Qual o Selim mais Confortável?

Qual o Selim mais Confortável?

Existem diversos selins disponíveis para compra, mas, como saber qual o mais confortável? Você poderá conferir aqui essa resposta e garantirá o melhor para você.

O selim é, com certeza, uma peça essencial na bicicleta e, selecionando o melhor para sua necessidade, você garantirá o conforto necessário para finalizar o percurso. Entretanto, para isso, é necessário alguns modelos e saber como escolher.

Direto ao ponto: O selim mais confortável poderá variar conforme às necessidades do ciclista, por isso, para comprar o mais ideal, tenha em mente a finalidade para qual sua bike será destinada, outro fator que deve ser considerado são as dimensões do quadril de quem usará o produto, assim certamente você selecionará o melhor.

São várias as opções e cada um é adequado para determinada prática. Esse é um dos motivos pelo qual é tão importante que você tenha em mente se sua bicicleta é apenas para uso cotidiano ou para alguma modalidade específica como Mountain Bike ou Speed.

Conheça abaixo alguns tipos de selim para entender qual será o ideal para você.

Dica: Confira nossa lista com 7 melhores selins para bicicleta em diferentes categorias.

foto capa com legenda tipos selim para bike

Selim para passeio

Os selins destinados para bicicletas urbanas e uso cotidiano que serão instalados em bicicletas usadas para atividades comuns como ida ao trabalho, escola, faculdade, universidade ou para passear, são mais largos e não possuem muitas características específicas.

Geralmente são mais largos para serem mais confortáveis, pois, serão usados com mais frequência. Além disso, costumam apresentar a parte traseira mais alta para deixar o ciclista na melhor posição e distribuir corretamente o peso do corpo em toda a bicicleta.

Por esse motivo, também são mais baratos e encontrados com maior facilidade, tanto em lojas virtuais quanto em lojas online em compras através da internet.

Selim esportivo

O selim esportivo é mais fino que o destinado para uso urbano, entretanto, esse é o mais adequado para percursos mais longos por possuir características que potencializam o conforto do ciclista.

São mais bonitos esteticamente e bastante funcionais, já que são mais eficazes quando pensamos em não exercer pressão em determinadas partes do corpo que podem gerar desconforto e interferir negativamente no desempenho.

Por isso, podem conter molas e, esse selim é geralmente vazado, ou seja, possui abertura no meio para facilitar a respiração dos órgãos genitais e evitar que você exerça muita pressão na área, garantindo que você finalize a pedalada sem dores.

Se você quer montar sua bicicleta da melhor forma possível, sugerimos que confira nosso artigo sobre tipos de suspensão

Selim de desempenho

O selim de desempenho é ainda mais fino que o esportivo, por isso, são os melhores para serem usados em modalidades específicas que demandem o uso da bicicleta como Mountain Bike e Speed.

Geralmente possuem características adicionais que o tornam mais resistentes e mais confortáveis. Podem apresentar molas e gel na espuma que diminuem a sensação de impacto pelo ciclista.

Além disso, também apresentam design mais moderno e a estrutura pode ser mais fina para não interferir na velocidade durante o trajeto.

Apresenta estrutura vazada para que o/a ciclista não exerça muita pressão nos órgãos íntimos e não sinta dor.

Selim com gel e/ou mola

Selim com gel

O gel no selim é outra característica usada para potencializar o conforto do ciclista, pois, são mais macios e ainda assim, bastante resistentes.

Essa versão é fácil de encontrar em lojas online apesar de não ser tão conhecido. Pode ser adquirido até mesmo por quem usa a bicicleta apenas para passear ou como meio de transporte.

Entretanto, caso você escolha um modelo com gel, saiba que geralmente são mais finos e que essa não é uma característica comum em selins específicos para uso cotidiano.

O gel é inserido com a espuma ou como substituto, por isso, é possível notar que o acolchoado é mais volumoso, com maior relevo. São bastante resistentes e podem ser adquiridos por diversas opções de preço.

Não esqueça de se mantenha hidratado (a) durante a pedalada e leve consigo a melhor garrafa de água para a duração do seu percurso.

Selim com mola

As molas nos selins são para garantir maior conforto em percursos que contenham muitos obstáculos, sendo realizados em terrenos íngremes com cascalhos, pedras, buracos, etc.

Geralmente são buscados pelos ciclistas que praticam Mountain Bike e desejam equipar a bicicleta para absorver impactos o máximo possível de forma que não prejudique o corpo e ocasione dores.

Essas molas podem ser do modelo comum ou serem um misto com elastômeros, você deverá comprar de acordo com sua necessidade e uso da sua bicicleta.

Características do selim

foto com legenda características do selim

Selim pro

O selim pro é mais fino em espessura e possui um design curvado para baixo, além disso, é usado em atividades específicas, pois, não costuma ser muito confortável devido à falta de espuma.

Outra característica presente nesse modelo é a parte de trás mais alta e parcialmente inclinada para cima. Esses não são os melhores para percursos longos, pois, podem gerar desconforto que impossibilitará se manter no trajeto.

Com courvin ou sem

O courvin é conhecido por ser ainda mais resistente que o couro sintético, apesar de proporcionar beleza semelhante ou igual. É fabricado usando o PVC como matéria-prima, por isso, geralmente é mais barato.

Esse material é geralmente usado por sua característica impermeável, sendo resistente a água e fácil de limpar. Adquirindo selins com esse material você não precisará se preocupar com a chuva.

Com capa ou sem

A capa pode ser útil caso tenha alguma característica que não está presente no seu selim. Elas funcionam como as coberturas que compramos para sofá ou lençóis para cama, pois, permitem que o acolchoado dure por mais tempo.

Além de proteger o selim, você poderá adquirir capas impermeáveis para proteger a estrutura da chuva. Há também os modelos com gel, mas não são tão resistentes e precisarão ser substituídos em pouco tempo.

Foto capa com legenda informações adicionais

Mais confortável para homens e mulheres

Os selins femininos geralmente são mais largos, pois, é comum que as mulheres tenham o quadril maior, característica que pode ser útil ao ter um bebê. Entretanto, essa não é uma regra.

Por isso que os modelos destinados ao público feminino possuem dimensões maiores quanto à largura. Ambas as opções podem ser vazados para diminuir a pressão na área genital e das nádegas.

O que é o selim

O selim é mais conhecido como “coxinho”, “cochinho” ou “cuxinho” e, nada mais é que o assento da bicicleta, o local onde o ciclista deposita maior parte do seu peso ao pedalar.

Podem ser encontrados em diversos tamanhos, núcleos, projetos e características adicionais para fins determinados individualmente como práticas de Mountain Bike, ciclistas urbanos e outros.

Por isso, para encontrar o ideal para sua necessidade, você deve ter em mente o design desejado e o preço médio que deseja investir. Caso não tenha nenhum modelo específico em mente, busque por listas como que produzimos em nosso site.

Então, qual o melhor selim?

foto com legenda encontre o melhor selim

Não existe uma resposta universal sobre qual o melhor selim, já que existem diversos modelos de bike e os ciclistas apresentam características distintas.

Para determinar o melhor banco para a sua magrela, em primeiro lugar, você deverá refletir sobre qual a finalidade da sua bike. Você quer passear pela cidade ou se aventurar em trilhas?

Assim, sabendo a finalidade, será fácil encontrar um selim que se adéque ao seu uso da bicicleta e, que permita um pedal seguro e confortável.

Para o pedal urbano, a melhor opção é um banco bem acolchoado que permita pedalar por mais tempo sem dores nos quadris e glúteos.

Para trilhas de estrada ou montanha, os selins vazados são as melhores opções, já que não exercem pressão no períneo e facilitam a transpiração.

Para mulheres o selim deverá ser mais largo, já que, geralmente, os quadris femininos são maiores. Dessa forma, você terá mais conforto na bike.

Gostou do nosso artigo? Nos conte qual o modelo de selim você escolheu.