Existem inúmeros benefícios e motivos de porque pedalar é bom. Neste artigo, te apresentamos os 7 melhores argumentos para começar hoje este novo hábito em sua vida.

Bicicletas muitas vezes são vistas como um meio de diversão, até mesmo como apenas uma brincadeira da infância.

Mas, na realidade, elas podem ser ferramentas poderosas para a nossa saúde física e, até mesmo, mental.

Pedalar diariamente (ou, pelo menos, na maior parte do dias da semana) trazem benefícios poderosos para a nossa vida que se relacionam e fazem com que você viva mais e com muito mais qualidade.

Sim, afinal, quando cuidamos do nosso corpo consequentemente também cuidamos da nossa mente. E já vamos de explicar sobre isso!

1.     Pedalar ajuda a queimar calorias

Acredite se quiser, mas pedalar é um dos exercícios aeróbicos mais poderosos que tem. Supera outras atividades extremamente cansativas como nadar, caminhar e até mesmo dançar.

Dentro de uma hora pedalando você pode perder até 700 calorias! E o melhor é: ao mesmo tempo em que você emagrece, você também tonifica a sua musculatura.

Não é a toa que existe justamente nas academias as bicicletas ergométicas, não é? Mas atenção: pedalar ao ar livre pode trazer muito mais resultados!

Não se trata apenas da sensação maior de liberdade que temos quando pedalamos desimpedidos, ao ar livre, na rua ou em trilhas. É questão de energia mesmo: gastamos até 50% a mais de energia quando estamos pedalando ao ar livre.

Claro que isso se dá graças a alguns obstáculos que encontramos no caminho, como as ladeiras, as esquinas e curvas, que exigem um esforço extra do nosso corpo e, portanto, mais energia a ser dispensada na atividade.

Mas com certeza todo o esforço faz valer a pena!

Afinal você perde peso, ganha saúde e ainda obtêm muito mais resultado estético do que se estivesse treinando dentro das paredes de uma academia.

Mas nem tudo se resume apenas a gastar calorias. Ainda existem outros benefícios de andar de bicicleta!

2.     Pedalar faz bem para a saúde mental

Não é nenhuma novidade que quando cuidamos mais do nosso corpo, cuidamos melhor também da nossa mente.

Afinal, quando temos uma vida ativa, menos sedentária, o nosso organismo libera hormônios que ajudam a combater o estresse, a ansiedade, o desânimo e até mesmo a depressão.

Mas pedalar é justamente um dos exercícios que mais ajudam a promover uma saúde mental positiva.

Isso porque os exercícios aeróbicos ajudam a reduzir a ansiedade e, como já falamos, pedalar é um dos exercícios aeróbicos mais potentes.

Além disso, alguns estudos científicos mostraram que pedalar ao ar livre (fora de um ambiente fechado, como a academia) promove ao nosso cérebro muito mais bem-estar, e passa uma sensação que faz com que você se sinta mais revigorado, com mais energia e até mesmo mais otimista.

Além disso, estudos também provaram que pessoas que pedalam diariamente tem muito menos estresse.

O resultado? Quem pedala...

  • Tem mais bom humor;
  • Tem mais bom humor;
  • Tem menos estresse;
  • Dorme melhor;
  • Tem uma memória melhor;
  • Tem uma vida sexual mais ativa e com mais qualidade;
  • Torna-se mais otimista e entusiasmado com a vida;
  • Exercita seu pensamento criativo com mais frequência.

Incrível, não é mesmo?

Pedalar é não somente uma excelente forma de você queimar as calorias, como também de você reduzir o seu estresse diário e promover diversos benefícios para o seu cérebro e a sua saúde mental.

Somente o fato de reduzir a ansiedade e o estresse já contribui para que você possa dormir melhor, para que sua memória funcione com mais capacidade e que você consiga ter ideias mais criativas, pensando melhor em soluções e sendo mais eficaz em seu trabalho e nas suas relações pessoais.

Você acaba vivendo com muito mais qualidade!

O nosso corpo funciona como uma verdadeira máquina em que cada peça tem a sua função, quando uma peça tem seu bom funcionamento, a máquina inteira opera bem.

Às vezes acreditamos que uma simples atividade como andar de bicicleta é algo que faz bem apenas para perder peso, mas na verdade vai muito além.

Mas calma que ainda temos mais 5 motivos de por que pedalar é bom – e esse é um hábito que você precisa inserir na sua rotina já!

3.    É uma atividade versátil

Por falar em rotina, pedalar é uma atividade que você consegue inserir na sua vida de forma descomplicada. Tudo que você precisa é escolher uma boa bicicleta, usar equipamentos adequados de proteção e pronto!

Dependendo da cidade onde você mora, pedalar pode ser uma opção para ir ao trabalho e evitar o estresse e o desgaste do trânsito enquanto ganha saúde.

Mas não apenas isso.

Bastam apenas 30 a 60 minutos de atividade por dia para você conseguir obter benefícios maravilhosos na sua saúde. E o melhor: você não precisa de um treinador ou estar matriculado em uma academia.

É uma atividade física completamente autônoma. E vamos combinar, uma bem interessante.

Muitas pessoas não praticam atividades físicas justamente pelo medo do tédio e do esforço, como as caminhadas. Mas ao pedalar, sua mente torna-se tão focada nos caminhos e em manter-se em equilíbrio, que isso não se torna uma questão e você apenas aproveita a jornada.

E o melhor de tudo em toda a versatilidade de andar de bicicleta é que você dita exatamente a intensidade que você deseja e, conforme suas habilidades e sua capacidade aumenta, melhores resultados você pode obter. É um atividade para iniciantes a avançados.

Além disso, não é uma atividade que você precise fazer sozinho, mas pode ser assim caso queira. Você pode pedalar em grupo, com amigos, ou apenas você e sua bike.

Ou seja, pedalar é extremamente versátil e é uma atividade completamente adaptável que cabe dentro de diferentes rotinas!

4.    Benefícios para o coração, pulmões e todo o corpo

Mas o lado bom mesmo disso tudo é que enquanto você perde peso, tonifica seus músculos, melhora a sua saúde mental e emocional e consegue encaixar uma atividade física prazerosa na sua rotina, você cuida muito bem do seu corpo.

Claro que andar de bicicleta tem muitas outras vantagens que beneficiam diretamente na nossa saúde física, entre elas estão:

  • aumento da aptidão cardiovascular;
  • aumento da força muscular e flexibilidade;
  • melhor mobilidade articular;
  • postura e coordenação aprimoradas;
  • ossos fortalecidos;
  • diminuição dos níveis de gordura corporal;
  • prevenção de doenças.

Os benefícios maiores estão especialmente para o coração e os pulmões. Como uma atividade aeróbica poderosa, pedalar ajuda a exercitar o coração, vasos sanguíneos e pulmões.

Você passa a respirar melhor e com mais intensidade durante a atividade física e enquanto isso o ciclismo ajuda a fortalecer os músculos do coração, reduzindo até mesmo os níveis de gordura no sangue.

Sabe que isso significa?

Pessoas que tem o hábito de pedalar tem menos tendência a desenvolver doenças cardiovasculares, como AVC (acidente vascular cerebral), pressão alta e ataque cardíaco.

Quanto mais você pedala, mais seu coração e seus pulmões vão sendo fortalecidos e passam a trabalhar melhor e isso é algo para a vida toda.

Existem até mesmo diversos estudos científicos que tem provado que pedalar ajuda a prevenir câncer!

Especialmente o câncer de colón e câncer de mama.

E não pense que isso é algo pouco, não! Estudos tem apontado que pedalar podem ajudar mulheres a prevenir em até 34% o câncer de mama!

Isso porque quando pedalamos o nosso corpo passa a produzir melhor as células que são necessárias para combater as células cancerígenas. Mas isso você verá melhor no tópico 7.

Portanto, quanto antes você começa a cuidar melhor do seu corpo, mais benefícios você sentirá ao longo da vida.

5.    Menos lesões ósseas e artrite

Andar de bicicleta diz muito a respeito de equilíbrio e isso em certa medida é um exercício excelente para o nosso cérebro, em questões de foco e concentração. Mas também possui a suas vantagens fisicamente.

Quando andamos de bicicleta desenvolvemos mais coordenação e força, que resultam em maior equilíbrio. Por consequência, isso ajuda muito na nossa saúde óssea e também a prevenir quedas e fraturas.

Quanto mais cedo colocamos esse habito em nossa rotina, melhores ainda serão os resultados mais na frente, quando chegarmos à terceira idade.

Além disso, existe certo receio na prática de exercícios físicos para quem já possui determinadas doenças, como é o caso de quem tem osteoartrite. Mas o ciclismo não é um motivo de preocupação, mas sim uma solução.

Por ser uma atividade física de baixo impacto, pedalar causa menos estresse nas articulações e, inclusive, ajuda a fortalecê-las.

Ou seja, se você deseja ter menos lesões ósseas e evitar as dores provocadas pela artrite: comece a pedalar!

6.    Melhora o seu senso de direção

A tecnologia pode fazer maravilhas, mas em algumas vezes os benefícios dela também pode trazer alguns prejuízos.

Desde que passamos a usar mais as ferramentas de navegação por satélite, como o Google Maps e o GPS, perdemos um pouco do nosso senso de direção.

Às vezes nem sentimos falta, afinal temos sempre o celular em mão para nos socorrer caso qualquer coisa aconteça.

Mas, de certa forma, é uma habilidade a menos que deixamos de desenvolver e que ajuda a nossa inteligência e o funcionamento do nosso cérebro, o que beneficia outras áreas de nossa vida.

Andar de bicicleta ajuda a promover esse desenvolvimento do senso de direção e a melhorar os nossos sentidos.

Você aprender ao pedalar e descobrir novos caminhos as direções e passa a ter mais foco em seus sentidos, como a sua visão e até mesmo a audição.

E por falar em sentidos, pedalar ainda ajuda a melhorar a sua consciência corporal, pois é uma atividade um tanto quanto complexa (o que, como falamos acima, ajuda a evitar o tédio!), que tem vários elementos como subir, descer, fazer curvas, desviar, e isso tudo ajuda você a ter consciência do seu corpo o suficiente para não perder o equilíbrio.

7.    Sistema imunológico fortalecido

O nosso sistema imunológico é essencial para a nossa saúde. É esse sistema que ajuda o nosso corpo a combater o ataque de bactérias, vírus e micróbios. Ou seja, ele defende o nosso corpo inteiro.

E, por conta da sua grande importância, ele é bastante complexo e possui diversas formas de ser fortalecido.

Uma delas é através das atividades físicas que ajuda o nosso organismo a desenvolver anticorpos necessários.

Mas o ciclismo é justamente uma atividade física que melhora – e muito! – nosso sistema imunológico.

Um estudo realizado pela Appalachian State University estudou 1.00 adultos de até 85 anos e descobriram que ao se exercitar aerobicamente durante a semana pode reduzir os dias de doença em até 40%!

Além disso, outros estudos científicos mostraram que esses exercícios ajudam na produção de proteínas que são essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo, despertando leucócitos, que são as células conhecidas como glóbulos brancos que tem diversas funções de defesa no nosso organismo.

As atividades aeróbicas trazem diversas vantagens para o nosso corpo, a nossa saúde e bem-estar. E, por isso, pedalar se torna uma atividade física tão importante a ser incluída na nossa rotina.

Pedalar é algo que mexe com o nosso corpo inteiro: mente, hormônios, coração, pulmões, ossos e articulações e muitas outras partes que são importantes.

Voltando à analogia de uma máquina, pedalar é algo que faz com que todas as peças funcionem bem e ajudem umas às outras a funcionar melhor.

E tudo isso em uma atividade que pode ser muito divertida e se tornar uma verdade paixão, indo para além de algo que você faz apenas pela necessidade para se tornar um verdadeiro hobby.

Nisso, eu só consigo enxergar vantagens para você começar hoje mesmo a inserir esse hábito na sua rotina.

E veja bem: para começar não é necessário muito! Compre uma boa bicicleta que atenda as suas necessidades e objetivos (nem mesmo precisa ser muito complexa), separe um tempo na sua agenda para exercícios diários e comece a sentir os benefícios na sua saúde! Você não vai se arrepender.

Agora aproveite e compartilhe esse artigo com uma pessoa que também precisa inserir na rotina uma atividade física que traz esses benefícios todos.