A importância do capacete para ciclistas.

A importância do capacete para ciclistas.

Se você ainda está em dúvida se usa o capacete durante o pedal ou não, confira esse artigo feito pela equipe do Bicicleta para Todos que irá esclarecer suas dúvidas.

Ainda que seja um equipamento de segurança muito necessário, é comum vermos ciclistas que saem e não se preocupam em usar um capacete.

Talvez isso ocorra devido ao pensamento de que só é necessário usar esse acessório em caso da realização de trilhas ou da prática de alguma modalidade específica como Montain Bike.

Mas, o uso do capacete é necessário em pedais urbanos também, já que nesse caso o ciclista poderá estar sujeito a acidentes ou atropelamentos principalmente se não há faixa exclusiva como ciclovia ou ciclofaixa.

Além disso, o investimento financeiro não é alto quando pensamos na segurança que proporciona para crianças, jovens e adultos.

Confira abaixo os principais motivos pelos quais você deve manter sua cabeça protegida durante todos os pedais que forem praticados.

foto com legenda proteção esteja protegido

Proteção da cabeça

Apesar de ser frágil em comparação ao capacete de motocicleta, a proteção de cabeça usada por ciclistas ainda é comercializada devido à falta de proteção na estrutura da bike.

Mesmo que simples o uso proporciona segurança nos pedais, principalmente quando longos e envolvem trilhas em áreas rurais que de certa forma aumenta a possibilidade de ocorrerem acidentes.

Em um percurso íngreme, o risco de queda e de derrapagem é maior que em uma pista, por exemplo.

Então, investir em acessórios que proporcionem segurança em pedais leves é essencial, já que um capacete de bike não protege em caso de acidentes de grandes proporções.

Perceba que quanto maior a dificuldade do pedal e dos obstáculos que o ciclista deverá enfrentar, os equipamentos devem evoluir para diminuir o risco de acidentes graves.

Comprando um capacete de boa qualidade, você protegerá sua cabeça em caso de quedas, uma das partes mais importantes do corpo.

E, em casos de derrapagem, por exemplo, você diminui o risco de ferir gravemente a área craniana.

Nos trajetos selecionados que são realizados em vias urbanas e públicas o uso desse acessório também é importante.

Você pode pensar que não, já que não enfrentará nenhum obstáculo ou não fará curvas fechadas durante o pedal.

Mas, lembre-se que em vias compartilhadas com outros meios de transportes como carros e motos o risco de atropelamento aumenta.

Motoristas e pilotos impacientes podem não pensar no bem estar do ciclista e muitas vezes são responsáveis por graves machucados em quem está pedalando.

É comum vermos crianças bem equipadas, mas, que quando crescem dispensam os acessórios de segurança sem razão aparente.

Jovens e adultos que usam a bike como meio de transporte, mas, dispensam o uso do capacete mesmo que possam se envolver em batidas.

Se você não quer usar para não bagunçar o cabelo, sugerimos que compre uma escova pequena para ajeitar os fios que estarão fora do lugar ao retirar o acessório na chegada do destino.

Porque as pessoas dispensam o capacete

O principal motivo que leva a essa atitude é que não existe legislação que obrigue o uso do capacete assim como em motos e como o cinto de segurança em carros.

Além disso, não existem muitas campanhas que incentivem a proteção para ciclistas, por isso, muitas pessoas julgam um investimento desnecessário.

Cabe aos próprios usuários incentivarem seus colegas, amigos e familiares explicando a importância de estar protegido principalmente em trajetos longos.

Como escolher o melhor capacete

foto com legenda capacete escolha o melhor

Para escolher um bom capacete é necessário observar atentamente algumas características.

Dessa forma, você terá certeza que investirá seu dinheiro em um bom produto e não se arrependerá futuramente.

Busque lojas de confiança

O primeiro passo é com certeza se certificar que não cairá em um golpe comprando em uma loja falsa que não existe realmente.

Nossa dica é que você compre em lojas nacionais, pois, a política de trocas poderá ser melhor aproveitada.

Comprando em lojas conhecida, você terá certeza que seu produto será entregue no prazo delimitado no site.

Pesquise sobre a marca

A marca é outro fator importante na compra de qualquer produto, mesmo que produtos feitos por empresas conhecidas sejam mais caros, serão com certeza, mais resistentes.

Isso implica que durarão por muito mais tempo se comparado a outros modelos inferiores e comercializado por preços mais baixos.

Você poderá comprar diretamente no site oficial da marca ou em lojas parceiras que revendem os produtos.

As que mais indicamos são Amazon e Shoptime.

A descrição do produto deve ser lida com bastante atenção e, caso você não conheça algum termo ou nome de matérias-primas, sugerimos que pesquise para entender melhor.

Assim, você saberá se o capacete escolhido possui as especificações desejadas para aplicar na finalidade que já foi delimitada antes da pesquisa.

Os melhores capacetes devem ser leves, porém resistentes.

Não será confortável durante o pedal usar um item pesado ou apertado na cabeça, você não conseguirá aproveitar os benefícios de pedalar.

Confira quantas entradas de ar possui

As melhores opções possuem diversas entradas de ar, assim, sua cabeça permanecerá ventilada durante o percurso.

Isso é um ponto positivo para indivíduos que costumam transpirar muito, pois, a ventilação diminuirá o incômodo decorrente do suor.

Essa informação poderá ser conferida na descrição do produto no site da sua escolha.

Observe a cor

A cor é uma característica pessoal, ou seja, cada ciclista terá preferencia por uma tonalidade, mistura de cores ou pintura neutra.

Uma ótima dica é lembrar a cor da sua bike e da sua roupa, caso você use uma específica para a prática do ciclismo, assim, será mais fácil escolher o modelo.

Caso você costume usar roupas diferentes ou use a bike para ir ao trabalho, sugerimos coloração neutra como branco, preto ou cinza.

Esteja atento (a) ao tamanho

Antes de comprar pesquise qual a medida adequada para o tamanho da sua cabeça.

Fazendo esse exercício você evitará comprar um capacete grande demais ou pequeno demais, mesmo que seja possível fazer a troca é melhor evitar esse transtorno.

Além disso, há a possibilidade de você não conseguir outro produto devido a fabricação ser apenas de tamanho único, se esse for o seu caso, será um desperdício de dinheiro.

foto com legenda muitas pessoas diepensam o capacete, mas, precisam entender que é um acessório essencial para garantir a segurança

Quando usar capacete

O capacete de bike deve ser usado sempre que você for pedalar.

Mas, se você quer escolher quais as ocasiões mais recomendadas e importantes temos a resposta.

Prefira usar em trajetos médios ou longos.

Na ida ao trabalho, escola, faculdade ou universidade que geralmente ficam longe de casa.

Se você usará via compartilhada com outros meios de transporte também recomendamos o uso desse equipamento de segurança.

E, principalmente na realização de trilhas feitas em asfaltos ou estradas sem calçamento.

Não se esqueça de levar consigo uma garrafa de água.