05 Benefícios para quem pedala

05 Benefícios para quem pedala

Que tal usar como pedaladas como meio de diminuir os efeitos de algumas doenças e evitar várias outras? No artigo abaixo, nós do Bicicleta para todos selecionamos os principais benefícios para quem anda de bike. Confira abaixo.

Usam a bicicleta Diversos como meio de transporte para ir de casa ao trabalho ou para a escola, mas, é comum que desconheçam os reais benefícios que essa escolha trás para quem pedala.

Pensando em informar cada vez nossos leitores, pesquisamos e organizamos em 5 blocos principais. Continue lendo para entender melhor.

Traz benefícios para a saúde

Esse é um benefício conhecido por todos, mas, você sabe quais pontos positivos pedalar traz para a saúde especificamente? Citaremos alguns a seguir.

Você já deve saber que andar de bike promove o bem-estar, a sensação de tranquilidade, calma e relaxamento após uma pedalada é tão indescritível que se transforma em um vício. O corpo pede por mais.

Melhores noites de sono

Após o percurso, é comum que o ciclista sinta um leve cansaço ao chegar em casa, isso contribui com uma boa noite de sono e, consequentemente o indivíduo acordará mais disposto no dia seguinte.

Benefícios para o corpo

As pedaladas frequentes também aumentam o fôlego, pois, ao praticar essa atividade física, o corpo exigirá mais dos pulmões já que haverá a necessidade de mais oxigênio. Isso contribuirá para que você se torne cada vez mais resistente e suportará subidas com maior facilidade.

Esse fator também é conhecido como aumento da estamina, que nada mais é que a melhoria na resistência em determinada atividade ou ação. De forma prática, se você percorre estender o trajeto gradativamente ficará cada vez mais fácil.

Se essa semana é difícil para você percorrer 2 km, na próxima semana seu corpo terá se acostumado e se tornará um comprimento simples e curto, assim, será possível aumentar o limite e se tornar cada vez mais forte e capaz de realizar trilhas distantes de casa.

Outro benefício que agrada os indivíduos é o rejuvenescimento, bem-estar e limpeza da pele e o principal fator que promove essa característica é o consumo adequado de água.

Ao se movimentar com frequência, você ficará sentirá com mais frequência a necessidade de ingerir água, isso é importante principalmente para quem não costuma consumir muitos líquidos durante o dia.

O consumo adequado da água auxilia na limpeza de manchas de espinhas que incomodam tanto e diminuem a autoestima. Além disso, promove efeito jovial e retarda o envelhecimento.

Andar de bike é uma ótima solução caso você deseje melhorar a vida sexual com atividade física e de forma mais natural possível sem ingerir comprimidos ou fazer tratamentos desnecessários para o seu quadro.

Isso ocorre pois, melhora o sistema cardiovascular, aumenta a resistência e diminui o estresse proveniente do trabalho ou de outras relações sociais.

O consumo de água e a prática de exercício físico também melhora o funcionamento do intestino grosso e diminui o tempo em que o alimento permanece no órgão e faz com que as fezes fiquem mais macias.

Após todos esses benefícios, fica claro que pedalar aumenta a longevidade. Sim, quem anda de bicicleta vive mais já que esse exercício promove melhor qualidade de vida e potencializa o bem-estar do corpo e mente.

Se você quer melhorar a resistência do pneu da sua bike, confira nosso artigo sobre pneu tubeless.

Benefícios para a mente

Para quem desenvolveu algum grau de ansiedade, por exemplo, pedalar pode ajudar no foco de modo que auxilie na leveza dos pensamentos. Você estará tão concentrado na atividade durante o percurso que ficará relaxado e conseguirá organizar melhor as ideias.

Pedalar auxilia significativamente na solução do bloqueio criativo se você é artista e trabalha com pintura, música, etc. Ou, se você precisa usar a criatividade para realizar seu trabalho de forma adequada.

É uma atividade física

Boa para o físico

Bom, como uma atividade física eficaz e que promove o bem-estar físico e mental, andar de bike auxilia no processo de emagrecimento. Diminuindo o percentual de gordura do copo, você estará mais saudável e se sentirá mais disposto (a).

Essa é uma atividade física que também melhora a resistência muscular, pois, você estará aplicando determinada força em alguns músculos como pernas, glúteos e abdômen, por exemplo, fazendo com que fiquem mais resistentes e com menor percentual de gordura.

A estrutura da bicicleta garante que o ciclista não sofra muito impacto nas articulações graças à suspensão, ao assento acolchoado que alguns modelos oferecem e, aos materiais resistentes e eficazes que compõem toda a estrutura.

Excelente para o cérebro

Além disso, aumenta a capacidade cerebral, fato esse que foi comprovado pela Universidade de Ilinois que descobriram que 5% da melhora na saúde em decorrência do pedal, promoveu aumento de 15% em testes mentais, então sim, seu raciocínio ficará mais rápido.

Garanta sua um percurso tranquilo, usando materiais de segurança como bons capacetes e adquira um câmbio de boa qualidade como o da Shimanno.

Que melhora o funcionamento do corpo

O fortalecimento do sistema imune também é um benefício oferecido aos ciclistas, pois, pedalar faz com que as células responsáveis permaneçam ativas, fazendo com que estejam mais fortes no combate a doenças.

Todos os exercícios físicos controlam a glicemia e a mantém estável, por isso, andar de bicicleta pode ser uma atividade recomendada para diabéticos tipo 1 e 2, desde que continuem monitorando a glicemia e a insulina, além de realizar as visitas no tempo recomendado ao médico especializado de preferência.

Pedalar também aumenta os seus níveis de HDL, sustância responsável pela retirada do colesterol ruim das paredes arteriais, assim, você poderá diminuir o risco de doenças cardiovasculares, pressão alta e entupimento das veias que podem causar infarto, derrame e até a morte do indivíduo.

Ainda sobre esse aspecto, ciclistas apresentam maior índice de regulação na pressão arterial, pois, contribui para o emagrecimento e peso ideal de acordo com a sua altura, por isso, é uma prática recomendada para quem apresenta quadros de hipertensão leve.

Quem anda de bicicleta, costuma realizar percursos relativamente longos, consequentemente, é comum a presença de suor. Essa liberação, garante que o corpo elimine algumas substâncias maléficas à saúde.

Realizar trajetos usando sua bicicleta vai melhorar a circulação sanguínea do seu corpo, pois, exige mais oxigênio e faz com que o coração bata mais rápido, portanto, precisará que o sangue “transite” mais rápido.

Garante outros benefícios

Para grávidas, andar de bike garante a melhora do humor, que oscila e desestabiliza devido à quantidade de hormônios produzidos para gerar o bebê e proporciona um pós-parto mais tranquilo e agiliza a recuperação do corpo.

Muitas pessoas utilizam essa prática como pré-treino e alongamento de alguns músculos e é eficiente. Se você tiver uma bike em casa, prefira usar ela para ir até a academia, seja de boxe, musculação, dança ou outras práticas.

Seu corpo ficará mais ativo e você terá mais energia para realizar as séries indicadas pelo instrutor sem dificuldades e, cumprirá sua meta semanal sem reclamações, como se fosse algo feito há anos.

A prática dessa atividade física contribui diretamente para a melhora do seu desempenho no trabalho, ou seja, seu chefe vai amar você pelo aumento na produção com manutenção da qualidade.

Você economiza

Adquirir uma bicicleta promove economia em todos os sentidos possíveis. Ao comprar, ao contratar um seguro e no percurso diário.

As bicicletas são consideradas um meio de transporte então, te levará mais rápido aos lugares que você deseja e te cansará menos se comparado a ir andando para casa do seu amigo ou até o trabalho.

Ainda assim, são mais econômicas e ao mesmo tempo promove diversos benefícios à saúde que foram citados nos tópicos anteriores. Você não precisará abastecer sua bike com gasolina ou etanol. Essa já é uma enorme vantagem devido ao aumento do preço de combustíveis em todo o Brasil.

Mesmo que mais simples, recomendamos que você adquira um bom seguro para garantir proteção e tranquilidade no percurso, pois, alguns cobrem acidentes, extravio em viagens e danos a terceiros. Ainda a assim são mais baratos que os contratados para carros e motocicletas.

A manutenção de uma bicicleta simples para uso cotidiano ou para trilhas organizadas por você e seus amigos também demanda de baixo custo. A troca da câmara de ar, pneu e algumas peças podem ser feitas em casa, mas, caso deseje, busque alguma oficina com profissional especializado.

Muitas vezes aquela oficina localizada na esquina ou em um bairro menos valorizado é a mais eficaz e rápida.

O custo pelo qual você comprará sua bicicleta valerá a pena, pois, é uma atividade física dinâmica e uma ótima alternativa para quem não se adapta à rotina da academia e musculação.

Esteja atento aos benefícios e finalidade para qual será destinada afim de comprar o melhor modelo para você e garantir que seu dinheiro seja investido no produto correto.

Os acessórios como lâmpada, capacetes, LEDs, roupa específica só potencializarão o conforto durante as pedalas. Pedalar com short jeans, por exemplo pode ser muito prejudicial para mulheres, pois, abafa a região íntima e facilita o surgimento da candidíase.

As lâmpadas no capacete ou luz própria na bicicleta farão com que você possa pedalar em determinados locais durante a noite, pois, além de facilitar sua visibilidade, motoristas em carros e caminhões verão você e evitará acidentes.

É útil para socialização

foto capa com legenda você socializa
Pedalar é ótimo para a socialização

Andar de bicicleta pode ser um ótimo incentivo à socialização já que você pode pedalar por alguns trajetos acompanhados de amigos e/ou familiares. Assim, será garantido o momento de lazer no final de semana praticando um exercício físico que oferece inúmeros benefícios.

Quem trabalha durante toda a semana entende a importância de atividades que descansem a mente no sábado e domingo como fonte de renovação energética mental e física para retornar às atividades cotidianas na segunda-feira.

Ter uma bicicleta proporciona isso, pois, como citado anteriormente, é uma excelente opção para quem deseja clarear a mente e organizar melhor as ideias que podem estar confusas e mal desenvolvidas sobre sua vida pessoal ou questões no trabalho.

Você poderá organizar trilhas com seus amigos iniciando por locais mais próximos de casa, como uma volta pela cidade ou no parque. Assim, será possível entrar em contato com a natureza e dialogar com outras pessoas.

Caso na sua cidade tenha algum grupo de pedal, recomendamos que você se informa sobre como entrar e viajar com eles para outras cidades. Geralmente, esses grupos são bem organizados e um carro de apoio acompanha todo o percurso em caso de acidentes, cansaço, reserva de água, etc.

Outro benefício é usar as pedaladas para passar um tempo com a família e incentivar a prática de exercício dos mais velhos aos mais novos. Você estará economizando dinheiro e proporcionando saúde ao seu corpo.

Para as mães, ensinar ao filho como usar uma bicicleta é uma excelente opção para que a criança gaste energia, além disso, essa atividade poderá servir como incentivo de uma vida saudável e como tática para aprimorar a convivência em sociedade caso esteja acompanhado de outros indivíduos da mesma idade.

Se você possui uma empresa ou faz parte de alguma, poderá promover pequenos campeonatos como atividade recreativa aos funcionários e/ou colegas de trabalho.

Além da descontração e perda do foco no trabalho ainda que com a mesma equipe, será garantido o aumento da produção dos funcionários. E, para os que não pedalam, você estará oferecendo entretenimento e diversão.

Adicione outros elementos à festividade como bebidas como sucos e refrigerantes e algumas opções de comida como salgados, bolos e tortas.

Prejudica menos o meio ambiente

foto capa com legenda é perfeito para o meio ambiente
Preserve o meio ambiente enquanto pedala

Por último, e não menos importante o impacto ambiental que a bicicleta causa é zero quando falamos no ato de pedalar e no percurso que o ciclista percorre. Isso ocorre porquê bikes não liberam nenhum tipo de poluente no ar. Diferente da moto e do carro, por exemplo.

Cuidar do meio ambiente é importante e, ao optar por esse meio de transporte, você estará trazendo benefícios para você, sua família e todos os indivíduos do seu bairro, por exemplo, se pensarmos em menor escala.

Todos os recursos necessários para a sobrevivência do ser humano são retirados do meio ambiente e, se não for mais possível usá-lo como fonte de alimento e de água, todos nós morreremos.

Imagine só que indivíduo brilhante Leonardo da Vinci que foi o primeiro a colocar a ideia da bicicleta no papel, proporcionando futuramente uma forma de se locomover, economizar dinheiro, socializar com os amigos e com a família e, trazer benefícios ao corpo e à mente.

É por todos os benefícios citados nesse artigo que as bicicletas não param de melhorar, e são cada vez mais adquiridas na verdade, sendo fabricadas com maiores vantagens e tecnologia avançada para garantir uma experiência.

Gostou do nosso artigo? Esperamos ter ajudado você quanto benefícios para quem pedala. Converse conosco através dos comentários.