10 Melhores Parques e Trilhas em Manaus - AM

10 Melhores Parques e Trilhas em Manaus - AM

Você está em busca de parques e trilhas para visitar em Manaus? Nós, do Bicicleta para Todos fizemos uma lista com as melhores opções de lugares para caminhar ou pedalar em contato com a natureza pela cidade.

Manaus é a capital do extenso estado do Amazonas, localizada proxima do Rio Negro e  Rio Solimões, conhecidos pelo fenômeno do encontro das águas escuras e barrentas que não se misturam.

Se você mora na cidade ou pretende visitar, uma ótima dica é passear pelos parques para conhecer um pouco mais da cultura local pedalando e visualizando melhor a paisagem enquanto movimenta o corpo, aproveitando os benefícios do pedal.

Veja nossa lista e confira os melhores praças, trilhas para MTB e parques para caminhar ou pedalar como forma de entretenimento.

Praça do Relógio

A Praça do Relógio, localizada no Centro Histórico da Cidade de Manaus, recebeu esse nome devido ao Relógio Municipal que é um dos cartões postais da cidade.

Relógio foi inaugurado em 1972 para compor a arquitetura da praça, fato esse que ocorreu no início do século XX e é, ainda hoje, um dos pontos principais da área urbana.

O nome da praça é, na verdade, VX de Novembro ou, Praça da Matrix, o espaço foi revitalizado em 2017.

Todo o maquinário foi importado da Suíça e montado, pelos antigos ourives, a base de pedra. A arquitetura é incrível, principalmente pensando na época em que foi construído.

Pedalando por lá, você terá ótimas fotos para lembrar do passeio ou da visita à cidade. Além disso, a frente do monumento foi construída virada para o Rio Negro.

Ao lado da construção, você verá uma escritura em latim que significa “Todas Ferem, a última mata”, a frase simboliza que cada hora fere e a última é a que nos mata.

Além de conhecer um importante ponto histórico de Manaus, você poderá pedalar para conhecer a praça;

Parque Estadual do Mindú

O Parque Estadual do Mindú está localizado no bairro do Parque Dez, e desde que foi construído, já passou por processo de restauração.

O local é um ótimo ambiente de visitação para pedestres e ciclistas que querem estar em contato com a natureza mesmo em um grande centro urbano que é a capital amazonense.

Como um dos pontos turísticos da cidade, é o principal destino de famílias que querem realizar piqueniques ou indivíduos que praticam atividades físicas.

Na entrada, há duas estátuas representando os povos indígenas que foram fundamentais para o desenvolvimento da região.

Para quem quer sair com crianças, o parque infantil pode ser uma ótima distração e forma de gastar energia. Será uma lembrança incrível!

Como ornamentação, é possível encontrar estátuas que simbolizam a cultura local, além de espécies da flora que representam a vegetação característica da área.

Pedalando ou caminhando pelo parque, você também encontrará o mini teatro com arquibancada e palco onde ocorrem apresentações artísticas para o moradores.

A área aproveitada para recreação, exercício físico e diversão das pessoas é realmente enorme, conta com regiões pavimentadas, muitas árvores, brinquedos e um rio com água corrente que prende a atenção de quem passa.

Anteriormente, o rio fazia parte de um balneário, entretanto, foi modificado devido à poluição.

Confira os melhores parques e trilhas em Teresina - PI e no Rio de Janeiro.

Parque Estadual Sumaúma

O Parque Estadual Sumaúma é mais uma opção de área verde dentro da cidade para quem quer fazer trilhas caminhando ou pedalando.

Ainda que a área seja extensa e com enormes árvores, está inserido na área urbana.

O nome do Parque é graças a árvore conhecida como Sumaúma que é o motivo da existência do parque que foi criado com objetivo de preservação, a espécie é também conhecida como árvore mãe.

O local foi instaurado como iniciativa dos moradores locais que viram a necessidade de conservar a árvore nativa da Amazônia, sendo uma das maiores locais, pode atingir até 100 m de altura.

O exemplar do parque é centenário, e após a divulgação do local que pode ser visitado para trilhas representativas, foram plantadas outras espécies de vegetais para comporem a paisagem.

Alguns trechos não são recomendados para quem pedala, por apresentar troncos como pontes que são muito perigosos para quem passa de bike.

O Parque abriga nascentes que formam um afluente, um dos grandes atrativos para quem visita. Os guias instruem bem e explicam a importância de locais como onde espécies exclusivas de peixes podem ser encontrados.

Parque Ponte dos Bilhares

O parque dos Bilhares está localizado ao lado de um dos shoppings mais movimentados da capital amazonense e é uma área excelente para passeios com a bike.

Além disso, também é fácil de encontrar, pois, fica perto de duas grandes avenidas: Adjaba Batista e Constatino Neres.

O Parque foi inaugurado em 2006, é um dos principais pontos turísticos e esportivos da cidade, com quadra esportiva e algumas outras opção de entretenimento, é usada por pessoas de todas as idades.

É um dos maiores espaços culturais de Manaus, conta com 60 metros quadrados e está aberto para visitação das 6 hs às 23 hs.

São três quadras poliesportivas e um campo de futebol, dois teatros, pista de patinação eu também pode ser utilizada por skatistas e dois quiosques.

O parque também é um espaço de incentivo à leitura e oferece biblioteca com computadores conectados à internet, usado principalmente por estudantes para jogos e pesquisas escolares.

Muitos moradores locais usam o espaço para prática de exercícios físicos realizando caminhadas e corridas nas pistas pavimentadas.

Além disso, pode ser usado para quem quer fugir da confusão de uma grande cidade e precisa relaxar em um espaço com bastante verde e elementos naturais.

Confira também os melhores lugares para pedalar em São Paulo.

Parque Senador Jeferson Peres

O parque Senador Jeferson Peres, de estética belíssima, é mais uma opção de passeio para quem quer sair de bike explorando a cidade de Manaus.

A ideia da arquitetura é levar os visitantes de volta para a bélle époque, os bancos e esculturas foram colocados estrategicamente para proporcionar a experiência incrível de viagem ao tempo.

No espaço, poderão ser vistos um orquidário, parquinho infantil e duas lanchonetes, além de trilhas e pontes que as conectam, usadas pelos moradores para caminhadas e corridas.

Há também outros aspectos de arquitetura da época que remetem à história da cidade.

A construção do espaço foi feita pensando na melhoria de qualidade de vida dos habitantes com espaços recreativos com bastante verde e a sensação de frescor.

Durante a visita, você poderá ir ao Complexo Turístico Palácio Rio Negro, onde é possível se inteirar sobre períodos da história, principalmente o urbanismo vivenciado por Manaus.

O Parque é também uma forma de homenagear a cidade, principalmente o período da economia da borracha apresentando esculturas em ferro fundido.

A área verde conta com algumas espécies de flores, o que torna o espaço ainda mais colorido e agradável para quem passa por lá.

Conheça também opções de parques e trilhas em João Pessoa.

Parque das Araras

foto de arara azul e amarela em de pé em corda ocm legenda parque das araras
Visite o Parque das Araras

O Parque das Araras é, como se pode imaginar, uma área de preservação do habitat dessas aves e forma de contribuir com a perpetuação da espécie, impedindo a extinção.

O Parque, além de proporcionar o contato com diversas araras, garante outras possibilidades aos visitantes como academia ao ar livre, quadras multiuso e playground infantil.

O espaço é também uma forma de repor espécies da flora com o plantio de várias espécies de plantas.

O muro principal e frontal foi colorido com o verde que simboliza a natureza e frases que incentivam a preservação do meio ambiente, você se sentirá inspirado logo ao chegar.

A entrada é diferente das demais áreas verdes locais, uma placa feita em madeira em frente a troncos de árvores que formam uma espécie de pequeno túnel.

Se você quiser descansar, poderá sentar nos bancos feitos em cimento com jogo de xadrez na mesa, assim, será possível tomar fôlego para continuar o pedal.

A área é ampla e frequentemente visitada por crianças e idosos, é um excelente local para quem vai de bike por ser menos movimentado.

Nossa recomendação é que você conheça durante o dia, será mais uma visita para colecionar no seu passeio por Manaus.

Calçadão da Praia Ponta Negra

A Praia de Ponta Negra é usada pelos moradores que gostam de praticar atividades físicas ao ar livre e pedalar em um ambiente fresco e bem movimentado.

A área é ornamentada com muitas palmeiras que contribuem com o ambiente aconchegante que atrai diversas pessoas todos os dias com diferentes interesses.

Ao passa por lá, você verá a fonte retangular de beleza incrível em meio ao gramado verde onde as pessoas sentam para descansar.

A orla é larga e abrange bem a quantidade de pessoas que passam por lá diariamente. O calçadão pavimentado e bem iluminado oferece bancos para quem quer sentar e admirar a paisagem.

É, com certeza, um dos calçadões mais largos que já vimos em orlas. Você poderá pedalar com a vista maravilhosa que dá para o mar, sendo já no outro lado, a pista por onde passam veículos.

Os melhores horários para pedalar são bem cedo ao amanhecer e de tardezinha quando está quase anoitecendo, além de serem horários mais frescos do dia, são os melhores para tirar fotos.

Bônus: Trilhas na área metropolitana de Manaus

Eco Forest Adventure

O Eco Forest Adventure é a opção ideal para quem quer fugir do barulho do centros urbanos por um fim de semana, e está localizado na BR ainda dentro do território metropolitano de Manaus.

O Parque oferece diversas atrações para quem gosta de opções interativas de diversão como slackline e possibilidade de diversos outros esportes como andar de bike em meio a natureza.

O espaço conta com instalações completas como quartos e áreas para refeição. Os guias são responsáveis pelos passeios responsáveis, onde você conhecerá um pouco mais sobre a flora e fauna local.

As trilhas contam com pontes suspensas e rios para banho se você quiser, entretanto, por ser um espaço extenso, recomendamos que vá de calça/ legin e tênis.

É preciso ter cuidado nas trilhas, olhe bem para o chão, pois, é comum aparecerem cobras e outros animais que podem ser perigosos.

Outra atividade possível é o passeio de canoa no rio que pode ser feito por duas pessoas por vez.

O parque é voltado para atividades esportivas com muita adrenalina. Se você quer se divertir e relaxar para dispersar a mente das atividades semanais, essa é uma ótima opção.

Labirinto do Curupira

foto de mulher em trilha com legenda labirinto do curupira
O labirinto do Curupira é uma trilha muito visitada (foto ilustrativa)

O labirinto do curupira é uma trilha que pode ser feita a pé ou com a bike, principalmente para quem gosta de Mountain Bike e pedais em estradas de terra batida.

É preciso ter cuidado principalmente em épocas chuvosas, pois, o trajeto fica muito escorregadio e lamacento.

Por lá serão vistas diversas árvores em uma área rural bem visitada por turistas e moradores que gostam de opções de passeio em contato com a natureza.

O trajeto é autoguiado pelo caminho aberto entre as espécies da flora local, algumas pessoas costumam acampar e fazer fogueiras ou amarrar redes nas árvores para descansar e aproveitar com mais calma o ambiente.

Trilha Viva Mais Pedal

A trilha Viva mais Pedal é uma opção divertida e interativa para os amantes de Mountain Bike, é um dos espaços mais famosos de Manaus e um excelente pedal para quem quer aventura.

Para quem está visitando a cidade e não conseguiu levar sua bike, há modelos disponíveis para aluguel, basta conferir o valor e partir para a trilha.

Se você gosta de viajar com sua bike recomendamos a contratação de um seguro.

São três trilhas que abrangem os diferentes estágios de dificuldades, para os iniciantes a trilha fácil, mas, estão disponíveis também a difícil e a extreme, a super difícil.

O espaço é bastante visitado por moradores locais e turistas que querem se aventurar com sua magrela em percursos que oferecem adrenalina e obstáculos e contato com área verde como árvores altas.

O trajeto é em grande parte de terra batida, mas, há uma parte pavimentada com descidas e subidas que exigem muita habilidade dos ciclistas.

Apesar de estar localizado em Manaus, fica um pouco mais distante do centro urbano, entretanto, vale a pena para quem gosta da modalidade e quer uma opção de entretenimento voltado exclusivamente para ciclistas.

Você poderá se informar sobre os trajetos com os organizadores que recebem muito bem os visitantes.

O que achou das nossas sugestões? Esperamos que você escolha alguns para visitar, se divertir e conhecer um pouco mais da cidade, sendo visitante ou morador local.