Melhores Parques e Trilhas em Cuiabá Para Pedalar- MT

Melhores Parques e Trilhas em Cuiabá Para Pedalar- MT

Cuiabá é uma das capitais brasileiras mais marcadas pela arquitetura colonial. Se você está em busca de parques e trilhas por lá, está no lugar certo! Nós, do Bicicleta para Todos temos uma lista com dicas incríveis para você.

Se você é de Cuiabá ou está visitando um amigo ou, familiar e gosta de visitar locais que aproximem as pessoas de elementos naturais, os parques da cidade podem ser uma boa opção de passeio.

Ideais tanto para quem quer pedalar quanto para quem vai a pé, são ótimas opções de lazer disponíveis para curtir com toda a família ou, para serem escolhidos como palco daquela confraternização do grupo de pedal.

Confira abaixo as opções mais interessantes que encontramos em nossas pesquisas sobre a cidade e escolha o melhor para você visitar quanto antes.

Parques e trilhas em Cuiabá

Parque Tia Nair

Com pista de ciclismo, aparelhos de ginástica, playground, mirante, tirolesa e pedalinho, o parque Tia Nair é perfeito para você que gosta dos cenários urbanos com elementos naturais pela cidade ou, está procurando um lugar alternativo para ir de bike.

É bem centralizado, cercado de locais para comer, beber e relaxar. O parque estará aberto aos visitantes das 6 horas da manhã até a meia noite.

Você terá muito tempo para aproveitar o dia e movimentar o corpo pedalando enquanto se diverte.

O parque é uma excelente opção para quem quer curtir o fim de semana com a família ou, com o grupo de pedal.

É muito fácil de achar ainda que você esteja visitando a cidade e quer explorar as paisagens naturais. São mais de 200 mil m² para serem explorados.

Parque Mãe Bonifácia

Sendo praticamente um bosque em meio a cidade, dessa vez o grande atrativo é a enorme quantidade de fauna e flora que nele residem e foram instaladas. Você conhecerá uma das áreas de proteção ambiental em Cuiabá.

Ao visitar, você encontrará para carros, pista para ciclismo e caminhada, áreas abertas perfeitas para quem gosta de piquenique, bancos espalhados para você descansar, mapa da área logo na entrada e área com brinquedos para a criançada gastar energia.

O Mãe Bonifácia está aberto ao público das 6 da manhã às 18 h da noite. Conta com área de 77 hectares.

O espaço é amplo, bem frequentado, seguro e ventilado. Se você gosta de pedalar ou caminhar em contato com a natureza, essa é uma das melhores opções.

Parque das Águas

Também conhecido como ou Parque Júlio Domingos de Campos “Seo Fiote”, o Parque das Águas é famoso pelos belíssimos lagos e, show de luzes e água que acontece durante à noite.

O Parque Júlio Domingos é uma boa opção para quem quer pedalar tranquilamente e movimentar o copo em intensidade baixa, aproveitando os

A fonte interativa chama a atenção de crianças e adultos. Esse é um espaço que vai impressionar você!

O parque conta com boa área verde e boa localização. A maioria dos visitantes se baseiam pela petiscaria muito conhecida na cidade em que está localizada bem ao lado do espaço verde.

Se você está em busca de um ambiente mais acolhedor e com espaço reduzido, vale a pena conhecer. Não tem horário de fechamento, então, você poderá visitar a qualquer momento,

Tem vários restaurantes ao seu redor, é limpo, tranquilo e bem-organizado. Perfeito para um momento de descanso e tranquilidade.

Trilha da Orla do Porto

Esta trilha, trata-se de uma orla às margens do rio Cuiabá, no qual o calçadão se estende por 1,3 km, finalizando na Praça Luís de Albuquerque, onde se encontra o Museu do Rio.

Além de ter sido revitalizada recentemente (o que fez com que turistas e moradores locais voltassem a região) a área apresenta feiras livres e eventos acontecem constantemente por ali. Elas variam desde concertos ao ar livre até feiras de artesanato e gastronomia.

Oferece uma belíssima paisagem, restaurantes diversos e é ótimo para um passeio em casal (de bicicleta ou a pé).

Tem acesso 24 horas. Em suas redes sociais constantemente se é postado as atrações que vão acontecer durante o dia. É um passeio imperdível para você que quer sair sozinho, com amigos ou familiares.

Parque Antônio Pires de Campos

Também conhecido como ou Morro da Luz, essa possibilidade para visitação em Cuiabá é um patrimônio histórico que homenageia o filho do bandeirante Manoel de Campos Bicudo.

Você encontrará muitos elementos naturais. É ideal para aqueles que querem se conectar com a natureza perto de casa. Por conta de seu ambiente florestal, mais fresco do que as áreas no centro.

É uma opção interessante você que busca de um lugar para relaxa, fazer caminhadas ao ar livre ou, praticar o pedal com sua bike urbana. Tem trilhas diversas para andar de bicicleta, todas facilmente encontradas em uma placa de localização dentro do próprio parque.

Além da área verde, há também um pequeno ribeirão que corta o comprimento do local. Bom também para uma tarde em família.

É sempre aberto ao público (24 horas).

Parque Mossairo Okamura

Localizado bem próximo à Morada do Ouro, conta com diversos restaurantes a sua volta, nesta localidade, será possível encontrar espaços com subidas e descidas que demandam de maior dos ciclistas, sejam iniciantes ou intermediários.

Ideal para quem gosta de trilhas de Mountain Bike.

O local é um bosque de floresta nativa do cerrado muito bonito e bem-organizado. Recomendado também para você que gosta de fazer caminhadas, treino de corrida, ciclismo ou simplesmente um descanso no fim da tarde para ler um bom livro e observar a paisagem.

Um dos pontos positivos é ser bem localizado e ter uma extensa área verde. O Mossairo é fresco e de fácil circulação, ótimo para você que quer sair com a família, mas não sabe para onde ir.

Parque Zé Bolo Flô

Considerado um dos melhores parques públicos e gratuitos de Cuiabá, o local conta com vasta área de trilhas.

O lugar é relativamente novo, já que seus 66 hectares de puro cerrado possuem pouco menos de 20 anos desde que foi implementado na cidade.

Zé Bolo Flô foi importante figura cuiabana e era muito requisitado para festas religiosas que aconteciam na capital. O parque foi originalmente designado como parque da saúde até o ano de 2011 quando foi oficialmente registrado como patrimônio estadual.

Para quem gosta do frescor que as plantas proporcionam e, amam espaços amplos, essa é uma das melhores opções para pedalar, caminhar ou fazer piqueniques.

Você encontrará trilhas extensas e de nível fácil. Até mesmo crianças podem pedalar.

Além disso, o espaço oferece outras opções naturais e/ou de uso público como lagoas, academia pública, área de lazer (com churrasqueiras e mesas fixas), praça de ginástica e eventos, miniestádio e campo de futebol, playground, lanchonete, sanitários entre outros.

Está aberto para visitação das 6 h da manhã às 18 h da tarde.

Zoológico da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Mesmo sendo pouco convencional, o zoológico se encontra dentro das premissas da faculdade, apresentando os mais diversos animais como onças-pintadas, jaguatirica, diversas espécies de aves, macacos, cobras, emas, jacaré e diversos outros.

Ideal para visitar com amigos e/ou familiares, está aberto ao público das 9 h às 17 h de terça a domingo com entrada gratuita.

É o único zoológico implantado em uma universidade com aproximadamente 500 animais divididos em 80 espécies.

Vale a pena conferir se você gosta desse tipo de passeio.

Bônus: Trilhas Incríveis em Mato Grosso

Trilha Morro de São Gerônimo

Endereço: H43M+7R - Coxipó da Ponte, Cuiabá - MT
Como chegar: https://goo.gl/maps/UH6nmGBSRrbJLvTx7

De dificuldade técnica difícil e nível de elevação de 706 metros, a trilha tem 17,62 km de extensão e propõe partir da igreja na base do morro seguindo por um pequeno trecho de estrada até a entrada de onde você começará a aventura. O tempo de duração é de aproximadamente 3 horas.

Você verá uma estrada simples até a subida do morro com trechos de erosões e valetas, trilhas mais abertas com pedras e cascalho.

Além disso, parte do percurso é composto de mata fechada beirando o rio. Com subida de esforço extremo de mais ou menos 1 hora, mas com diversos mirantes no percurso, perfeitos para você descansar.

No topo, a estrada é mais fácil percorrer, sem falar na vista de tirar o fôlego que abrange parte da chapada.

Após esse trajeto, virão as descidas que exigem concentração e equilíbrio do ciclista ou pedestres. Vale a pena conferir e registrar todos os momentos usando o seu celular.

Não se esqueça de usar o capacete e levar a garrafa de água.

Trilha Buriti - Circuito das Cachoeiras em Chapada dos Guimarães

Essa é uma trilha consideravelmente fácil, porém, o acesso as cachoeira pode ser complicado para quem vai de bike. Será necessário levar a magrela nos braços em diversos momentos durante o trajeto.

Em média serão 20 km de pedal e 8 km de trilhas a pé com dificuldade técnica difícil e tempo de percurso que pode durar até 3 horas.

Essa trilha não é recomendada para iniciantes, a não ser que você goste de superar os seus limites, pois, é considerada bastante exaustiva.

Os visitantes saem maravilhados graças à belíssima vista que faz toda a dificuldade valer a pena. São diversas cachoeiras onde você poderá parar para dar um mergulho e tirar muitas fotos.

Gostou das nossas dicas? Pegue sua bike e conheça agora os parques e trilhas em Cuiabá.