Bike Caloi Vulcan é boa? Confira as Vantagens, Desvantagens e se Vale a Pena Comprar

Bike Caloi Vulcan é boa? Confira as Vantagens, Desvantagens e se Vale a Pena Comprar

Se você está pensando em comprar uma bike e está em dúvida se a bike Caloi Vulcan é boa, fica nesse artigo. Vamos te mostrar tudo que você precisa saber sobre esse modelo de uma das melhores marcas de bike no Brasil.

Comprar uma bicicleta não é uma missão muito simples quanto algumas pessoas pensam. Basta você apenas se aprofundar um pouco mais no universo do ciclismo que entenderá isso.

É necessário estar atento a vários detalhes que compõem uma bike - até mesmo o tipo de pedivela é importante na hora de avaliar sua escolha! - e, por isso, antes de comprar um modelo é necessário pesquisar um pouco.

Se você está pensando em adquirir uma bike Caloi, como a Vulcan, recomendamos que leia esta análise até o final antes de fechar o carrinho.3

Caloi Vulcan é boa para todo ciclista?

Existe algo que você precisa saber sobre adquirir uma bike: nunca vai existir um modelo que seja bom para todos os ciclistas.

Há bikes ideais para iniciantes, há aquelas para quem gosta de pedalar no asfalto, outras para quem ama trilhas radicais, e assim vai…

Portanto, não! A bike Caloi Vulcan definitivamente não é boa para todo ciclista.

Todavia, a Caloi Vulcan é boa para quem:

  • Gosta de pedalar no asfalto;
  • Precisa de uma boa bicicleta para pedalar diariamente;
  • Deseja começar a se aventurar no MTB (Mountain Bike);
  • Quer uma MTB de entrada e com valor acessível;
  • Curte fazer trilhas mais fáceis e leves com a bicicleta.

Se identificou com tudo isso? Então, provavelmente, a bicicleta Vulcan é uma das mais recomendadas da marca Caloi para você.

Isso significa que você já deve comprar ela agora? Não mesmo!

Antes de fazer sua tomada de decisão na compra, você precisa conhecer os detalhes mais técnicos sobre esse modelo, as vantagens e desvantagens, assim como avaliar se vale a pena ou não.

melhor bike com custo x benefício para iniciante

Vantagens da Caloi Vulcan

A primeira vantagem que podemos destacar da Caloi Vulcan é seu preço, pois ela possui realmente um valor mais acessível no mercado, o que atrai bastante ciclistas iniciantes que não desejam investir pesado logo no começo.

Portanto, se você quer uma bicicleta de entrada, ou seja, uma bike para ciclistas que ainda não possuem experiência no pedal e preferem optar por um modelo mais confortável, com certeza vale a pena.

A Caloi Vulcan custa em torno de R$1.400. Todavia, é possível, às vezes, achá-la por valores mais em conta em algumas lojas confiáveis.

VER PREÇO NA AMAZON

Mas, além do valor, a Caloi Vulcan possui outras vantagens que fazem com que ela seja uma das bikes mais vendidas e populares da marca.

Câmbio Shimano

Uma das principais vantagens (se não a maior delas) é o câmbio com transmissão traseira da Shimano Tourney, simplesmente uma das melhores marcas para peças de bicicleta.

Outros modelos de bicicletas (mesmo de entrada) que possuem peças da Shimano tendem a ser bem mais caros do que a Caloi Vulcan, o que faz com que esta se destaque no mercado em termos de custo x benefício.

Afinal, a Shimano é uma marca de excelente qualidade e muito bem conceituada no mercado.

Embora os passadores sejam uma desvantagem (que trataremos no tópico a seguir), isso não tira o benefício da transmissão com câmbio traseiro Shimano, que fornece bastante conforto para o ciclista.

Suspensão

A suspensão Caloi possui 60mm e, embora não seja uma das melhores do mercado, com certeza é eficiente para uma bicicleta mais indicada para trilhas leves e fáceis, sem terrenos arriscados.

E se seu objetivo for utilizar a bike em vias urbanas, com certeza essa suspensão será ótima, atendendo às suas necessidades com conforto e bastante segurança.

Por isso, nós, do Bicicleta para Todos, consideramos que a suspensão seja uma vantagem, tendo em vista que, de fato, é - quando se usa a bike para seu propósito principal, é claro.

Freios a disco mecânicos

freios da caloi vulcan
A Caloi Vulcan está disponível em duas cores: preto (como da foto acima) e branco.

Outro fator importante para se avaliar em uma bicicleta é a qualidade dos freios.

Basicamente, no mercado existem alguns tipos diferentes, como:

  • V-Brakes;
  • Freios de aro;
  • Freios a disco mecânicos;
  • Freios a disco hidráulicos.

Basicamente, os dois primeiros são mais tradicionais e bastante conhecidos, no entanto não são tão bons quanto os a disco mecânicos.

Todavia, o melhor, sem dúvidas, são os a disco hidráulicos, especialmente para quem deseja mais aventura no pedal, enfrentar trilhas intensas e correr mais riscos com segurança.

E, como já mencionamos, este não é o objetivo principal da Caloi Vulcan, que possui freios a disco mecânicos e, com certeza, consegue oferecer bastante segurança para quem pedala.

Muitas bikes dessa mesma faixa de preço e com objetivos semelhantes à Vulcan, possuem freios de qualidade inferior. Portanto, este é um ponto em que esta bike se destaca no mercado.

Pneus em largura mediana

caloi vulcan possui pneus mais largos

Este modelo possui pneus 29 de 2,25 de largura, o que garante bastante conforto na pedalada.

Os pneus mais largos costumam trazer mais segurança para a bike, mas ao mesmo tempo tira um pouco da rapidez que ela pode atingir.

No entanto, pneus com medidas de 2.2” são um equilíbrio perfeito - nem fino demais, como modelos 1.9”, nem largos demais, como os 2.4”.

Esse tamanho de pneu está cada vez mais popular nas MTB de entrada por diversos motivos, como:

  • é mais seguro para pedalar;
  • torna a pedalada mais confortável;
  • ainda assim fornece rapidez.

Basicamente, um pneu com essas dimensões ainda consegue ser rápido, mas também se molda às falhas e imprecisões do solo, fazendo com que haja mais segurança.

Lembre-se de que quanto mais área de contato o pneu possui com o solo (ou seja, quanto mais largo ele for), mais seguro ele é, pois você possui mais facilidade para controlar as curvas e frear mais rapidamente com segurança.

Desvantagens da Caloi Vulcan

Lembre-se de que quanto mais área de contato o pneu possui com o solo (ou seja, quanto mais largo ele for), mais seguro ele é, pois você possui mais facilidade para controlar as curvas e frear mais rapidamente com segurança.

Todo produto possui suas vantagens e desvantagens. No entanto, é importante avaliar o que pesa mais para cada ciclista na hora de escolher o modelo de sua bike.

Antes de falar sobre os contras da Caloi Vulcan, precisamos informar que grande parte das pessoas que vimos reclamar sobre este modelos são aqueles que não entenderam (ou não quiseram aceitar) o objetivo principal da bike.

A Vulcan foi criada para ser uma bike mais barata, simples e de nível iniciante.

Portanto, não adianta querer pagar barato em uma bike básica esperando performance de uma MTB para nível profissional.

Se você tiver isso em mente, provavelmente algumas desvantagens que vimos serem citadas não fará tanta diferença.

Passadores Trigger

Como já havíamos mencionado acima, ao tratarmos sobre a transmissão e câmbio Shimano, os passadores da Caloi Vulcan não são dos melhores.

O modelo é o Triguer, que não possui muito desempenho e, por isso, é ideal para quem vai utilizar a bike somente em vias urbanas, pavimentadas.

Isso porque este passador não permite que você troque de marcha com facilidade em terrenos que propõem mais desafios, como em trilhas.

Peso da bike

peso da caloi vulcan

Outra desvantagem da Caloi Vulcan é que ela não é uma bike leve, chegando a pesar em torno de 16kg.

Em média, as bicicletas chegam a pesar entre 10 a 12kg, sendo este um peso bom. Ou seja, a bike Vulcan ultrapassa bastante dessa média, sendo uma bicicleta mais pesada.

Isso pode trazer mais desconforto no dia a dia e até mesmo na hora de fazer trilhas. Além de ser uma bike bastante pesada para transportar, por exemplo, dentro do seu carro.

Possui apenas dois tamanhos

Por fim, uma desvantagem que desagrada bastante e pode ser desconfortável é que a Caloi Vulcan possui apenas 2 tamanhos diferentes: de 15 e 17.

Vale informar que a bike de 15 é recomendada para pessoas que medem entre 1,60 a 1,70m. Já o modelo de 17 é para quem possui entre 1,70 a 1,80m de altura.

Portanto, se sua altura passa de 1,80, com certeza esse vai ser um modelo um tanto desconfortável para pedalar.

Vale a pena comprar a Caloi Vulcan?

Nosso veredito é que sim, vale a pena comprar a Caloi Vulcan, desde que você esteja consciente de que ela não é uma bicicleta de alto desempenho e nem espere dela mais do que ela propõe entregar.

Ou seja, compre sabendo que é uma bicicleta simples, que vai atender bem as necessidades básicas de um ciclista urbano e que pode até mesmo te ajudar a começar nas trilhas mais simples.

Porém, se você deseja muito além disso (uma bike bem equipada que te levará ao nível profissional rapidamente), deixe essa compra para lá e procure bicicletas melhores.

Com certeza o que não falta no mercado são bikes que fornecem uma performance excepcional a quem deseja melhorar no pedal.


Você já pedalou em uma bike Caloi?
Conte nos comentários como foi a experiência!