Bike Normal ou Bike Ergométrica: Qual a melhor?

Bike Normal ou Bike Ergométrica: Qual a melhor?

Se você quer pedalar para buscar benefícios à saúde e não sabe se compra uma bike comum ou uma bike ergométrica, esse artigo vai tirar as suas dúvidas. Nós do Bicicleta para todos trouxemos algumas características de cada uma. Continue lendo para conferir.

As bicicletas são usadas em todo o mundo com diferentes finalidades.

Seja para emagrecer, adotar um estilo de vida saudável ou praticar alguma modalidade específica.

Mas, para quem quer comprar uma bike apenas com a finalidade de perder peso ou sair do sedentarismo fica a dúvida sobre qual seria a compra que mais valeria a pena.

Na leitura abaixo você vai conferir as características mais significativas de cada modelo e decidir qual se adéqua à sua necessidade.

foto com legenda bike comum características

Bicicleta Normal

A bicicleta normal ou comum é aquela que podemos sair de casa para pedalar, por isso, oferece maior mobilidade e proporciona experiências novas a cada pedal.

Para quem é

A bike convencional é para quem gosta de novidade e ama se movimentar já que poderá realizar percursos diferentes e encarar novos comportamentos diariamente.

Além disso, o pedal pela cidade ou em uma ciclovia, por exemplo, pode ser feito acompanhado de familiares e amigos. Você poderá aproveitar para conversar e trocar experiências.

Para quem deseja começar investindo pouco, essa também é a opção ideal, entretanto, ao sair de bike é necessário que você esteja equipado (a) com acessórios como um bom capacete e uma garrafa de água.

Se você gosta de passear ao ar livre e estar em contato com outras pessoas ou com a natureza, a bike convencional é a melhor opção.

Sobre os valores

Os valores de uma bicicleta comum podem variar muito, mas, são geralmente comercializadas por preços a partir de R$ 800 reais.

Você devera comprar de acordo com sua necessidade, uma bicicleta urbana é vendida por um preço menor que uma montain bike de entrada, por exemplo.

Esteja sempre atento (a) às especificações do produto para entender se é o item que você precisa para não investir dinheiro em uma bike bem equipada que será destinada ao uso simples.

A vantagem é que são fáceis de encontrar em lojas físicas onde você poderá abrir um crediário e pagar parcelado sem a necessidade de um cartão de crédito.

Na internet, os preços são ainda melhores e as lojas oferecem diversas formas para que o pagamento seja confortável.

Versatilidade

Uma das melhores vantagens da bike comum é a versatilidade, já que uma única bicicleta pode servir para a prática de exercício físico e como meio de transporte econômico.

Além das trilhas, você poderá usá-la para ir ao trabalho, escola, universidade ou faculdade em um transporte próprio e que não demanda de gasolina.

E, poderá destiná-la para adotar um estilo de vida mais saudável com a prática do pedal na cidade ou em trilhas feitas em estradas que levam para áreas rurais.

Ponto negativo

O principal ponto negativo é que o investimento na bike convencional não acaba na compra.

Eventualmente você precisará fazer manutenções para garantir sua segurança durante os pedais.

Além disso, é necessário usar os equipamentos de segurança para prevenir em caso de acidentes como quedas e se manter hidratado durante o trajeto, o que é essencial.

Em caso de uma bike para participar de modalidades específicas o investimento financeiro será mais alto na compra de um item com características próprias para praticar esportes.

Bicicleta Ergométrica

foto com legenda ergométrica características

A bicicleta ergométrica é muito encontrada em academias distribuídas por todo o país e pelo mundo, mas, para quem quer ter privacidade no treino, o ideal é ter uma em casa.

Feitas para simular o pedal em uma bike comum, mas, sem a mobilidade, é perfeita para quem deseja perder peso em casa com um aparelho multifuncional.

Que malha braços e pernas a depender do modelo.

Para quem é

Essa é a melhor opção para quem não tem horários fixos para fazer exercícios físicos por não possuir uma rotina organizada.

E, como as academias possuem horários de abertura e fechamento, para muitas pessoas fica difícil se encaixar no tempo descrito.

Uma bike ergométrica também é recomendada para quem não se sente confortável para pedalar fora de casa e prefere estar no conforto do seu lar usando qualquer tipo de roupa e calçado.

Sair de casa requer uma determinada vestimenta, mas, pedalando na sua sala ou área de serviço você poderá usar a peça que quiser.

Além disso, você não precisará se preocupar com quem usou antes de você, ou, higienizar com álcool sempre que usar o aparelho.

E, se você está iniciando um estilo de vida saudável, poderá pedalar o tempo que for mais confortável. Não precisará sair de casa para pedalar por 20, 30 minutos.

Ter seus próprios aparelhos proporcionam segurança, tranquilidade e conforto.

Como são os preços

Uma bicicleta ergométrica pode ser comprada por valores a partir de R$ 400 reais, mas, esteja atento (a) às especificações e confira todas as características.

Dessa forma você focará no melhor custo benefício e não comprará apenas pelo baixo custo aparente.

Confira as dimensões para se adequarem bem à largura do seu quadril e evite desperdiçar seu dinheiro em um modelo desconfortável.

Uma ótima dica é ler os comentários deixados por quem já comprou para ter certeza se valerá a pena ou não efetuar o pedido.

Outra opção é adquirir o item e buscar por um selim que seja perfeito para você, assim, não sofrerá com dores.

Pouco investimento

A melhor vantagem de uma bike ergométrica é que o investimento é praticamente único.

Você não precisará de equipamentos de segurança ou comprar uma garrafa de água que comporte muito líquido no caso de percursos longos.

Por estar na sua casa, basta ir ate a cozinha e se hidratar.

Além disso, não há a possibilidade de ter um pneu furado ou um quadro trincado, pois, não haverá passeios ao ar livre.

Dificilmente você precisará buscar por um técnico para realizar manutenção em alguma parte da estrutura.

Ponto negativo

O ponto negativo que achamos mais importante frisar é que não é uma boa opção para quem gosta de mobilidade.

Isso por esse modelo ser estático, permanecerá em um mesmo local até que você arraste para outro.

Portanto, se você deseja estar em contato com outras pessoas não são uma boa opção.

Ou, recomendamos a compra de um adaptador que transforma a bike comum em ergométrica, confira no nosso artigo sobre mini bike ergométrica.

A partir desse artigo, esperamos que você consiga escolher o melhor modelo para o seu perfil social e a sua necessidade.