Melhores Praias para Pedalar em Recife

Melhores Praias para Pedalar em Recife

Mora em Recife ou pretende visitar a cidade? Nós, do Bicicleta para todos preparamos uma lista incrível com as melhores paisagens da cidade e de Pernambuco para conhecer com sua bike.

Recife é uma capital brasileira que conta com mais de um milhão de habitantes sendo o centro de incríveis praias paradisíacas brasileiras. São opções perfeitas para visitar e descansar, conhecendo um pouco mais da cidade.

As praias do estado são bem distribuídas além de bem frequentadas por moradores e turistas. Entretanto, algumas são mais seguras que outras. Nunca ignore as placas de restrição.

Confira nossa lista e decida qual o seu roteiro ideal para conhecer com sua magrela.

Melhores Praias para Pedalar em Recife

Praia de Boa Viagem

A praia de Boa Viagem é a mais conhecida e visitada em Recife, por isso, a infraestrutura dessa praia é a melhor em comparação com as outras.

Em frente a praia está a grande inspiração do centro urbano que é Recife, antes de chegar ao calçadão você também avistará a ciclovia.

Pedalando pela ciclofaixa vermelha, você poderá observar o bairro, as pessoas e a arquitetura da cidade com mais calma e aproveitando o máximo possível.

É possível pedalar também pelo calçadão, entretanto, tenha muito cuidado com essa opção, já que é um espaço compartilhado com pedestres.

Na praia, é possível encontrar quiosques bem distribuídos para comer ou beber e, principalmente, descansar do pedal. O ideal é que você leve o seu lanche para não depender das barracas.

Se quiser tomar um banho de mar para finalizar com chave de ouro o seu percurso e renovar as energias, fique atento (a) às placas que sinalizam a presença possível de tubarões.

É importante seguir a sinalização para evitar acidentes. A orla de Boa Viagem é uma das mais bonitas do Brasil, não é a toa que se transformou no cartão postal da cidade.

Praia do Pina

A praia do Pina é mais uma opção para quem quer passar o dia em maior contato com a natureza, esperando em Recife. Seja você morador ou visitante.

Essa praia é menos movimentada que a anterior, por isso, é melhor para pedalar no calçadão, já que você compartilhará o espaço com menor quantidade de pessoas.

O ideal aqui são as bicicletas urbanas que, oferecem maior conforto em percursos de linga duração na cidade.

Essa praia tem uma extensa faixa de areia e conta com menos quiosques. Ao escolher essa opção, certifique-se de levar um lanche e sua garrafa de água para não passar sede. Por ser uma praia pouco movimentada, você poderá ter dificuldade em encontrar alguns alimentos ou bebidas, além disso, se alimentar em praias é mais caro.

Ao contrário de Boa Viagem, essa opção é mais segura se pensarmos na presença de tubarões. Na areia, não há placas de aviso, por isso, você poderá se banhar em qualquer lugar.

A sinalização presente, usando bandeiras, corresponde às áreas do mar onde o risco de afogamento é maior, por isso, não desrespeite a sinalização.

Praia da Piedade

A Praia da Piedade é bastante conhecida na cidade, consequentemente, é medianamente frequentada. Está localizado na zona sul da cidade.

Caso você não tenha bicicleta ou não tenha conseguido levar sua bicicleta na viagem, não se preocupe. Na orla, são distribuídas as bikes do Itaú, basta uma alugar e sair para desbravar o espaço.

Próximo à praia é possível conhecer praças e parques, que tal organizar sua agenda para continuar pedalando em outros espaços, ainda em contato com a natureza?

Ao contrário das duas opções anteriores, essa praia não tem a faixa de areia extensa, por isso, é mais comum ver ciclistas nesse ambiente.

Há uma ciclofaixa vermelha por onde você poderá pedalar com segurança, sem se preocupar com pedestres ou outros veículos motorizados.

Não há quiosques, essa é uma praia de permanência curta de tempo, exceto se grupos ou indivíduos decidam se não encontrar nenhum lugar e realizar piqueniques na areia.

Para alugar uma bicicleta Itaú, você precisa instalar o aplicativo no celular e contratar o plano que oferece uso gratuito por 7 dias.

Se você gosta de pedalar com frequência, vale a pena contratar o plano mensal, já que é cobrado um preço baixo pelo uso das bicicletas.

Praia de Candeias

A praia de Candeias está localizada próxima a uma área bem movimentada de Recife, quando à noite, inúmeras pessoas saem para se divertir frequentando bares e quiosques.

É uma excelente opção para quem quer pedalar próximo ao mar e quem sabe, se banhar na água salgada após chegar no local.

Não há ciclofaixas exclusivas no local, mas, você poderá pedalar pelo calçadão compartilhando o espaço com pedestres e outros ciclistas.

A faixa azul no calçadão é destinada à corrida e realização de cooper, entretanto, os pedestres não respeitam a sinalização e será comum encontrar indivíduos caminhando na faixa.

Muitos prédios residenciais estão localizados próximos às praias, é possível visualizar bem o contraste entre natureza e urbanização.

Não há muita sombra nessa praia, as palmeiras são baixas e com folhas curtas, caso a temperatura esteja muito alta, recomendamos que você pedale nos primeiros horários do dia ou ao entardecer, nos últimos horários de sol.

Ao final do percurso, você encontrará uma academia pública onde poderá se exercitar e várias as formas de movimentar o corpo.

Não há muitas praças e parques próximos a essa praia, entretanto, você poderá pedalar durante a noite, observar e aproveitar um pouco da vida noturna no bairro.

A praia é relativamente bem movimentada, menos em comparação à praia de Boa Viagem.

Bônus: Outras praias em Pernambuco.

Praia do Paraíso

Essa é uma praia exuberante localizada ao sul do estado de Pernambuco. Decidimos inserir essa opção na lista pela belíssima entrada com espaço perfeito para ciclistas.

A praia está localizada ao sul de Recife, levando em torno de uma hora para chegar. O ideal é que você monte caravanas caso não tenha carro próprio.

Indo de bike, o percurso pode demorar muito mais e se tornar bastante cansativo.

Inserida no Cabo de Santo agostinho, é a antiga Praia da Preguiça. O ambiente é muito tranquilo e para chegar, é preciso passar por uma trilha de terra cercada por muitas árvores altas.

Para quem vai de carro, há outra opção de caminho onde o automóvel passará sem dificuldades.

A experiência de pedalar na trilha para chegar à praia é maravilhosa, lembra o pedal para as cachoeiras.

O Paraíso faz divisa com a Praia de Suape, também muito conhecida na região, mas, também pouco frequentada.

Algumas casas foram construídas, então, é comum encontrar outras pessoas no percurso, paradas em frente às suas casas.

O percurso é um caminho com muito verde e, antes de chegar à praia, você já estará em contato com a natureza e o ar mais puro.

Praia do Paiva

A Reserva do Paiva é o local onde está localizada a Praia do Paiva ou, praia da reserva, como também é conhecida.

Esse é o único bairro planejado em Pernambuco, além disso, foi construído pensando no alto padrão das moradias estadia, entretanto, o acesso á praia é liberado para todos.

O espaço, já que foi planejado, é muito bonito antes mesmo de pisar na areia da praia. O grande jardim gramado com palmeiras é um ótimo espaço para tirar fotos e pedalar com sua magrela.

Não há ciclofaixas e sim, pistas compartilhadas por onde passam outros veículos. Essa opção é para quem quer um pedal mais tranquilo longe dos centros urbanos de Pernambuco.

Para quem vai de carro até determinado local, o espaço de estacionamento é gratuito e amplo, dificilmente estará sem vagas, já que é uma praia pouco frequentada.

Portanto, ninguém estará responsável por objetos que desaparecerem do seu carro. Outra opção é buscar pelo estacionamento fechado e pago em outra entrada, onde seu carro estará mais seguro.

Praia dos Carneiros

A Praia dos carneiros é um verdadeiro paraíso de águas cristalinas localizado no estado de Pernambuco.

Os visitantes se encantam com a vista e não querem sair de lá. O retorno ao local é certo.

Além da praia maravilhosa, você estará bem amparado em hospedagens de ótimo atendimento e em um espaço de grande parte com vegetação nativa.

Alguns restaurantes poderão ser encontrados no espaço. Aos fins de semana, o local está cheio, se quiser mais tranquilidade, recomendamos uma visita durante a semana.

Essa é uma opção para quem tem disponibilidade de permanecer por, no mínimo, dois dias. Seja um final de semana ou alguns outros dias.

No calçadão artificial da praia, é possível pedalar. A área é bem organizada e segura, você encontrará seguranças trabalhando em toda a extensão da praia.

As áreas pagas não são muito caras, é possível comprar pacotes que abrangem espaços mais tranquilos e algumas refeições do dia, bebidas e até ensaios fotográficos.

Outros passeios estão disponíveis para complementar sua experiência no local como caiaque.

Para chegar, você deve partir de Porto de Galinhas, destino de muitos turistas que viajam para Pernambuco. É um lugar de paz e relaxamento, vale a pena conhecer.

O que você achou das nossas dicas? Já escolheu qual ou quais praias visitar em Recife