10 Melhores Lugares para Pedalar pelo Mundo

foto com legenda pedalando pelo mundo

Quem pedala sabe que andar de bike é um caminho sem volta. Quando gostamos de pedalar, queremos explorar o máximo de lugares possíveis. E se você, assim como eu, gosta de viajar, nesse artigo você vai descobrir os  lugares mais incríveis pra conhecer de bike. Confira abaixo.

Como você deve saber, o pedal oferece diversos benefícios e um deles é conhecer novos lugares aproveitando com mais calma as paisagens e talvez cansando menos que indo a pé.

Já que além de estar movimentando o corpo, você terá fotos originais e estará economizando dinheiro.

E se você está pensando no custo de transportar sua bike para outros países, não se preocupe. Será fácil encontrar um posto de aluguel onde você poderá escolher o modelo ideal para o percurso escolhido.

Confira nossas dicas, se divirta muito e tire fotos incríveis!

Dica: Confira nosso artigo sobre as melhores bikes de aro 29.

Ciclovia de Van Gogh, Holanda

Situada na Holanda, essa é com certeza a ciclovia mais autêntica e impressionante que encontrei durante as pesquisas.

E a união entre arte e tecnologia é o que torna tudo mais impressionante. Nunca vi nada igual.

O nome Ciclovia de Van Gogh foi dado, pois, o percurso é feito pelas cidades que marcaram a vida do pintor pós-impressionista que viveu entre os anos de 1853 e 1890. Com certeza você já ouviu falar nesse nome.

A Holanda é bastante conhecida pelo uso de bikes, então, não foi surpresa alguma encontrar essa ciclovia no país que faz parte do Reino Unido e estima-se de que há uma bike para cada habitante.

Pedalar por esse trajeto é uma experiência única devido às luzes de LED que se acendem a noite incentivando a visita de ciclistas de todo o mundo.

A inauguração ocorreu em 2015, quando comemorou-se 125 anos da morde de Van Gogh, sendo estrategicamente programada para essa data.

Como você já deve ter percebido, esse é um trajeto para ser feito durante a noite.

As fotos no local não ficarão tão nítidas, mas, você poderá gravar vídeos para recordação. Isso porque as luzem são vistas durante a noite.

O brilho das luzes na cor verde colocadas para chamar a atenção de ciclistas, com certeza vai marcar sua visita ao país e sua relação com o pedal.

Rim Trail, Grand Canyon

foto com legenda grand canyon

Se você pretende viajar para outro país, com certeza já ouviu falar no Grand Canyon.

Principalmente pelos Estados Unidos ser o principal destino dos brasileiros.

Localizado no Arizona, É um conjunto de rochas vermelhas formadas naturalmente ao decorrer do tempo que chama a atenção de diversos turistas todos os anos.

A Rim Trail é uma trilha situada nesse belíssimo cartão postal do Sudoeste dos Estados Unidos da América.

Esse é o trajeto em específico que recomendamos é para quem gosta de pedalar por estradas sem calçamento e para quem possui resistência física para pedalar por horas.

Por lá, além de observar a paisagem que renderá belíssimas fotos, você poderá conferir a fauna local e encontrar com outras pessoas para dividir experiências e treinar seu inglês.

Quem passou por lá aprovou todo o percurso e há relatos de que essa é a melhor trilha nos Estados Unidos.

Lembre-se de levar sua garrafa de água e pedalar usando capacete para manter a segurança.

Obviamente você não será obrigado (a) a completar a trilha, mas, se gosta desse tipo de pedal, chegar ao final será gratificante.

Quanto mais longe for, mais deserto ficará o espaço, pois, os visitantes que estarão andando, não costumam chegar ao fim da trilha.

Não se esqueça de levar seus acessórios ao sair.

Caminho de Santiago, Espanha

foto com legenda caminhos de santiago

Os Caminhos de Santiago fazem parte de um trajeto histórico. Era o local por onde os peregrinos costumavam passar com a finalidade de venerar as relíquias que estão na Catedral de Santiago de Compostela.

Hoje, é feito tanto por religiosos quanto por indivíduos interessados no valor histórico que o trajeto e a arquitetura local possuem.

Escolhendo esse destino, você verá tanto ciclistas quanto pedestres, é uma região bastante visitada por turistas.

o roteiro é autoguiado, ou seja, você poderá levar o tempo que quiser para visitar todos os locais que julgas necessário.

O nome “caminhos” está no plural devido à existência de várias rotas usadas para finalizar a peregrinação, por isso, não temos a informação sobre o tempo que levará para finalizar o trajeto.

Isso dependerá de qual caminho você escolher.

Por lá, será possível encontrar outras pessoas, visitar rios e conhecer elementos de construções antigas.

Além disso, a paisagem florestal é belíssima e perfeita para quem ama pedalar ao ar livre.

Se você levar sua bike, tenha o cuidado de levá-la para a revisão antes. Isso evitará acidentes durante o percurso.

Se for trabalhoso para você transportar sua magrela, pesquise antes de viajar e saiba onde ficam os postos de aluguel mais próximos do seu local de hospedagem.

Lembre-se de levar na mochila roupas, produtos de higiene pessoal e qualquer outro item que você julgar necessário.

Você poderá viajar em grupo ou sozinho (a).

Avenue Verte

A Avenue verte , avenida verde em português, é uma ciclovia feita em paisagem natal que liga, com seus 470 km, Londres a Paris.

O verde da nomenclatura, se dá graças ao local por onde os ciclistas passam, que nada mais é que um caminho aberto em uma rota repleta de árvores, flores e plantações.

No site oficial é possível encontrar pacotes promocionais para o cicloturismo que duram 8 dias.

Você poderá optar para a visita autoguiada ou pelo percurso com a companhia de um guia para te explicar cada detalhe da paisagem enquanto pedala.

A rota praticamente não possui trânsito, por isso, é segura para ciclistas e para pedestres. Tornando a viagem ainda mais tranquila.

Essa é uma viagem recomendada para quem tem resistência e consegue pedalar por longas distancias e que, entretanto, preferem pedais urbanos com calmaria.

O trajeto é pensado para que os turistas conheçam o local com calma, por isso, não possui obstáculos e não é ideal para quem quer praticar modalidades como o Mountain Bike.

Para quem gosta de pedalar ao ar livre com o máximo de verde possível, essa é a rota perfeita em caso de viagens para a Europa.

Ciclovia do Danúbio

foto com legenda ciclovia do danúbio

A Ciclovia do Danúbio é uma das mais extensas e completas do mundo inteiro!

Isso porque todo o percurso totaliza 2.800 km e abrange 10 países no total.

Os países são Alemanha, Áustria, Eslováquia, Hungria, Croácia, Sérvia, Romênia, Bulgária, Ucrânia e Moldávia.

O parâmetro para construção da ciclovia foi o Rio Danúbio localizado logo ao lado da ciclorrota, por isso, o percurso tem início em sua nascente e finaliza na foz, onde deságua no Mar Negro

Esse é um pedal que requer uma viagem mais longa, caso você queira conhecer todo o percurso ou, você pode delimitar até onde quer ir.

Por lá você verá cidades medievais, vilarejos antigos, mosteiros, igrejas, vinícolas, castelos, campos e parques nacionais.

Obviamente você poderá encurtar o percurso e iniciar da cidade de preferência, analisando e selecionando bem o que você quer ver na paisagem.

Antes de viajar, pesquise bem sobre o local e decida se irá em um percurso autoguiado ou contratará uma agência local para melhor atendimento.

É possível optar pelo trem para encurtar a viagem e ter certeza de que irá conhecer todos os lugares, selecionando por onde você quer pedalar.

A rota geralmente dura 8 dias para ser finalizada, sugerimos que você reserve vagas em pousadas para não arriscar não ter onde dormir.

Para quem ama elementos históricos, essa é a viagem perfeita. Você verá inúmeros traços e construções com arquitetura antiga além de visitar pessoalmente o Mar Negro.

Otago Central, Rail Trail, Nova Zelândia

foto com legenda otago central

A Rail Trail, no Otago Central, localizada na Nova Zelândia, substituiu uma antiga ferrovia e hoje é palco de ciclistas que gostam de se aventurar em estradas de terra.

Se você gosta de um pedal cheio de adrenalina e que seja possível desfrutar de uma incrível paisagem, esse é o local ideal.

Conta com 153 km de trilha que geralmente é feita em 5 dias.

No percurso você passará por estradas sem asfalto, túneis, subidas e descidas. Precisará de um bom preparo físico.

Durante o trajeto você poderá visitar pequenos municípios para reabastecer seu estoque de água e alimentos, além de poder descansar em um local seguro.

A melhor parte desse caminho é que você não precisará dividir espaço com motos e carros, serão apenas ciclistas.

Você poderá contemplar as montanhas, terras agrícolas, desfiladeiros, túneis por onde passavam os trens e antigas casas construídas com barro.

A rota, há anos atrás, fazia parte do comércio da região ligado ao ouro, hoje, é usada por turistas e moradores locais.

É comum encontrar outros ciclistas, pedestres e pessoas a cavalo.

Amsterdã, Holanda

foto com legenda amsterdã, holanda

Como foi dito na primeira sugestão de lugar para pedalar em outro país senão o Brasil, a Holanda é um lugar perfeito para quem ama andar de bike.

Isso porque o governo do país costuma incentivar o uso de bicicleta entre os habitantes por ser econômico, silencioso e não poluente.

Andar de bike possui inúmeras vantagens e passear por uma cidade que acolhe ciclistas é, no mínimo, reconfortante.

E na Holanda, passear com sua bicicleta é uma forma muito valorizada de se locomover.

Esse tópico não é sobre um lugar específico para visitar nesse país conhecido mundialmente pelo seu patrimônio artístico e sim, para te incentivar a pedalar para conhecer o máximo de lugares que conseguir.

Geralmente, quem visita esse país se hospeda na capital, pela facilidade de passar por novas experiencias.

Em Amsterdã você poderá tomar café com os típicos stropwaffles (waffles holandeses), navegar pelos canais e conferir a arquitetura típica da cultura local.

Você poderá passear pela cidade e conhecer os pontos comerciais ou fazer um roteiro nos principais pontos turísticos da Holanda.

É nesse país que estão o Museu Van Gogh, A Casa de Anne Frank, os famosos Moinhos de Vento e o Keukenhof, maior museu de flores do mundo.

A Holanda também é famosa pelos queijo, como o gouda e você poderá visitar o mercado para experimentar e somar nova experiências à sua viagem.

Confira os melhores lugares para pedalar em Santa Catarina.

Utah, Estados Unidos

foto comlegenda utah estados unidos

Utah é aclamada pelos amantes do Mountain Bike graças às suas paisagens desérticas que oferecem obstáculos em diferentes níveis de dificuldade.

Os ciclistas que já conhecem o lugar mesmo que apenas por fotos, quando viajam para lá, costumam visitar o Parque Estadual Dead Horse, onde podem pedalar com vista para o rio Colorado.

Se você escolher esse destino, verá que as trilhas são extensas e repletas de desafios para quem ama adrenalina.

Você poderá passar por terrenos de terra batida, areia e penhascos estreitos se preferir percursos com maiores dificuldades.

Por ser uma região desértica, as temperaturas podem subir muito. Recomendamos que você leve uma boa garrafa de água e use roupas adequadas para o ambiente.

A paisagem é belíssima, com certeza você não se arrependerá da experiência, principalmente se já pratica MTB e não quer deixar de pedalar mesmo viajando.

Existem outras opções de parques para visitar no estado, basta pesquisar antes de ir e organizar bem o roteiro

Para quem quer andar de bike no local, o que tranquiliza é Utah ser o território estadunidense com uma das menores taxas de criminalidade.

Além de ambientes desérticos, você poderá conferir outros pontos turísticos do território que tenham paisagens naturais com muito verde e sejam melhor climatizados naturalmente.

São inúmeros parques, trajetos para serem feitos caminhando e locais que são cartões postais do Estado.

Bike Park Leogang

foto com legenda leogang bike park

O Bike Park Leogang está situado na Áustria e recebe inúmeros ciclistas durante o ano todo.

Ao visitar o espaço, é possível ter diversas experiências usando a bike, por isso é tão aclamado por quem pratica alguma modalidade e também por quem prefere apenas passeios urbanos.

O Leogang é o verdadeiro paraíso para quem pratica o Mountain Bike, isso porque o espaço possuo terreno específico para a modalidade com terrenos acidentados e diversos obstáculos.

Não é a toa que lá é o palco escolhido para a realização de campeonatos de MTB.

Mas, se você busca por um pedal tranquilo e simples, esse Bike Park também pode ser uma ótima ideia. Entretanto, selecionei nessa lista opções melhores para pedalar com calma.

Existem por lá, trilhas simples e iniciantes, além disso, o parque possui loja para aluguel de bicicletas.

O local é fechado e oferece pacotes com valores acessíveis para a diversão dos ciclistas. Confira bem antes de viajar.

Zoom Bike Park

Por último, um parque direcionado a ciclistas que é localizado no Brasil.

Isso mesmo, o Zoom Bike Park é brasileiro e está localizado em Campos do Jordão no estado de São Paulo.

Selecionamos esse parque para quem está começando a desenvolver interesse por viajar maiores distâncias pelo pedal e quer começar aqui mesmo em terras nacionais.

Além disso, é recomendado para quem pratica o MTB e quer explorar locais específicos para desenvolver melhor suas habilidades em trilhas.

Para ter acesso ao local, você precisará agendar a visita, sabendo que é aberto das 09h às 16h durante toda a semana.

São trilhas para todos os níveis de prática, do iniciante ao avançado na belíssima paisagem da Mantiqueira.

Como um lugar bem estruturado para os amantes do All Mountain e XC, possui estacionamento para bike e carros, posto lava bike, vestiários, loja de conveniência, oficina para pequenos reparos e aluguel de bicicletas.

E se você quer viajar com a família, não se preocupe, são disponibilizadas outras atrações como tirolesa, restaurantes, trilhas, paintball e passeios a cavalo.

Esperamos que você tenha encontrado o local perfeito para ir de bike, se divertir e garantir novas experiências inesquecíveis.

Dica Extra: Outros 50 lugares no mundo para pedalar!

  1. Caminito del Rey, Málaga, Espanha
  2. Ruta de los Conquistadores, Costa Rica
  3. Great Divide Mountain Bike Route, Canadá e Estados Unidos
  4. Biking Vietnam, Vietnã
  5. The Alps, França, Itália e Suíça
  6. TransAndes Challenge, Chile e Argentina
  7. Kokopelli Trail, Colorado, Estados Unidos
  8. Maah Daah Hey Trail, Dakota do Norte, Estados Unidos
  9. White Rim Trail, Utah, Estados Unidos
  10. Tour du Mont Blanc, França, Itália e Suíça
  11. La Ruta de los Cóndores, Perú
  12. Carretera Austral, Chile
  13. Great Divide Trail, Canadá
  14. Western State Trail, Michigan, Estados Unidos
  15. Oregon Coast Bike Route, Oregon, Estados Unidos
  16. Highland Trail 550, Escócia
  17. Arizona National Scenic Trail, Arizona, Estados Unidos
  18. Virginia Creeper Trail, Virgínia, Estados Unidos
  19. Tahoe Rim Trail, Nevada e Califórnia, Estados Unidos
  20. Katy Trail, Missouri, Estados Unidos
  21. Green Mountains Loop, Vermont, Estados Unidos
  22. Parks Canada Lake Superior Coastal Route, Ontário, Canadá
  23. Cabot Trail, Nova Escócia, Canadá
  24. Adirondack Park, Nova York, Estados Unidos
  25. Gatineau Park, Quebec, Canadá
  26. Taylors Mistake to Christchurch, Nova Zelândia
  27. Otago Rail Trail, Nova Zelândia
  28. Hana Highway, Maui, Havai, Estados Unidos
  29. Haleakala, Maui, Havai, Estados Unidos
  30. Road to Hana, Maui, Havai, Estados Unidos
  31. Kauai, Havai, Estados Unidos
  32. Queen Charlotte Track, Nova Zelândia
  33. Heaphy Track, Nova Zelândia
  34. Abel Tasman National Park, Nova Zelândia
  35. Old Ghost Road, Nova Zelândia
  36. Timber Trail, Nova Zelândia
  37. Alps 2 Ocean Cycle Trail, Nova Zelândia
  38. Lake Taupo Cycle Trail, Nova Zelândia
  39. Great Rides Mountain Bike Network, Nova Zelândia
  40. West Coast Wilderness Trail, Nova Zelândia
  41. Otago Central Rail Trail, Nova Zelândia
  42. Alps 2 Ocean Ultra, Nova Zelândia
  43. Rakiura Track, Nova Zelândia
  44. Everest Base Camp Trek, Nepal
  45. Annapurna Circuit Trek, Nepal
  46. Snowman Trek, Butão
  47. Markha Valley Trek, Índia
  48. Inca Trail, Peru
  49. Torres del Paine W Trek, Chile
  50. West Coast Trail, Canadá