Pelo seu direito de pedalar.

Selecionamos os diferentes estilos e modelos para você decidir de uma vez por toda e escolher o estilo da sua bike! Confira:

É muito gostoso andar de bicicleta, eu adoro e você?

A bicicleta nos ajuda a exercitar o corpo de uma forma muito simples e natural. Além disso, com os novos modelos de acesso urbano mais conhecidos como “modalidade urbana” as bicicletas têm se tornado a queridinha do momento.

Sejam as bicicletas elétricas como também os modelos mais simples (digamos assim mecânicos) continuam em alta e são bastante utilizados para as mais diversas finalidades.

Nesse artigo eu quero te mostrar alguns detalhes importantes caso esteja pensando em comprar uma nova bicicleta ou adquirir a sua primeira bike para circular seja dentro da cidade, seja para trabalho, para ir à escola ou faculdade ou simplesmente como um acessório para o lazer.

Vou te apresentar alguns detalhes que são importantes que se deve conhecer na hora de escolher o modelo para comprar. Então ficou bastante curioso? É só continuar comigo pelos próximos tópicos deste post.

Dica: Leia nosso artigo com as melhores e mais baratas bikes!

Existem modelos diferentes de bicicleta

As bicicletas são veículos tradicionais e, com o passar do tempo, ganharam especificações e modelos diferentes. Tudo para agradar os ciclistas amadores e profissionais que não dispensam uma boa pedalada

Quando se fala sobre este assunto logo vem à mente um estilo de modelo específico, ou seja, mais clássico. Mas não devemos esquecer que quando estamos observando o trânsito das cidades encontramos modelos diferentes e modelos.

Para se ter ideia existem modelos urbanos, urbanos clássicos, urbanos clássicos retrô, dobráveis, híbridas, especiais e de carga.

É claro que cada uma é melhor para uma determinada finalidade e, além disso, umas agradam mais do que as outras conforme o gosto e preferência de cada ciclista, assim como também o desempenho que cada uma pode oferecer.

Então confira a seguir um pouco mais sobre o assunto!

Estilos de bicicletas:

Já havia adiantado alguma coisa a respeito de alguns modelos de bicicletas, mas agora eu vou falar um pouco melhor sobre os principais tipos que você pode encontrar por aí, tanto em cidades pequenas com em grandes.

São as seguintes:

Urbana ou mobilidade

Como o próprio nome indica são as bicicletas que são construídas especificamente para atender a necessidade do deslocamento urbano ou como uma simples recreação para o seu proprietário.

Diferente de quem deseja uma bike para trilha, se você deseja uma  para fazer deslocamentos dentro da cidade ou realizar alguns passeios em ciclovias e parques este modelo é o mais adequado para a sua necessidade.

Além disso o quadro apresenta maior conforto e estabilidade e ela é passível de que você possa instalar acessórios para maior personalização e sua segurança como, por exemplo, um bagageiro, espelho, paralamas, lanternas e faróis.

Os modelos mais simples não possuem marchas que é uma forma de facilitar e baratear, ao mesmo tempo que diminui os custos para o proprietário.

Bicicletas dobráveis

As bicicletas dobráveis também foram criadas com o intuito de oferecer os recursos necessários para quem quer se deslocar dentro de uma cidade, mas com um diferencial que é a facilidade de portabilidade.

Esses modelos são muito usados para quem quer fazer deslocamentos em trechos de metrô, ônibus ou até mesmo de circulação de bikes. São bastante práticas, porém as suas rodas oferecem certa dificuldade maior na hora de pedalar, principalmente quando você está em regiões de declive e curvas.

Dessa forma, as dobráveis são mais adequadas para quem realmente precisa utilizar em lugares que permite com que ela seja dobrada. Para se ter uma ideia, a menor bicicleta dessa categoria que é da marca A-Bike possui uma roda de apenas 20 centímetros de diâmetro.

Mountain Bikes

As mountains bikes já são conhecidas da maioria das pessoas que têm algum gosto pelo ciclismo. Esse tipo de bicicleta foi originalmente fabricado para ser utilizada na terra, mas se quiser pode utilizá-la em qualquer terreno e em diferentes condições.

Os modelos mais simples contam com uma suspensão apenas na parte dianteira. Já as mais sofisticadas contam com uma suspensão também na parte traseira.

Bicicleta de corrida ou Speed

Como o próprio nome sugere são os modelos de bicicletas criadas especialmente para a realização de corridas. Dessa forma, elas são bastante leves, seus pneus são bem finos e a pressão é alta.

Quanto a aderência ela no solo é bem menor, já que o foco principal é a velocidade. Com essas características este modelo de bicicleta só deve ser utilizado em asfalto liso. Jamais em terra ou terrenos acidentados.

Bicicross ou BMX

Trata-se, na verdade, de um esporte que foi criado na Holanda durante a década de 1950. Nessa modalidade são utilizadas pistas de terras acidentadas com curvas inclinadas e rampas. A prática do esporte consiste em uma corrida ou mesmo manobras.

Sendo assim, esse modelo de bicicleta foi criado e desenvolvido para o movimento e prática desse tipo de esporte. Diferente do modelo anterior os seus pneus são mais grossos e o quadro é menor para facilitar os saltos e as manobras.

Bicicleta elétrica

Facilmente encontrada hoje nas grandes cidades, as bicicletas elétricas possuem uma velocidade média de aproximadamente 25 km/h e conseguem percorrer até 40 km/h com um custo de quilômetro rodado inferior a 5 centavos.

Vale lembrar que a bateria precisa ser trocada em média a cada 18 meses em grande parte dos modelos, o que pode torná-la um pouco mais cara.

Outros detalhes relevantes sobre bikes

Na hora de pesquisar para comprar a melhor bike de 2019 é importante que se considere os seguintes detalhes:

  • Rodas – Para modelos adultos, o tamanho de roda 26” é aquele que possui pneus mais grossos e que são indicados para trechos irregulares e com buracos. As bicicletas dobráveis contam com roda 20” que é para facilitar quando for dobrar e guardar.
  • Quadro – Existem modelos de alumínio (não erosivos e mais leves), ferro (erosivos e mais baratos) e carbono (são as mais leves, caras e ideais para altas performances).
  • Tamanho da bike – Cada altura possui uma bike ideal correspondente. Na hora de comprar verifique o tamanho do quadro conforme sua altura.

PS: Lembre-se de sua segurança se for pedalar a noite, faróis são obrigatórios!

Curtiu? Então deixe o seu like!

Open Ghost settings and navigate to Code Injection