05 Melhores Bikes para Downhill

05 Melhores Bikes para Downhill

O Downhill é uma modalidade derivada do Mountain Bike praticada por ciclistas que gostam de adrenalina. Fizemos uma lista aqui no Bicicleta para Todos com as melhores bicicletas de entrada para você que está começando no esporte. Listamos suas vantagens e desvantagens.

Encontrar uma bicicleta para iniciar uma modalidade pode não ser uma tarefa fácil, mas, é mais simples se você já sabe quais peças procura e qual o melhor conjunto para o tipo de pedal escolhido.

Para facilitar sua busca, decidimos listar algumas das melhores bicicletas para quem quer começar no Downhill e não quer gastar dinheiro à toa em um modelo inadequado.

Os produtos que você vai conferir possuem apenas suspensão dianteira, infelizmente não encontramos versões com suspensão dupla com um bom custo benefício.

Você deverá comprar separadamente e instalar a traseira.

Dica: Confira nosso artigo com as melhores MTB de entrada.

Caloi Explorer Melhor Custo Benefício
Bike KSW Suspensão com Trava Com mais opção de cores
Bicicleta Rider Branca Linha Shimano Altus
Caloi Moab Design moderno
Bicicleta Shimano Deore Raider A Mais Completa

Caloi Explorer

foto da caloi explorer
Peças de boa qualidade
VER PREÇO

A Caloi é uma marca bastante conhecida pelos ciclistas e lembrada pela variedade em bicicletas que produz com ótima qualidade, além bem equipadas.

Por isso, não é surpresa alguma termos e, encontramos uma bike da marca que se adéqua ao Downhill.

Essa marca veio para o Brasil trazendo um conceito europeu de bike e, assim, construiu uma boa imagem a respeito do nome da empresa.

A Caloi Explorer é uma bicicleta de entrada para Mountain Bike. Seu quadro é feito de alumínio 6061 com tratamento D6, além de ser robusto, possui tratamento externo e ângulo de direção com 69 graus.

É ideal para trilhas e manobras mais radicais como as presentes no MTB e as descidas do Downhill.

A suspensão é mais simples que a de uma bike intermediária, por exemplo. Mas, é ótima para a proposta iniciante.

Um ponto positivo sobre a suspensão é a possibilidade de ajuste para deixa-la mais firme ou mais leve de acordo com a necessidade.

O grupo dessa bike pode ser considerado mesclado, já que possui algumas peças de um determinado modelo e outras, de modelos distintos.

O câmbio traseiro é um TX 800 da Shimano, linha Tourney, sendo mais completo. O dianteiro é um TY 700, inferior ao citado anteriormente, mas, também eficiente para quem está começando.

São 24 velocidades, mais opções para ter agilidade nas descidas.

As pedivelas são Shimano TY 301, também da linha Tourney com 42, 34 e 24 dentes, mas, pode ser enviada uma pedivela de outra marca também usada pela Shimano.

Lembre-se de que o tamanho dessa peça poderá variar de acordo com o tamanho da bicicleta escolhida, no link que disponibilizamos você poderá escolher entre P, M e G.

O Cassete da Caloi Explorer possui 8 velocidades com 11, 34 dentes. É bem eficiente e permite que a distribuição de marchas seja mais completa.

Os passadores são da linha Shimano Altus com 3 velocidades, um pouco superior à linha Tourney, entretanto, essa versão não está mais sendo utilizada, agora temos a com 2 velocidades.

Possui sistema rapid fire que possibilita a troca de marchas mais rápida, ideal para quem usar a bike para promover agilidade.

Os freios são também Shimano, mas, pode ser enviada com essas peças da marca Logan.

O mesmo com os cubos de 32 furos, pode ser enviada uma bike com peças Shimano ou da marca Shufeng.

Os aros são modelos Blackrock, com pneus 29 x 2.10, um pouco mais estreito, caso você utilize essa bike em trilhas, recomendamos que troque por um modelo mais largo.

GOSTAMOS

  • Bicicleta bem equipada para iniciantes
  • Peças de boa qualidade e bem duráveis
  • Garantia de 5 anos para o quadro e de 3 meses para demais peças
  • Estrutura leve, ótima para Downhill de entrada
  • Ótimo custo benefício levando em consideração o aumento do valor de bikes

NÃO GOSTAMOS

  • Guidão paralelo sem marca
  • Pneus muito estreitos para trilha
  • Passadores difíceis de encontrar
  • Selim não é muito confortável

Conheça também o Gravel Bike e o Pump Track

Bike KSW Suspensão com Trava

foto da ksw
Muitas opções de cores
VER PREÇO

Essa é mais uma bike feita para iniciantes no MTB, como você deve saber, o Downhill não tem bicicleta específica, os ciclistas que praticam essa modalidade usam MTBs com uma boa suspensão e travas.

Se você quer iniciar no Downhill gastando pouco, essa é uma das melhores opções para comprar. Sabemos que o preço de todos os produtos aumentaram.

O quadro é em alumínio 6061, esse é um dos materiais mais comuns em quadro de bicicleta e, ainda assim, um dos melhores se pensarmos em resistência.

O guidão é de alumínio no modelo reto comum em MBTs, enquanto a mesa é feita com alumínio e movimento central blindado para mais conforto além de durar por bastante tempo.

São 24 marchas com sistema de troca rapid fire, mais cômodo, muito útil em necessidades urgentes como descidas e curvas fechadas, caso você também queira pedalar em trilhas.

Ambos os câmbios, dianteiro e traseiro, são modelo Shimano Altus, superiores aos Shimano Tourney em qualidade e sofisticação.

A pedivela é feita com alumínio na versão Shimano Tourney, você poderá usá-lo por muito tempo até a troca ser necessária.

Essa é uma bicicleta com suspensão 29 x 100 mm com trava no ombro. O lado positivo é ser fácil de acionar, você poderá usar ou não a suspensão quando julgar adequado.

O Selim é um modelo para MTB comum, nada muito sofisticado, mas, que poderá ser trocado para potencializar seu conforto.

Esse modelo KSW está disponível nos tamanhos 15.1, 17, 19 e 21. Além disso, são diversas variações de cores para escolher.

GOSTAMOS

  • Bom custo benefício
  • Bem equipada para iniciantes
  • Entrega rápida e segura
  • Suspensão com trava no ombro fácil de acionar
  • Sistema de troca de marcha rapid fire

NÃO GOSTAMOS

  • O selim não é muito confortável
  • A bike é bem simples

Bicicleta Rider Branca

foto da rider branca
Com peças da linha Shimano Altus
VER PREÇO

A Rider branca pesa aproximadamente 16 kg, o peso médio de uma bike para Downhill, que apesar de ser leve, deve ser mais pesada que uma speed de entrada.

O quadro é um Rider 23 X-PRO feito com alumínio com caixa de direção semi-integrada.

O guidão é reto expandido em alumínio 31.8 mm com manoplas de borracha flexível e freios a disco hidráulico de 160 mm, mais precisos e rápidos.

A suspensão é apenas dianteira, assim como os outros modelos dessa lista, composta por 100 mm com trava no ombro, mais fácil de acionar.

Esse modelo possui 27 velocidades com sistema de troca rapid fire, um clique é o suficiente para reduzir ou aumentar o número da marcha e conseguir melhor desempenho.

É a nossa dica com maior quantidade de marchas.

Os câmbios são da linha Shimano Altus indexados, ideais para ciclistas iniciantes, além de serem mais eficientes que os modelos Tourney.

Os aros foram feitos de alumínio no modelo Aero com 36 furos e folha dupla, recomendados para pedais com pouco impacto, caso você pretenda praticar Downhill em estradas, sugerimos que troque por uma versão mais resistente.

Os pedais são plataforma produzidos em Nylon, mais baratos em caso de substituição, entretanto, para essa modalidade, a versão clip também seria interessante.

O canote do selim é também de alumínio, enquanto assento é um PU, uma espécie de couro falso, feito com material flexível bastante resistente a oxidação, ou seja, não enferruja fácil.

GOSTAMOS

  • Bom custo benefício para uma bike de entrada
  • Câmbios Shimano Altus eficientes e duráveis
  • Peso adequado para Downhill
  • Peças resistentes e com boa durabilidade

NÃO GOSTAMOS

  • A cor branca encarde fácil principalmente no MTB
  • O pedal poderia ser mais sofisticado em clip

Caloi Moab

foto da caloi moab
Freio a disco hidráulico eficiente e preciso
VER PREÇO

A Caloi Moab também é feita para trilhas e, é uma bike relativamente nova da empresa com ótimo custo benefício para a proposta.

Grande parte da estrutura já é entregue montada com alguns componentes em seus devidos lugares como o sistema de marchas, câmbios e alavanca, todos da marca Microshift.

Apesar de pouco conhecida se comparada a Shimano, a Microshift é uma empresa com um bom tempo de mercado, apesar de ainda não ter alcançado todo o seu potencial no Brasil.

De aro 29 foi pensada para trilheiros iniciantes ou, para você que deseja começar no Downhill e não sabe qual modelo comprar.

Além disso, esse tamanho de aro permite que a bike fique em maior contato com o solo, permitindo uma aderência e estabilidade mais eficiente.

O sistema da troca de marchas é eficiente e rápido, ideal caso você precise mudar rápido nas descidas e para atingir velocidade ideal no plano e evitar quedas.

O quadro de alumínio é oferecido apenas em tamanho M, entretanto, é bastante resistente e leve, para promover maior agilidade e melhor desempenho caso você precise.

A suspensão dianteira é da marca Rockshox, relativamente conhecida entre os ciclistas que preferem o Mountain Bike por ser eficaz e de boa durabilidade.

Nesse modelo, é feita de alumínio e aço forjado, o que faz a estrutura ser mais leve e garante uma pedalada mais segura.

A trava pode ser acionada com facilidade, já que o botão fica próximo do guidão, você poderá ativar ou não a suspensão conforme a necessidade.

O freio é a disco hidráulico, mais preciso e eficaz que o mecânico e ainda mais fácil de acionar. Ideal para quem pratica esportes com descidas longas ou curvas frequentes.

GOSTAMOS

  • Possui ótimo custo benefício
  • Freio a disco hidráulico mais preciso
  • Cor neutra e Design moderno
  • As dimensões são boas para homens e mulheres
  • Frete gratuito

NÃO GOSTAMOS

  • Não permite manobras muito radicais
  • Encontramos apenas no tamanho M
  • Algumas peças podem vir de outra marca

Saiba se é melhor pedalar em grupo ou sozinho

Bicicleta Shimano Deore Raider

foto da shimano deore raider
Para ciclistas em nível intermediário
VER PREÇO

Essa é uma bike de MTB intermediária, por isso, é mais cara e feita para quem já pratica Downhill e quer avançar no esporte investindo mais em uma magrela melhor equipada.

O quadro desse modelo é da própria Rider feito de alumínio liga 6061, como dito anteriormente, resistente e fácil de encontrar caso precise ser substituído.

O guidão é modelo reto também feito de alumínio versão 31.8 com caixa de direção aheadset preta e mesa em alumínio 31.8X80 mm.

A Rider é equipada com a linha Shimano Deore, que é a primeira do grupo prime de peças já voltadas para competições, ou seja, essa é uma linha bem superior à Altus, citada anteriormente.

É um grupo que suporta maior quantidade de velocidades e que foi melhorado pela empresa para acompanhar os componentes voltados para quem compete em alguma modalidade ligada à MTB.

Os câmbios são mais sofisticados, por isso, é comum que desgastem mais rápido devido às paredes mais finas.

Para escolher a pedivela, você precisa se atentar à prática que será feita com a bike para decidir qual a melhor quantidade de dentes para o seu tipo de pedal.

No link que disponibilizamos, é a versão com 34 dentes.

Os freios são a disco hidráulico podendo ser enviados produtos da marca GTA ou Absolute, não há a opção de escolha entre elas.

As rodas e aros folha dupla são modelo Aero da marca Flay, adequados para quem costuma pedalar longas distâncias sem muito impacto, que é o caso do Downhill em locais com menos obstáculos.

Entretanto, se você quiser uma bike para também pedalar em trilhas, sugerimos que troque por um modelo mais resistente.

O pneu é de cravo ideal para pedaladas em trilhas de terra bem comum em Mountain Bikes que possuem sentido de rodagem, obedeça essa indicação para melhor desempenho.

GOSTAMOS

  • Rodas e aros ideais para Downhill
  • Equipada com a linha Deore da Shimano
  • Bicicleta resistente e com boa durabilidade
  • Pedivela com 34 dentes
  • Garante conforto e desempenho eficiente

NÃO GOSTAMOS

  • Para Downhill seria melhor um pneu slick por promover mais agilidade
  • Os câmbios desgastam mais rápido
  • O custo da entrega pode ser alto
  • Não tem suspensão

Equipamentos necessários para o Downhill

foto com legenda você precisará de alguns acessórios para downhill com ciclistas descendo colina
Compre os acessórios necessários para começar agora

Como todo esporte, você deverá comprar também alguns acessórios para garantir sua segurança durante a prática ou o percurso.

Com o Downhill não seria diferente, principalmente por ser um esporte considerado radical já que os ciclistas passam a todo o tempo por descidas perigosas e acidentadas.

  • · O primeiro acessório e mais importante é o capacete, fechado conhecido como full face, assim como os usados em motocicletas.
  • · Outro acessório importante são os óculos do tipo google, já que por serem grandes, protegem totalmente a área dos olhos de pedras, lama e cascalhos que possam atingir o ciclista.
  • · As luvas também são necessárias para evitar machucados em caso de quedas, você poderá se apoiar nas mãos sem arranhar ou ferir gravemente.
  • · A roupa também precisa ser adaptada, felizmente, já existem vestimentas específicas para Downhill que, além de serem flexíveis e permitir todos os movimentos, protegem bem a área da coxa.

Esse artigo foi útil para você? Esperamos ter ajudado a encontrar sua bike de entrada para o Downhill.