A Taça Brasil de Cross Country é um evento realizados por ciclistas em terreno aberto com vegetação natural.

O terreno para Mountain Bike é repleto de desafios no cerrado brasileiro que reúnem os maiores competidores do país.

No ano de 2022, a prova foi realizada em Goiânia, reunindo homens e mulheres em busca do prêmio final.

Os ciclistas precisam passar por terrenos acidentados com lombadas, subidas e descidas em diferentes graus de dificuldade.

Brasil Ride Bahia

A Brasil Ride Bahia é um evento em que os ciclistas vivenciam situações diversas em busca do 1º lugar. A competição duram 7 dias e envolve um extenso percurso.

Conhecida por ser um divisor de águas entre ciclistas amadores e profissionais, oferece suporte em diversas categorias, inclusive médico cirúrgico.

O percurso é para Mountain Bikers é diverso, podendo apresentar terrenos íngremes, estreitos, com água e lama a qualquer momento.

A competição é realizada em Arraial D’Ajuda, coleciona diversos depoimentos positivos para quem gosta de adrenalina e de desafios complexos.

A prova é disputada por homens e mulheres de todo o Brasil, sendo uma das mais conhecidas nacionalmente.

Brasil Ride Espinhaço

A Brasil Ride espinhaço é uma prova brasileira de Mountain bike que ocorre na Serra do Espinhaço, no estado de Minas Gerais, realizada em 5 dias.

A Serra do Espinhaço é um local reconhecido pela UNESCO como área de preservação de riquezas naturais e culturais tanto do Brasil como de todo o planeta.

A prova tem como foco principal a resistência e prova de habilidade com uma vista incrível da paisagem natural nacional que encanta quem visita.

Durante o trajeto, os ciclistas passam por trilhas com diferentes níveis de dificuldade, podendo ser disputada por homens e mulheres de todo o Brasil.

Copa Internacional de Mountain Bike

A Copa internacional de Mountain Bike é o maior evento da categoria realizado nas Américas, dividida entre quatro etapas envolvendo competidores, torcedores e treinadores.

A prova envolve, além de competição para adultos, provas em categoria Júnior masculina e feminina. Abrange também a E-Mountain Bike que apresenta ciclistas em bicicletas elétricas.

As etapas são disputadas em diferentes cidades do país com taxas que vão de R$ 40 reais a R$ 270 reais.

A organização oferece seguro individual para os atletas, com exceção de algumas dos competidores de algumas categorias que são obrigados a apresentarem comprovante de seguro da bike.

Campeonato brasileiro de Ciclismo e Estrada

O Campeonato brasileiro de Ciclismo e Estrada ocorre no Brasil anualmente deste o ano 2000 com categorias para homens e mulheres em diversas faixas etárias.

A prova ocorre em apenas uma etapa e dura um dia, organizada pela Confederação brasileira de Ciclismo.

Como vencedores com mais títulos temos Clemilda Fernandes, ganhadora 5 vezes na categoria feminina e, Murilo Fischer e Flávio Cardoso com 2 títulos cada um.

Esperamos ter ajudado a conhecer um pouco mais sobre as maiores competições de ciclismo internacionais e nacionais. Você também pode ver nosso artigo sobre a Rockrider st 500.