Caloi Atacama é boa? Vale a pena comprar?

Caloi Atacama é boa? Vale a pena comprar?

Thiago gomes
Thiago gomes

Você sabia que a Caloi é uma das melhores marcas do mercado? Agora será que este modelo faz jus ao nome? Confira neste guia completo feito pela equipe do Bicicleta Para Todos, exclusivamente para você.


Comprar uma bicicleta é muito fácil, mas ao se deparar com tamanha facilidade, vem-se a mente a diversidade de modelos que se encontra no mercado, são tantas opções que é difícil escolher qual a mais adequada para você e suas necessidades.

A Caloi Atacama é uma das queridinhas quando o assunto é o modelo de bike para iniciantes na mountain bike e que buscam um modelo com o intuito de evoluir mais no esporte.

A marca Caloi é uma das mais famosas no Brasil, inclusive já separamos os melhores modelos da marca neste artigo.

Ela tem mais de 100 anos no mercado, mas será que é realmente uma boa escolha?

Sim, a bicicleta Caloi Atacama é boa para comprar, possui um ótimo custo-benefíciop e vale a pena, possuindo mais de 91.4% de aprovação na Amazon, e pouquissimas reclamações sobre o modelo de seus clientes, também sendo aprovada por nossa equipe.

Você pode comprar ela diretamente clicando no botão abaixo por um ótimo preço, ou continuar lendo, e entender porque nossa equipe do Bicicleta Para Todos chegou nesta conclusão!

COMPRAR NA AMAZON

Importante: Nossa análise do modelo foi feita a partir da experiência de pedal da nossa equipe, análise de compradores reais e de outros especialistas, e foi realizada de forma totalmente independente. Os links das lojas são de alta confiança e podem reverter um pequeno valor ao nosso site, sem qualquer custo aos nossos leitores.

Sobre a Caloi Atacama:

A bicicleta Caloi Atacama, é de uma marca reconhecida no Brasil com mais de 100 anos de tradição, a empresa sempre foi pioneira em tecnologia.

Investindo em equipamentos modernos e inovadores de diferentes modelos e trazendo ao país características em seus produtos que não existem nas bicicletas das demais marcas.

Ela também poularizou no Brasil vários funcionalidades para que os ciclista tenham melhor desempenho unido a qualidade.

Linda e de qualidade. (Foto: Caloi)

Para quem é recomendada?

A Atacama é ideal para adultos que querem utiliza-la em  trilhas ou passeios ao ar livre, sua geometria foi desenvolvida para que o iniciante nas trilhas tenha qualidade e segurança, oferecendo tudo isso á um preço justo.

É indicada para pessoas que tenham entre 1,60, a 1,80m de altura, que busquem fazer trilhas leves. Você pode saber mais sobre que aro escolher neste guia.

É uma bike com um excelente custo-benefício, pois traz consigo qualidade e ótimo preço para a tecnologia que oferece.

Além claro, de acompanhar toda a qualidade e segurança da Caloi.

Sobre o modelo:

O seu quadro é de alumínio rígido 6061, comumente usados pelas bicicletas da Caloi, tendo o tamanho 17 ou M e 19 ou G, podendo ser encontrado na cor preta com inscrições em azul ou dourado , o aro é Vzan Extreme 29- P70, ou seja, é um aro de  parede dupla.

visão de cima da bike atacama com simbolo do bicicleta para todos
Quadro de qualidade e com design básico, mas bonito. (Foto: Caloi)

O quadro dessa bike, ainda apresenta suporte de freio a disco standard e gancheira removível.

Seu amortecedor chama bastante a atenção por ser um modelo que já vem com a trava no guidão, ou seja, ao você apertar no botão vermelho liberará a trava e ao apertar na alavanca sua suspensão é travada, diferente do que apresentam outras bikes, que tem a mesma faixa de preço dela.

Outra vantagem dessa moutain bike é o fato de seu freio ser a base de óleo mineral, sendo muito mais leve e confortável que o freio manual, não necessitando de tanta força no momento de fazer uma frenagem

Foto de baixo da atacama com fundo cinza
Amortecedor e freio de qualidade. (Foto: Amazon)

O cubo é de esfera cacete e não é  de rolamento. Tem o pé de vela reduzido todo em metal e é excelente para correr.

A corrente é KMC- Z8.3, passadores Shimano Altus0 M310 e, seus  freios são de disco hidráulico que passam um confiança superior em relação ao freio mecânico, com capacidade máxima suportada de 90kg. Seu canote do selim é de alumínio tendo ajuste com quick release.

Os passadores são separados, pois em caso de queda evitam  a quebra do conjunto completo, tendo o gatilho rápido.

foto do passador shimano Altusom310 na Caloi
Shimano é sempre de confiança! (Foto: Amazon)

Seu movimento de direção é semi integrado, o ciclista ao pedalar fica na posição semi-inclinada.

Tem regulagem de suspensão e o seu pneu é do bena 2.10.

O que os consumidores acham?

Consumidores que a utilizaram relatam que ao usa-la não tiveram dificuldade na subida ou em terrenos dificultosos, obtendo uma ótima desenvoltura e com excelente desempenho nos pneus.

Comentaram que é uma bike muito bonita, com um grafismo bem feito, tendo a relação custo-benefício interessante por ser uma bike de entrada com os componentes shimanos e realmente surpreendeu por ser forte e ter uma trava rígida que realmente funciona.

Há relatos de que ela é uma excelente bicicleta, pois a sua qualidade, faz com que não seja necessário um upgrade em curto prazo, por estar bem atendido com as funções dela.

As principais opiniões a respeito do produto, é que são bikes excelentes, pois ao se falar em bicicleta para iniciantes não há como não falar dela, já que apresenta qualidade e segurança.

Selim confortável e bonito. (Foto: Caloi)

Seus freios trazem maior leveza, sem a necessidade de colocar muita força para utiliza-los, suas suspensões atendem muito bem a pessoas que pesem até 90kg e é ideal para adultos que procuram se aventurar no mountain bike, mas ainda estão se inserindo nesse meio.

Seu guidão vem com trava, sendo um dos poucos modelos desse tipo que apresenta essa tecnologia.

Os consumidores opinaram nesse ponto afirmando que são bikes que não necessitam de grandes mudanças a curto prazo, sendo necessária apenas uma revisão como é necessária em qualquer bike.

O que não gostamos?

Porém como todos os produtos, essa bike, também apresenta reclamações.

Há consumidores que dizem que os pneus poderiam ser melhores, por não apresentarem uma boa rolagem na pista e o kit de câmbio por ser de dois tipos Shimano Tourney e Shimano Altus dificultam a comunicação e influencia na precisão da troca de marchas.

Há também reclamações quanto ao assento/selim que poderia ser de melhor qualidade e mais confortável.

Quanto a suspensão, consumidores com mais de 100kg alegaram que o curso dela não é realmente indicado para pessoas com mais de 90kg e que não há possibilidade de ser colocar duas caramanholas, ou de escolha para colocar uma na frente ou uma atrás.

Vantagens:

  • Excelente custo-benefício
  • Freio de disco hidráulico com ótima precisão
  • Pé de velo reduzido em alumínio
  • Apresenta trava no guidão
  • Excelente transmissão da bike
  • A geometria do quadro favorece na subida
  • Não é uma bike pesada (peça em média 14kg)
  • Aro de parede dupla (Vzan Extreme 29- P70)
  • Gancheira removível
  • Ótimo custo-benefício

Desvantagens:

  • Suspensão não indicada para pessoas com mais de 100kg
  • Selim/assento muito duro
  • Os dois tipos de cambio Shimano Tourney e Shimano Altus dificultam a troca de marchas
  • Guidão baixo para pessoas mais altas
Será que realmente vale a pena?

A bicicleta Caloi Atacama vale a pena?

A marca Caloi é brasileira e renomada por buscar  entregar tecnologia em seus produtos unindo a saúde, mobilidade inteligente, esporte e competitividade. É uma marca que já está há mais de 100 anos na memória brasileira fabricando bicicletas, inclusives mountain bikes.

A Caloi, ao criar a bicicleta Caloi Atacama, procurou atender as necessidades de ciclistas iniciantes que procuram qualidade e o desempenho com o custo-benefício que atende as necessidades de uma ciclista.

Seus freios de disco-hidráulico entregam precisão em leveza, não necessitando de tanta força no momento de utilizá-los unido, havendo uma geometria no quadro que favorece no momento da subida.

É uma bicicleta considerada dentro do peso para o seu modelo e possui passadores rápidos e precisos.

Os pontos positivos apresentados são o que justifica, essa bike ser uma das queridinhas dos consumidores, quando o assunto é qualidade, garantia e durabilidade.

Ela é uma mountain bike, que não precisará de reparos a curto prazo, mesmo possuindo algumas reclamações, como todo produto, não é um mau investimento, pois traz segurança, qualidade em seus componentes além de ser uma das poucas desse modelo que vem com trava no guidão.

A bicicleta Caloi Atacama é excelente para adultos que querem investir em qualidade e segurança, ciclistas que querem iniciar no mountain bike e que buscam maior leveza no momento da subida, unindo ao fato de ser silenciosa e ter câmbios que não desregulam fácil.

E por todos esses pontos positivos, ela é uma excelente escolha para você, valendo muito a pena investir nessa bike, já que ela possui diversas características que lhe proporcionarão um ótimo desempenho ao  realizar suas trilhas ou ao passar por terrenos acidentados.

Dicas para escolher uma bike:

  • Defina o seu objetivo, antes de comprar, para que você irá utilizar a bike?.
  • Determine quanto você pode gastar, faça um orçamento.
  • Converse com outros ciclistas para saber a opinião em relação as bikes.
  • Opte por comprar uma bike já montada e teste-as, sempre que possível.
  • Compre uma bike do tamanho certo, observe o tamanho indicado na bike para cada tipo de pessoa, como também, o tamanho do quadro, pois há várias medidas e numerações.
  • Observe o peso que a bike suporta.
  • Observe o peso da bicicleta.
  • Não adquira uma bike com recursos que você não precisa.
  • Sempre que adquirir a sua mountain bike leve a um mecânico, pois pode ocorrer da bicicleta não vir bem regulada..
quais são as principais dúvidas
Veja as dúvidas que enviam para nossa equipe. (Foto: Bicicleta Para Todos)

Perguntas Frequentes

A bicicleta Caloi Atacama presta?

A bicicleta Caloi, modelo Atacama, é excelente para quem procura uma mountain bike de qualidade e com bom custo-benefício, além de ser uma bike reconhecida por ter vários componentes de qualidade que entregam praticidade e leveza no momento em que o ciclista esta pedalando. É uma marca conhecida que entrega confiabilidade e praticidade buscando sempre atender as necessidades de quem utiliza seus produtos.

O freio hidráulico do modelo é realmente bom?

O freio hidráulico entrega leveza no momento de utiliza-lo, não sendo necessário colocar tanta força como em um freio mecânico, quando você estiver pedalando. Se já teve uma bike com freio mecânico irá perceber o quanto um freio hidráulico a deixa mais confortável e o da Caloi Atacama é excelente, trazendo uma precisão sem igual.

Qual a finalidade da trava no guidão?

A trava de suspensão acionada no guidão serve para que o ciclista não tenha um desgaste de energia desnecessário, pois ao subir um morro, por exemplo, ao jogar seu corpo para frente você transfere parte da força para a suspensão, momento onde a suspensão absorve a energia.

A trava serve para que a força seja transferida para o pé de vela e assim não desperdiça a energia e regula melhor o desempenho da energia, evitando o seu desgaste.

Como escolher uma bicicleta?

No momento de adquirir uma bike é preciso analisar alguns fatores, pois comprar o equipamento errado pode gerar desconforto, dores ou lesões, por isso é importante estar atento para alguns pontos.

Ao pensar em comprar uma bicicleta defina qual o seu objetivo, você quer uma bike para utilizar como meio de transporte, exercício físico ou lazer? Deve se questionar qual será a frequência de uso, será uso diário ou apenas em alguns finais de semana e feriados?

Ainda deve pensar qual o tipo de local você tem em mente para pedalar, na estrada, trilhas ou no asfalto?

Depois de responder essas perguntas, também é necessário saber se você é ciclista iniciante ou experiente?

Observe o tamanho do aro e do quadro. O quadro é a região que liga o selim ao guidão; Medir o quadro é imprescindível, pois influencia diretamente na postura que você terá ao pedalar.

O tamanho do aro é outro medida que você deve ter muita atenção, nas bicicletas para adultos, geralmente, o tamanho do aro é 26’’, mas também já existe aros de tamanho 29’’.

Também é muito importante escolher se a bike será com ou sem marcha, pois o número de marchas influenciam diretamente na velocidade que o ciclista terá ao pedalar em diferentes terrenos.

Observar o material da bicicleta, é um dos diferenciais, pois no mercado há vários tipos, feitas de aço, alumínio ou carbono.

O sistema de suspensão é essencial para que o ciclista pedale em terrenos acidentados sem perder qualquer desempenho na performance, há vários tipos de suspensões e ao escolher a correta você irá ter maior conforto em relação a impactos e trepidações, as suspensões podem ser traseira, dianteira ou full suspension.

Analisar qual tipo de freio atende sua necessidade, também é muito importante, independentemente de a utilidade ser para passeio, transporte ou esporte, é necessário ter cautela e atenção ao escolher o que melhor atende ao que procura, há freios com sistemas de V-Brake, discos hidráulicos e mecânicos.

O tamanho do pneu também gera muitas dúvidas ao se pensar em adquirir uma bike, há infinitas opções de pneu, desde o padrão mais fino ao mais grosso. O mais fino é indicado para quem busca velocidade, enquanto o mais grosso é destinado para aqueles ciclistas que pensam em pedalar em terrenos irregulares

Veja também este vídeo se ainda está em dúvidas:

Conclusão

Nesse artigo trouxe informações a respeito do tema, trazendo explicações sobre o que deve ser levado em conta ao adquirir um motobike, os pontos positivos e negativos do produto.

Foram elencadas ainda vantagens e desvantagens da bicicleta, discorrendo os pontos considerados mais importantes no momento de escolha da bike ideal para a necessidade que você procura atender.