Tipos de suspensão para bike

Tipos de suspensão para bike

Você ainda não conhece as suspensões disponíveis para bicicleta? No artigo abaixo, nós do Bicicleta para todos, vamos explicar uma e como escolher o melhor para você. Continue lendo para conferir.

Ao contrário do que muitos acreditam, o investimento na bicicleta vai além da compra na loja virtual ou física e pagamento do frete, outros itens como capacete e contratação de seguros são essenciais para uma pedalada segura.

Adquirir uma bicicleta pode ser o mais complexo do que parece e todos os acessórios a serem adicionados a solução de acordo com a finalidade que será destinada ao produto.

Nesse guia, você aprenderá mais sobre as suspensões e entenderá de uma vez por todas qual é a ideal para sua bike.

foto com legenda categorias suspensão para bike

Suspensão com molas

A suspensão com molas é uma das mais básicas disponíveis no mercado e presente principalmente para modelos Montain Bike, portando, a manutenção não requer muito esforço, os passos a serem adotados serão simples e práticos.

É possível que venha equipada com uma ou duas molas ou, combinação de duas suspensões diferentes para potencializar o efeito, entretanto, isso não dispensa a realização da manutenção, pois, se não for feita, poderão travar impedindo o funcionamento adequado da bicicleta.

O sinal mais claro de que é hora de limpar e realizar a manutenção é o vazamento de graxa preta ou óleo que pode ser percebido na base da estrutura.

Mesmo que peças da categoria sejam dificilmente encontradas no Brasil, a vida útil da suspensão pode ser prolongada se você manter corretamente a lubrificação.

Suspensão Ar e óleo

Também conhecido como sistema hidráulico, são as suspensões mais leves disponíveis no mercado, indicadas para quem deseja ainda mais agilidade nas pedaladas em uma estrutura com o menor peso possível.

Usa materiais como carbono, titânio e ligas de alumínio. A nomenclatura representa a forma principal como ocorre o funcionamento, o ar faz a leitura e o amortecimento da bicicleta e, o óleo é usado no retorno da compreensão.

São várias as possibilidades disponíveis nessa categoria, pois, são comercializadas modelos simples e os que são destinados à venda para competidores, que precisam de peças mais resistente e com materiais de melhor qualidade.

Sua manutenção geralmente custa de R$ 500,00 a R$ 1.000,00 devido às peças serem importadas em grande parte das oficinas.

Se você quer comprar uma bike usada e tem dúvidas sobre quais elementos observar, temos um artigo perfeito para você.

Suspensão com elastômeros

A suspensão elastômera costuma ser rígida e dura, então, não amolece muito, entretanto, proporciona maior movimentação e mantém a bicicleta uniforme mesmo em casos em que uma das rodas sai do lugar evitando a torção do trailer.

Os Estados Unidos são os principais fabricantes do modelo, que, além de estar presente em bicicletas pode ser encontrado em carretas e caminhões de até 4 toneladas.

A estética consiste em pequenos cilindros de polietileno com densidades distintas que determinarão a rigidez da estrutura. Não são usados sozinhos e sim, unidos a molas.

Costumam ser os modelos mais baratos disponíveis e direcionados para passeios urbanos e realização de atividades cotidianas como ida ao trabalho, à escola, universidade, etc.

Assim como seu custo para compra, o valor investido na manutenção também será baixo, por isso, é o modelo mais adquirido.

Onde colocar a suspensão

Existem 3 categorias de suspensão quando pensamos no local onde pode ser instalada, confira abaixo as características e finalidade de cada uma.

Suspensão dianteira

A suspensão dianteira tem como finalidade de controlar os impactos absorvidos pelo pneu que ocorrem principalmente em terrenos muito irregulares.

É sempre instalada nos garfos e auxilia na leveza e conforto do ciclista durante o trajeto. Uma bicicleta com suspensão dianteira garante maior estabilidade e melhor experiência na pedalada.

Caso você participe de competições, essa suspensão é essencial para você, mas, também pode ser escolhida por ciclistas que usam a bike apenas como meio de transporte e lazer, pois, na ida para casa ou para o trabalho podem ser encontrados buracos, descidas, lombadas, etc.

Suspensão traseira

A suspensão traseira é usada para manter o pneu traseiro no chão e garantir que a tração seja eficiente, assim, diminui a hipótese de ocorrerem acidentes durante o percurso.

Outra diferença significativa, é que não são encontradas em lojas virtuais ou físicas, pois, a única maneira de obter essa opção é caso já venha inclusa na bicicleta, caso esse seja um acessório útil para você, confira atentamente as especificações do item antes de adquirir.

Outra maneira de conferir é deixando perguntas nas páginas de compra, questionando ao vendedor que atenderá você no estabelecimento, ou, conferindo comentários deixados por clientes que já compraram e testaram, assim, além de conferir a presença da suspensão, você saberá se aquele modelo é realmente eficaz.

Suspensão full suspension

Conta com suspensão dupla, portanto, está presente na área dianteira e traseira. Essa categoria pode ser encontrada principalmente em modelos Montain Bike e Bike Hardtail, pois, oferece maior estabilidade em terrenos íngremes e percursos em terrenos acidentados.

O quadro dessas bikes apresentam duas partes, a dianteira e a traseira, ligadas com peças que funciona como articulações, podem conter rolamentos ou não, direcionados para potencializar a absorção de pancadas no trajeto.

As vantagens principais é que oferece maior amortecimento nas duas rodas, permite pedalada por percursos com maiores obstáculos, proporciona estabilidade eficiente, lê melhor o terreno, garante conforto em trajetos longos e oferece a possibilidade de adicionar travas para utilização em terrenos planos.

Entre as desvantagens podemos citar o custo maior de investimento, manutenção mais trabalhosa e exige mais força em subidas

foto com legenda melhor suspensão como escolher

Como escolher a melhor suspensão

Para escolher a melhor suspensão, a que se encaixe perfeitamente para as atividades que serão realizadas, existem três fatores que devem ser observados com atenção, assim, você evitará gastos desnecessários e frustrações futuras.

Geralmente, os itens a serem questionados são usados na compra de diversas outras categorias de produtos, então, poderão ser facilmente identificados.

Finalidade

A finalidade também é importante, pois, se você reside em local plano, que não apresente muitos obstáculos e utiliza sua bicicleta apenas como meio de transporte e lazer, adquirir a suspensão será um gasto desnecessário.

Mas, se você pratica esportes e realiza percursos sejam em competições ou em grupos de pedal, a escolha desse acessório seria bastante vantajosa, pois, garantirá estabilidade no percurso, proporcionará maior porcentagem de segurança e prolongará a vida útil da sua bike.

Faça reflexões sobre o uso, se for destinado a práticas simples, não haverá necessidade de optar por uma suspensão hidráulica, por exemplo, busque um modelo mais simples e que consequentemente, será mais barato.

Manutenção

Quanto mais caro o modelo de suspensão escolhido, mais alto será o valor investido nas manutenções, isso ocorre pelo simples fato de que algumas peças não são encontradas no Brasil e o custo para compra-las será maior do que o empregado em itens nacionais.

Então, mais uma vez ressaltamos a importância de entender para qual finalidade sua bicicleta será destinada, pois, se for usada apenas em atividades cotidianas e ainda assim você deseje adquirir a suspensão, opte por modelos mais simples como molas ou elastômeros que demandam de manutenções espaçadas e com menor custo.

Compre apenas o necessário para a sua bicicleta para ter certeza de que não se arrependerá.

Verifique também se sua cidade será possível realizar as manutenções ou há a necessidade de buscar o serviço em outras regiões.

Se você precisa de bicicleta para seu filho, sobrinho, primo ou afilhado, confira nossa lista com os melhores modelos de bicicletas infantis.

foto com legenda estrutura suspensão para bike

Como é estruturada a suspensão

A suspensão de uma bicicleta não é tão simples quanto parece, sua estrutura apresenta divisões significativas e é importante que você entenda cada uma.

Espiga

Responsável por manter a estabilidade da bicicleta, a espiga é a barra com formato cilíndrico que é instalada unida à mesa. Podem ser encontradas no padrão oversize(grande) ou cônico e, em formatos simples ou complexos.

Alguns padrões proporcionam rigidez para a estrutura da bike, isso faz com que permaneça firme e estável em casos de manobras mais complexas em terrenos irregulares.

Quanto ao material, podem ser produzidas em alumínio, aço ou fibra de carbono.

Coroa

Parte que serve como apoio da espiga e une a suspensão à estrutura da bicicleta, não apresenta muitas especificações, mas, é também destinada à manutenção da estabilidade potencializando a rigidez do acessório.

Pode ser produzida em aço, alumínio ou fibra de carbono.

Canelas

Em formato cilíndrico, são colocadas dos dois lados da coroa de modo a fornecer o amortecimento necessário que garantirá o equilíbrio com a rigidez das duas partes citadas anteriormente.

Podem ser feitas em alumínio ou magnésio, a preferência é que seja confeccionada com metais leves.

Monobloco

Usada como encaixe das canelas, é instalado na parte inferior da suspensão unindo a estrutura às rodas e eixos dianteiros. Seu papel principal é garantir a vida útil do acessório já que impede de romper.

Qual o papel da suspensão

A suspensão de uma bicicleta desempenha papel essencial em terrenos acidentados, ou seja, percursos irregulares muito altos ou muito baixos com depressões e outros obstáculos, por isso, são buscadas por ciclistas que tem preferência por trilhas ou participam de competições.

Esse é o grupo principal, pois, a suspensão na bicicleta, como dito anteriormente, promove estabilidade para um dos pneus ou para ambos, garantindo assim, segurança na pedalada e garantia de que o produto durará por vários anos antes de ser trocado por um novo.

Grande parte dos compradores de bicicleta, não entendem realmente sobre o funcionamento de cada peça, acessórios disponíveis e categorias como bike speed, road ou montain bike, pois, desejam adquirir o item apenas para adotar um estilo de vida saudável ou economizar na locomoção.

Entretanto, esse é o primeiro passo dos amantes de bike, que iniciam buscando uso simples e se apaixonam pela modalidade, buscam informações sobre como potencializar o conforto, a estabilidade e a segurança.

Dentre os diversos acessórios destinados para esse meio de transporte sustentável e responsável por auxiliar na saída do sedentarismo, surge a suspensão, utilizada principalmente por indivíduos que participam de grupos de pedais, pedalam em terrenos íngremes sem a presença de asfalto ou calçamento ou, participam de disputas.

Trava na suspensão

Alguns ciclistas optam por adicionar a trava na suspensão, mas, é um item recomendado em casos específicos, portanto, não há necessidade de utilizar em 100% das bicicletas com o acessório.

A trava tem como finalidade eliminar o amortecimento da suspensão, assim, permanecerá apenas a rigidez característica da estrutura, ou seja, diminuirá muito o efeito das molas e o conforto será menor.

O benefício será percebido principalmente em subidas, percursos que ocorrem em linha reta e trechos sem grandes barreiras, entretanto, em trajetos que envolvem muitos obstáculos ou subidas que exigem demais da bicicleta, as travas não são recomendadas, pois, poderão ser danificadas.

foto com legenda vale a pena

Vale a pena colocar suspensão na bicicleta?

A resposta é talvez, pois, durante o uso, a bicicleta será projetada já que a suspensão funciona como garantia da melhor experiência como pedaladas e é uma espécie de desempenho em terrenos acidentados que contém descidas irregulares, lombadas, buracos, pedras, depressões, cascalhos e lama.

Como uma das peças mais complexas e bem elaboradas para o homem preparado para bicicletas , varia quanto aos modelos e assim como a frequência com que conforme as tentativas devem ser realizadas.

Se você precisa e ainda mais, você tem uma instalação conveniente para a parede traseira ou um produto que é equipado com esse acessório, principalmente tem a necessidade de uma parede posterior.

Lembre-se de que um ciclista deve ter os acessórios adequados para promover a segurança e, se manter bem hidratado usando a melhor garrafa de água.