Seguro para bike vale a pena?

Seguro para bike vale a pena?

Mesmo que seja comum em carros e motos, ainda existem muitas dúvidas sobre a contratação de seguro para bicicleta, se esse é o seu caso, nós do Bicicleta para Todos tiraremos todas as suas dúvidas. Continue lendo para conferir.

Ao contrário do que muitos imaginam, a contratação de uma empresa de seguros para bike é muito comum, principalmente para competidores que possuem modelos bem equipados e caros.

Direto ao ponto: o seguro para bike vale a pena e é bom para pessoas que costumam pedalar com frequência, compraram uma bicicleta por alto custo, viajam para outras cidades ou países para realizar pedais e/ou participam de competições, pois, estão mais propensos a serem roubados ou terem o bem danificado no trajeto.

Nos casos citados acima é essencial ter uma equipe pronta para te ajudar, seja enviando o valor de reparo, de custos médicos ou para adquirir um novo produto em caso de furto ou perda total em acidentes.

No artigo abaixo, informaremos você sobre as principais características do seguro para sua “magrela”.

Como funciona o seguro para bike

foto capa com legenda seguro para bike como funciona

Assim como para carros e motos, por exemplo, é possível que ciclistas contratem uma apólice de seguro e pedale com segurança e tranquilidade sabendo que possui amparo garantido em determinados situações.

Assim, entrando em contato com uma empresa especializada, você poderá adquirir o melhor plano para o seu caso, de acordo com suas necessidades e o valor que foi pago pela sua bike.

Imagine que você faz o mesmo percurso diariamente e corre o risco de ser roubado.

Ou que gosta de praticar esportes radicais como o MTB em que a bike absorve grandes impactos e pode ser danificada.

Não seria perfeito saber que com rapidez e agilidade a empresa escolhida enviará um valor para você comprar outra bike?

É essa segurança que a contratação desse tipo de serviço proporciona, saber que estará amparado (a) em diversas situações em que você pode ser prejudicado e ter prejuízo financeiro.

Para ciclistas que costumam viajar entre cidades, principalmente em pistas compartilhadas com outros meios de transporte é necessário saber que estará amparado em caso de acidentes.

Além de usar os equipamentos de segurança necessários como capacete, ter um seguro é saber que se a bike for danificada no percurso ou se você precisar de atendimento médico, os custos serão pagos.

Você deve ter notado nas suas redes sociais que a prática do ciclismo está se popularizando cada vez mais por quem deseja praticar um esporte dinâmico para aproveitar todos os benefícios do pedal em um estilo de vida mais saudável.

Por isso, diversas empresas estão empenhadas em auxiliar essas pessoas, sejam com acessórios ou apólices de seguros.

Dessa forma, surge competição entre marcas, o que nos dá a certeza que encontraremos bons planos por bons custos benefícios já que cada atendimento visa acolher mais clientes a cada dia.

Sobre o sinistro

Essa é uma das dúvidas mais frequentes quanto as nomenclaturas usadas no seguro.

O sinistro corresponde ao evento ocorrido com o bem que foi segurado, ou seja, qualquer evento que acontecer com a sua bike.

Isso variará de acordo com o plano de cobertura escolhido por você. Só será considerado um sinistro as situações descritas no seu contrato.

Então, se você adquirir apenas a cobertura contra roubos, em caso de danos na sua bike decorridos de acidentes no percurso, você não será amparado.

Sempre leia todo o contrato antes de assinar e confira todas as especificações para não cobrar por serviços não combinados anteriormente.

Quais os tipos de cobertura

foto capa com legenda tipos de cobertura

Existem alguns tipos de cobertura que você precisa conhecer antes de contratar sua apólice e já entender o que deseja antes de entrar em contato com a empresa.

Dessa forma, você agilizará seu atendimento.

Outra forma de agilizar é conferindo o site da Velo Seguros, uma plataforma confiável que oferece os planos disponíveis em algumas empresas para você escolher antes de contatar o atendente e assinar o contrato.

Dessa forma, você já contata a empresa sabendo exatamente o que quer e fica livre de oferecem serviços que não serão úteis para a forma como sua bike é utilizada.

Cobertura Integral

A cobertura integral diz respeito à indenização integral, ou seja, em casos de acidente em que sua bike seja perdida e não tenha como recuperar, a empresa envia o valor total do item para que você adquira outra.

Essa categoria é útil principalmente para quem pratica esportes radicais ou realiza pedais em trilhas com muitos obstáculosonde a bicicleta pode ser danificada e ficar imprópria para uso.

Em diversos casos essa não é a escolha indicada, como para pessoas que usam a bike apenas como meio de transporte, pois, para essas pessoas o risco de trincar o quadro, por exemplo, é menor.

Além disso, é comum que a cobertura integral inclua todos os benefícios oferecidos pela empresa escolhida.

Cobertura Parcial

A cobertura parcial costuma ser escolhida por ser mais barata, entretanto, os benefícios são reduzidos devido ao valor que o segurado paga para a empresa.

Dessa forma, se sua bicicleta for roubada ou você perdê-la em algum acidente, a empresa é responsável por enviar para você o valor parcial do produto, que será combinado mediante contrato.

Optar pela cobertura parcial será adequado se você quiser contatar a apólice, mas, não tiver dinheiro o suficiente para a opção integral ou, se o risco de furtarem sua bike não for muito alto, por exemplo.

Para furtos

Como o nome entrega, você pode solicitar a proteção em caso se roubo da sua bike, assim, se você estiver sujeito a essa situação, poderá solicitar o valor para a compra de uma nova e continuar suas atividades de pedal o mais rápido possível.

Geralmente as empresas abrangem furto na sua casa, isso quer dizer que mesmo que o item seja levado da sua propriedade, a apólice será útil para você.

Essa é a proteção mais buscada e adquirida, pois, é o risco que os ciclistas mais correm, principalmente com uma bicicleta bem equipada.

Por isso, todas as empresas oferecem esse tipo de cobertura.

Será útil se você mora em um bairro onde se sente vulnerável ou se costuma realizar trilhas por locais muito desertos e perigosos.

Estando assegurado, se você for roubado, não precisará se preocupar com o valor que terá que desembolsar para comprar uma bike nova, entre em contato com a empresa, siga o procedimento adequado e receba o valor acertado em contrato.

Não existe nada mais confortável do que se sentir protegido e realizar os percursos com o máximo de segurança possível.

Investir em um seguro proporciona tranquilidade e tirará de você uma preocupação.

Cobertura internacional

A cobertura internacional geralmente exige um valor mais alto na contratação da apólice, por isso, não é útil para todos os assegurados.

Essa categoria é indicada para quem costuma viajar para outros países com e levam a sua bike, assim, mesmo que não esteja em solo brasileiro, ocorrendo algum sinistro, você estará amparado (a).

Essa opção é muito útil para competidores que participam de torneios em diversos lugares. Contratar o seguro internacional garantirá que você aproveite os benefícios do contrato mesmo que não esteja no Brasil.

Você poderá aproveitar em caso de furto ou de acidentes ocorridos no percurso, principalmente se a sua modalidade de preferência demandar que a bike absorva grandes impactos, como o MTB.

É comum nessas situações que o quadro trinque, por exemplo.

E se isso ocorrer, recomendamos que a bicicleta seja substituída para evitar acidentes mais graves enquanto for usada.

Como você já deve imaginar, se proporciona cobertura em outros países, também garante todos os benefícios em todo o território nacional.

Você poderá viajar para outras cidades e estados e, ainda assim aproveitar as vantagens de estar assegurado pela empresa que escolher.

Durante viagens

Com certeza você já soube de histórias ou vivenciou a falta de compromisso de algumas empresas aéreas com a bagagem do passageiro.

Diversas vezes nos deparamos com relatos de pessoas que mostram fotos de mala danificada ou algum item quebrado, fato esse que ocorreu no transporte.

Se muitas empresas não têm responsabilidade com seres vivos como animais que viajam, imagine com uma bicicleta que poderá ser jogada de um lado para o outro e ser facilmente quebrada.

Imagine que você passa por uma situação dessas indo para um pedal com data marcada em outro estado ou país e quando recebe sua bicicleta, não dá para usar, o que fazer?

Desistir do pedal?

Para muitos essa é a solução, entretanto, se você contratar o a cobertura pra viagens, é obrigação da empresa amparar você nesse caso e oferecer a melhor solução.

Responsabilidade Civil

A responsabilidade civil é um termo que nos passa uma sensação de complexidade, mas, nada mais é que o auxílio a terceiros em caso de acidente.

O que mais ocorre nessas situações é o ciclista atropelar um pedestre e precisar prestar socorro ou em casos batida entre bicicletas que pode causar danos permanentes no item de ambos os envolvidos.

A apólice que oferece essa cobertura geralmente garante o pagamento dos custos médicos e talvez o valor para comprar outra bicicleta se necessário.

Mas, não se apresse, em casos urgentes como esse, você deverá ir ao médico e apresentar para a empresa a nota fiscal referente ao atendimento e aos medicamentos comprados.

Dessa forma, a empesa enviará a você o valor para substituir o que já foi gasto.

Essa cobertura é útil para quem costuma pedalar em pistas compartilhadas com outros meios de transportes ou ciclistas.

Ou, para quem pedala em centros urbanos movimentados em que imprevistos podem ocorrer com facilidade.

Melhores empresas para contatar

foto com 4 celulares mostrando o site das empresas citadas no artigo

Existem diversas empresas disponíveis no mercado, e, por mais que pareçam mais caras, recomendamos que você aposte em um grupo conhecido e renomado.

Assim, evitará sofrer golpes ou qualquer estresse futuro.

Conheça abaixo algumas das melhores empresas para contratação de seguro de bike.

Sompo Seguros

A Sompo ou, grupo Sompo Holdings foi fundada no Japão há mais de 130 anos e desde então vem contribuindo positivamente com seguros para diferentes categorias.

No Brasil, a empresa atua desde 1943 com sua primeira filial fundada em Santos no estado de São Paulo com uma das principais auxiliares da Marítima Seguros, unindo forças e conhecimento para oferecer o melhor serviço aos clientes.

Para garantir boa experiência navegando pelo site, a empresa possui um aplicativo para celular.

Com coberturas e preços diversos, possui várias categorias que agradam a todo tipo de situação.

Clique aqui para conhecer o site.

Berkley Seguros

A Berkley também oferece diversos serviços e um deles é o seguro para transportes que tem como finalidade oferecer ao assegurado o conforto e tranquilidade de saber que estará amparado em situações desagradáveis.

Como serviços eles disponibilizam o transporte internacional e nacional, responsabilidade civil por desvio de carga, do transportador aéreo, para viagens internacionais e transportadores rodoviários.

A sede da empresa está localizada em São Paulo, mas, é possível entrar em contato através do site oficial.

Argo Seguros

Como uma das 4 melhores empresas de seguro instaladas no Brasil, a Argo disponibiliza seus serviços para ciclistas desde 2012 e conta com milhares de segurados em todo o país.

Oferece serviços como custos de reparo e reposição e, proteção contra roubo e furto.

Os procedimentos iniciais para contratação da apólice é entrar no site oficiale escolher um dos seguros disponíveis, solicitar que um corretor faça a cotação personalizada com seus dados e, esperar pela finalização do serviço.

Porto Seguros

A Porto seguros é uma empresa completa em serviços para seus clientes, o site oficial é muito fácil de navegar e, a seguradora conta com aplicativo para celular.

Oferece seguro para bicicletas usadas, mas, não garante cobertura para furto simples como desaparecimento ou sem vestígios.

Para a contratação da apólice com essa empresa, você deverá entrar em contato com um dos atendentes, enviar fotos da bike e dos documentos necessários.

O valor mínimo que você pagou pela sua bike deve ser de R$ 3.000 reais, caso tenha sido um valor abaixo disso, a empresa não cobre.

Para quem vale a pena ter seguro

foto capa com legenda seguro para bike para quem é

O seguro é um excelente investimento para quem deseja proteção em casos específicos de acordo com o trajeto e atividades que costuma realizar com a bike.

Todo ciclista sabe que o investimento em uma bicicleta não acaba em sua compra, na verdade, é contínuo, pois, ocorrerão manutenções, compra de acessórios e contratação de seguro se for necessário.

Se você costuma viajar para outras cidades, estados e países, pratica esportes radicais com sua bike, acredita que está sujeito (a) a roubo ou furto ou, tem uma bicicleta cara que a empresa aceita como item assegurado, recomendamos que você faça o orçamento para o seu caso.

Gostou do nosso artigo? O que você está esperando para contratar seu seguro?