7 dicas incríveis para pedalar no frio com conforto e segurança.

7 dicas incríveis para pedalar no frio com conforto e segurança.

Pedalar no frio pode ser muito difícil, incômodo e até mesmo arriscado. Mas separamos algumas dicas que podem te ajudar a fazer isso com segurança e muito mais conforto!


O frio incomoda, corremos mais riscos de sofrer acidentes (especialmente nos dias chuvosos) e até mesmo a bicicleta pode ser prejudicada.

No entanto, quando temos um hábito, mesmo em circunstâncias que dificultem realizar determinadas atividades, somos capazes de fazê-las por já termos nos habituado a isto.

Porém, mesmo você já tendo o hábito de pedalar no inverno, é sempre importante tomar vários cuidados, para a sua saúde, segurança e, claro, para tornar esse momento mais agradável.

Para isso, separamos 7 dicas de ouro que vão te ajudar a pedalar no inverno sem desconforto e com segurança, não importa se você está iniciando agora ou já é um expert, deixando de lado todas as suas desculpas para não tirar a bicicleta da garagem apenas porque a temperatura abaixou alguns graus.

1. Use uma Jaqueta corta-vento

use jaqueta corta vento com foto de uma ao fundo cinza
Você pode encontrar diferentes modelos.

Um dos maiores desafios de pedalar no inverno (ou no frio) é o vento.

Quando pedalamos é comum suarmos, pois estamos queimando calorias ao nos exercitarmos.

Isso acontece mesmo que a temperatura ambiente esteja mais baixa.

No inverno é comum o vento estar muito mais gelado e esse contraste do corpo quente com o vento  gelado pode gerar uma sensação bastante desagradável, chegando até mesmo a se assemelhar com uma dor física diretamente em nossa pele.

Isso não somente é ruim no momento em que você está pedalando, mas também é muito prejudicial para a sua saúde depois, aumentando as chances de você contrair um resfriado ou problemas maiores depois.

Ou seja, não é uma boa combinação.

Mas também não precisa ser um motivo para ficar sem pedalar.

Hoje em dia, existem diversas vestimentas adequadas para ciclistas usarem nessas circunstâncias, especialmente as jaquetas corta-vento.

Elas são feitas de um material que possui secagem rápida, o que ajuda você a enfrentar temperaturas adversas, como vento com chuva, além disso, é um material impermeável, que não permite que você se molhe.

Como o próprio nome já diz, ela “corta o vento”, não permitindo que você sinta na sua pele o desconforto de estar pedalando em uma temperatura baixa.

Além disso, existem uma grande versatilidade das jaquetas, alguns modelos são excelentes para pedalar à noite, pois possuem cores em neon que ajudam a identificar o ciclista mesmo à distância (perfeito para as noites chuvosas, em que a visibilidade é reduzida).

Dica: Leia nosso artigo com melhores bikes com tamanho de 29.

Também existem modelos de jaquetas corta-vento que são ideias para os dias quentes, pois possuem uma tecnologia de proteção UV.

E, sim!

É ideal que você use uma jaqueta corta-vento ao pedalar debaixo do sol, pois ela não tem o poder de te manter aquecido, mas sim agir como um “bloqueador” do vento em contato com sua pele as outras camadas de roupas.

O que nos leva à segunda dica…

2. Use Camadas finas por baixo

titulo em branco escrito use camadas fina por baixo da jaqueta com mulher pedalando ao fundo.
Até mais importante que a dica 1.

A jaqueta corta-vento precisa ser a camada exterior que você usa, mas por baixo dela é essencial utilizar outras peças de roupa que ajudarão a manter seu corpo em uma temperatura equilibrada.

Um erro muito comum que as pessoas cometem ao pedalar no frio é julgarem que precisam usar uma única peça de roupa que seja grande, grossa e quente para se manterem aquecidos, assim não passaram frio.

Mas isso é um erro!

Acontece que, ao sair de casa, você estará já se sentindo muito aquecido e, ao fazer isso, você provavelmente se arrependerá antes do seu circuito chegar ao fim.

Como já explicamos, mesmo que esteja uma temperatura fria, ao pedalarmos nosso corpo se aquece e, com isso, você sentirá calor.

Mas, ao tirar essa grande peça de roupa quente, você ficará rapidamente com frio de novo. Dessa forma, pedalar se tornará muito desconfortável, pois ou você sentirá muito calor, ou muito frio.

Essas variações de ficar com calor e ficar com frio não somente vão te deixar desconcentrado, fazendo você perder todo o propósito da atividade física, como também podem fazer mal para a sua saúde.

Por isso, o melhor conselho para quem quer pedalar no frio é apostar em camadas finas de roupas, de forma que, se você sentir calor, basta tirar uma dessas camadas e sua temperatura se ajustará, sem que você necessariamente fique passando frio.

Bem mais prático, não é?

3. Mantenha seus pés aquecidos

foto de uma sapatilha com o texto use uma boa sapatilha e meias quentes.
Seus pés não podem passar frio!

Na preocupação com o que vestir no corpo, muitas pessoas esquecem do que calçar e os seus pés acabam ficando desprotegidos.

É sempre bom estar atento para o tipo de sapatos que você está usando, optando especialmente por materiais impermeáveis.

Assim, mesmo que chova, os seus pés não ficarão molhados - pois, mesmo que você esteja muito bem protegido vestindo camadas finas e uma jaqueta corta vento, se seus pés ficarem molhados, você sentirá MUITO frio e será muito desconfortável terminar de pedalar.

Além disso, você poderá acabar enfrentando as consequências depois, como um terrível resfriado!

É importante também estar consciente de uma lição básica da anatomia humana: os nossos pés sempre ficam gelados primeiro, inclusive algumas pessoas tem problemas com isso, tendo em vista que é um mecanismo de nosso corpo que as extremidades percam calor rapidamente para que o restante do nosso corpo (as regiões onde ficam nossos órgãos vitais) fiquem aquecidas por muito mais tempo.

Ou seja, um dos primeiros lugares que você vai sentir frio é o seu pé e, por isso, é sempre bom se proteger com antecedência.

Portanto, invista em uma boa sapatilha para bike que sejam impermeável e use também meias quentes que te ajudará a evitar sentir frio nos pés enquanto pedala (mesmo que chova!).

4. Tenha cuidado com as mãos

foto de luva no fundo com o titulo acima em branco.
Luva vai ser essencial!

No Brasil, nós não temos muito o costume de utilizar luvas normalmente, mesmo nas épocas mais frias do ano.

Só que ao pedalar no frio é muito importante que as suas mãos estejam protegidas, pelo mesmo motivo que os pés devem ter atenção máxima - também são extremidades dos nossos corpos e tendem a perder o calor rapidamente.

Além disso, as mãos estarão no guidão da bicicleta, recendo todo o vento e frio diretamente em contato com a pele, se não estiverem devidamente protegidas.

E não vamos esquecer do perigo caso comece a chover, pois, suas mãos podem escorregar com facilidade do guidão.

Lembre-se sempre de procurar de boas marcas.

Dica: Sempre se proteja também com capacetes resistentes.

Portante, proteger suas mãos com luvas que sejam quentes e antiderrapantes acaba sendo essencial para que você possa proteger seu corpo, mantendo-se confortável enquanto pedala no tempo frio e também evitando que acidentes aconteçam por, literalmente, deslizes.

5. Sempre use roupas impermeáveis

foto de ciclista passando na água com titulo use roupas que protegem da água
Use sempre roupas impermeáveis.

Para completar nossas dicas relacionas a vestimentas e cuidados com o corpo, é essencial que você aposte em roupas impermeáveis.

Especialmente ao pedalar em tempos mais frios, como no outono, inverno ou quando chega uma frente fria em sua cidade, e corre o risco de você sair de casa e acabar pegando uma chuva em algum momento do caminho.

As roupas impermeáveis ajudarão você a se manter protegido, não tendo em nenhum momento peças molhadas em contato com a sua pele.

Isso é algo muito importante porque, ao realizar qualquer atividade física, precisamos também ter um momento de tranquilidade para nossa mente, especialmente ao pedalar, em que precisamos manter o equilíbrio e estarmos atentos para não sofrer acidentes.

Porém, quando estamos com frio, toda a nossa concentração se esvai da atividade que desempenhamos e é dirigida para as sensações do nosso corpo - ou seja, que estamos com frio e precisamos nos aquecer.

É basicamente nosso instinto de sobrevivência e não há nada que você possa fazer, a não ser se prevenir de passar frio.

Ou seja, ao cuidar das vestimentas, utilizando peças que te mantenham aquecido em todo seu trajeto, você está investindo não apenas no cuidado com a sua saúde, mas também evitando que esse momento se torne em um tempo estressante, dificultando que você consiga se concentrar e realmente obter os benefícios de pedalar.

Além disso, é importante sempre pensar em todo seu corpo, utilizando inclusive blusas com gola alta, de forma que possa proteger a sua garganta, que acaba sendo um alvo fácil no tempo frio.

Mas os cuidados com seu corpo não são tudo quando se trata de pedalar no frio. Também é necessário ter cuidado com a sua bike!

6. Use bons Pneus e freios de qualidade

foto da traseira de uma bicicleta com o titulo tenha pneus e freios de qualidade
Não corra riscos!

É sempre bom ter pneus novos e de boa qualidade quando chega o tempo frio, isso porque ao pedalar em tempo chuvoso os riscos de acidentes, especialmente por derrapagens, são muito maiores quando você está enfrentando uma chuva e as ruas estão mais úmidas e sujas também.

Portanto, tenha pneus novos, que possuem uma maior aderência e menos riscos de se rasgarem.

Além disso, uma excelente dica para quem deseja pedalar com o máximo de segurança é sempre buscar por pneus mais largos, especialmente com mais de 23mm, pois eles garantem uma segurança maior.

Outro ponto importante para se estar atento é quanto a pressão do pneu na hora que você for pedalar.

Quando o pneu está muito cheio, os riscos de você acabar derrapando são muito maiores.

Portanto, antes de sair com a bike, confira a pressão e, se estiver muita, considere diminui-la um pouco, estando, pelo menos, 10% abaixo da capacidade máxima de pressão do seu pneu.

É sempre bom também pesquisar por modelos de pneus para bikes que se adaptem melhor a solos molhados.

Fora os pneus, é muito importante para a sua segurança que os freios da sua bicicleta estejam funcionando muito bem e que sejam de excelente qualidade.

Claro que isso é uma dica geral, afinal ter freios com excelente funcionamento é essencial em qualquer momento.

Porém, ao pedalar no frio, especialmente em tempos chuvosos, é ainda mais necessário que seus freios estejam bons, pois qualquer pequeno deslize pode acabar causando um grave acidente.

Por isso, antes de sair para pedalar confira essas duas coisas: os freios e os pneus, garantindo que tudo esteja ok para sua segurança.

7.  Sempre Cuide da sua bicicleta após o passeio

foto de ferramentas com o titulo manutenção adequada é essencial e a logo do Bicicleta Para TOdos
Sempre cuide da sua bike, para sua segurança e bolso.

A última dica é, na verdade, para ser aplicada cada vez que você voltar para casa, após ter pedalado em um dia frio, especialmente após ter pegado alguma chuva.

Muitas pessoas, ao voltarem para casa, não conferem suas bicicletas e nem mesmo fazem uma limpeza adequada.

É compreensível, já que muitas vezes estamos ansiosos para tomar um banho, comer alguma coisa e relaxar.

Mas, essa falta de atenção com a sua bike pode acabar te custando uma bicicleta nova muito em breve!

É sempre muito importante que você, após ter pegado chuva pedalando, ao chegar em casa, seque completamente a sua bike, antes de guardá-la em algum lugar.

Uma bicicleta que fica molhada pode acabar enferrujando muito mais rapidamente e seu material, com o tempo, vai deteriorando por completo.

O que pode ocasionar em problemas sérios especialmente com as correntes, as engrenagens e câmbios da sua bicicleta.

Porém, não basta secar com uma toalha apenas.

Antes disso, é muito importante lavá-la ou, pelo menos, realizar um enxágue, de forma que limpe toda a sujeira que pode acabar causando corrosão no material também.

Ao limpar, confira tudo: os arcos dos pneus, as correntes, os freios e etc. Com tudo isso limpo, guarde a sua bicicleta seca.

Acredite: isso vai evitar que você precise comprar uma bicicleta nova tão cedo!

Sim, é possível pedalar no frio sem passar por desconforto. Para isso, basta se preparar adequadamente, utilizando vestimenta adequada.

A segurança e o cuidado com a sua bike também é essencial para evitar sofrer acidentes e acabar tendo prejuízos com a bicicleta.

No começo, pode ser difícil fazer algumas adaptações e ter tantos detalhes para observar antes de ir pedalar e lodo após chegar em casa.

Mas, como falamos no começo do artigo, quando se torna um hábito, você fará no modo automático, tornando o processo antes e após a corrida muito mais simples, e aproveitará ao máximo de todos os benefícios que pedalar gera em seu corpo e na sua mente!

Caso tenha experiências e dicas para compartilhar, deixe o seu comentário aqui embaixo - e compartilhe este conteúdo com amigos que também são apaixonados pelo ciclismo para eles não terem mais nenhuma desculpa para não pedalar no frio!